Os Documentos do Tombo de Toxos Outos
This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões
Os Documentos do Tombo de Toxos Outos
Caros Confrades,
Por muito meritória iniciativa do Consello da Cultura Galega, está disponível na página da net daquela instituição, para consulta on-line ou para descarga, um notável acervo documental, 796 documentos dos séculos XI a XIII, que muito importa a quem se dedica à genealogia neste período.
Trata-se de:
“Os Documentos do Tombo de Toxos Outos” de Francisco Javier Pérez Rodrígues.
Destaco:
Dois documentos atinentes ao nosso primeiro Rei, D. Afonso Henriques, doc.s 32 e 50;
Os referentes à família Froilaz Traba;
Os atinentes à família Marinho, concretamente a João Froilaz Marinho e descendência, documentos já sucintamente referidos por mim no tópico, Família Marinho Falcão II.
Ver: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=4579
Fica aqui, pois, esta notícia, que espero seja do interesse de todos.
Com os meus melhores cumprimentos,
Eduardo Albuquerque
Direct link:
RE: Os Documentos do Tombo de Toxos Outos
Caríssimo confrade Eduardo Albuquerque
Bem haja pela divulgação desses dados e do interessantímo site de cultura galega.
Com os meus melhores cumprimentos
Maria Benedita
Direct link:
RE: Fontes documentais da história medieval galega
Caríssima Confrade Maria Benedita,
Neste espaço privilegiado de partilha de “saberes”, o que eu hoje aqui trouxe, muito pouco é, quando confrontado com o muito que daqui tenho “colhido”...
A propósito da cultura galega, infelizmente, muito mal conhecida, quiçá, por brios de um serôdio excesso de patriotismo, há uma página na net com especial interesse que passo a referir.
Trata-se da página da “ Asociación Cultural de Estudios Históricos de Galicia “ que tem uma secção com “artículos”, podendo estes ser consultados ou descarregados.
Refiro, nomeadamente, do ilustríssimo Eng.º Jose Luis López Sangil :
“Relación de fuentes documentales, publicadas o transcritas de la historia medieval gallega”;
“Relación de los libros publicados sobre Galicia”;
É notável o número de trabalhos vindos a público sobre a história da Galiza, nomeadamente de origem universitária.
O saber ultrapassa, assim, as paredes das universidades, e alcança a generalidade da sociedade. Um bom exemplo a seguir...
Com os meus melhores cumprimentos,
Eduardo Albuquerque
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 05 Nov 2024, 23:20.