Família Remígio

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Família Remígio

#112745 | Analisa | 23 Feb 2006 13:08

Gostava de saber se alguém me pode ajudar a descobrir qual a origem do meu sobrenome Remígio. Nunca tinha pensado nisso até há pouco tempo um indivíduo de nacionalidade italiana me ter dito que o nome é italiano. Todos os meus antepassados, pelo menos que eu tenha conhecimento, eram da Nazaré e portanto portugueses. Tenho tentado fazer a minha árvore genealógica mas é muito complicado uma vez que me encontro residente no estrangeiro e não encontro nenhum website portugûes que me ajude. Daí o meu pedido de ajuda aqui. Obrigado.

Ana Remígio

Reply

Direct link:

RE: Família Remígio

#112749 | 2910 | 23 Feb 2006 14:14 | In reply to: #112745

Já pensou na possibilidade de os seus antepassdos serem oriundos da freguesia de Vale de Remígio, no concelho de Mortágua?

Reply

Direct link:

RE: Família Remígio

#112758 | Analisa | 23 Feb 2006 15:14 | In reply to: #112749

Não tinha pensado nisso, mas obrigado pela ideia. Pena que não haja maneira de investigar isso pela internet.

Ana

Reply

Direct link:

RE: Família Remígio

#112782 | rmfrp | 23 Feb 2006 22:03 | In reply to: #112745

Cara Ana Remígio:

Seja bem-vinda ao Fórum.

Sugiro-lhe que intervenha no tópico "Famílias da Nazaré", iniciado aliás por um participante que tem exactamente o apelido Remígio:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=3465&fview=e

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Família Remígio

#112792 | A. Varela Remígio | 24 Feb 2006 02:07 | In reply to: #112745

Cara Prima,

Não sei qual a origem da nossa família Remígio, mas sei que permanece no actual concelho da Nazaré desde pelo menos meados do séc. XVIII.

Parte da minha árvore genealógica está aqui publicada e começa por:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=174933

Enganei-me na inserção de dados e os nomes dos pais estão errados, são os pais do compadre.

Existe um livro muito interessante escrito pelo meu primo João Granada "Nazareth - Pederneira, Sítio, Praia" com muitos dados sobre a nossa família. Este livro poderá ser comprado pelo menos na Nazaré, Lisboa e através da Livraria deste site.

Tendo eu bastantes dados sobre a nossa família Remígio e muito mais dos publicados aqui no Genea, perguntava-lhe se poderia facultar dados sobre a sua ascendência a fim de tentar cruzá-la à minha.

Penso que o nosso apelido é um patronímico, isto é originário de um nome próprio, neste caso Remígio. Efectivamente, este nome próprio existe exactamente com a mesma grafia, mas sem o acento agudo obviamente, pelo menos em Espanha e em Itália, onde existem várias famílias com o mesmo apelido, pelas mesmas razões. Em França por exemplo são Remy.

Penso que por ser um nome próprio "pouco bonito" hoje em dia e nos tempos que nos antecedem, terá sido pouco usado e por conseguinte dado lugar a poucas famílias com o mesmo nome, relativamente a outros patronímicos recentes como Luís, Duarte, etc. Tenho apenas conhecimento de outras famílias Remígio originárias do Alentejo e de Viseu, esta última com a possibilidade de ser um toponímico derivado do já referido Vale de Remígio que se situa no Distrito de Viseu.

Apresentando toda a minha disponibilidade para ajudá-la, despeço-me com os meus melhores cumprimentos,

André Varela Remígio
a.v.remigio (a) sapo.pt

Reply

Direct link:

RE: Família Remígio

#112801 | Analisa | 24 Feb 2006 10:53 | In reply to: #112792

Caro Primo, :o)

Obrigado pela sua resposta.
Já encomendei o livro de que fala e aguardo-o com muita curiosidade (apesar de já lhe ter visto a capa várias vezes na Nazaré).

O meu pai era Manuel da Justina Remígio casado com a minha mãe, Ernestina Pereira da Silva da Felismina. Os meus avós paternos eram Manuel Remígio e Maria José da Justina.

Já agora também lhe digo que os meus avós maternos eram Serafim da Felismina e Maria Gertrudes Pais da Silva, caso me possa dizer algo sobre eles também. Como já disse, estou a viver no estrangeiro e é-me muito difícil obter essas informações, por isso agradeço-lhe toda a juda que me possa dar.

Curiosamente, acho que gostaria de saber que tenho mais facilidade em fazer entender o nosso sobrenome na Inglaterra do que em Portugal. Quando em Portugal digo o meu nome ao telefone, normalmente é-me pedido para repetir, enquanto que aqui na Inglaterra não parece ser um problema. Parece que é imediatamente assumido que o nome é italiano e é óbvio para eles como se escreve, interessante, não?

Ainda gostava de mencionar que há uns anos atrás descobri que o nosso sobrenome, Remígio deriva do verbo 'remar', o que achei aceitável uma vez que sou da Nazaré. Já não me lembro como descobri. :-)

Agradecendo a sua ajuda, despeço-me com os melhores cumprimentos,

Ana Remígio

Reply

Direct link:

RE: Família Remígio

#112836 | A. Varela Remígio | 24 Feb 2006 19:44 | In reply to: #112801

Cara Ana,

Com apenas os dados que me facultou, não a consigo entroncar na minha árvore genealógica.

Tem que me dar datas de nascimento, casamento e óbito para enquadrar temporalmente os nomes que me dá e mais nomes, como os dos seus bisavós, trisavós e tios. Assim fica difícil, porque quase todos os ramos da minha árvore acabam no fim do séc. XIX.

Efectivamente, Remígio com pronúncia italiana soa muito melhor e é mais perceptível. Poder ser que em Itália seja um apelido e nome próprio mais comuns.

A mesma palavra pode ser utilizada com vários significados completamente diferentes. Em pesquisas que efectuei, encontrei efectivamente informações que ligavam a palavra "remígio" à acção de remar, a parte das penas mais compridas das asas das aves, entre outras. De qualquer modo, inclino-me para que o nosso apelido tenha origem num nome próprio como tantos outros.

Fico à espera de mais informações.

Cumprimentos,

André Varela Remígio

Reply

Direct link:

Remígio

#112864 | FGJ | 25 Feb 2006 04:08 | In reply to: #112745

De acordo com www.behindthename.com
REMIGIO é a forma portuguesa, espanhola e italiana do francês RÉMY
Gender: Masculine

Usage: French

Pronounced: ray-MEE [key]

French form of the Roman cognomen Remigius, which was derived from Latin remigis "oarsman". Saint Rémy was a 5th-century bishop who was supposedly responsible for the baptism of Clovis, king of the Franks.
Saudações,
FREDERICO GRINBERG JRem 25/2/2006 Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando:MONTENEGRO(RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES; Castelnovo Bariano-IT, Quingentole-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP).

Reply

Direct link:

RE: Família Remígio

#112866 | Analisa | 25 Feb 2006 09:52 | In reply to: #112782

Caro Rui Pereira,

Muito obrigado pela informação.

Cumprimentos

Ana Remígio

Reply

Direct link:

RE: Família Remígio

#112867 | Analisa | 25 Feb 2006 10:04 | In reply to: #112836

Caro André,

Compreendo a dificuldade de que fala. Infelizmente também não sei muito sobre os meus antepassados e infelizmente já perdi os meus pais e não penso que o meu irmão ou irmã tenham muito mais a acrescentar mas vou tentar.

Eu sei que os meus avós nasceram o príncipio do séc. XX, mais propriamente em 1901 se não estou em erro, mas não sei datas de casamento ou óbito. Não sei nomes de bisavós ou trisavós e tenho tantos tios e tias que seria difícil saber o nome completo de todos. Sei os nomes próprios e penso que alguns já nem tenho bem a certeza. :-)

De qualquer forma, agradeço a sua tentativa de ajuda e vou tentar obter mais informações sobre a minha família na próxima vez que vá a Portugal.

Entretanto vou ainda visitar o website do infocid e ver o que posso adiantar talvez através de Certidões de Nascimento?

Com os melhores cumprimentos,

Ana Remígio

Reply

Direct link:

RE: Remígio

#112868 | Analisa | 25 Feb 2006 10:21 | In reply to: #112864

Caro Frederico,

Muito obrigado pela informação, é muito interessante.

Cumprimentos,
Ana Remígio

Reply

Direct link:

RE: Família Remígio

#113128 | A. Varela Remígio | 01 Mär 2006 01:17 | In reply to: #112867

Cara Ana,

Fico então à espera dos dados que conseguir para depois confrontá-los com os que possuo.

Já agora perguntava-lhe apenas os nomes próprios dos seus tios, pode ser que a localize por aí.

Caso precise de qualquer coisa, basta dizer.

Cumprimentos,

André Varela Remígio
a.v.remigio(a)sapo.pt

Reply

Direct link:

RE: Família Remígio

#113133 | Analisa | 01 Mär 2006 09:14 | In reply to: #113128

Caro André,

Os meus tios são António, Maria José e Joaquim João. O sobrenome Petinga também me parece estar envolvido mas não sei ao certo como, mas parece-me que 2 dos meus tios têm Petinga no nome. Espero que isto possa ajudar de alguma forma.

Entretanto ainda ando a tentar descobrir os nomes dos meus bisavós e trisavós.

Muito obrigado pela ajuda.

Cumprimentos,

Ana Remígio

Reply

Direct link:

RE: Remígio

#113220 | oigimer | 02 Mär 2006 00:11 | In reply to: #112864

Caro Forum,
Do dicionário naútico a palavra "remíge" significa remador.
É possivel que a origem do nosso nome, assim como tantos outros nomes, derive desta actividade. Explicaria também porque é que este nome está mais ou menos disseminado pelo mundo inteiro desde o Chile às Filipinas ( basta fazer uma busca na Internet).

Cumprimentos

Jorge Remígio

Reply

Direct link:

Família Fonseca

#113408 | Lourval | 04 Mär 2006 16:46 | In reply to: #112749

Caro Sr. 2910,
Você conhece família Fonseca do Concelho de Trancoso, Freguesia de Guilheiro? Mais especificamente: Manuel da Fonseca casado com Custódia Maria, nascidos cerca de 1770? Na verdade eu não sei se eles eram de Guilheiro mas tiveram uma filha lá, a Bernardina Josefa Pinheira, a qual se casou com Manuel António de Andrade, também de Guilheiro. O apelido Pinheira na Bernadina leva a crer que a Custódia Maria era também Pinheira.
Manuel António de Andrade teve um filho João Baptista de Andrade que migrou para Aveloso por causa de seu casamento com Ana Joaquina Henriques em 1860.
Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Remígio

#113442 | A. Varela Remígio | 05 Mär 2006 14:56 | In reply to: #113220

Caro Jorge Remígio,

Eu tenho que avançar nas minhas pesquisas para descobrir a origem do meu apelido Remígio, mas mantenho a minha ideia de se tratar de um simples patronímico.

Já agora e por curiosidade, perguntava-lhe de onde é a sua família Remígio.

Cumprimentos,

André Varela Remígio

Reply

Direct link:

RE: Remígio

#113633 | oigimer | 08 Mär 2006 18:32 | In reply to: #113442

Amigo André,

A minha família é da Nazaré.
Se a minha irmã (Analisa) é sua prima parece-me que acabou por descobrir mais um parente.
Por outro lado, o seu apelido Varela não me é estranho uma vez que o meu padrinho se chama Virgílio Varela. Se não formos primos alguma afinidade havemos de ter.
Em relação à origem deste nome parece-me que as duas teorias não são contraditórias. A ideia que eu tenho é a de que todos os nomes tiveram a sua origem na relação individuo/actividade mesmo um simples José ou António de origens longínquas. Á medida que as actividades se foram multiplicando em conjugação com o facto de essas mesmas actividades passarem de pais para filhos apareceu naturalmente a figura do apelido.
Poder-se á questionar se calhar, - o que é que se nomeou primeiro a actividade ou o individuo?
Portanto patronímico sim, mas porquê e desde quando?

Nada disto eu posso fundamentar porque não é baseado em estudos autores ou obras, é somente a sensação que eu tenho sobre o tema. Concerteza que nada do que eu disse é novidade para si esteja à vontade para me rebater. Não pretendo mais que uma troca de conhecimentos e já agora saber a verdade sobre a origem do nosso nome.

Cmts

Jorge Remígio

Reply

Direct link:

RE: Remígio

#116662 | A. Varela Remígio | 15 Apr 2006 22:49 | In reply to: #113633

Caro Jorge,

Como poderá ver aqui no Genea, tenho três Virgílios Varela na família:

o meu bisavô: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=174851

o meu tio-avô: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=174855

o meu primo: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=230701

De acordo com as datas de nascimento, poderá ver qual dos três será o seu padrinho.

Se a sua família Remígio é da Nazaré, seremos primos com certeza. Como é que ainda não sabemos. Agradecia que quando souberem mais da vossa ascendência, me informem para eu enriquecer a nossa árvore genealógica.

Eu até agora também apenas tenho uma "sensação" e a minha é que descendemos de um indivíduo chamado Remígio "qualquer coisa". Quando descobrir, logo direi.

Cumprimentos,

André Varela Remígio

Reply

Direct link:

RE: Remígio

#116666 | oigimer | 16 Apr 2006 09:00 | In reply to: #116662

Caro André,
Pelo que vi o meu padrinho é o seu primo. Filho do Sr. Rafael que tinha uma mercearia.
Para já não tenho mais novidades em relação à minha\nossa árvore genealogica. A minha irmâ é que é a mais empenhada e a que mais interesse tem neste tema. No entanto, sempre que a minha contribuição for necessária ou alguma dúvida exista que eu possa investigar cá estarei para o ajudar.

Cumprimentos

Jorge Remígio

Reply

Direct link:

RE: Família Remígio - Nazaré

#189297 | A. Varela Remígio | 23 Mär 2008 02:58 | In reply to: #113133

Cara Ana,

Dois anos depois, vinha perguntar-lhe se tem mais dados sobre o seu ramo da nossa família. Já tem os nomes dos seus bisavós? Já consultou o livro que encomendou?

Cumprimentos,

André Varela Remígio

Reply

Direct link:

Família Remígio

#404846 | Andre w. | 30 Jun 2018 17:18 | In reply to: #112745

Olá. Comecei minhas buscar por minha origens. Meu pai e bisavô são tem o mesmo nome José Remígio

Reply

Direct link:

Família Remígio

#405908 | rogeriocarvalheira | 29 Jul 2018 21:21 | In reply to: #112745

Olá,

Boa tarde a todos!!!

Em Pernambuco, Paraíba e Alagoas no Brasil podem ser encontradas famílias com o sobrenome Remígio.

Reply

Direct link:

Família Remígio

#440781 | Juliaremigio | 30 Apr 2022 17:53 | In reply to: #405908

Boa tarde, Rogério. Sabes mais sobre a ascendência da família? Quem veio até o Nordeste com esse sobrenome? Sou Remigio, de Pernambuco

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 05 Jul 2024, 09:23.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen