número de antepassados

This topic is classified in rooms: Formação

número de antepassados

#101603 | Lourval | 28 Sep 2005 04:39

Caros amigos,
Sou interessado em genealogia e sou professor de matemática. Automaticamente uma aproximação do número de antepassados em um determinado momento, digamos, no ano de 1500, me interessa. Pensando rapidamente e supondo que todos os meus antepassados são portugueses em 1500 ( não devo estar muito enganado ) por um cálculo aproximado cheguei a conclusão que cada antepassado ocupa em média trinta posições na árvore. Para chegar a este número admiti que Portugal tivesse uma população de um milhão e duzentas mil pessoas e que houveram 25 gerações de 1500 para cá. Tomei dois elevado a 25ª potência e dividi por um milhão e duzentos mil. É claro que este cálculo foi bem simplista. Tomei em princípio a idéia de que todos os portugueses que viviam em 1500 são meus antepassados e somente eles. Se eu considerar que todos os meus antepassados viviam em Castelo Branco, aquele número seria ainda maior que 30. Se alguém tem vinte gerações de antepassados completas.....poderiam me dar uma idéia dessas repetições?
Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

RE: número de antepassados

#101606 | jliberato | 28 Sep 2005 07:21 | In reply to: #101603

Caro Lourval,
Realmente é preciso ter em atenção as consaguinidades.
Duvido que, para além das famílias reais, alguém tenha a 20ª geração completa.
Eu estudo a minha há 22 anos e vou com 1360 nomes, o que não é mau.
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo

Reply

Direct link:

RE: número de antepassados

#101621 | Lourval | 28 Sep 2005 12:31 | In reply to: #101606

Caro JLiberato
Em sua árvore genealógica você já encontra repetições, com um antepassado ocupando várias posições?
Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: número de antepassados

#101626 | jliberato | 28 Sep 2005 13:15 | In reply to: #101621

Caro Lourval,
Na minha poucas, na da minha mulher muitas.
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo

Reply