S. Cosme - Beira?
This topic is classified in rooms: Arquivos | Regiões
S. Cosme - Beira?
Boas Tardes Caros Confrades
Solicito a v/ajuda para o seguinte:
Nuns RP que ando a estudar encontro a dada altura uma freguesia de S. Cosme, Bispado de Coimbra e depois nuns outros que são de óbito encontro a mesma pessoa como sendo da Beira. Será que existe a freguesia de S. Cosme na Beira? A única que encontrei localiza-se em Gondomar. Será que em 1750/1800 havia alguma freguesia com este nome nas Beiras?
Agradeço desde já qualquer resposta.
Cumprimentos
FS
Direct link:
RE: S. Cosme - Beira?
Caro FS,
Deve tratar-se de Póvoa de São Cosme, lugar da freguesia de Ervedal, Oliveira do Hospital, Coimbra.
Cumprimentos
J.Gomes
Direct link:
Será São Cosmado, Beira? Esta freguesia existe e pertenceu a Lamego.
Melhores cumprimentos,
Gui Maia de Loureiro
Direct link:
Boas Noites Caros Confrades
Agradeço a rápida resposta agora é por mãos à obra.
Cumprimentos
FS
Direct link:
Caro LF,
Também eu tenho ascendentes, que nos respectivos assentos só faz referência à "Beira". Vim a constatar mais tarde, num outro assento referente ao mesmo indivíduo, tratar-se de São Cosme, que associei a São Cosme - Rio Tinto - Gondomar.
Agora, e depois dos palpites dos outros confrades, estou na dúvida relativamente a que S. Cosme se referirá....
Só por curiosidade, deixo-lhe aqui este apontamento!
Os melhores cumprimentos
Luís Projecto Calhau
Direct link:
Caro FS:
A freguesia que procura poderá ter um nome completamente diferente de São Cosme, sendo este apenas o orago. Em tempos antigos era bastante comum designar as freguesias pelo seu orago, sem referir a localidade. Não sei se algum dos colegas do Fórum terá conhecimento de freguesias da Beira com este orago.
Desconheço se existe alguma lista dos oragos, actuais e antigos, de todas as freguesias de Portugal. Penso que seria muito útil para situações deste tipo.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 07 Nov 2024, 04:42.