Rosa Maria de Viterbo

This topic is classified in rooms: Pessoas | Formação

Rosa Maria de Viterbo

#102139 | pvilar | 04 Okt 2005 00:08

Boa noite,

Num registo de baptismo, deparei-me com o nome de Rosa Maria de Viterbo.
Tendo procura em diversos locais, descobri que este nome é bastante comum, aparecendo em diversos locais e pertencente a pessoas diferentes, normalmente por volta do século XVIII.
Será que alguém me consegue explicar o porquê deste facto e a origem deste nome ?

Obrigado,
Paulo Vilar

Reply

Direct link:

RE: Rosa Maria de Viterbo

#102152 | zgomes | 04 Okt 2005 03:40 | In reply to: #102139

Caro Paulo Vilar,

Esse nome, bastante comum, resulta da invocação de Santa Rosa de Viterbo, nascida em Itália cerca de 1235 e muito venerada pelo povo, ainda em sua vida. É, desde 1929, por determinação do Papa Papa Pio XI, padroeira da Juventude Feminina da Acção Católica Italiana. Particularmente na época que refere, a invocação de Santos foi muito comum como sobrenome.

Cumprimentos
J.Gomes

Reply

Direct link:

RE: Rosa Maria de Viterbo

#132386 | aguerreiro | 27 Okt 2006 17:45 | In reply to: #102139

É um nome composto. Santa Rosa de Viterbo, por ser santa de seu nome Rosa e por ser natural de Viterbo, cidade de Itália. o Maria foi agregado

Reply

Direct link:

RE: Rosa Maria de Viterbo

#132405 | josemariaferreira | 27 Okt 2006 21:20 | In reply to: #102139

Caro Paulo Vilar

Pode-me informar em que região fez a descoberta? O nome da Santa poderá estar ligado a um movimento religioso, que se reavivou depois da restauração da indepêndencia de Portugal a qual a Igreja Católica só viria reconhecer muitos e muitos anos mais tarde já no tempo de D. Afonso VI. Portanto D. João IV morreu sem ver reconhecida a Independência de Portugal, pelo Papa e pela Espanha!!!
Santa Teresa de Viterbo previu na hora da morte de Frederico II, imperador da Alemanha, a sua eternidade.

Cumprimentos

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Rosa Maria de Viterbo

#132406 | josemariaferreira | 27 Okt 2006 21:23 | In reply to: #132405

Ressalvo: Rosa Maria de Viterbo

Reply

Direct link:

RE: Rosa Maria de Viterbo

#132684 | pvilar | 31 Okt 2006 15:54 | In reply to: #132405

Caro Zé Maria,

A minha Rosa Maria de Viterbo nasceu a 30/08/1743 em Alhos Vedros.

Cumprimentos,
Paulo Vilar

Reply

Direct link:

RE: Rosa Maria de Viterbo

#132704 | josemariaferreira | 31 Okt 2006 18:43 | In reply to: #132684

Caro Paulo Vilar

Obrigado pela sua resposta. A região de Setúbal foi uma região muito influênciada pelos Franciscanos ou mesmos pelos Paulistas de Palmela.
Santa Rosa de Viterbo era uma Santa Popular, nunca chegou a ser canonizada, isto é reconhecida pela Igreja, tal como a Indepedência de Portugal.
A simbologia dos Santos é muito curiosa e muitas vezes é demonstrativa do que vai na alma das pessoas, assim no tempo do terramoto que afectou Lisboa em 1755, Sua Majestade o Rei D. José pediu ao Sumo Pontífice para que nomeasse São Francisco de Borja, para patrono dos seus Reinos e domínios, contra os terramotos. No fim desse século início do século seguinte comecei a dar conta do surgimento de vários indíviduos nascido na minha terra que tomaram o nome do Santo, sem que alguma vez eu tivesse detectado qualquer indíviduo na família que tivesse usado o nome de Francisco de Borja.
Não deixa de ser curioso!!!

Cumprimentos

Zé Maria

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 05 Jul 2024, 04:12.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen