Família Martins

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Brasil

Família Martins

#101310 | diogo_turismologo | 24 Sep 2005 11:24

Meu avô Paterno é filho de Português nacido no Brasil, São Luís - Ma! Tenho sangue lusíada nas minhas artérias. Descobri que meu Bisavô era um dos homens poderosos de Alcântara - MA. Hoje em dia quase todos os bens estão perdidos. Meu Avô casou-se com uma descendente de escrava. e seu nome era Antônio Augusto....Martins. Qualquer informação acerca desta família enorme. Por favor me contactem!

Reply

Direct link:

Os nomes ...

#101357 | victorferreira | 24 Sep 2005 18:27 | In reply to: #101310

Meu caro,
Você começou bem, mas se continua por esse caminho vai ter a sua caixa de correio atafulhada de 'contactos' que de nada lhe vão servir sob o ponto de vista da identificação inequívoca dos SEUS Martins.
É que mesmo em Alcântara, antes do Sr. seu Bisavô ter sido lá um grande homem, deve ter havido "gerações" de Martins que certamente nada tinham a ver com ele. Para já não falar de durante e depois.
Como sabe, Martins é um nome de família do tipo antroponímico, ou melhor, 'patronímico', ou seja, baseado no nome de alguém, o pai, p.ex. O filho do Martim era qualquer coisa 'Martins'; o filho do Gonçalo era o qqcoisa coisa
'Gonçalves'; o filho do Diogo era o qqc 'Dias'. Quando a confusão já era tanta, precisamente porque havia muitos filhos de Gonçalos que não eram nada uns aos outros, algumas famílias ou foram buscar nomes a locais, a propriedades suas, a alcunhas, ou fixaram um desses patronímicos e deixaram de os mudar conforme o nome do pai variava. Assim provavelmente aparecerá o seu 'Martins'.
E daí?
Daí que a melhor maneira de encontrar os SEUS é certamente fazer pesquisa de ancestrais, nas entidades aí no Brasil que detêm os registos civis, e a partir de uma certa data (para trás) os registos paroquiais, que eram os que existiam antes.
Para os primeiros não há grande dificuldade se morar no Estado onde viveram os seus pais e avós. Para os segundos já será menos fácil porque precisa saber de que paráquia eles/elas eram ...
Como não existe nenhum ficheiro central, muito menos informatizado desses livros todos (são milhares e milhares, como pode imaginar), a solução mesmo é ir lá e folhear os ditos cujos à procura.
Bom, como vê, pode ter a sorte de encontrar um parente que já tenha feito o trabalhinho ... mas em geral, não é isso que acontece, e se houvesse o tal trabalhinho você certamente já saberia (isso espalha-se).
Bom trabalho/hobby, e mãos à obra.
Quando precisar de mais opiniões de qual o caminho a seguir, é só voltar ao Forum.
VF

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 06 Jul 2024, 15:02.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen