família Fontoura

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

família Fontoura

#105878 | IsabelFontoura | 22 Nov 2005 13:43

Ola, boa tarde,
Gostaria de saber se alguém conhece ascendentes ( nomes, datas de nascimento, etc..) de Mário Júlio Neves da Fontoura e de Constantino da Fontoura Madureira Guedes (Pai daquele) - este nascido em 30 de janeiro de 1855 em Mirandela.
Agradeço todas as informações inclusivé de heraldica relacionada com esta família Fontoura.
Obrigada
Isabel Fontoura

Reply

Direct link:

RE: família Fontoura

#106222 | PinheirodeCampos | 26 Nov 2005 15:45 | In reply to: #105878

Cara Isabel

Tenho diversas informações sobre eles.

CONSTANTINO DA FONTOURA DE MADUREIRA GUEDES, supra referido em §1, filho de Júlio César da Fontoura Madureira e de sua mulher D.Júlia do Carmo Guedes, nasceu em Mirandela em 6 de Abril de 1855 e aí foi baptizado a 1 de Maio, sendo padrinhos Germano José Guedes e D.Maria Emília Guedes, seus tios.
Oficial do Exército, era Alferes de Caçadores 3 em 1881, Tenente do mesmo Regimento em 1886, Ajudante de Campo do General 1ºComandante da 3ªDivisão Militar (1892) e Capitão de Estado Maior de Infantaria. Foi também Tenente Comandante da Polícia de Macau.
Faleceu a 31 de Janeiro de 1936.
Casou na Igreja de São Vicente de Fora (Lisboa) em 19 de Julho de 1876 com D.Maria Eugénia da Costa Ribeiro Neves, nascida em Lisboa em 3 de Junho de 1859, baptizada em São Julião, falecida a 26 de Junho de 1945, filha de José Maria da Costa Neves e de sua mulher D.Justina Evangelista Vicência Ribeiro, C.g.
Constantino Guedes sendo então Tenente do Regimento de Caçadores 3 em Bragança, obteve Alvará do Governo Civil (António Joaquim Ferreira Margarido) em 29 de Agosto de 1891 para trasladar para o Cemitério de Mirandela os cadáveres de seus três filhos Albano César, Hermínia do Carmo e Alice Julieta, falecidos no mês de Agosto na cidade de Bragança


Ao dispor

Filipe PInheiro de Campos
luisfc@netc.pt

Reply

Direct link:

RE: família Fontoura

#106243 | gmg | 26 Nov 2005 18:43 | In reply to: #106222

caro Sr. Filipe Pinheiro de Campos,

Possui alguma informação Genealógica sobre estes indivíduos, nomeadamente o Fontoura aqui nomeado? Desde já agradeço.



I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:


II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, consta que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".


III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697. Deste Padre houve descendência.

Reply

Direct link:

RE: família Fontoura

#106291 | IsabelFontoura | 27 Nov 2005 12:58 | In reply to: #106222

Caro investigador Luis Filipe P. Campos,
Muitissimo obrigada pelas suas informações; no entanto, agora não posso ficar por aqui; pelo que muito agradeço que me indicasse as suas fontes - conhecimento directo, livros paroquiais, etc.. porque há uma divergência grande relativamente á data de nascimento; pode acontecer que os pais se tenham esquecido de registar imediactamente e, uma seja a data do registo ( a sua, provavelmente) e a que eu tenho indicação, seja a data de nascimento real; não sei como descobrir; a data de falecimento coincide.
Em relação aos Pais dele, acontece que os nomes que tenho são: Júlio César da Fontoura Araújo Madureira Lobo.
Também o nome de sua mulher não coincide: só tenho indicação de Maria Eugénia Ribeiro Neves; por outro lado o nome de seu Pai, nos meus arquivos seria Joaquim da Costa Neves. Poder-me-á a ajudar a decifrar o que é mais correcto?
Desde já obrigada
Mª Isabel Fontoura

Reply

Direct link:

RE: família Fontoura

#106341 | IsabelFontoura | 28 Nov 2005 14:17 | In reply to: #106222

Caríssimo Pinheiro de Campos,
Outra dúvida, ou melhor divergência que verifico, é que a D.Maria Eugénia da Costa Ribeiro Neves, aqui referida nos meus registos seria filha de Joaquim Guilherme da Costa Neves; o que estará certo? Pode confirmar-me?
Por outro lado, outra pergunta: aquele casal: Júlio César da Fontoura Madureira ou Júlio César da Fontoura Madureira Lobo e Júlia do Carmo Guedes teriam tido 21 filhos; será possível? Tem esse conhecimento?
Antecipadamente grata por toda a sua informação,
IsabelFontoura

Reply

Direct link:

RE: família Fontoura

#106345 | PinheirodeCampos | 28 Nov 2005 15:20 | In reply to: #106341

Cara Isabel

Quanto às datas e aos nomes são de fontes primárias, através dos próprios registos pelo que julgo não haver divergência. No tocante aos 21 filhos!!!!!

Gostaria que me enviasse o seu mail para lhe mandar mais informações em texto que tenho já organizado

Com amizade
Filipe Pinheiro de Campos

Reply

Direct link:

RE: família Fontoura

#106346 | PinheirodeCampos | 28 Nov 2005 15:24 | In reply to: #106341

Quanto aos filhos do casal tenho apenas estes:
ANTÓNIO JÚLIO FONTOURA DE MADUREIRA GUEDES
MARIA EMÍLIA FONTOURA DE MADUREIRA GUEDES
EMÍLIO FONTOURA DE MADUREIRA GUEDES
CONSTANTINO FONTOURA DE MADUREIRA GUEDES
ANA DA FONTOURA MADUREIRA GUEDES
ALBANO DA FONTOURA MADUREIRA GUEDES


Conhece mais algum?

Reply

Direct link:

RE: família Fontoura

#106347 | PinheirodeCampos | 28 Nov 2005 15:26 | In reply to: #106243

Caro Amigo

Não encontro nada nos meus Fontouras para essa ligação mas se me conseguir umas gerações mais à frente do tal Padre até ao século XVIII ou XIX talvez tenha pois tenho vários Fonturas dispersos pelas zonas de Chaves, Bragança e Valpaços.

Aguardando a sua mensagem

Filipe Pinheiro de Campos
luisfc@netc.pt
Filipe Pinheiro de Campos

Reply

Direct link:

RE: família Fontoura

#106421 | gmg | 29 Nov 2005 19:04 | In reply to: #106347

Caro Filipe Pinheiro de Campos,

Obrigado pela sua resposta.
De momento não lhe posso facultar a descendência, mas vou enviá-la assim que conseguir.

Cumprimentos e obrigado mais uma vez

Luís Murta Gomes

Reply

Direct link:

RE: família Fontoura

#106550 | PinheirodeCampos | 01 Dez 2005 16:59 | In reply to: #106421

Fico a aguardar e prometo que vou tomar em atenção o que me aparecer. Caso possa facultar-me mais alguns dados do século seguinte agradeço

Filipe Pinheiro de Campos
luisfc@netc.pt

Reply

Direct link:

RE: família Fontoura

#136355 | IsabelFont | 03 Dez 2006 19:45 | In reply to: #106346

Boa noite, caro confrade Filipe P. Campos,
Passado quase 1 ano sobre esta troca de informação e a menos que tenha contactado outros familiares com o mesmo interesse que eu, ainda não cheguei aos 21 filhos, mas estamos + perto. Envio-lhe para o seu e-mail (indicado na mensagem) e que penso se mantém um documento com os registos que tenho.
Agora subsistem-me todas as dúvidas sobre a ascendência pelo lado da minha bisavó Júlia do Carmo Guedes, que a menos que tudo o que investigamos esteja mal - nasceu em Mirandela em 4/Nov / 1817 e faleceu em 5 / Janº/ 1891, tendo-se casado em 27 Feb 1843 (Onde??). Só que, sem saber a freguesia do nascimento, não posso solicitar o respectivo assento de nascimento. Será que sabe ou teve acesso a esta informação?
Grata desde já,
Mª Isabel Fontoura

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 04 Jul 2024, 17:30.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen