Sousa Loureiro

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Sousa Loureiro

#10528 | dvl | 09 Okt 2001 00:25

Gostaria de saber elementos sobre a família Sousa Loureiro, de Coimbra. Os elementos que tenho são os seguintes: Manuel de Sousa Loureiro (1731-1789), físico-mór e médico da Real Câmara, Familiar do Santo Ofício, etc, casou a 19 de Maio de 1757 com D. Maria Teresa Victória de Sousa, que nasceu em 1742, em Coimbra. Deste casamento nasceram uma filha e um filho:
1. D. Mariana Ignácia de Sousa Loureiro (1766) casou a 8 de Maio de 1786 com Francisco José Ferreira Guimarães (1760, Guimarães). Filhos: 1.a) D. Maria Cândida Ferreira casada com o Dr. Salvador Moreira de Pinho (C.g. que não tenho mais informações); 1.b) Adriano Ferreira de Loureiro (S.g.); 1.c) Felisberto de Sousa Ferreira (1804, Coimbra – 1862) casou em 1833 com D. Ana Augusta de Sequeira (C.g. o meu ramo); e 1.d) D. Mariana Efigénia de Sousa Ferreira casada com António de Moura e Freitas (C.g. que não tenho mais informações).
2. Francisco de Sousa Loureiro (1772, Coimbra – 1812, Lisboa) Médico e escritor, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, Físico-mór do Reino. Filho: 2.a) Francisco José de Sousa Loureiro (Coimbra – 1844, Lisboa) Conselheiro do Príncipe D. João, director-geral da Academia de Belas Artes, médico da Real Câmara. Filhos: Urbano José de Sousa Loureiro (1845, Porto – 1880, São Mamede Infesta) Ilustre jornalista e escritor. e Artur José de Sousa Loureiro (11.2.1853, Porto – 7.7.1911, Gerês) Pintor.
Tenho especial interesse por este ramo de Francisco de Sousa Loureiro, que não sei se está correcto. Também me falta elementos sobre a descendência de Salvador Moreira de Pinho casado com D. Maria Cândida e de António de Moura e Freitas casado com D. Mariana Efigénia.

Muito obrigado e cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Sousa Loureiro

#112343 | mpfcloureiro | 18 Feb 2006 09:17 | In reply to: #10528

penso que tenho alguma informação sobre o ramo sousa loureiro, para alem do urbano, do artur, joaquim, francisco, jose ainda terão mais 4 que não sei o nome. o Francisco sousa loureiro era trisavô do meu pai, se quer mais informação é melhor pedir directo à gestão deste forum

Reply

Direct link:

RE: Sousa Loureiro

#112395 | dvl | 19 Feb 2006 15:59 | In reply to: #112343

Caro mpfcloureiro,

Obrigado pela sua resposta. Tenho também alguns elementos sobre a ascendência do Pintor Artur Loureiro e do Jornalista e Escritor Urbano Loureiro. Eram ambos filhos de Francisco José de Sousa Loureiro e de D. Guilhermina Luísa Soares Ribeiro; netos paternos de José de Sousa Loureiro e de D. Teresa de Jesus, ambos de Viseu.

O meu antepassado, Manuel de Sousa Loureiro teve dois filhos: D. Mariana Ignácia Victória de Sousa Loureiro, de quem eu descendo e Francisco (José) de Sousa Loureiro, baptizado a 20 de Setembro de 1772, em Coimbra.

Gostaria que entrasse em contacto comigo para trocarmos informações. O meu e-mail é o seguinte: duarte_vilardebo@sapo.pt

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Sousa Loureiro

#273379 | dvl | 26 Mär 2011 18:09 | In reply to: #112343

Caro mpfcloureiro,

Nunca chegámos a trocar informações sobre os Sousa Loureiro. Espero que ainda esteja interessado por este tópico, apesar de ter passado cinco anos...

Quando na sua mensagem diz que Francisco de Sousa Loureiro era trisavô de seu pai, refere-se ao filho de Manuel de Sousa Loureiro, físico-mór e médico da Real Câmara, FSO, etc, e de D. Teresa Victória de Sousa?

O pai do pintor Artur Loureiro e do jornalista e Escritor Urbano Loureiro, Francisco José de Sousa Loureiro, não é o mesmo que o médico e director da Academia de Belas Artes.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Sousa Loureiro

#273665 | rrandrade41 | 31 Mär 2011 02:12 | In reply to: #10528

Irei procurar na livro da Árvore Genealógica que tem em casa...
Confesso não ser grande entendida mas a minha avó Chamava-se Maria Helena de Sousa Villela Loureiro.
Terá algo a ver com o que procura saber???

Reply

Direct link:

RE: Sousa Loureiro

#282712 | rgmatos | 24 Jul 2011 02:04 | In reply to: #273665

rrandrade41 e dvl,

Eu tenho um Manoel de Sousa cc. Antonia Loureira casados em 12/11/1679 na freguesia de Pousa, conselho de Barcelos.

Infelizmente o assento de casamento não traz os nomes dos pais dos nubentes, de modo que estou sem ter como avançar.

Se alguém tiver alguma informação, eu agradeço.

Cumprimentos,

Ricardo.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 30 Jun 2024, 16:27.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen