Famílias da vila de Sernancelhe
This topic is classified in rooms: Famílias
Famílias da vila de Sernancelhe
Será que alguém podia ver no Felgueiras Gaio, no Tit. de "Ribeiros" a ascendência e os filhos de Francisco Ribeiro Pinto, alcaide-mor de Sernancelhe, casado com sua prima Joana da Fonseca, filha de João Soares e de Isabel da Fonseca.
Uns dizem que o Francisco era filho de Diogo Pinto Ribeiro, da Quinta de Cidadelhe(Mesão Frio)e de sua mulher Maria de Tovar, neto paterno de Aires Pinto Ribeiro casado com Guiomar da Fonseca, filha de Diogo da Fonseca Coutinho, alcaide-mor da vila de Almeida.
Outros fazem o dito Francisco, filho de Francisco Ribeiro e da sua 1º mulher Isabel de Seixas, filha de Diogo de Carvalho e Filipa de Seixas(estes antepassados do 1ºmarquês de Pombal)
Muito obrigado
Direct link:
RE: Famílias da vila de Sernancelhe
Caro Oscar
Feita a pesquisa no titulo de «Ribeiros», não
encontrei nenhum Francisco Ribeiro Pinto.
Um abraço
Miguel
Direct link:
RE: Famílias da vila de Sernancelhe
Caro Miguel
Obrigado pela colaboração, talvez no titulo de Fonsecas Coutinhos,Cortezes,Homens, Carvalhos, Seixas, Tovares,(tudo familias que tiveram ramos na vila de Sernancelhe)encontres alguma coisa.Todas as informacões sobre membros da família Pinto, da vila de Sernancelhe (séc.XVI-XVII), são bem vindas.
Um abraço familiar
Óscar
Direct link:
RE: Famílias da vila de Sernancelhe
Estou procurando qualquer tipo de informação a respeito de famílias do Penedono. Meu avô era de lá, e como os sobrenomes são variados, não sei bem como procurar. Como Sernancelhe pertence ao mesmo Distrito, pode ser que o senhor disponha de alguma informação. Um braço, Liane
ReplyDirect link:
Penedono
Cara Liane,
Ja vai muito tempo desde essa sua mensagem mas talvez eu possa ajudar. Tenho alguma coisa de Penedono (antepassados de la e em todas as outras freguesias do concelho) entre 1650 ate 1850. Se ainda necessitar de ajuda, deixe aqui nomes e datas. Depois digo-lhe alguma coisa.
Cumprimentos,
JOAO BRAZ
Direct link:
RE: Penedono
Caro Óscar Caeiro:
Será que no seu estudo, encontrou um casal de Sernancelhe:
Manuel Francisco e Ana de Almeida, cerca de 1700?
Em Casteição, Sourepires e Paipenela
Miguel de Almeida e Maria de Barreiros
João de Almeida e Antónia de Aguiar
Se tiver alguma informação agradeço.
Cumprimentos
Nelita
Direct link:
RE: Famílias da vila de Sernancelhe
Caro Óscar Caeiro Pinto,
Não sei se ainda precisa, mas a sua questão é respondida na «RELAÇÃO DA NOBRE FAMÍLIA DOS FONSECAS», pelo Padre Frei Álvaro da Fonseca, da Ordem de Nossa Senhora do Carmo em Portugal.
No Tratado 3.º, Capítulo 2.º - De Francisco Ribeiro, terceiro filho de Guiomar da Fonseca e de seu marido Aires Pinto Ribeiro, em que se põem seus descendentes
Vem assim:
Francisco Ribeiro, terceiro filho de Guiomar da Fonseca e de seu marido Aires Pinto Ribeiro, neto do Grão Diogo da Fonseca Coutinho e de sua mulher Joana Martins Guedelha, teve o foro de Fidalgo da Casa Real, como o teve seu pai Aires Pinto Ribeiro.
Casou este Francisco Ribeiro duas vezes; a primeira foi em Fonte Arcada com Filipa de Seixas, da qual teve dois filhos, o mais velho foi Cristóvão da Fonseca, que casou em Trancoso com Florença de Almeida e faleceu sem deixar filhos, o segundo se chamou Francisco Ribeiro como seu pai, o qual casou em Vale de Ladrões, termo da vila de Marialva, com Joana da Fonseca, filha de João Soares, e dela houve os filhos seguintes, a saber Francisco Ribeiro da Fonseca, que casou em Almeida com D. Brites Freire, filha de Cristóvão de Andrade Freire e faleceu sem deixar filhos, o segundo foi João Soares Ribeiro, que casou em Pinhel com D, Francisca de Vasconcelos, filha de Francisco Homem de Vasconcelos, de quem nasceu Rodrigo Homem de Vasconcelos, que mora em Sernancelhe e casou com D. Maria de S. Paio, filha de Diogo de S. Paio e de sua mulher D. Ana da Costa, dos quais houve filhos; este Diogo de S. Paio foi comendador da Ordem de Cristo; o segundo filho de João Soares Ribeiro e de sua mulher D. Francisca de Vasconcelos se chamou Diogo Ribeiro Homem, casou em Tavoso de Caxia [?] com D. Maria Pereira, filha de Francisco Rebelo; o terceiro filho de João Soares Ribeiro e de sua mulher D. Francisca de Vasconcelos se chamou João Soares Ribeiro como seu pai, ainda é solteiro. Tem mais o dito João Soares Ribeiro duas filhas freiras em Sernancelhe, no mosteiro de Nª Srª da Ribeira, uma delas se chama D. Isabel, a outra D. Maria.
Casou Francisco Ribeiro, terceiro filho de Guiomar da Fonseca e de seu marido Aires Pinto Ribeiro, segunda vez na vila de Aveloso com D. Brites de Vasconcelos, filha de Sebastião Gomes de Figueiredo e de Antónia Fernandes de Vasconcelos. Esta Antónia Fernandes de Vasconcelos foi filha do Arcebispo de Lisboa D. Fernando de Vasconcelos, que foi o primeiro bispo de Lamego e a levou para a Beira. Desta D. Brites de Vasconcelos e do dito Francisco Ribeiro da Fonseca houve filhos, a saber Aires Pinto Ribeiro, que foi o mais velho, o Dr. Sebastião Gomes de Figueiredo e Duarte de Vasconcelos, que foi o terceiro [...].
Cumprimentos
Eduardo Osório
Direct link:
RE: Famílias da vila de Sernancelhe
Caro Eduardo Osório
muito obrigado pelos dados. Remeto também os apontamentos retirados do Alão de Morais.
Abraços do
Óscar Caeiro Pinto
12-AIRES PINTO RIBEIRO, morou na Quinta do Paço de Cidadelhe, Mesão Frio. Casou na vila de Almeida, (com a irmã de seu cunhado) GUIOMAR DA FONSECA COUTINHO, filha de Diogo da Fonseca Coutinho, “o Grão Diogo da Fonseca”, alcaide-mor da vila de Almeida e vila Maior,(cargos que ele perdeu, por mandar açoitar um homem daquela vila, com pregão, fugindo depois para Castela), de sua mulher Joana Martins Gadelho. Guiomar da Fonseca, era neta paterna de João Tavares, que depois de viuvo foi capelão e esmolar-mor do rei D.Afonso V. .Filhos do dito casal:
13-DIOGO PINTO RIBEIRO, filho herdeiro, viveu
na Quinta do Paço de Cidadelhe, onde foi grande fidalgo.
Casou com MARIA DE TOVAR, filha de Afonso Vaz
Caminha e teve :
14-AIRES PINTO RIBEIRO, fidalgo da casa Real, sucedeu
na casa de seu pai como filho herdeiro. Casou em Armamar
com GRIMANESA DE MAGALHÃES, com geração
(tiveram 10 filhos, entre eles outro Diogo Pinto Ribeiro,
herdeiro da casa).
14-FRANCISCA DE TOVAR, mulher de EDUARDO DE
FIGUEIREDO, sr. da vila de Aveloso e seus direitos reais,
filho de Sebastião Gomes de Figueiredo e de sua mulher
Antónia Fernandes de Vasconcelos. Com geração em
Sernancelhe.
14-Filhas freiras em Sernancelhe, no mosteiro da Ribeira.
13-JORGE DA FONSECA, casado com BRITES SOARES,
filha do almoxarife do Porto, Lopo Vaz Soares, sr. da honra
de Gominhães. Viveram no Porto e tiveram :
14-DIOGO DA FONSECA RIBEIRO, viveu no Porto,
morou na Rua Nova onde foi vereador do senado da dita câmara em 1560 casou com
ANA DO AMARAL, filha bastarda de Tristão do Amaral,
cavaleiro da ordem de Malta e comendador de Sernancelhe,
na mesma Ordem.Este casal institui por testamento de 25/6/1580, uma capela em S.Francisco, em frente ao altar de Santo Amaro, para túmulo de seus pais , com a obrigação de quatro missas por ano, nas festas principais. Sem geração.
13-FRANCISCO RIBEIRO DA FONSECA, nasceu em Almeida e casou em Sernancelhe a 1ª vez com ISABEL ou FELIPA DE SEIXAS, dizem as genealogias ser filha de Diogo de Carvalho e Filipa de Seixas, da vila de Sernancelhe. Teve deste casamento:
14-CRISTOVÃO DA FONSECA, casou na vila de Trancoso
com FLORENÇA DE ALMEIDA, sem geração.
14-FRANCISCO PINTO RIBEIRO, foi alcaide-mor da vila
de Sernancelhe, casou com sua prima Joana da Fonseca,
natural de Vale de Ladrões, (hoje Vale Flôr, conc. da Mêda),
filha de João Soares e Isabel da Fonseca. Com geração em
Sernancelhe.
-FRANCISCO RIBEIRO DA FONSECA(13), casou segundas núpcias com BRITES DE VASCONCELOS, filha de Sebastião Gomes de Figueiredo, 1º sr. do prazo de Aveloso e de sua mulher Antónia Fernandes de Vasconcelos, filha bastarda de D.Fernando de Vasconcelos e Menezes, bispo de Lamego e arcebispo de Lisboa (este deu o referido prazo da vila de Aveloso a seu genro). Filhos deste 2º casamento :
14-AIRES PINTO RIBEIRO, de alcunha “o
Aveloso”, por viver naquela vila. Casou com MARIA
GOMES MADEIRA, filha bastarda de Pedro Gomes Madeira,
natural de Viseu, Esmoler que dizem foi da rainha D.Catarina,
a qual houve de uma sua sobrinha.Com geração.
14-SEBASTIÃO GOMES DE FIGUEIREDO, cónego de
Braga,prelado de Tomar e bispo eleito de Cabo Verde.
14-DUARTE DE VASCONCELOS, serviu em França onde
foi cabo de 40 homens de cavalo. Sem geração
14-JOANA DE VASCONCELOS, freira em Sernancelhe
14-ANTÓNIA DE VASCONCELOS, também freira em
Sernancelhe.
-FRANCISCO RIBEIRO DA FONSECA (13), teve ainda filhos bastardos (algumas genealogias dão a estes dois filhos bastardos por pai Aires Pinto Ribeiro “o Aveloso”, mas na sua obra Alão de Moraes diz ser certo serem filhos deste Francisco e meios irmãos de Aires Pinto Ribeiro “o Aveloso”, assim o refere o padre frei Álvaro, no “Livro dos Fonsecas”. Teve os seguintes filhos bastardos :
14-GONÇALO RIBEIRO, casou em Britiande com MÉCIA
BOTELHO, parece irmã da primeira mulher de seu irmão
António, descendentes de João Afonso Proença que casou em
Mondim com Maria Botelho, filha de Afonso Botelho, alcaide-
mor de Vila Real e de Teresa Correia. Tiveram :
15-um filho que foi frade Bernardo
15-BRITES CORREIA, freira em Sernancelhe.
15-uma filha casada em Viseu
15-MARIA CORREIA, casada em Sernancelhe com
DUARTE LOPES BOTELHO, com geração.
14-ANTÓNIO RIBEIRO, casou 1ª vez em Sernancelhe ou em Mondim da Beira com CATARINA BOTELHO, descendente (filha ou neta? ) de João Afonso Proença, casado em Mondim da Beira com Maria Botelho, filha de Afonso Botelho, alcaide-mor de Vila Real e sua mulher Teresa Correia. Teve deste casamento :
15-JOANA DA CRUZ, freira em Sernancelhe, no mosteiro
da Ribeira.
-ANTÓNIO RIBEIRO(14), casou segundas núpcias com N........DE MOXICA, filha de Baltazar de Moxica, casado em Trancoso com Helena Cardoso, (parece natural de Freches -Trancoso). Neta paterna de Álvaro de Moxica (o primeiro deste apelido que se encontra em Portugal, parece oriundo de Espanha), viveu e casou na vila de Trancoso, com Felipa da Costa. Filhos do segundo casamento:
15-MARTIM DA FONSECA, casou em Seia com MARIA DE FIGUEIREDO,
com geração.
15-ANTÓNIO DE MOXICA, casado com MARIA
PIMENTA, parece que natural de Mondim da Beira. Dizem
sem geração.
15-N......
Direct link:
Famílias da vila de Sernancelhe
Caro Eduardo Osório,
Tenho antepassados António de Almeida e Ana da Fonseca, ambos de Sernancelhe (Penso). Tiveram filho Cristóvão da Fonseca o qual se casa com Maria Ferreira em 22.03.1711. Maria Ferreira era de Sernancelhe (Freixinho) e filha de Pedro Francisco e Maria Ferreira.
Gostaria de saber se conhece o casal António de Almeida e Ana da Fonseca ou o filho deles Cristóvão da Fonseca.
Cumprimentos
Lourval
Direct link:
RE: Famílias da vila de Sernancelhe
Caro Eduardo Osório:
Já algumas vezes apelei para quem me sabe dar alguma informação sobre um Manuel Francisco casado com Ana de Almeida, de Sernancelhe, cerca ou antes 1700. com geração..
Se tiver alguma informação agradeço.
Cumprimentos
Nelita
Direct link:
RE: Famílias da vila de Sernancelhe
faltava a linha da irmã
12- MARIA RIBEIRO, irmã de Aires Pinto Ribeiro, ambos filhos de Brites Pinto e de João Álvares Ribeiro, do Porto. Casou em Almeida com o irmão de sua cunhada, DIOGO DA FONSECA COUTINHO, escrivão da Alfândega de Almeida, filho de outro Diogo da Fonseca Coutinho, alcaide-mor da vila de Almeida, e de sua mulher Joana Martins Gadelha. Filhos:
13-OSÓRIO DA FONSECA, casado em Almeida, com ISABEL
DE BESSA, filha de Cristovão de Andrade, que instituiu a capela
do Hospital, em Almeida. Filhos:
14-DIOGO DA FONSECA, viveu em Almeida onde casou
2 vezes, sendo a 1ºcom ISABEL DINIZ, (parece que cristã-
nova) e a segunda com sua prima BRITES DA FONSECA.
Com geração dos dois matrimónios.
14-FRANCISCO DA FONSECA, casou em Castelo Branco
com SIMÕA DE PROENÇA, com geração em Almeida.
14-MAMUEL DE ANDRADE, casou em Almeida, BRITES
DE FIGUEIREDO DE CARVALHO. Com geração.
14-CRISTOVÃO DA FONSECA, casou em Almeida com
ANA MONTEIRO COCHALVO. Com geração em Almeida.
13-ÁLVARO DA FONSECA OSÓRIO, viveu em Escarigo, no termo de Castelo Rodrigo casou três vezes, a 1ª com ISABEL MOUTINHO. Com geração.
13-AIRES DA FONSECA RIBEIRO, casou na vila de Almeida com BRITES MONTEIRO, filha de Francisco Monteiro e de Maria Cochalva, naturais da referida vila. Filhos :
14-DIOGO DA FONSECA, casou 5 vezes, teve um filho
religioso da segunda mulher (eram primos),MARIA DA
FONSECA, de Castelo Mendo, filha de Diogo da Fonseca e
Brites Pinto. Teve ainda um filho da 5ª mulher ANA DA
COSTA TELES, viuva de António Gomes Madeira, de Vilar
Maior.
14-ANDRÉ DA FONSECA, casou em Vila Maior com BRITES
TELES, filha de Francisco Cardoso. Filhos :
15-MARIA RIBEIRO, que casou em Almeida com PAULO
DE ANDRADE, com geração.
15-BRITES PINTO
15-ANA DA FONSECA
14-DUARTE MONTEIRO, serviu na Índia, casou em Goa e teve
entre outros :
15-PEDRO MONTEIRO DA FONSECA, casado em Goa
13-ANA ESCOBAR, mulher de BALTAZAR CORREIA, da ilha da Madeira.Com geração.
13-MARIA RIBEIRO, casada em Castelo Mendo com BERNARDO OSÓRIO. Com geração
13-JOANA DA FONSECA, casou em Almeida, com RUI GOMES DE FIGUEIREDO, natural da vila de Aveloso, junto de Sernancelhe, filho de Sebastião Gomes de Figueiredo, sr. de Aveloso e de sua mulher Antónia Fernandes de Vasconcelos. Com geração.
13-GUIOMAR DA FONSECA, casada em Moimenta com FERNÃO DE LUCENA
13-BRITES PINTO, abadessa perpétua em Sernancelhe, no Mosteiro da Ribeira.
13-.........., casou em Almeida com ........ DE FIGUEIREDO.
13-JOÃO ÁLVARES RIBEIRO, que tem o mesmo nome do avô c.c N......LEITÃO. Filhos :
14-FRANCISCO LEITÃO, casou em S.Pedro de Rio Seco
(Almeida)
14-JERONIMO DA FONSECA, casou em Castelo Mendo. Sem
geração.
14-MARIA DA FONSECA, casada com DOMINGOS MONTEIRO, natural de S.Pedro de Rio Seco (Almeida). Filhos:
15-JORGE MONTEIRO, casou em S.Pedro de Rio Seco
15-DOMINGOS MONTEIRO, casou em Almeida c.g.
15-FRANCISCO RIBEIRO, que casou em Vale de Jamula (Almeida).
15-MARIA DA FONSECA
15-ISABEL DA FONSECA
14-AIRES PINTO RIBEIRO, casou em Castelo Mendo (hoje freg.
do conc. de Almeida), com N.......PROENÇA, filhos:
15-ANTÓNIO DE PROENÇA, escrivão dos órfãos de Castelo
Bom.
15-DIOGO PINTO, vigário de Vila Maior
15-JOANA DA FONSECA PINTO, casou em Castelo Mendo
com Francisco da Fonseca Osório.C.g.
Direct link:
RE: Famílias da vila de Sernancelhe
Caro Lourval,
De facto, não tenho nada sobre essas pessoas, mas só recentemente comecei a reunir os elementos sobre esta zona. Lamento não poder ajudar.
Cumprimentos
Eduardo Osório
Direct link:
Botelhos, de Vila Real
Caro Óscar Caeiro Pinto
Tenho lido, com particular interesse as suas intervenções que têm resultado num excelente contributo para este fórum. Deparei-me, casualmente, com uma mensagem sua integrada no presente tópico, datada de 31.5.2008, na qual se refere a João Afonso de Proença casado, em Mondim da Beira, com Maria Botelho, filha de Afonso Botelho e de Teresa Correia.
No estudo que tenho feito sobre esses Botelhos, do contador da Beira Aires Botelho (ou Aires Botelho de Proença) tenho encontrado algumas divergências de opinião relativamente à sua filiação, intrigando-me particularmente o facto de alguns autores o considerarem filho do casal João Afonso de Proença/Isabel Botelho Correia, colando-se dessa forma à teoria apresentada por Felgueiras Gayo, que em determinada altura admite que a tal Isabel Botelho Correia pertenceria aos "Botelhos, de Vila Real", todavia, sem conseguir traçar a hipotética ligação.
Alão de Morais, cuja teoria nesse domínio me parece mais credível, apresenta o contador da Beira, Aires Botelho, como descendente dos Botelhos de Mondim da Beira, indo mais longe quando refere que o mesmo seria filho ou neto de Maria Botelho, filha do alcaide-mor de Vila Real. Na verdade, essa parece ser a versão que, do meu ponto de vista, sustenta maior lógica e que se traduz nalguma substância em termos cronológicos. Julgo que os investigadores que se têm ocupado desta linha, na ausência de um suporte documental inequívoco, deverão equacionar também a hipótese, como ponto de partida para futuras investigações, de Aires Botelho ter sido descendente da tal Maria Botelho.
É, pelo exposto, na tentativa de reforçar esta minha convicção da filiação de Aires Botelho, que aproveito para lhe perguntar o que o levou a considerar a hipótese de João Afonso de Proença ter sido casado com Maria Botelho?
Curiosamente, Afonso Botelho, 1.º alcaide-mor de Vila Real, surge no Geneall como nascido em data próxima de 1370, a sua mulher Teresa Correia, nascida em data próxima de 1440 (com uma diferença de 70 anos em relação ao marido) e o filho de ambos, Pedro Botelho, com menos 95 anos do que o seu pai… nem o comprimido milagroso explicava isto!
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
Botelhos, de Vila Real
Caro Óscar Caeiro Pinto
Reparei agora que os elementos que apresentou neste tópico, sobre os Botelhos de Vila Real, foram extraídos da Pedatura Lusitana, pelo que fica sem efeito a questão que lhe coloquei no post anterior.
Em todo caso, qualquer informação adicional sobre os mesmos, será sempre bem vinda.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Famílias da vila de Sernancelhe
Caro Óscar Caeiro Pinto,
Na sua mensagem, à qual respondo, refere a seguinte passagem:
"14-GONÇALO RIBEIRO, casou em Britiande com MÉCIA
BOTELHO, parece irmã da primeira mulher de seu irmão
António, descendentes de João Afonso Proença que casou em
Mondim com Maria Botelho, filha de Afonso Botelho, alcaide-
mor de Vila Real e de Teresa Correia."
Ficar-lhe-ei grato se me puder indicar a fonte que dá João Afonso Proença (que presumo ser o mesmo que nesta bd consta como casado com Isabel Botelho Correia) casado com Mécia Botelho, filha de Afonso Botelho e de Teresa Correia?
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Famílias da vila de Sernancelhe
Caro Óscar Caeiro Pinto,
Na minha antecedente intervenção neste tópico, quando lhe solicitei a gentileza da indicação das fontes, por lapso referi-me a Mécia Botelho (no lugar de Maria Botelho), casada com João Afonso de Proença.
Por outro lado, verifiquei agora que, em tempos, já me tinha dirigido a si com o mesmo propósito, tendo constatado à posteriori que já havia referido a fonte - Pedatura Lusitana. Agradeço que me corrija se estiver errado.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
Famílias da vila de Sernancelhe
Tenho ascendentes Seixas em Sernancelhe (Granjal), assim como, ascendentes dessa zona com apelidos: Vieira, Rocha, Antunes, Lopes, Pais e Delfino. Todos viveram lá durante o século XVIII e XIX. Se necessitar de mais informação, disponha!
ReplyDirect link:
Famílias da vila de Sernancelhe granjal
Por favor, é possível obter informações dos ascendentes da minha avó MARIA AUGUSTA LOPES, nascida no Granjal - Sernancelhe em 1885/1886, filha de JOSÉ LOPES MIQUELINO e THERESA DIOGO ou TERESA DE JESUS. Ele nascido por volta de 1854, filho de LUIZ LOPES e MIQUELINA JUSTA ( avós paternos de MARIA AUGUSTA LOPES ).
Avós maternos de Maria Augusta: BERNARDO DIOGO e ANA RIBEIRO.
Muito obrigado - Adilson josé Rodrigues
Direct link:
Famílias da vila de Sernancelhe
Já me deparei com alguns desses apelidos mas nas minhas linhagens. Pode pesquisar no livros online do tombo.pt distrito Viseu, concelho de Sernancelhe...
ReplyDirect link:
Famílias da vila de Sernancelhe
boa noite!
As minhas desculpas pela mensagem. parte da minha família tem origens em Sernancelhe ( os meus bisavos paternos) e antepassados
Verginia(ou Virginia) de jesus calhau e Aníbal Leitao ( não conheci o meu bisavo, não tenho a certeza em relação ao primeiro nome)
o meu avo é José augusto Leitão, são alguns filhos tenho conhecimento de uma tia que faleceu no barreiro Maria Irides Jesus Calhau... também nasceu em Sernancelhe o meu avô e irmã seraõ de 1920\1930 rondam esses anos...
Qualquer informação que possa advir será uma mais valia
Muito obrigado e me desculpem pela invasão e questão
sleitao
Direct link:
Famílias da vila de Sernancelhe
Caro Lourval,
Curiosamente, o casal Pedro Francisco e Maria Ferreira, para além da filha Maria Ferreira, teve pelo menos outro filho Manuel Ferreira, b. em Freixinho a 26.7.1674 que casou no mesmo lugar a 2.12.1707 com Maria da Fonsceca, também de Freixinho.
Que por sua vez tiveram um filho José Ferreira, b. 18.3.1708 e que casou em 20.01.1737 em Freixinho com Isabel Ferreira Pereira, de Vilar de Fonte Arcada, falecida a 15.8.1754 em Freixinho.
Destes houve Maria Josefa, b. em Freixinho a 1.09.1743, que casou no mesmo lugar em 5.7.1762, com Manuel José Coelho, de Freixinho, meu sexto avô.
Com muita descendência até à actualidade.
Dados gentilmente facultados pelo nosso confrade João Braz.
Cumprimentos,
António Coutinho Rebelo
Direct link:
Famílias da vila de Sernancelhe
Caro confrade António.
Possuo antepassados em Freixinho. Por obséquio, o sr. tem alguma informação sobre o casal Luís da Fonseca e Teresa Ferreira que foram pais de Manuel António casado com Bernarda Teresa.
Com os devidos cumprimentos.
José Gonçalves
Direct link:
Famílias da vila de Sernancelhe
Caro José Gonçalves,
Então o Sr também é parente nosso pois a sua antepassada Teresa Ferreira era filha de meus antepassados João Ferreira e sua mulher Maria Gomes (http://geneall.net/pt/nome/1217709/joao-ferreira/). Neta paterna de Pedro Francisco e Maria Ferreira (também antepassados dos confrades Antonio Coutinho Rebelo e Lourval dos Santos). Neta materna de Manuel Gomes e Esperança Ferreira.
A sua antepassada Teresa Ferreira foi baptizada em Freixinho a 29/9/1720 (sendo padrinhos José Antonio da Cunha e Sousa e D.Maria, filha de João de Gouveia Coutinho) e ali casou a 27/9/1746 com Luis da Fonseca Paredes, pedreiro, natural da freguesia de Penso, Sernancelhe, filho de Bernardo da Fonseca, natural de Paredes da Beira (concelho de S.João da Pesqueira) e de sua mulher Clara Nunes, de Penso.
De que filho de Luis da Fonseca e Teresa Ferreira descende? Eles baptizaram pelo menos 5 filhos em Freixinho. Se tiver outros antepassados daquela região, diga alguma coisa pois talvez possa ajudar.
Cumprimentos do seu parente,
João Bráz
Direct link:
Famílias da vila de Sernancelhe
Olá António,
Somente agora li sua mensagem. Maria da Fonseca é filha de António de Almeida e Ana da Fonseca?
Lourval
Direct link:
Famílias da vila de Sernancelhe
Olá Lourval,
Não, aquela Maria da Fonseca era filha de Manuel João e Maria da Fonseca.
Abraços,
João
Direct link:
Famílias da vila de Sernancelhe
Caro Sr. João Bráz, sou descendente de Manuel António de Freixinho que casou com Bernarda Teresa, filha de Manuel Rodrigues de Freixinho e Maria Francisca da Tabosa, que também estou pesquisando.
Agradeço a sua informação.
Com os devidos cumprimentos.
José Gonçalves
Direct link:
Famílias da vila de Sernancelhe
Caro Senhor,
Ser-lhe-ia imensamente grata se o senhor pudesse me fornecer qualquer informação a respeito de minha família oriunda de Sernancelhe.
Minha avó, Maria dos Anjos Dias, filha de António Dias e de Maria da Piedade, foi batizada na freguesia de Lamosa, conselho de Sernancelhe, a 23 de setembro de 1889.
Desde já agraceço.
Renata da Cunha Braz
Direct link:
Famílias da vila de Sernancelhe
Estive em arquivo de Viseu a pesquisar Sernancelhe e encontrei dados interessantes nos inventários orfanológicos. Surgem dados de muitas freguesias, especialmente Fonte Arcada, Penso, Granjal.... Não estão digitalizados mas estão indexados à máquina de escrever, organizados cronológicamente e por freguesia. Tem de procurar por dados da comarca de Moimenta.
Abraços,
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 02 Dez 2024, 20:35.