Família Spratley

This topic is classified in rooms: Famílias

Família Spratley

#121534 | NFA | 25 Jun 2006 16:11

Trata-se da varonia da minha mulher. Gostaria de trocar informações colaterais desta familia pois tenho a linha desenvolvida até Inglaterra. Aguardo noticias, Francisco Freire de Andrade

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA SPRATLEY

#121543 | jorge_arez | 25 Jun 2006 19:13 | In reply to: #121534

bom dia
francisco
desculpe mas não tenho elementos sobre os spratleys
mas sobre o lado seu costado roncon com o qual sou muitas vezes embora distantemente aparentado
um abraço
jorge
ps conheci um medico antonio spratley do porto no serviço militar deve ser da familia

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA SPRATLEY

#121546 | NFA | 25 Jun 2006 19:35 | In reply to: #121543

Caro Jorge,

Muito obrigado pela rápida resposta ao meu apelo, porém quanto ao costado Roncon do avô materno de minha mulher tenho conhecimento da existência dos dversos ramos através da magnifica publicação "Os Luso-Descendentes da Índia Portuguesa", de Jorge Forjaz, cujo ramo principal representa a minha sogra.

Um abraço,
Francisco Freire de Andrade

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA SPRATLEY

#121552 | jorge_arez | 25 Jun 2006 20:55 | In reply to: #121546

caro francisco
se quizer saber mais sobre esse lado eu tenho as nossas ligações a maior parte assinaladas
o meu msn e hotmail é igual ao meu nome utilizador
um abraço
jorge

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA SPRATLEY

#121555 | NFA | 25 Jun 2006 22:50 | In reply to: #121552

Caro Jorge,

Renovando os meus agradecimentos aproveito para indicar que o meu email é freiredandrade@gmail.com.

Um abraço,
Francisco

Reply

Direct link:

RE: Família Spratley

#121592 | xisco | 26 Jun 2006 11:41 | In reply to: #121534

Caro Confrade

Conheço no Porto uma família Spratley, mais concretamente a Isabel Spratley da Silva (Sousa Rio), arquitecta, filha de Rui Spratley da Silva.

Luís Contreiras

Reply

Direct link:

RE: Família Spratley

#121645 | sakawimbi | 26 Jun 2006 19:02 | In reply to: #121534

Caro Confrade
Tive um cunhado de nome Manuel António Spratley Pinto da Silva, de origem escocesa. Foi gente grande na Garland & Ladley.
Minha Irmã ainda é viva.
Se quiser posso estabelecer o contacto.
Entretanto pode consultar o Genea pois tem lá dados que talvez o ajudem na sua decisão.
Cumprimentos
Antonio de Sampaio Pinho

Reply

Direct link:

RE: Família Spratley

#121663 | NFA | 26 Jun 2006 23:23 | In reply to: #121645

Prezados Amigos,

A família Spratley é só uma, descendem todos do casal John Spratley, nascido em 1766 ( Bray, Berkshire, Inglaterra), e de Josefa Joaquina (Pêso da Rêgua, Vila Real). Todavia um ramo posteriormente ligou-se a uma família de origem escocesa de apelido Johnston, antepassados por varonia paterna da minha mulher.
Assim sendo pretendo estabelecer a ligação colateral com os Spratley Pinto da Silva e outros ramos caso existam.
Cumprimenta e agradece atenção recebida,
Francisco Freire de Andrade

Reply

Direct link:

RE: Família Spratley

#121686 | aniset | 27 Jun 2006 02:36 | In reply to: #121534

há uma família spratley no Porto. Não poderão ajudar?
MCA

Reply

Direct link:

RE: Família Spratley

#121807 | sakawimbi | 28 Jun 2006 17:59 | In reply to: #121663

Caro Francisco
Antes de o por em contacto pessoal com os Spratley que conheço parece-me mais frutuoso ler o Livro intitulado:
UMA FAMILIA DO PORTO, de Pedro Araujo Dantas,
Guimarães Editores, Rua da Misericórdia, 68-70, 1200 Lisboa
Editado em 1998.
Está lá tudo, e tem bastantes fotos.

Cumprimentos do António de Sampaio Pinho

Reply

Direct link:

RE: Família Spratley

#142766 | sakawimbi | 02 Feb 2007 19:35 | In reply to: #121807

Caro Francisco
Já encontrou o Livro de que lhe falei?
Antonio de Sampaio pinho

Reply

Direct link:

RE: Família Spratley

#142770 | sakawimbi | 02 Feb 2007 19:43 | In reply to: #121663

Caro Confrade
Já encontrou o Livro que lhe indiquei no meu post de 28 junho 2006?
Antonio de Sampaio Pinho

Reply

Direct link:

RE: Família Spratley

#142806 | aniset | 03 Feb 2007 02:20 | In reply to: #121663

há uns Spratley em lisboa ( parentes dos do Porto).
Veja neste site da genea Palma Leal Spratley.
Aniset

Reply

Direct link:

RE: Família Spratley

#142886 | sakawimbi | 03 Feb 2007 22:42 | In reply to: #121534

Caro Confrade
Vou pô-lo em contacto com os actuais representantes da Família SPRATLEY.

Entretanto se consultar no GENEA, a arvore de Costados de Manuel António Spratley Pinto da Silva (*1925) encontrará João Spratley nascido na primeira metade do Sec. XIX.

Até breve.
Antonio de Sampaio Pinho

Reply

Direct link:

RE: Família Spratley

#142894 | NFA | 03 Feb 2007 23:54 | In reply to: #142886

Meu caro Confrade,

Confrontando a arvore de Costados de Manuel António Spratley Pinto da Silva e o livro do meu Primo Manuel de Sampayo Pimentel Azevedo Graça, "FORBES de Portugal e outros mais ...", página 373, a Sofia Jonhston Spratley (* 17.3.1853 e + 24.6.1915) c. c. Filinto Elisio Pinto da Silva (* 17.2.1846 e + 22.5.1907) pela lógica nunca podia ser filha de João Spratley e de Rita Joaquina (recebidos a 13.6.1831, Massarelos, Porto) mas sim, e tudo leva a crer, neta destes últimos e consequentemente filha de Henrique Spratley e de Maria Frederica de Sousa Jonhston bem como irmã de Eduardo Jonhston Spratley, bisavó paterno de minha Mulher.
Para melhor entendimento pode consultar no GENEA a árvore de Costados do meu Filho, Filipe Roncon Sprtaley Freire de Andrade.

Com os melhores cumprimentos agradece reconhecidamente todo seu empenhamento,
Francisco Freire de Andrade

Reply

Direct link:

RE: Família Spratley

#143078 | sakawimbi | 05 Feb 2007 22:20 | In reply to: #142894

Caro Confrade
Creio que há um equívoco. Para ajudar a deslindar a meada, transcrevo a seguir
o texto literal do Assento de Baptismo Nº 369 de Roberto Spratley Pinto da Silva:
«Aos quatorze dias do mez de Setembro do ano de mil oitocentos e noventa e dois, n'esta freguesia de Santa Marinha de Villa Nova de Gaya, diocese do Porto, na Igreja Parochial, eu o Peresbytero Eduardo Rebello de Carvalho, Coadjutor da mesma freguesia baptisei solenemente um indivíduo do sexo masculino a que dei o nome de ROBERTO, que nasceu n'esta freguesia às oito horas da manhã do dia nove do mez de Agosto do anno de mil oitocentos e noventa e dois, FILHO legítimo, primeiro do nome, de Felintho Elysio Pinto da Silva, negociante, e de Dona Sophia Spratley da Silva, sem profissão, naturaes, ele da freguesia de São Nicolau da Cidade do Porto, ella da freguesia de Massarellos, concelho e Diocese do Porto, e n'ella recebidos; e parochianos n'esta de Villla Nova de Gaya, moradores no logar das Regadas; NETO paterno de Francisco Caetano da Silva e de Dona Maria Merciana Pinto da Silva, e MATERNO de João Spratley e de Rita Spratley. Invocou-se por padrinho o Senhor Jesus, tocando com a respectiva coroa João Peixoto d'Oliveira e Silva, solteiro empregado comercial, morador na rua de São João, da cidade do Porto, e madrinha Dona Maria Sophia Pinto da Silva, solteira, sem profissão, moradora no logar do Verdinho da freguesia de Canivello d'este Concelho e Diocese, os quais sei serem os próprios. E parab constar se lavrou este assento, que depois de lido e conferido, comigo o assignaram. Era ut supra.
(aa) Maria Sophia Pinto da Silva, João Peixoto d'Oliveira e Silva, O Coadjutor Eduardo Rebello de Carvalho»

Espero os seus comentários.

Cumprimentos
António de Sampaio Pinho

Reply

Direct link:

RE: Família Spratley

#143094 | NFA | 05 Feb 2007 23:36 | In reply to: #143078

Meu Prezado Confrade,

Face ao exposto, contra factos não há argumentos ! Peço desculpa pelo incidente. O que me levou em erro foi as informações tiradas do livro "FORBES de Portugal e outros mais ..." de Manuel de Sampayo de Azevedo Graça, páginas 372-373. Devo dizer que estas informações genealógicas abaixo transcritas não são da responsabilidade do autor pois este baseou-se nos dados colhidos junto da Familia tratada, cujo parágrafo inicia em:

"§ Oliveira Braga I

6- D. Maria do Carmo de Guimarães Pestana da Silva (filha de José Joaquim Guimarães Pestana de Magalhães e de sua mulher e prima D. Maria Vitória de Ayala Pestana da Silva), estudou no Colégio de Nossa Senhora do Rosário, no Porto. Nasceu na Casa-Quinta de Quebrantões, freguesia de Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia, a 8 de Março de 1913; foi baptisada na Igreja Paroquial de Santa Eulália de Oliveira do Douro, a 23 de Março de 1913, tendo por padrinhos o avó paterno de Manuel Duarte Guimarães Pestana da Silva e a tia-avó materna D. Maria José Pestana da Silva Pereira Jordão. Morreu a 22 de Agosto de 1972.
Casou na Capela Particular da Casa-Quinta de Quebrantões, freguesia de Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia, a 8 de Dezembro de 1938, com Eduardo Spratley Pinto da Silva de Oliveira Braga, Bancário. Nasceu na freguesia de Nevogilde, Porto, a 5 de Dezembro de 1905; morreu no Porto, a 19 de Março de 1988. Filho de Armando Pinto das Neves de Oliveira Braga (nascido em São Pedro d'Este, Arcebispado de Braga, a 9 de Janeiro de 1881; falecido no Porto, a 10 de Abril de 1945), e de sua mulher D. Elvira Adelaide Spratley Pinto da Silva ( nascida na freguesia da Foz do Douro, Porto, a 26 de Junho de 1883; casada a 26 de Junho de 1903; falecida no Porto, a 13 de Novembro de 1960); neto paterno de Eduardo Pereira de Lima de Oliveira Braga, Banqueiro (nascido na freguesia de Santo Ildefonso, Porto, a 8 de Junho de 1837; falecido no Porto, a 9 de Janeiro de 1901), e de sua mulher D. Adelaide Augusta da Motta Oliveira e Silva Pinto das Neves (casada a 12 de Junho de 1878); e materno de Filinto Elísio Pinto da Silva, Banqueiro (nascido em Vila Nova de Gaia, a 17 de Fevereiro de 1846; falecido a 22 de Maio de 1907), e de sua mulher D. Sofia Jonhston Spratley (nascida a 11 de Março de 1853, falecida a 24 de Junho de 1915)."

Com os melhores cumprimentos renovo os meus pedidos de desculpa,
Francisco Freire de Andrde

Reply

Direct link:

RE: Família Spratley

#143230 | NFA | 06 Feb 2007 23:30 | In reply to: #143094

Meu Prezado Confrade,

Na continuação desta minha intervenção venho acrescentar mais dados para melhor entendimento:

I - JOÃO SPRATLEY, filho legitimo João Spratley, da nação Britânica, e de Josefa Joaquina Spratley, natural do Pêso da Régua, moradores da freguesia de Massarelos; neto paterno de Ricardo Spratley e de Ana Spratley; e neto materno de Caetano Machado e Josefa Gomes, da dita freguesia do Pêso.
Casou a 13 de Junho de 1831, freguesia de Massarelos, Porto, com RITA JOAQUINA filha legítima de João do Rosário e de Joaquina Rosa; neta paterna de avós incógnitos e maternos de Júlio António e de Maria Teresa de Jesus.
Tiverem pelo menos os seguintes filhos:
II (1) - HENRIQUE SPRATLEY c. c. MARIA FREDERICA DE SOUZA JOHNSTON, filha legitima de João Mavour Jonhston, natural de Fordyce, Reino da Grã Bretanha, e de Maria Henriqueta de Souza, natural de N.Sra das Mercês, Lisboa. Com geração (Roncon Spratley, Freitas Spratley, etc);
II(2)-SOFIA SPRATLEY, nascida 17 de Março de 1853, freguesia de Massarelos. C. c. FILINTO ELISIO PINTO DA SILVA. Com geração ( Spratley Pinto da Silva, Oliveira Braga, etc);
II (3) - JOÃO SPRATLEY JÚNIOR. S.m.n.
II (4)- ARNALDO SPRATLEY, nascido a 1 de Abril de 1856, freguesia de Massarelos, Porto. S.m.n.
II (5) - EDUARDO SPRATLEY. S.m.n.
II (6) - ELISA SPRATLEY c. c. JOÃO DE SOUZA JONHSTON, filho legítimo de João Mavour Jonhston e de Maria Henriqueta de Souza (acima referidos). Com geração (João Spratley Jonhston x Maria Beatriz Pereira Macambira)
II (7) - GUILHERME SPRATLEY c.c. ELVIRA ADELAIDE DA SILVA (SPRATLEY). Com geração ( Orminda Augusta da Silva Spratley x Eduardo Caetano Pinto da Silva, dispensados em 1º e 2º grau)
II (8) - ANTÓNIO SPRATLEY c. c. PAULINA JÚLIA DE MEIRELES. Com geração extinta (Pais de Ricardo Spratley c. c. Maria Estela de Azevedo Pinheiro)

Conclusão: É provavel haver mais filhos, que desconheço. O casal teve filhos até muito tarde com grandes diferenças de idade entre eles.

Por hoje é tudo. Aguardo noticias.

Melhores cumprimentos,
Francisco Freire de Andrade

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 01 Jul 2024, 23:03.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen