Localizar

This topic is classified in rooms: Regiões

Localizar

#105338 | Celsoml | 15 Nov 2005 20:20

Gostaria de saber se alguma pessoa poderia me ajudar. Preciso encontra a cidade ou provincia de Tragosmontes. Não sei se existe. E também se a Villa Enedoro ainda existe e se é atual Vila Rica.

Reply

Direct link:

RE: Localizar

#105371 | Cordeiro | 16 Nov 2005 09:26 | In reply to: #105338

Dificil?? Presado amigo deve ser Tras Os Montes que é um provincia do norte de Portugal sendo eu dessa provincia nâo consigo saber de que vila os seus antepassados sâo Vill Enedouro nâo conheço mas diga de onde voce é e onde esta pois pelo que vejo nâo deve estar em Portugal.
Tem que tentar saber sobre os dados que tem de onde eram os seus antepassados e quando nasceram talvez num velho passaporte.
Bem espero consiga e depois diga algo atenciosamente Cordeiro

Reply

Direct link:

RE: Localizar

#105413 | san1 | 16 Nov 2005 20:21 | In reply to: #105338

Bom dia,
não sera a freguesia de Ervedosa, situada no concelho de Vinhais, distrito de Bragança (Tras-os-Montes) ? (o "N" sendo "RV" e o "R" um "S").

No distrito de Bragança existem varias localidades com o nome Vilariça:
- uma aldeia no concelho de Mogadouro, freguesia de Penas Roias
- a freguesia de Horta de Vilariça, concelho de Torre de Moncorvo
- Freguesia de Santa Comba da Vilariça, Concelho de Vila Flor
- Freguesia de Vilares da Vilariça, Concelho de Alfândega da Fé

mas nenhuma dessas localidades têm a ver com Ervedosa.

Néao sei se lhe pude ajudar...
Cumprimentos,

Sandra Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Localizar

#105554 | Celsoml | 18 Nov 2005 11:25 | In reply to: #105371

Olá Cordeiro, eu estou no Brasil,meu avô, que é dessa região de Portugal, acreditamos, que essas informações que passei estão incorretas. Segundo consta na sua certidãode casamento é Tragosmontes, mas acho que está errado, deve ser mesmo Tras os Montes e ele deve ser de Vila Real. o nome dele é José Martins e nasceu em 24 de Dezembro de 1889. Se algun tiver alguma informação correta eu agradeço.

Reply

Direct link:

RE: Localizar

#105674 | Celsoml | 19 Nov 2005 21:46 | In reply to: #105413

Olá Sandra, agradeço sua colaboração, talves a certidão de casamento de meu avô, esteja escrito errado. Na certidão está escrito assim: local de nascimento,Villa Enedora, provincia de Tragosmontes., Portugal. Taves quando o escrivão foi escrever , escreveu errado. Não seu se você pode me ajudar. Eu estou no Brasil. É que preciso de uma cópia da certidão de nascimento dele. O nome do meu avõ é José Martins, filho de João Manoel Martins e Maria dos Anjos e nasceu no dia 24 de dezembro de 1889, talvez nessa Villa ou Vila Rica, não tenho certeza.
Obrigado pela ajuda.

Reply

Direct link:

RE: Localizar

#105729 | san1 | 20 Nov 2005 16:36 | In reply to: #105674

Ola,

na verdade não lhe posso dar muita ajuda, eu propria estou em França. Simplesmente ao ler sua mensagem fiz a suposição que podia ser Ervedosa, pois sei que existe em Tras os Montes. Alias, acontesse às vezes confundir "RV" com "N", e "R" com "S".
Mas se esta mesmo escrito Enedora, não lhe posso ajudar, as minhas pesquisas limitam-se até agora às provincias das Beiras.

cumprimentos,
Sandra Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Localizar

#105735 | josemariaferreira | 20 Nov 2005 18:05 | In reply to: #105674

Caro Celso

Será a MINA DA ERVEDOSA, concelho de Vinhais distrito de Bragança?

Cumprimentos

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Localizar

#105751 | Celsoml | 20 Nov 2005 20:24 | In reply to: #105735

Prezado Zé Maria, acho que não, porque a Provincia é a de Tras-os Montes.
Mesmo assim muito obrigado

Reply

Direct link:

RE: Localizar

#105752 | Celsoml | 20 Nov 2005 20:28 | In reply to: #105729

Ok!!
Mesmo assim,muito abrigado...

Reply

Direct link:

RE: Localizar

#105762 | jliberato | 20 Nov 2005 21:50 | In reply to: #105751

Caro Celsoml,
O concelho de Vinhais situa-se na Província de Trás-os-Montes.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: Localizar

#106300 | Celsoml | 27 Nov 2005 16:24 | In reply to: #105735

Olá Zé Maira, por favor informe em que região de Portugal você está. Preciso de localizar a cidade onde meu avô nasceu. Acretido que seja na região de Tas Os Montes, em Villa Real. Se você estiver por essa região que saber se voce pode me ajudar. Um abraço
Celso

Reply

Direct link:

RE: Localizar

#106352 | josemariaferreira | 28 Nov 2005 15:54 | In reply to: #106300

Caro Celso

Não moro nessa região que presupostamente será a dos seus ascendentes, mas isso não implica que não possa ajudar, se estiver ao meu alcance terei muito gosto.

Cumprimentos

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Localizar

#106375 | Celsoml | 29 Nov 2005 00:03 | In reply to: #106352

Olá Ze´Maria, não sei se está ao seu alcance, mas o que eu preciso é saber se em Villa Real, na provincia de Tras-os-montes existe um Cartório de Registro de nascimento e se o mesmo tem algum site, onde posso fazer consultas e tirar informações sobre meu avô. Te agradeço desde já por essas informações.
Um abraço
Celso M. de Lima

Reply

Direct link:

RE: Localizar

#106391 | josemariaferreira | 29 Nov 2005 11:31 | In reply to: #106375

Caro Celso

Partindo do princípio que o seu avô nasceu de facto em Minas da Ervedosa no concelho de Vinhais, distrito de Bragança, deve fazer a consulta do seguinte modo:

1)-Se o seu avô nasceu depois de 1904 o respectivo registo de nascimento encontra-se na Conservatória do Registo Civil de Vinhais, cujo endereço e telefone são:

Conservatória do Registo Civil de Vinhais
Largo arrabalde
5320-999 VINHAIS

Telefone 273 77 00 60

2)-Se o seu avô nasceu em data anterior aquela deve procurar no Arquivo Distrital de Bragança, cujo endereço e telefone são:

Arquivo Distrital de Braganca
Rua Miguel Torga - Bairro da Estacada
5300-037 BRAGANÇA

Telefone/Fax. 273 30 02 70

3)Caso não se encontre neste Arquivo Distrital de Bragança deve procurar no:
IANT- Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo
Endereço postal:
Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
(Portugal)

Telf.: +351 21 781 15 00
Fax: +351 21 793 72 30

e-mail geral: dc@iantt.pt
webmaster: webmaster@iantt.pt

Cumprimentos

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Localizar

#106455 | Celsoml | 30 Nov 2005 11:19 | In reply to: #106391

Prezado Zé Maria, de agradeço pela informação, mas meu avô nasceu em Villa Real, proviencia de Tras-os-montes, aquele informação que nasceu em Villa Enedora, que consta em seu registro de casamento no Brasil, deve estar errada. A mais correta deve ser essa que te passo agora. Se eu pedir inforamções ao IANT-
Instituo dos Arquivos Nacional eu consigo o que preciso, que é uma cópia do seu registro de nascimento.
Por enquanto te agradeço
Um bom dia, porque aqui, ainda é 9h 18m da manhã.
Celso

Reply

Direct link:

RE: Localizar

#106581 | Celsoml | 01 Dez 2005 23:06 | In reply to: #106391

Olá Zé Maria, enviei um e-mail para o endereço que voce me passou, só que não é lá , segundo informações eu posso obter mais detalhes, em Villa Real.
Já enviei um e-mail e estou aguardando resposta.
Muito obrigado por sua gentileza
um abraço
Celso Lima

Reply

Direct link:

RE: Localizar

#106607 | victorferreira | 02 Dez 2005 14:07 | In reply to: #105338

Caro participante C.Lima,
Permita-me sugerir que sistematize a sua busca, porque parece-me que tem mais hipóteses de acertar que de falhar no alvo.

1. A pesquisa.

- NÂO EXISTE nenhuma base de dados de todos os portugueses nascidos, casados, mortos, ou de alguma forma registados em documentos oficiais ou familiares (a base do Genea para lá caminha, mas ainda vai ter que ‘comer muito feijão’ …). E isto a qualquer nível: nem nacional, nem regional, nem local, nem em nenhuma instituição. Quem quiser procurar tem que seguir alguns passos lógicos a partir das informações que presentemente tem OU das que pode ainda conseguir com uma pesquisa em documentos familiares ou conversas com os nossos parentes mais ‘experientes’ (mais idosos …);
- Você tem (e isso é óptimo!) o nome, data de nascimento/baptismo e filiação do seu avô:
. José Martins, filho de
. João Manuel Martins e Maria dos Anjos
. nasceu no dia 24 de Dezembro de 1889
- como o seu avô nasceu antes de 1904, o registo de nascimento dele estará mais provavelmente num Arquivo Distrital: qual? Em Trás-os-Montes - hoje apenas uma ‘região’ (a designação ‘Província’ não se aplica há décadas) - há dois Distritos, Vila (só com um ‘L’) Real e Bragança, cada um com o seu Arquivo Distrital;
- para descobrir o livro de baptismos temos que saber em qual paróquia procurar. Há pelo menos umas boas dezenas nos dois Distritos. Em que terra nasceu ele? Você não sabe. Mas temos que saber. Tem pistas e desconfianças. Vamos listá-las, uma vez que ficam todas na região de Trás-os-Montes:
A. com o palpite das Vilariças temos alguns locais por onde começar a procurar:
a) cito o JMF “No distrito de Bragança existem várias localidades com o nome Vilariça:
- uma aldeia no concelho de Mogadouro, freguesia de Penas Roias
- a freguesia de Horta de Vilariça, concelho de Torre de Moncorvo
- freguesia de Santa Comba da Vilariça, Concelho de Vila Flor
- freguesia de Vilares da Vilariça, Concelho de Alfândega da Fé
Cada uma dessas Freguesias tem várias localidades.
b) no distrito de Vila Real não há nenhuma freguesia com Vilariça no nome e também não encontrei nenhuma terra (=aldeia, lugar) com esse termo no nome.
B. se seguirmos as Minas da Ervedosa, no Concelho de Vinhais, Distrto de Bragança, temos outro local para procurar;
C. “Villa Enedoro” (o que quer que isso seja) ainda pode parecer-se com “Vila de Penedono”, outra sede de Concelho, que não fica no Distrito de Vila Real mas no de Viseu, a sul do Douro. Fica no entanto suficientemente distante para ser uma hipótese plausível;
D. se formos directamente a ‘Vila Real’, pergunto: começamos por onde? E assim caímos na ‘pista’ mais ‘indirecta’ de todas. Estamos completamente em branco. A saída é começar a procurar nas Freguesias (aprox. = paróquias) do próprio Concelho de Vila Real (a sede do Distrito). Só que são … TRINTA freguesias. Ok, temos uma data, e em princípio seria ver apenas em um livro para cada Freguesia. Mas não penso que isto caiba na gratuidade da primeira meia hora de pesquisa, pelo que teria que pagá-la. E ainda tem a possibilidade de não estar nesse Concelho, mas em outro dos 14 Concelhos do Distrito, cada um com as suas dezenas de Freguesias …
Percebeu?
- O que fazer?
. mandar um mail para o Arquivo Distrital de Bragança com os dados do seu avô e a referência às Vilariças da letra a) e às Minas da Ervedosa;
. mandar outro mail ao de Vila Real, com os mesmos dados, e com o pedido de pesquisa nas freguesias do Concelho sede (Vila Real).
Os endereços electrónicos estão no site do IANTT, na barra à esquerda onde diz ‘Arquivos’.

2. o conhecimento da geografia e distribuição administrativa da terra dos seus ancestrais.
- ali em cima à direita, tem um espaço e uma caixa de escolhas. Escreva Vila Real, ou Trás os Montes, ou simplesmente Portugal, a seguir escolha ‘MAPAS’ e veja as regiões, os Distritos, Concelhos e Freguesias do País do seu avô. Explore á vontade. É simples e graficamente acessível.

Vá dizendo qualquer coisa sobre os progressos. Se se encontrar bloqueado, volte ao Forum, no seu tópico, responda ao Zé Maria, a mim ou a quem quiser. Alguém o há de ajudar. Boas pesquisas.
VF

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 25 Sep 2024, 17:32.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen