Familia Borges - Cesar Anjo

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos

Familia Borges - Cesar Anjo

#119887 | Ricardo Anjo | 02 Jun 2006 00:57

Caros confrades

Gostaria de ter mais dados sobre esta familia!
Relativamente à familia Cesar Anjo tenho poucos dados.
Pelo que sei, a origem do apelido situa-se perto de Santa Comba Dão, não sendo este de origem anterior ao sec. XIX.
O apelido por de tras deste seria BORGES. O que se sucedeu foi que "um tal" (peço desculpa por não saber o nome) padre Borges enamorou-se por uma bela moça da qual teve um filho que foi chamado de: Cesar Augusto Rodrigues Anjo de Deus. Que mais tarde passaria para descendência como Cesar Anjo.

Reply

Direct link:

RE: Familia Borges - Cesar Anjo

#119916 | silvestre | 02 Jun 2006 13:44 | In reply to: #119887

Caro Ricardo
A família Borges dessa zona interessa-me.
Tenho dois padres Borges com descendência nas minhas pesquisas, um deles meu 7º avô, ambos do Carregal do Sal. Contacte-me.
Vive em Santa Comba Dão?
Vera
silvestre @ aeiou . pt

Reply

Direct link:

RE: Familia Borges - Cesar Anjo

#119919 | Ricardo Anjo | 02 Jun 2006 14:35 | In reply to: #119916

Cara Vera,

Fiquei deveras interessado em entrar em contacto consigo, pois a minha ascêndencia por esta linha escontra-se bastante incompleta.
Além que que gostaria de ter mais conhecimentos e inclusive sobre a familia que existe "por detras" do padre borges.

Infelizmente não vivo em Santa Comba Dão, neste momento estou a viver em Coimbra.

A informação que lhe posso dar adicional, é que este padre Borges teve o caso com uma professora, da qual teve este filho. Eu sou portanto trineto do padre Borges, e único por varonia. Contudo a professora (pela informação que me deram) nunca se interessou pelo filho, pelo que este sempre viveu com o pai.

(desconheço se é do carregal do Sal)

Passado mais alguns anos, o padre deixou o sacerdócio para se casar com outra professora da qual teve descendência, e da qual tenho conhecimento: "Tia" Nela e "Tia" Nandinha (já com o apelido borges)

Que informação tem sobre os dois padre Borges?

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Reply

Direct link:

RE: Familia Borges - Cesar Anjo

#119938 | silvestre | 02 Jun 2006 19:26 | In reply to: #119919

Caro Ricardo
Nunca consegui recuar em relação ao meu avô manuel Borges, nem encontrei a Inquirição de Genere. http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=181094 Do outro Manuel Borges de Sousa, de Oliveira do Conde não conheço a ligação a este mas os casamentos das descendências são cam pessoas das mesmas famílias (Abreu, Zuzarte...). Verifico nos livros de baptismo do Carregal que há alguns padres Borges com descendência. O seu trisavô deve ser cerca de 100 anos mais novo.
Vera

Reply

Direct link:

RE: Familia Borges - Cesar Anjo

#119944 | silvestre | 02 Jun 2006 20:37 | In reply to: #119919

Caro Ricardo
Falei agora com a minha mãe que vive em Santa Comba e vai frequentemente à Biblioteca consultar os jornais locais antigos. Sabe algumas coisas sobre o seu bisavô César Anjo. Foi fundador do jornal Sul da Beira cujos exemplares estão na Biblioteca com muitos artigos dele e da esposa que também escrevia e assinava sob pseudónimo Alva. Lembra-se de ter lido a notícia do casamento de César e lá figurar o nome completo do pai, padre Borges pensa que do Couto do Mosteiro, mas não o da mãe. Diz também que tiveram uma filha, Maria Elsa, hoje com oitenta e tal anos de idade.
Há referência nos jornais a um Pe Borges que também escrevia no Sul da Beira e cerca de 1910 casou com uma professora, D. Amélia, sendo excomungado pelo Bispo. (será o seu trisavô?) Um outro (?) padre Borges deixou o sacerdócio aos 80 anos para legitimar as duas filhas. Isto é apenas um breve sumário pois o Sul da Beira tem muito mais sobre a sua família.
Cumprimentos
Vera

Reply

Direct link:

RE: Familia Borges - Cesar Anjo

#119950 | Ricardo Anjo | 02 Jun 2006 21:59 | In reply to: #119938

Cara Vera,

Muito feliz fico em saber das informações que me tras. Li tb a outra mensagem. Depois de ver algumas das freguesias do conselho de Santa Comba, o nome de São Joaninho parece-me familiar. Penso que seja la que se encontra a casa do padre borges. Os dados familiares que tenho são os seguintes:

1.1Padre Borges
1.2(...)

descendentes
2.1Cesar Augusto Rodrigues Anjo de Deus (de Deus que depois seria retirado do nome)

1.1 Padre Borges
1.3 (...) tb professora

descendentes
2.2(...)
... Nela
... Fernanda

2.1 Cesar Augusto Rodrigues Anjo (professor/inspector)
2.3 Aurora Almeida (professora)

descendentes
3.1 Augusto Rodrigues Cesar Anjo (meu avô, médico falecido em 1969)
3.2 Elsa Rodrigues Cesar Anjo
3.3 Helena Rodrigues Cesar Anjo
3.4 Bela Rodrigues Cesar Anjo

Penso que 1.1 PAdre Borges tinha irmãos, uns dos quais foi para o brasil, falencendo relativamente novo em virtude dos indigenas comerem-lhe o coração de tanta bondade que tinha.
No momento em que teve o caso com a outra pessoa, deixou o sacerdócio, pelo que os descendentes já tem o apelido borges.
Portanto talvez seja o padre borges que referiu por volta de 1910. Obrigado pela informação sobre o jornal, talvez seja uma boa fonte de pesquisa.

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Reply

Direct link:

RE: Familia Borges - Cesar Anjo

#119952 | silvestre | 02 Jun 2006 22:16 | In reply to: #119950

Será este o seu avô com nome incompleto? http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=496573
Já vi por que razão a sua bisavó assinava Alva, sinónimo de Aurora...
Vera

Reply

Direct link:

RE: Familia Borges - Cesar Anjo

#120026 | Ricardo Anjo | 03 Jun 2006 21:38 | In reply to: #119952

Cara Vera,

sim é esse o meu avô, com nome incompleto e sem toda a descendência. Apenas está presente a minha tia. Falta o meu pai e outra irma.

Ricardo Anjo

Reply

Direct link:

RE: Familia Borges - Cesar Anjo

#120058 | silvestre | 04 Jun 2006 12:59 | In reply to: #120026

Caro Ricardo
É natural. Quem enviou os dados tem como base o marido de sua tia e os nomes dos seus avós devem ter sido transmitidos oralmente a essa pessoa. A minha mãe vai tentar reencontrar o casamento do seu bisavô em 1916 ou 17 para saber o nome completo do padre Borges. Do seu avô ela lembra-se que foi pediatra em Viseu e faleceu novo.
Vera

Reply

Direct link:

RE: Familia Borges - Cesar Anjo

#120069 | Ricardo Anjo | 04 Jun 2006 15:47 | In reply to: #120058

Cara Vera,

Muito obrigado pela informação e pela disponibilidade que tem tido para comigo.
Contudo penso que meu bisavô terá casado um ou outro ano mais cedo. Porque a minha avó paterna (esposa do pediatra, meu avô) nasceu em 1917, e que meu avó seria mais velho... assim sendo o casamento teria de recuar no tempo.

Ja houve referencia a alguns padres Borges que deixaram o sacerdócio... há alguma relação entre eles?... E estranho haver pelo menos 2 Borges em epocas e locais digamos proximos, a deixar o sacerdócio.
Serão da mesma familia?

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Reply

Direct link:

RE: Familia Borges - Cesar Anjo

#122628 | silvestre | 12 Jul 2006 21:34 | In reply to: #120069

Ricardo
Tenho fotocópia de um artigo do seu avô César Anjo datada de 1927 e intitulado "Morrer de Fome". Posso enviar-lho por email.
Vera
juzarte @ iol . pt

Reply

Direct link:

RE: Familia Borges - Cesar Anjo

#122642 | Ricardo Anjo | 13 Jul 2006 01:19 | In reply to: #122628

Cara Vera,

Muito prezo em estar novamente em contacto consigo!
Que noticias tem dos seus borges (quem sabe dos nossos)?Mais alguma descoberta?
Sim agradecia que me envia-se o artigo. O meu mail é: ricardoanjo28@hotmail.com.

Com os melhores cumprimentos
Ricardo Anjo

Reply

Direct link:

RE: Familia Borges - Cesar Anjo

#122676 | silvestre | 13 Jul 2006 18:56 | In reply to: #122642

Enviei-lhe o documento mas foi devolvido. Verifique se tem espaço no email.
Vera

Reply

Direct link:

RE: Familia Borges - Cesar Anjo

#122800 | Ricardo Anjo | 14 Jul 2006 23:10 | In reply to: #122676

Cara Vera

Ja estive a ver o mail que me enviou e que não puder parar até acabar de ler o artigo. Achei bastante interessante! Agradeço.

Entretanto já tenho outra conta de email com mais espaço: ricardoanjo28gmail.com

Que mais noticias tem e que possa disponibilizar sobre os borges?

Penso que meu bisavo teria a casa no Couto do Mosteiro,ou seja, a pessoa que escreveu o artigo que me enviou.

Infelizmente não disponho de tempo para dar um pulo a Viseu e procurar no Arquivo Distrital mais alguma ascendencia, até porque é o ramo familiar do qual tenho menos informação...ascedentes de meu bisavo (ou seja a partir do Padre Borges) é um terreno completamente inexplorado.

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Reply

Direct link:

RE: Familia Borges - Cesar Anjo

#122803 | silvestre | 14 Jul 2006 23:47 | In reply to: #122800

Vou escrever para o seu email.
Vera

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 05 Jul 2024, 13:52.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen