Ducado de Cadaval passa a francês ???

This topic is classified in rooms: Títulos

Ducado de Cadaval passa a francês ???

#111773 | José | 10 Feb 2006 18:42

Qualquer que seja o desfecho sobre a atribuição do ducado de Cadaval, aparentemente o/a próximo/a titular será francês.

A ser D.Rosalinda a actual duquesa, suceder-lhe-á a filha Olimpia Guerrand-Hermès.

A ser D.Diana provavelmente a próxima geração será igualmente francesa.

D.Diana tem sido vista acompanhada pelo Pr. Charles-Philippe d'Orléans, que na reportagem do baptizado da sobrinha de SSAARR os Duques de Bragança (Caras) é apresentado como seu namorado.

Charles-Philippe é neto dos falecidos condes de Paris e filho de Jacques, cde d'Évreux e Béatrice Pasquier de Franclieu, casamento que o conde de Paris não aceitou como dinasticamente válido, mas que o actual conde "desmorganatizou" incluindo tanto o irmão Jacques, como os filhos deste, Charles-Philippe e François na lista de sucessão ao trono francês.

Para além disto, o actual conde, sempre que pode aproveita para dar uma "ferroada" nos primos espanhóis e atribuiu a Charles-Philippe o título de duque de Anjou, título esse que vinha sendo usado por Luis Alfonso de Borbon, filho do falecido duque de Cádiz.

JSPinto

Reply

Direct link:

RE: Ducado de Cadaval passa a francês ???

#111782 | LCM | 10 Feb 2006 20:14 | In reply to: #111773

Caro JS Pinto,

O Conde d'Evreux é Michel e não Jacques http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=10571

A concessão do título pelo actual Conde de Paris, pretendente ao trono de França, é totalmente absurda, pois nunca nenhum Orleans fez uso deste título. O Conde de Paris "velho" nunca teria feito coisa semelhante. Independentemente de quaisquer discussões sobre legitimidade dinástica, este título não deveria ser usado por um Orleans, ainda mais estando em uso pelo Chefe dos Bourbons, Duque de Bourbon.

Com os melhores cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Ducado de Cadaval passa a francês ???

#111794 | José | 11 Feb 2006 00:01 | In reply to: #111782

Caro Lourenço

"A concessão do título pelo actual Conde de Paris, pretendente ao trono de França, é totalmente absurda, pois nunca nenhum Orleans fez uso deste título. O Conde de Paris "velho" nunca teria feito coisa semelhante. Independentemente de quaisquer discussões sobre legitimidade dinástica, este título não deveria ser usado por um Orleans, ainda mais estando em uso pelo Chefe dos Bourbons, Duque de Bourbon."

Concordo absolutamente consigo.
Só que o actual Conde de Paris é ... o actual Conde de Paris.
Farto de perder causas em Tribunal contra os Bourbons de Espanha e de arranjar questões e questiúnculas (para gáudio dos seus Advogados, certamente) - a última respeitava a querer ter o direito de usar, ele próprio, o apelido Bourbon - entretém-se a "chatear" (passe a expressão) o ramo espanhol, que não reconhece, com atitudes destas que mereceram generalizada condenação.

Tratou-se de uma farpa, desnecessária, para mais estando vagos tantos títulos usados pelos Orleães: Nemours, Alençon, Vendôme, Joinville, Penthièvre, Condé, Guise, Beaujolais, p.ex., já para não falar nos mais antigos que não são usados há gerações como Valois, Berry, Angoulême, Vertus, etc.

O próprio título do pai de Charles-Philippe - Évreux - tinha caído em desuso há muito.

Cpmts
JSPinto

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 10 Jan 2025, 12:52.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen