Gião - Alentejo
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Gião - Alentejo
Procuro referências a famílias que usaram o apelido GIÃO nas regiões de Évora, Arraiolos, Montemor-o-Novo e Reguengos de Monsaraz.
Com os melhores cumprimentos,
PAC.
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
Pedro,
Tenho um ascendente chamado Caetano Gião, de S. Bento do Mato, morador que foi na Azarujinha, baptizado a 04.10.1676 que era filho de Mateus Fernandes e de Luzia Fernandes (não sei de onde surgiu o Gião!!!) .
Estes nomes dizem-te alguma coisa?
Um abraço,
Luís Calhau
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
Caros confrades,
queria simplesmente confidenciar que um ramo Gião que mantém família no Alentejo, salvo erro do Distrito de Évora, encontra-se a viver na freguesia de Alcantara em Lisboa.
Vou verificar se poderei enviar-vos dados dos ascendentes, pois que a pessoa que conheço é minha madrinha de crisma...~
Cumprimentos
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
Caro PAC
A sogra do cavaleiro tauromático Luis Miguel da Veiga, de Montemor, chamava-se Rosa Gião.
Cumprimentos
Margarida de Abreu
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
Caro Confrade,
Muito lhe agradecia se me pudesse fornecer essas informações. De facto tenho conhecimento que vivem aqui em Alcântara descendentes dos Gião, do ramo de Reguengos de Monsaraz.
Aguardo notícias!
Cumprimentos
Pedro.
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
Olá Luís!
Agradeço a tua informação. Apesar de aparentemente os nomes não encaixarem na "minha malta" todas as dicas são optimas!
Na próxima semana encontramo-nos no Arquivo!
Abraço,
Pedro.
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
Caro Pedro
No N.º 4 da II série da Revista Almansor, ano 2005 (ed. Câmara Municipal de Montemor-o-Novo), foi publicado um trabalho de João Baptista Malta: “Família Lopes Tavares, de Proença-a-Nova para Montemor-o-Novo”, onde vem descrita a descendência do casamento em 1861 de D. Adelaide Augusta Lopes Tavares (descendente daqueles) nat. de Montemor, onde nasc. 1844 e fal. 1897, com Feliciano da Silva Gião, também nat. do conc. de Montemor, nasc. 1840, filho de João José Gião e de sua m.er Fortunata Joaquina.
Daquele casal procedem vários ramos, nomeadamente: Castro Pereira Reis Gião, Gião Freixo, Gião Madeira, Gião da Silva Neto, Silva Gião Nascimento Pires, Pires da Veiga Malta, Veiga Malta Jaques, Veiga Malta Amorim Pires, Veiga Malta Correia Guedes, Gião Pires Lopes Morais, etc.
Se o que procura estiver relacionado com alguns destes ramos, dê informações mais detalhadas que verificarei no livro o que lá consta.
Se estiver interessado no livro, penso que poderá encomendá-lo à Biblioteca Municipal e Arquivo Histórico de Montemor-o-Novo, telf. 266898105.
Cumprimentos do
António Pimenta
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
Caro António,
Muito obrigado pela sua resposta e pela sugestão! Os Giões que refere têm todo o interesse para mim. Conheço o Feliciano da Silva Gião e alguma da descendência por si mencionada, mas seria fantástico completar as coisas. Tentarei então fazer as diligências necessárias para conseguir o "Almansor", visto que não tenho conhecimento do artigo sobre os Lopes Tavares, pois acredito que encontre outras informações nele que me serão também úteis.
Já agora sabe dizer-me de quem é a autoria do artigo?
Lembro-me de em tempos ter visto um artigo em qualquer periodico onde eram referidos alguns Romeiras da Costa, tem conhecimento do que se trata? Lamentavemente na altura não apontei e não me recordo...
Cumprimentos aos genealogistas de Montemor!
Pedro AC.
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
Caros Confrades
Eu tenho este:
90. João da7 Rosa.213 Nasceu em Santa Susana, Termo do Redondo.214 Casou com Rosária de Mira, filha de Bernardo de Mira e Inês (Gioa) Gião.215
91. Rosária de7 Mira216 casou com João da Rosa, filho de Inácio Mendes e Isabel Gomes.217 Nasceu em . .1722 em Graça do Divor, Termo de Évora.218 Foi baptizada a 29.4.1722 em Igreja da Graça do Divor, Évora.219
Encaixa nalgum lado?
Abraço
João Cordovil Cardoso
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
Caro Pedro
O artigo que lhe indiquei sobre os Lopes Tavares é, conforme mencionei, da autoria do João Baptista Malta.
Relativamente aos Romeiras da Costa, de Montemor-o-Novo, talvez não lhe traga nenhuma novidade, mas mesmo assim adianto o seguinte:
Esta família teve o seu princípio com o casamento em 1894 em Montemor, de Salvador da Costa, comerciante e distinto caçador, nasc. em 1864 na mesma vila (onde seus Pais, sendo oriundos de Palmela, aqui se haviam fixado), com D. Joaquina da Conceição Romeiras (ou D. Joaquina Valverde Romeiras ?).
Do enlace nasceram quatro filhos em Montemor, todos já falecidos:
--- 1) Salvador Romeiras da Costa – participou na Grande Guerra e, já de avançada idade, chegou a ser o sócio n.º 2 do Sporting Club de Portugal. Cas. c. D. Marieta da Costa Castilho (minha parente), c.g. (Costa Castilho Vilar Gomes)
--- 2) António Salvador Romeiras da Costa – viveu em Montemor com sua mulher, que julgo era filha do médico Dr. João Luis Ricardo. Tiveram 3 filhas solteiras e um filho casado.
--- 3) Manuel Salvador Romeiras da Costa – foi segundo marido de D. Sebastiana Caldas de Lemos Lopes Tavares (sogra de seu irmão Francisco, abaixo), filha de Joaquim José Lopes Tavares e de sua m.er D. Isabel Maria Caldas de Lemos. S.g.
--- 4) Francisco Salvador Romeiras da Costa – médico em Vendas Novas, onde viveu com sua m.er D. Esmeralda Safira Lopes Tavares Sameiro, filha do primeiro casamento de D. Sebastiana Caldas de Lemos Lopes Tavares com o Dr. Leopoldo Augusto César de Carvalho Sameiro. Cg. (Franca Ribeiro Romeiras da Costa e (Salvador) Franco Mira. Estas descendências, bem como a ascendência de D. Esmeralda e de Sabastiana, estão desenvolvidas no citado trabalho sobre os Lopes Tavares.
Espero que estes breves apontamentos lhe satisfaçam a curiosidade e adianto que parte foram tirados dos “Lopes Tavares” referidos, outra parte das “Memórias de Salvador da Costa”, publicadas no N.º 10 da I série da mesma Revista Almansor, ano 1992, e outros do meu conhecimento pessoal.
Cumprimentos do
António Pimenta
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
Pedro,
Ainda a propósito dos GIÕES, na consulta dos paroquiais relativos à Matriz do Redondo deparei-me, em tempos, com o assento de baptismo (que por acaso registei por fazer referência aos Carvalhais) de um tal Anastácio (exposto), b. 10.05.1877, tendo sido madrinha uma Maria Vitória Carvalhal (que não consegui entroncar nos que trago estudados), filha de Joaquim Maria Gião e de Teresa de Jesus Carvalhal (ignoro a naturalidade destes, Redondo ?!!, Reguengos?!!!).
Certamente aqui fica um mero apontamento, ainda assim não quis deixar de o compartilhar contigo por saber que coleccionas "Giões".
Abraço,
LC
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
Caro António Pimenta,
Vejo que tem um excelente conhecimento das famílias de Montemor. Saberia alguma coisa dos ascendentes de Luís Filipe Feyo Pereira Rosa (filho do José Pedro Feyo Pereira Rosa) recentemente falecido?
(um Feyo Pereira Rosa vem referido nesse número 4 da revista de Almansor, no artigo sobre os Lopes Tavares)
Agradeço antecipadamente qualquer info.
com os melhores cumprimentos,
Miguel de Castro Henriques
Direct link:
RE: Feyo Pereira Rosa
Caro Miguel de Castro Henriques
Agradeço a conta em que me tem relativamente ao conhecimento das famílias de Montemor, mas na realidade não sou merecedor desse “elogio”.
A ida para Lisboa ainda menino de liceu e o regresso à terra-mãe há pouco mais de uma dúzia de anos já casado e com filhos em idade pré-liceu (aliás, pré-ensino unificado), fez-me perder o contacto com uma geração que entretanto foi desaparecendo; uns, com dizia o nosso grande Camões, “pela lei da morte libertando”, outros por se terem afastado de Montemor e terem procurado o seu destino em outras paragens.
Embora algumas das informações que ponho neste fórum sobre as famílias da minha terra se devam a investigação minha mais relacionada com os meus ramos familiares e parentescos, grande parte vou buscá-las a trabalhos já publicados, muito particularmente aos da autoria de João Baptista Malta, meu parente e amigo, esse sim, incansável investigador dessas matérias. Pena é que não o vejamos por “estas bandas” dando o seu valioso contributo.
E é assim que mais uma vez o vou referir, para dar resposta à sua pergunta.
Também conheci o Luis Filipe da Fonseca Feyo Pereira Rosa, um verdadeiro “gentleman” de trato fino, educado, respeitável e respeitador, e soube com mágua do seu recente e penoso desaparecimento da nossa convivência.
Lembro-me mal de seus Pais, mas a sua casa em Montemor ainda existe, a poucos metros da minha, embora nas mãos de outra familia que a comprou pelos princípios da década de 1970.
Voltando à sua pergunta.
Mais uma vez da autoria de João Baptista Malta, foi publicado no N.º 2 da II Série da Revista Almansor (ano 2003) o trabalho sobre a “Família Leitão Feyo Pereira Rosa”, onde encontrará a ascendência que me pediu estudada até aos inícios de Seiscentos (reportando-nos para finais de Quinhentos).
Se apenas estiver interessado nalguma questão concreta dessa ascendência, estou à sua disposição para tentar dar-lhe resposta.
Com os melhores cunprimentos
António Pimenta de Aguiar
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
Cara Margarida,
Agradeço a sua resposta!
Cumprimentos,
Pedro Amaral.
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
Caro Miguel,
Posso adiantar-lhe alguns dados acerca do senhor que refere, que tenho em minha posse:
Pais:
- JOSÉ PEDRO FEIO PEREIRA ROSA - casado 1ª vez xom D. Francisca Joana Sameiro, tia da sua 2ª mulher homónima -, lavrador e proprietário, nascido na freguesia da Matriz de Montemor em 1836; e D. FRANCISCA JOANA SAMEIRO, nascida em Arraiolo.
Avós paternos: João Gregório Feio de Magalhães Pereira e Rosa e de sua mulher D. Rita Jacinta Francisca Máxima Xavier da Silva Rates, proprietários, ambos naturais de Montemor;
Avós maternos: Luís Filipe Couceiro e D. Maria da Visitação Sameiro.
Saberá o Sr. adiantar-me alguma bibliografia onde exista referência ao referido Luís Filipe Feyo Pereira Rosa? Gostaria de obter mais irformação!
Cumprimentos e espero ter ajudado!
Pedro Amaral.
Direct link:
RE: Feyo Pereira Rosa
Caro António Pimenta de Aguiar
Muito lhe agradeço os dados que me comunicou, a pronta resposta e a generosa disponibilidade. O Luis Filipe, vários anos mais velho, era meu primo, pelo lado da minha mãe. Conheci-o era eu miúdo e ele já um homem feito. Tive logo boa impressão dele. Os anos confirmaram-na. Era de facto um gentleman, como já se vêem poucos, e um "raconteur" de enorme talento. Aliava a isso uma elegância que, apesar de enormes dificuldades financeiras, nos últimos anos da vida sobretudo, sempre manteve.
Poucos dias antes de morrer, um familiar meu ainda o viu na esplanada de um café. Com a sua proverbial educação levantou-se para o cumprimentar. Mais vezes o fez quando passavam conhecidos que vinham â mesa cumprimentá-lo. Estava já então em estado terminal avançadíssimo extremamente debilitado, mas a cortesia nunca a esqueceu. Fazia parte da sua natureza.
Desde o primeiro momento que soube que o desenlace só podia ser um. Mas manteve-se sem desesperar, sem se entregar. Foi ele mesmo até ao fim.
Devido a difculdades técnicas com o modem, só agora lhe respondo. Agradeça, por favor, ao seu parente e amigo João Baptista Malta pelo bom trabalho sobre os Leitão Feyo Magalhães Pereira Roza que fez para a revista Almansor, que entretanto já li, aqui na biblioteca de San Tiago do Cacém.
Dizia Marguerite Yourcenar "que as pessoas não morrem enquanto nos lembrarmos delas". Por isso lhe agradeço a si e ao seu parente e amigo por terem fortalecido a memória que tenho desse meu Primo e Amigo.
Com os melhores cumprimentos, e âs suas ordens no que lhe puder ser útil,
Miguel de Castro Henriques
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
Caro confrade,
Apenas depois de ler todas as intenvenções do tópico me apercebi que a pessoa que fala não será certamente a que lhe indico. Será certamente um primo, ou tio..
Fica então desfeito o equícovo.
Desculpe a confusão!
Pedro A.
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
Caro Pedro,
O Luís Filipe era meu primo, um contador de histórias admirável, e tinha todo o charme do ancien régime, o qual aliado â sua naturalidade e boas maneiras (tão raras de encontrar hoje) encantava quem o conhecia e, depois, quem com ele conversava. Ainda era de uma raça de portugueses que tinha tempo, e não olhava para o relógio e se a conversa lhe interessava, que o próprio grande deus Cronos fosse dar uma volta! Suspendia-se o tempo. Tinha qualquer coisa do Príncipe de Salinas, capaz de falar de seja com quem for sobre qualquer assunto, desde que o tema lhe interessasse.
Obrigado pelos dados que me facultou, que estão correctos, mas entretanto já os tinha coligido graças â gentileza do nosso confrade António Pimenta de Aguiar, que me comunicou que a sua ascendência se encontra na Revista Almansor n.2, II série. de 2003. "Família Leitâo Feyo Pereira Roza", da autoria de Joâo Baptista Malta.
Os melhores cumprimentos
Miguel de Castro Henriques
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
Miguel,
Verei então esse artigo, que certamente também terá interesse para mim. Achei curiosa a forma como falou desse seu primo, e também por o "ouvir" citar a nossa Yourcenar!
Abraço,
Pedro.
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
João,
Acerca dos seus Bernardo de Mira e Inês Gião:
Ele foi FSO e lavrador da Herdade de Ximenes na Graça do Divor [que hoje é dos Franco Barroso], era nal. de Évora-Sé e fº. de António Luís e Isabel Vidigal, ambos da Graça do Divor.
Casou com a dita Inês Gião em Santa Sofia-Montemor a 11/9/1720, sendo ela fª de Luís Lopes e de Maria Gião, casados em Santa Sofia a 21/7/1697.
Acrescento que o casal Bernardo de Mira e Inês Gião foram progenitores de prolifera descendência que usou na generalidade a nomenclatura Mira Bernardo.
Espero ter ajudado!
Abraço,
Pedro.
Direct link:
RE: Feyo Pereira Rosa
Caro Miguel,
Sabe dizer-me alguma coisa da família materna do seu primo Luís Filipe Pereira Rosa?
Cumprimentos,
Pedro.
Direct link:
RE: Feyo Pereira Rosa
Caro Pedro,
O apelido da mãe do Luís Filipe era Oliveira da Fonseca. O Oliveira é dos Oliveiras de Alcochete, grandes proprietários desde o início do séc. XIX., criadores de touros, com coudelarias conhecidas, etc. que tem basta descendência, por via feminina como Ferreiras do Amaral, O´Neills, Matos Fernandes, Moniz de Bettencourt etc., e este seu correspondente.
O outro apelido, Fonseca, está ligado aos Coelhos Barretos, não sei como, e tem uma ascendência a uma linhagem da nobreza titulada francesa também não sei como, e é o representante de ambos.
O ANP, segundo informa o João Baptista Malta em 2002, iria tratar dessa ascendência. ignoro se terá já tratado.
Não sei se o Zé Pedro, o filho do Luís Filipe e actual representante dos Magalhâes Feyo Pereira Rosa saberá alguma coisa sobre o assunto, mas na primeira oportunidade pergunto-lhe ou faço-lhe chegar a pergunta por outros familiares que se dão mais com ele.
Cumprimentos,
Miguel
Direct link:
RE: Feyo Pereira Rosa
Caro António,
Já consegui consultar o artigo do nosso colega João Malta, que muito útil me foi. Agradeço mais uma vez a sua sugestão!
Gostaria de perguntar-lhe, uma vez que está mais "por dentro" das gentes de Montemor que eu, se conhece alguma família Taborda Falcão, ou Falcão Marques dos Santos aí em Montemor????
Na verdade não sei se esta família ainda aí existe, mas penso que ainda terão, pelo menos, propriedades por aí.
Muito obrigado!
Cumprimentos,
Pedro Amaral.
Direct link:
RE: Feyo Pereira Rosa
Caro Miguel,
Pelo que me diz destes Oliveiras presumo que sejam os de Estêvão de Oliveira, cuja família em tempos investiguei. Fico curioso como será esta ligação. Eu sou primos dos Oliveira Fernandes que refere. Também, por curiosidade, gostaria de saber através de que linha o Miguel era parente do Sr. Luís Filipe Pereira Rosa?
Se conseguir mais informação agradeço-lhe!
Muito obrigado!
Pedro.
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
Verifique se alguns desses Gião já não estão na Base de Dados do Genea Portugal. Creio que estão.
MSS
Direct link:
RE: Feyo Pereira Rosa
Caro Pedro
Há uns Marques dos Santos, não sei se são os mesmos, de onde nasceu a mulher (Cláudia) do meu primo Gonçalo Cordovil. Estão relacionados, segundo creio, com os Bruto da Costa e a eles pertence também a Mafalda Veiga, salvo erro (sei que são primas mas não estou certo que seja pelo lado Marques dos Santos).
Um abraço
João
Direct link:
RE: Gião - Montemor-o-Novo
Caro Pedro Amaral
Conheci muito bem um senhor já falecido há anos, de seu nome Joaquim Falcão Marques dos Santos que, se não estou errado, era primo co-irmão de António Romeiras Marques dos Santos, sendo este Pai de Manuel Bruto da Costa Marques dos Santos, casado com uma prima minha e que já consta na BD do Genea [129999].
Por coincidência, e ainda a propósito dos GIÃO, de quem ele é também descendente, recebi dele os apontamentos que coloco abaixo com o pedido de aqui os divulgar, uma vez que já enviou há algum tempo essa informação para o Genea mas ainda não foi inserida.
Seguem os ditos apontamentos:
ANDRÉ PIRES GIÃO [224571], baptizado em Montemor-o-Novo, Repreza, Nossa Senhora da Purificação a 8.12.1642 - filho de Manuel Pires Gião e de Isabel Dias, ambos da Repreza.
-- Casamento I - na Repreza, Nossa Senhora da Purificação a 20.12.1672 com CATARINA VINAGRE [224572]
-- Casamento II - com ESCOLÁSTICA BANHA [492508], baptizada no Escoural a 12.8.1658 - filha de Luís Pires Gião, natural do Escoural, e de Catarina Banha, de Santa Sofia; - neta paterna de Domingos Pires Gião, natural do Escoural (filho de Pedro Gião, natural do Escoural, casado nas Alcáçovas a 25.9.1580 com Margarida Pires), que casou em Nossa Senhora da Tourega a 7.10.1612 com Apolónia Dias, filha de Diogo Dias Gião e de Genebra Dias.
---- Filho do Casamento II:
VALENTIM BANHA GIÃO [220463], baptizado em Montemor-o-Novo, Represa, Nossa Senhora da Purificação a 10.10.1697 e casado em São Brissos a 26.11.1691 com CATARINA VICENTE [220464], baptizada em São Brissos a 26.11.1691, filha de Manuel Vicente, natural de São Brissos e de Margarida Pires, de São Brissos.
---- Filho dos anteriores:
VICENTE BANHA GIÃO (216511), baptizado em Montemor-o-Novo, Represa, Nossa Senhora da Purificação a 9.11.1719.
-----------------------
FRANCISCO VIDIGAL SALGADO [224573], (sogro de António Gião, abaixo) nasceu em São Miguel de Machede, filho de Belchior Fernandes Vidigal, natural de São Miguel de Machede, onde casou a 8.6.1625 com Inês Duarte; neto paterno de Estevão Fernandes Vidigal, natural de Évora Monte, e de Margarida Fernandes Salgado; neto materno de Manuel Afonso e de Francisca Duarte.
-- Casou com MARIA DAS CANDEIAS [224574], natural da Igrejinha, filha de Francisco Fernandes e de Isabel Ribeiro.
Segue abaixo a ligação do ramo Gião de Manuel Bruto da Costa Marques dos Santos com o da sogra do seu cunhado (e meu primo) Luís Miguel da Veiga, até ao último que vem nos Costados Alentejanos-I, Árvore 99, de António L. T. C. Pestana de Vasconcellos
ANTÓNIO GIÃO [220465] - o casamento com ISABEL MARIA VIDIGAL SALGADO é o Casamento II.
O segundo filho, que está inserido como Matias Gião Vidigal Salgado [441010] era só MATIAS GIÃO, baptizado na Repreza a 24.2.1722, onde casou a 3.5.1745 com MARIA CECÍLIA GOMES, que foi baptizada na Repreza a 8.2.1719, filha de Simão Gomes e de Bernarda Roza, naturais da Repreza. (Nota relativa ao apelido da Bernarda: as testemunhas foram Manuel Banha e o Dr. Francisco Pereira da Roza.
---- Filho de Matias Gião e de Maria Cecília Gomes:
FILIPE GIÃO - casou com MARIA JOAQUINA LOPES, baptizada em Montemor-o-Novo, Santa Sofia a 26.1.1746, filha de Bento Lopes, natural de Santa Sofia e de Teresa Luís, natural de São Sebastião da Giesteira.
---- Filho de Filipe Gião e de Maria Joaquina Lopes:
FRANCISCO ANTÓNIO GIÃO, baptizado na Repreza a 12.4.1778, casou com TERESA LAUREANO GAVIÃO, baptizada em Santana do Mato a 26.10.1775, filha de João Nunes Gavião, natural de Santana do Mato e de Rosa Joaquina, natural de Montemor-o-Novo, Santa Maria do Bispo.
---- Filhos de Francisco António Gião e de Teresa Laureano Gavião:
1 - JOÃO JOSÉ GIÃO, baptizado em Santa Sofia a 27.9.1803, onde casou a 30.12.1834 com FORTUNATA JOAQUINA CARVALHO, baptizada nas Alcáçovas a 9.6.1808, filha de João Vicente de Carvalho, natural de São Cristóvão e de Joaquina Carvalho, natural de Montemor-o-Novo, Santa Maria do Bispo.
2 – MANUEL JOAQUIM GIÃO, casou com Margarida Ritta.
---- Filho de João José Gião e de Fortunata Joaquina Carvalho:
FELICIANO DA SILVA GIÃO - nasceu em Montemor-o-Novo, Santa Sofia, a 17.2.1840
-- casamento II em Montemor-o-Novo, Santiago do Castelo a 8.8.1861 com ADELAIDE AUGUSTA LOPES TAVARES, nascida em Montemor-o-Novo, Santiago do Castelo, a 27.12.1844 e falecida em Montemor-o-Novo, Santa Maria do Bispo, a 13.7.1897.
NOTA - o ramo da descendência de Feliciano de Silva Gião e de Adelaide Augusta Lopes Tavares, até à mulher do Luis Miguel da Veiga, está descrita nos Costados Alentejanos - I, Árvore nº 99.
------------------------------
Talvez estas novas informações ajudem alguns confrades que procuram relacionar os GIÃO do Alentejo, neste caso de Montemor-o-Novo, com outros ramos dispersos.
Com os melhores cumprimentos
António Pimenta de Aguiar
Direct link:
RE: Gião - Montemor-o-Novo
Caros Confrades:
Relativamente a este interessante tópico,venho acrescentar mais uma linha da família Gião,de que descende o meu amigo João José das Neves Barata Lima de Almeida Mendes e que segue:
1-André Pires Gião casou com Catarina Vinagre.Tiveram:
2-António Gião casou com Isabel Maria Vidigal Salgado ,filha de Francisco Vidigal Salgado e de Maria das Candeias.Tiveram:
3-Mathias Gião que segue e irmã Cecília Maria Vidigal Salgado(De quem descende Manuel Bruto da Costa Marques dos Santos)
3-Mathias Gião(acima ),natural da Represa e morador nos Serrões de Diante,casou com Maria Cecília,da mesma freguesia.Tiveram:
4-Felipe Gião baptizado a 17/03/1748 na Represa, casou com Maria Joaquina,baptizada a 08/05/1748 em Santa Sofia,filha de Bento Lopes e de Teresa Luís.Tiveram:
5-Francisco António Gião,baptizado a 12/04/1768 na Repreza,casou com Teresa Laureana baptizada a 26/10/1775 ,filha de João Nunes Gavião baptizado a 14/06/1734 em Santana do Mato e de Rosa Joaquina Marques natural da Matriz de Montemor-o-Novo e neta paterna do capitão de ordenanças Simão Nunes Gavião,baptizado a 28/10/1699 em Santana do Mato onde casou a 12/10/1731 com Maria Luís d´Almeida natural de S.Lourenço, Lavre,moradores na herdade de Verdugos de Cima.Tiveram:
6-Gertrudes Margarida Gião,nasceu a 09/04/1800 em Santa Sofia,Montemor-o-Novo(Um seu irmão foi João José Gião,trisavô de D.Maria Rosa de Castro Pereira Reis Gião já falecida e mulher do Dr. João Inácio Nunes Barata Freixo;Gertrudes Margarida foi tambem tia trisavó de Maria Adelaide de Castro Gião casada com Francisco Simões Carneiro,irmão paterno de Júlio Simões Carneiro,Visconde de Cabrela), casou com António Vicente da Silva lavrador na herdade da Capela (Santiago do Escoural) e nascido a 05/01/1804 em S.Mateus ,Montemor-o-Novo,filho de Joaquim Vicente Saramago ,baptizado a 19/09/1765 em Santiago do Escoural e de Ana Joaquina da Silva Telles nascida em São Tiago do Castelo,Montemor-o-Novo(sobre a ascendência de quem está a ser preparado um estudo da autoria do Dr. Guilheme Maia de Loureiro).Tiveram:
7-D. Maria Teresa da Silva,baptizada a 17/09/1829 ,Santiago do Escoural,casou com Joaquim José d`Almeida natural de Portalegre,baptizado a 10/03/1811 na freguesia de S. Martinho,filho de Francisco António d´Almeida baptizado a 26/05/1785 em S. Lourenço,Portalegre e de Ana Cristina Morato Maçans baptizada a 15/08/1792 em S. Martinho, Portalegre.Tiveram:
8-D. Ana Cristina d´Almeida nascida na Vidigueira ,S. Pedro onde casou a 09/01/1892 com João Quintino Mendes de Mira ,nascido a 31/10/1869 na Matriz de Montemor-o-Novo,Licenciado em farmácia (UC) , filho de José Mendes dos Santos baptizado a 14/01/1818 em S.Vicente,Abrantes e de D. Maria José de Mira , baptizada a 22/04/1828 em Santiago do Escoural,filha de Joaquim José de Mira,lavrador ,baptizado a 24/08/1793 em Viana do Alentejo e de Joaquina Rita Varela nascida em N. Sra do Bispo,Matriz de Montemor-o-Novo(irmã da avó paterna do Conde de Safira,Augusto Dâmaso Miguéns da Silva Ramalho da Costa.Tiveram:
9-José Joaquim d´Almeida Mendes,nasceu a 13/01/1893 na Matriz de Montemor-o-Novo e casou a 08/03/1925 na mesma freguesia com D. Francelina Cecília da Silva Baptista nascida a 31/01/1897 em S. Tiago do Castelo, filha de Adriano Alves Baptista e de D. Francelina Amélia da Silva Santos.Tiveram:
10-Vicente Adriano Baptista d´Almeida Mendes,nascido a 11/02/1926 em N. Sra. do Bispo e casou em Coimbra na igreja da Rainha Santa Isabel a 07/05/1960 com D. Maria Odete das Neves Barata Lima nascida na freguesia de Alvares,concelho de Goís a 20/03/1927 filha de Manuel Diniz Barata Lima e de D. Lucinda Isabel das Neves.Tiveram:
11-Ana Cristina das Neves Barata Lima d´Almeida Mendes,nascida a 23/02/1961 em N. Sra. da Vila ,Montemor-o-Novo onde casou a 20/04/1990 em N.Sra. da Visitação com Carlos Manuel do Amaral Rosado Pereira nascido a 13/07/1950 em S. Sebastião da Pedreira com geração .
11-(E o irmão) João José das Neves Barata Lima d´Almeida Mendes nascido a 26/05/1963 em Santa Cruz ,Coimbra e casou em Lisboa com Isabel Araújo Ferreira nascida em Lisboa em 27/07/1963.Tiveram:
12-António Araújo Ferreira d´Almeida Mendes .
António Gião acima referido era casado com Isabel Maria Vidigal Salgado a qual era bisneta do casal Estêvão Fernandes Vidigal e Margarida Fernandes Salgado,de quem foi 4º neto, Alexandre José Catella Vidigal de Bulhões e Miranda, Fidalgo de Cota de Armas a 03/07/1751 a quem foi reconhecido entre outras o direito a armas de Salgados.
Cumprimentos aos Confrades a quem felicito pela apresentação de tão interessante tema e faço votos para que saia brevemente o livro que sei estar completíssimo e de toda a oportunidade do Pedro Amaral de Mira Carvalho
João Malta
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
Olá compadres !!
Sou brasileiro de sobrenome Gião e procuro informações sobre meus antepassados.
Gostaria de saber se alguém tem informações sobre João de Faria Gião, que segundo meu pai diz, veio para o Brasil menino.
Ficaria muito, muito grato com qualquer informação sobre este nome.
Obrigado.
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
Caro Sr. Gião,
Na região de Arraiolos vivia gente com os apelidos Faria Gião no século XIX.
Sabe dizer-me de que região portuguesa era o seu avô João de Faria Gião?
Cumprimetos,
Pedro AC.
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
Caro Pedro
Infelizmente não tenho, no momento, nenhuma informação sobre a região em que os familiares de João de Faria Gião viveu, mas com certeza deve tratar-se dos mesmos Faria Gião e, segundo informações de meu pai, ele deve ter vindo para o Brasil entre 1875 e 1895.
João de Faria Gião é meu tataravô (ou triavô, como é dito em Portugal)
Qualquer outra informação ficarei muito grato !
Obrigado.
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
Sem referência à região de naturalidade do seu avô fica com a tarefa dificultada, uma vez que existem diversas famílias em Portugal de apelido Gião.
Se tiver uma certidão de nascimento do seu pai certamente lá dirá de onde era o pai dele.
A família que lhe falo, de que um ramo usou realmente a nomenclatura Faria Gião, é uma conhecida família de lavradores do Alentejo. Quanto ao ramo Faria Gião da vila de Arraiolos perco-lhes o rasto na 2ª metade do séc. XIX.
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
Olá ! Agradeço a prontidão das respostas !
Será que o rastro do ramo Faria Gião da vila de Arraiolos não se perdeu com a vinda para o Brasil ? Creio que João de Faria Gião tenha vindo ao brasil na metade do século XIX mesmo. Eu vou providenciar mais informações com meu pai e volto a escrever.
Lembrando que este nome que procuro é Bisavô de meu pai e, portanto, meu triavô. O problema é que não temos nenhum documento do mesmo. Para se ter uma idéia, o único documento que temos é a certidão de óbito de João Ferreira Gião, nascido no Brasil e filho de João de Faria Gião.
Mais uma vez agradeço.
Direct link:
RE: Gião - Alentejo
Olá compadres !!
Sou brasileiro de sobrenome Gião e procuro informações sobre meus antepassados.
Gostaria de saber se alguém tem informações sobre João de Faria Gião, que veio para o Brasil no século XIX.
Ficaria muito, muito grato com qualquer informação sobre este nome.
Obrigado.
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
Caro confrade,
Se tem a certidão de óbito do filho de João de Faria Gião, essa certidão deve indicar a freguesia de naturalidade e a idade do senhor. Através destas informações já pode pedir uma certidão de nascimento dele, onde lhe dirá de onde era o pai e o nome dos avós.
Boa sorte nas investigações!
Pedro AC.
Direct link:
RE: Gião - Alentejo
Boa tarde
Não sei se ainda há interesse neste assunto, mas eu pertenço à família Gião da zona de Montemor-o-Novo. Só tenho conhecimento de parentes até aos meus bisavós e algumas pessoas da família conhecem histórias antigas.
Se ainda existir algum interesse neste assunto, disponham.
Direct link:
RE: Gião - Alentejo
Caro LVinagre,
O interesse mantém-se... Quais os nomes de seus bisavós? Tenho antepassados Gião das freguesias de Santa Sofia e Represa, Montemor-o-Novo.
Melhores cumprimentos,
Jorge Veiga Testos
Direct link:
RE: GIÃO - Alentejo
Caros confrades,
Pouco posso contribuir para as genealogias dos 'GIÃO'.
Apenas sei, por informações familiares que, a minha tia-bisavó Maria Filomena de Ataíde da Veiga Pavão da Silva Leal, nascida em Mirandela, Suçães por volta de 1883 casou com cerca de 39 anos (+/- em 1922) com 'Manuel Gião' de Reguengos de Monsaraz, que era médico e terá sido Director do Hospital Militar da Estrela, em Lisboa. Deste casamento não houve sucessão.
Espero que, com tão pouco, possa ajudar.
Cumprimentos,
Miguel Q.S.
Direct link:
RE: Gião - Alentejo
Caro Jorge Veiga Testos,
demorei algum tempo a responder porque tive que recolher algumas informações que já andavam um pouco perdidas.
A minha avó paterna era Pulquéria Rosa Gião (nascida em Safira) e a minha avó materna Verdiana Augusta (Gião) (nascida no monte de Pinçais, freguesia do Couço). As minhas avós eram irmãs e filhas de João Francisco Gião (natural da Represa) e de Joaquina Rosa (natural da Represa). João Francisco Gião era filho de Francisco António Gião e Guilhermina de Jesus.
Se não for indiscrição, gostaria de perguntar se o Jorge não é descendente desta mesma família, talvez de Barbara Gião, irmã das minhas avós.
Com os melhores cumprimentos
Liliana Gião Vinagre
Direct link:
RE: Gião - Alentejo
Cara prima,
Tem toda a razão, o meu avô materno Joaquim Amaro Barbosa era filho de Bárbara Maria Gião, irmã de suas avós.
Podemos conversar melhor por mail: jorge_testos(arroba)sapo.pt
Desde já adianto que o Francisco António Gião, pai de nosso avô João Gião, era filho de José Joaquim Gião (irmão inteiro de João José Gião - http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=644979) e de Bárbara Rita Azeda (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1055635). Já enviei os dados para o Geneall para fazer a ligação entre os dois ramos.
Até breve,
Jorge
Direct link:
RE: Gião - Alentejo
Olá ,
Não sei se interessa às vossas contas, mas tenho um ramo da minha arvore que estou actualmente a investigar que conta já com duas pessoas de apelido Gião. São eles Caetano Gião natural de S. Geraldo (Montemor-o-Novo) em 1702 , filho de Manoel Gião natural de nascido em Freg. de S. Pedro da Gafanhoeira entre 1684 e 1651.
Cumpts
Direct link:
RE: Gião - Alentejo
olhe eu também sou gião e a minha bisavó era de requengos e o meu apelido provém dela. também procuro familiares, nomeadamente ricos, dos quais possam partilhar uma herança comigo dada a minha ocupação que é técnico superior de parqueamento da zona dos restauradores, e resido na rua augusta debaixo do arco, esta mensagem foi enviada através do computador da biblioteca municipal. peço uma rápida resposta pois só tenho direito a mais 15 minutos de internet deste mês
ReplyDirect link:
RE: Gião - Alentejo
Eu sou Gião Vinagre e a minha familia é da região de Montemor. Sou filho de Joaquim Gião Vinagre, nascido no Couço e Maria Ribeiro Gião Vinagre, nascida em Mora.
ReplyDirect link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 03 Dez 2024, 01:24.