Anita Stewart Princesa de Bragança ??
This topic is classified in rooms: Pessoas | Títulos
Anita Stewart Princesa de Bragança ??
Caros confrades
D. O Miguel Maximiliano (6º Duque de Viseu) irmão mais velho de D. Duarte Nuno abdicou dos seu direitos sucessórios ao trono de portugal em 1920.
Em 1909 casou-se com Anita Stewart.
Nesse ano, presumo na altura do casamento, o Imperador da Austria, tornou-a Princesa de Bragança.
O GENEA não faz referência a esse título.
Esse título tem alguma validade? A sua criação não foi um abuso?
Esta senhora voltou a casar. O título manteve-se?
Cumprimentos
Marmello
Direct link:
RE: Anita Stewart Princesa de Bragança ??
"Nesse ano, presumo na altura do casamento, o Imperador da Austria, tornou-a Princesa de Bragança.
O GENEA não faz referência a esse título."
Leu as notas biográficas da página de Anita Stewart?... Pelo aqui escreve, fica a ideia de que lhe escaparam... É que o título que o Imperador de Áustria conferiu é aí explicitamente referido!...
Cumprimentos
J.Gomes
Direct link:
Caro J.Gomes
Pelos visto não lí essas notas.
Sou "basico" (Genea Basic), penso que essas notas biográficas só estão acessivies aos outros níveis.
No http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=7442
Não vi nenhum título "Princesa de Bragança". Confeço que até desconhecia a existência desse título. Se bem que haja um personagem italiano que o usa.
Refaço as minha dúvida.
Quando o título foi criado reinava em Portugal o ramo constitucional e o ramo a quem foi concedido o título era o miguelista.
Houve reconhecimento desse título por parte de D.Manuel II?
Que poder tinha o Imperador da Austria para criar títulos com uma referência à casa reinante em Portugal?
Cumprimentos
Marmello
Ali
Direct link:
Caro Confrade,
O título de Princesa e não Princesa de Bragança foi atribuído pelo Imperador Francisco José à mulher de D. Miguel, após este ter renunciado aos seus direitos ao trono para casar. Um rei pode sempre atribuir mercês a um estrangeiro, e neste caso particular "Princesa de Bragança" não é um título da Casa Real.
Como sabe em Portugal, existe apenas S.A.R o Príncipe/Princesa da Beira, sendo todos os outros filhos príncipes, S.A.S. Infante...
Cumprimentos
José Berquó de Seabra
Direct link:
Ainda a tempo:
Queria dizer "sendo todos os outros" filhos de Rei. A palavra príncipes saiu a mais.
JBdeS
Direct link:
Princesa de Portugal
Caro José Berquó de Seabra
Fui levado em erro por um site internacional que dizia de facto "Princesa de Bragança"´, daí a minha dúvida.
Se foi só "Princesa" já está esclarecido.
E o título de "Princesa de Portugal" atribuido a uma neta de D. António Prior do Crato. Quem o deu, porque razão?
http://genealogia.netopia.pt/titulos/tit_show.php?id=4069
Cumprimentos,
Marmello
Direct link:
RE: Princesa de Portugal
Caro Confrade,
Como sabe, a descendência de D. António Prior do Crato passou a viver à lei da nobreza dos Países Baixos a partir do seu casamento com uma Princesa de Orange, adoptando o nome Portugal. Não lhe sei dizer quem concedeu esse título, ou se chegou a ser concedido, ou se foi apenas uma forma de tratamento.
Cumprimentos
José Berquó de Seabra
Direct link:
Segundo a Carta Constitucional "Altezas"
ReplyDirect link:
Caro Luso
Respondo à sua mensagem sem saber se me é dirigida, mas o tratamento dado aos infantes era de Sua Alteza Sereníssima.
Cumprimentos
JBdeS
Direct link:
Caro Luso
Para maior rigor, deveria ter escrito Sua Alteza a Sereníssima Senhora Infanta Dona...
Cumprimentos
JBdeS
Direct link:
Caro João
Sem qualquer polémica e podendo estar muito bem errado, parece-me que a forma de tratamento dos Infantes de Portugal, no Regime Constitucional era de Sua Alteza , dado que era assim que eram denominados na Carta Costitucional.
Penso ter visto Decretos com essa forma de tratamento.
A questão também é irrelevante.
Os meus cumprimentos
PTP
ps:Pode consultar a carta Constitucional aqui na net se quiser!
Direct link:
Com as minhas sinceras desculpas caro José, tratei-o por João!
ReplyDirect link:
Caro PTP,
Sou José... esse tratamento não podemos mudar:-)
Se vir as gravuras dos filhos de D. João VI e certos documentos da época, verá o sereníssima de que falo. Em princípio o tratamento de alteza vem acompanhado de outro atributo: alteza real, alteza serenísima, alteza ilustríssima, etc, mas tem razão, o importante é Alteza Real ser só o herdeiro e filho primogénito.
Os meus cumprimentos
José Berquó de Seabra
Direct link:
Caro José
Não contestando o Sereníssimo que existia até à Carta, e pedindo-lhe para não me considerar teimoso, penso que a forma oficial era de "Sua Alteza" o artigo era claro, tanto que em diplomas oficiais era esse o tratamento.Mas considero que o tratamento históricamente correcto é o de Alteza Sereníssima.
Obrigado pela paciência
PTP
Direct link:
Caro PTP
Obrigado por esta breve troca de impressões.
José
Direct link:
Mais uma das grandes questões!
Não creio que o Imperador da Austria, ou qualquer outro estrangeiro, possa atribuir titulos que estão directamente dependentes de outra Casa Real. Caso a tenha tornado Princesa de Bragança esse titulo só seria valido quando reconhecido pela Casa Real Portuguesa, alem de na altura poder vir a trzer incompatibilidade com o titulo de Duque de Bragança.
Cumprimentos,
F Canelas de Melo
Direct link:
Caro J.Gomes
Existe efectivamente o documento que elevou Anita Stewart a Princesa ?
Onde pode ser consultado ?
Há tempos tive uma discussão com uma genealogista americana que negava que o Imperador Francisco José tivesse efectivamente elevado Anita a Princesa, e que tudo não passava de uma confabulação miguelista para "dourar" o casamento do filho primogénito de D.Miguel II.
Alegadamente, essa negação devia-se ao facto de nos arquivos austríacos não aparecer tal documento.
Cpmts
JSPinto
Direct link:
Caro Confrade
Penso que a qualificação de Sereníssima está afastada há bastante tempo.
O ANP de 1985 atribui o S.A.R. apenas a D.Miguel-Maximiliano, D.Duarte Nuno e D.Duarte Pio.
Tanto as Senhoras Infantas (filhas de D.Miguel II) quer os Senhores Infantes D.Miguel, duque de Viseu e D.Henrique, duque de Coimbra apenas têm direito a S.A.
Cpmts
JSPinto
Direct link:
Caro José S Pinto,
Penso que tem razão. O nosso Confrade PTP chamou-me a atenção.
Ainda ontem na Missa por alma de Sua Majestade El-Rei D. Carlos e S.A.R. D. Luis Filipe, o Senhor Padre Marim, que disse, como sempre uma Missa que deveria ser exemplo para muitos, se referiu ao Senhor Infante D. Henrique apenas como Alteza.
O tratamento de Sereníssima é comum no século XIX em todas as gravuras e documentos da época. Todas as filhas d'El-Rei D. João VI são Altezas Sereníssimas, mas, como muito bem referiu, penso que caiu em desuso.
Com os meus melhores cumprimentos
José Berquó de Seabra
Direct link:
Caro José
Esta está dificil. Acho que este tema não é muito querido...
Como o bom portugues "não sabe , mas tem certezas".
Ninguem consegue dizer onde está a documentação que comprove o título.
Cumpriemntos
Marmello
Direct link:
Caro Marmello
Tem razão, está-se a revelar mais difícil do que poderia paraecer.
Alguns posts acima faz-se referência à biografia de Anita Stewart, não disponível para os que só dispõem do Genea basic.
Caso algum dos "confrades", com acesso a níveis mais elevados, tiver a amabilidade de consultar a biografia e "desenterrar" o documento exarado pelo Imperador Francisco José, ficava-lhe imensamente grato.
Direct link:
Notas Biográficas
Na data do seu casamento, foi agraciada pelo imperador de Áustria, Francisco José I, com o título de princesa
Caro José
Na pagina de Anita Stewart são esta as notas biográficas existentes.
Um abc
ZT
Direct link:
Caro J.Tomáz
Posso com isto depreender que o célebre documento pretensamente exarado pelo Imperador Francisco José continua sem aparecer ?
Há uma genealogista americana Marlene Eilers-Koenig, que nega a sua existência, se bem que a razão que apresenta é a de que nunca encontrou cópia nos arquivos do Palácio de Viena.
A existir, onde estará o seu paradeiro ? Na descendência de Anita Stewart, sua principal beneficiária ?
No arquivo da Casa de Bragança, por ser igualmente do seu interesse a elevação a Princesa, da mulher do filho mais velho de D. Miguel II ?
Houve certamente testemunhas do acto, não ?
Cpmts
JSPinto
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 07 Nov 2024, 10:34.