Família Sá Pereira - Séc. XVII

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Bibliografia

Família Sá Pereira - Séc. XVII

#123304 | miguelnoutel | 21 Jul 2006 22:46

Caros confrades,

Gonçalo de Moura e Albuquerque, b. a 15-02-1676 em Coja (filho de Quitéria de Albuquerque e Melo e de Manuel da Fonseca e Gouveia), casou com Ana de Sá, filha de Manuel de Sá Pereira e de Ana Gaspar Lopes.
Esta filiação de Ana de Sá vem referida no Raízes da Beira, de Eduardo Osório Gonçalves e confirmei-a já nos paroquiais de Coja.

Alguém sabe quem é este Manuel de Sá Pereira?
Alguém tem Sás Pereira no Séc. XVII?

Cumprimentos,

Miguel Noutel

Reply

Direct link:

RE: Família Sá Pereira - Séc. XVII

#124146 | rmfrp | 02 Aug 2006 23:40 | In reply to: #123304

Caro Miguel Noutel:

Apesar de não existir uma grande proximidade geográfica, considerando a relativa raridade do apelido Sá na Beira e o estatuto social das pessoas em causa parece-me interessante referir a presença no século XVII de uns Sá Pereira em Aldeia Nova do Cabo (concelho do Fundão) e na Guarda:

Afonso de Sá Pereira, Familiar do Santo Ofício, n. cerca de 1671 em Aldeia Nova do Cabo. Casou cerca de 1697 com D. Teresa Maria de Brito, do Fundão, e estava em 1703 acertado para casar com D. Angélica Teresa Osório de Vasconcelos, da Quinta do Barrosão, Refojos de Basto (concelho de Cabeceiras de Basto).

Filho de Afonso de Sá Pereira, também FSO, e de Susana da Costa, ambos de Aldeia Nova do Cabo.

Neto paterno de Manuel de Sá Pereira, da Guarda, e de Maria Pereira, de Guimarães.

Neto materno de Cristóvão de Sá Pereira, da Guarda, e de Maria de Oliveira, de Aldeia Nova do Cabo.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Família Sá Pereira - Séc. XVII

#124199 | miguelnoutel | 03 Aug 2006 16:51 | In reply to: #124146

Caro Rui Pereira,

Agradeço a sua informação. Não acho que seja assim tão distante. É com toda a certeza uma boa pista. no entento só poderei desfazer a dúvida (se é que vou poder) lá para Setembro.

Os melhores cumprimentos,

Miguel Noutel

Reply

Direct link:

RE: Família Sá Pereira - Séc. XVII

#126774 | miguelnoutel | 31 Aug 2006 19:18 | In reply to: #124146

caro Rui Pereira,

Passei hoje pelo AUC e encontrei o assento de casamento do meu Manuel Sá Pereira com Isabel Gaspar Lopes (filha de Domingos Fernandes e de sua mulher Águeda Lopes - Coja, 26/07/1666. Apenas contém a informação do nome de seu pai, igualmente Manuel Sá. O nome da mãe não consta, talvez por ser já falecida. São "todos da dita villa" de Coja.
Quando tiver mais informações comunicar-lhe-ei.

Cumprimentos,

Miguel Noutel

Reply

Direct link:

RE: Família Sá Pereira - Séc. XVII

#127102 | rmfrp | 02 Sep 2006 00:28 | In reply to: #126774

Caro Miguel Noutel:

Muito obrigado pela sua informação.

Há a hipótese, que me parece remota, de o Manuel Sá referido no casamento de 1666 ser Manuel de Sá Pereira, da Guarda, avô paterno do FSO Afonso de Sá Pereira.

Infelizmente não disponho de mais dados genealógicos sobre os Sá Pereira de Aldeia Nova do Cabo, pois na habilitação do Santo Ofício em causa o meu interesse centrava-se na família da primeira esposa D. Teresa Maria de Brito. Posso no entanto referir que por puro acaso encontrei recentemente, nos livros notariais mais antigos da Covilhã (década de 1640) existentes no Arquivo Distrital de Castelo Branco, muitos documentos referentes a um Cristóvão de Sá Pereira de Aldeia Nova do Cabo que presumo ser o avô materno de Afonso de Sá Pereira.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Família Sá Pereira - Séc. XVII

#127121 | Sobral | 02 Sep 2006 08:58 | In reply to: #127102

Caro Rui Pereira

Existem dois processos do S Ofício sob o nome Afonso Sá Pereira,
de Aldeia Nova do Cabo.
Segundo o m 1 nº 22 Manuel de Sá Pereira tem como pai efectivamente
Cristóvão de Sá Pereira, de Guarda e como mãe Ana Barreiros de A N Cabo.
Este Afonso do maço 1 casou com a prima Susana da Costa de Vasconcelos, ela mesma filha de outro Cristóvão de Sá Pereira, irmão do Manuel de S Pereira

Cumprimentos
G Santos

Reply

Direct link:

RE: Família Sá Pereira - Séc. XVII

#127237 | rmfrp | 02 Sep 2006 23:42 | In reply to: #127121

Caro G Santos:

Muito obrigado pela sua chamada de atenção. De facto tinha nos meus dados, e apenas não referi por esquecimento, que não só Afonso-filho foi FSO como também seu pai o tinha sido. Nunca consultei o processo de FSO de Afonso-pai por, como já referi, a ascendência destes Sá Pereira estar fora do âmbito da minha pesquisa.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Família Sá Pereira - Séc. XVII

#127356 | miguelnoutel | 03 Sep 2006 20:03 | In reply to: #127102

Caro Rui Pereira,

Agradeço o seu comentário, prometendo-lhe um novo contacto logo que obtenha mais dados.
Gostaria de lhe perguntar, no entanto e antes de me despedir, se por acaso não é o Rui Pereira que me foi apresentado pelo ilustre geneologista e confrade José Caldeira, no lançamento do Raízes da Beira de Eduardo Osório, na quinta da Pellada.

Os melhores cumprimentos,

Miguel Noutel

Reply

Direct link:

RE: Família Sá Pereira - Séc. XVII

#127406 | dvl | 04 Sep 2006 10:51 | In reply to: #127356

Caro Miguel Noutel,

Eu descendo de Jacinto de Sá Pereira, que nasceu a 14 de Junho de 1719, baptizado a 17, na freguesia de Moselos. Filho de António de Sá Pereira, de Rio Meão e de Maria Carvalho, natural da freguesia de Moselos e moradora na Aldeia de Vilar.

Casou a 26 de Novembro de 1745, na freguesia de São Nicolau, no Porto, com Angélica Maria (de Magalhães), que nasceu a 4 de Dezembro de 1724, na dita freguesia de São Nicolau.

Filha: D. Francisca Leonor da Silva Pereira, nasceu a 3 de Maio de 1746, em São Nicolau e foi casada com João da Silva Barbosa, que nasceu a 30 de Junho de 1734, em Odivelas, Capitão de Ordenanças da vila de Atalaia e Monteiro-mor da Vila de Tancos.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Família Sá Pereira - Séc. XVII

#127478 | rmfrp | 05 Sep 2006 00:16 | In reply to: #127356

Caro Miguel Noutel:

Muito obrigado pela sua mensagem. De facto sou eu o Rui Pereira que conheceu no lançamento de "Raízes da Beira".

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Família Sá Pereira - Séc. XVII

#127691 | miguelnoutel | 07 Sep 2006 17:17 | In reply to: #127478

Caro Rui Pereira,

Espero que esteja bem.
Transcrevo a mensagem que enviei ontem ao Arq. Eduardo Osório.

Assento de Baptismo de Isabel Gaspar Lopes e repare nos padrinhos:
"Aos vinte e oito de dezembro do ano de mil e seis centos e trinta e sete annos, eu o p.e António Nunes, Vigrº desta igreja de S. Miguel da villa de Coja, baptizei a isabel fª de Dºs Fernandes e sua molher Águeda Lopes; forão pp António Coresma e Isabel Simõis m. de M.el de Sá, todos mºres nesta villa e por ser verdade ..."

Assento de Baptismo de Manuel de Sá Pereira:
"Aos 29 dias de abril 618 baptizei a m.el fº de m.el de Sá e de sua molher e forão padrinhos manoel da fonseca e sua irmã anna da fonsequa, todos mºres nesta villa..."

Possível assento de baptismo de Isabel Simões (mas sem garantias, pois simões há ...), mãe de Manuel de Sá Pereira a 10/08/1601 - "... Isabel filha de Manuel Simões e sua mulher, moradores na esculqua ...".

Mais que provável assento de Manuel de Sá, pai de Manuel de Sá Pereira:
"Aos oito dias do mês de fevereiro do ano de mil quinhentos e setenta e nove annos baptizei eu (...) a manuel fº de Antº de Saa e de sua molher. forão padrinhos Jerónimo matoso e Simoa Lopes molher de Cosmo neto, todos desta villa e por ser..."

Os Sá de Coja são claramente uma única família com poucos elementos (pelo menos que eu me tenha apercebido). Detectei duas Anas de Sá, uma Isabel e acho que nada mais, embora tenha estado sempre à procura de Manueis. Uma das Anas faleceu solteira. Não tirei mais dados sobre estes.

Assim, temos, até agora:

1 António de Sá cc N
2 Manuel de Sá cc Isabel Simões (talvez filha de Manuel Simões e N)
3Manuel de Sá Pereira cc Isabel Gaspar Lopes (filha de Domingos Fernandes e Águeda Lopes)
4 Isabel de Sá cc Gonçalo de Moura Albuquerque e Gouveia (filho de Quitéria Albuquerque e Melo e Manuel da Fonseca de Gouveia)

Aparentemente nada têm a ver com os que referiu.

Cumprimentos,

Miguel Noutel

Reply

Direct link:

RE: Família Sá Pereira - Séc. XVII

#127884 | rmfrp | 09 Sep 2006 18:12 | In reply to: #127691

Caro Miguel Noutel:

Muito obrigado pela sua mensagem. De facto não parece existir ligação com as pessoas que eu havia referido.

Registei porém a presença como padrinho de Jerónimo Matoso em 1579. Presumo que se trate do meu 13. avô com esse nome, antepassado de muitos Matosos de Coja, embora devesse ser ainda bastante jovem nessa época.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Família Sá Pereira - Séc. XVII

#131199 | miguelnoutel | 14 Okt 2006 21:30 | In reply to: #127884

Caro Rui Pereira,

Dos últimos elementos que recolhí, ganha consistência a ideia de que os Sás Pereira de Coja vêm de fora, chegando a esta localidade apartir do final do terceiro quartel do Séc. XVI.
Ganha também consistência a ideia de que os apelidos Sá Pereira estão conjugados já antes da chegada a Coja, sendo que, mais uma vez, não aparece o apelido Pereira na mulher de António de Sá (Pereira), Maria Fernandes, primeiro Sá de que há registo na localidade.
Mas, o que eu queria perguntar-lhe não tem a ver com estes Sás, mas com os nossos avoengos comuns Baltazar da Fonseca (n. de Valongo) e Maria de Gouveia, de Mouronho, Tábua.

Há quatro habilitações do Santo Ofício de descendentes deste casal:

- Belchior da Fonseca e Gouveia, Abade de São Martinho de Reriz, Comissário do SO em 1676;
- Manuel de Gouveia e Figueiredo, Escrivão da Câmara Eclesiástica de Braga, FSO em 1693;
- Manuel Rodrigues da Fonseca, FSO em 1698;
- Manuel de Abreu de Gusmão, também FSO.

Conhece estas habilitações? Se conhece, alguma delas permite estabelecer-se a ascendência de Baltazar da Fonseca n. de Valongo cc Maria de Gouveia?
Independentemente destas, é conhecida a ascendência deste Baltazar da Fonseca.
Eram estas as perguntas que lhe queria fazer, pois gostava de recuar um pouco mais.

Os melhores cumprimentos

Miguel Noutel

Reply

Direct link:

RE: Família Sá Pereira - Séc. XVII

#131244 | rmfrp | 15 Okt 2006 15:59 | In reply to: #131199

Caro Miguel Noutel:

Eu não sou descendente dos Fonseca e Gouveia de Mouronho (apenas descendo dos Matos de Gouveia, por enquanto sem ligação conhecida com os Fonseca e Gouveia) mas conheço os processos em causa como poderá ver por esta minha intervenção:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=28935&fview=c

Não conheço qualquer informação quanto à ascendência de Baltazar da Fonseca e Maria de Gouveia.

Aproveito esta ocasião para referir que em "Raízes da Beira" (vol. I, p. 256) são referidos os Sá Pereira de Aldeia Nova do Cabo: um neto de Afonso de Sá Pereira (filho), da descendência do segundo casamento deste, casou com uma descendente dos Abreus de Lourosa "com geração nas famílias dos condes de Tondela, Trigueiros Coelho de Aragão, condes de Idanha-a-Nova, condes de Avilez e outras.".

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Família Sá Pereira - Séc. XVI

#131290 | miguelnoutel | 15 Okt 2006 23:55 | In reply to: #131244

Caro Rui Pereira.

Agradeço a sua mensagem e peço-lhe desculpa pelo lapso, certamente motivado precisamente pelas suas mensagens no tópico referido.
Devo então concluir, sabendo-o conhecedor dos quatro processos, que não vale a pena consulta-los com o objectivo que lhe confessei?!
A minha curiosidade foi despertada precisamente pelo comentário de Eduardo Osório ao primeiro dos processos, do Rev.º Dr. Belchior da Fonseca e Gouveia, ao dizer que "o processo de inquirições de genere é muito completo no que diz respeito à origem de seu avô paterno Baltasar da Fonseca" (RB Vol. II, p. 92).

Nos Sá Pereira de Aldeia Nova do Cabo (ou com eles relacionados) não há, por acaso, nenhum António Sá Pereira, no Séc. XVI?

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Noutel

Reply

Direct link:

RE: Família Sá Pereira - Séc. XVII

#146311 | miguelnoutel | 03 Mär 2007 20:23 | In reply to: #127406

Caro Duarte Vilardebó Loureiro,

As minhas desculpas por só agora lhe responder.
Infelizmente não consigo fazer qualquer ligação com os seus dados.
Tenho conhecimento da existência de Sá Pereira em Coimbra, Guarda e Covilhã, mas ainda não foi possivel fazer ligação com eles.
Os meus aparentam não ser de Coja (percorri os óbitos de Coja e, que me tenha apercebido, o primeiro que aparece é precisamente, o do meu António de Sá) e nos paroquiais a referência ao primeiro é, simplesmente, como morador na vila.

Cumprimentos,

Miguel

Reply

Direct link:

RE: Família Sá Pereira - Séc. XVII

#148896 | miguelnoutel | 17 Mär 2007 21:40 | In reply to: #146311

...

Reply

Direct link:

RE: Família Sá Pereira - Séc. XVII

#149131 | Pinduka | 19 Mär 2007 14:56 | In reply to: #127406

Caro Duarte Vilardebó Loureiro,

Curiosamente também eu descendo dos referidos D.Francisca Leoonor da Silva Pereira (filha de Jacinto de Sá Pereira e de Angélica Maria de Magalhães) e de seu marido João da Silva Barbosa. Foram estes bisavós de Carlota Georgina Barbosa Pinheiro da Fonseca Motta que casou com João Rodrigues de Mattos e Silva, de quem sou 3º neto.
Cumprimentos,

Pedro Costa Pinto

Caso me queria contactar aqui fica pedrocostapinto arroba portugalmail ponto pt

Reply

Direct link:

RE: Família Sá Pereira - Séc. XVII

#149894 | Pinduka | 23 Mär 2007 17:44 | In reply to: #127406

Caro Duarte Vilardebó Loureiro,

Curiosamente também eu descendo dos referidos D.Francisca Leonor da Silva Pereira (filha de Jacinto de Sá Pereira e de Angélica Maria de Magalhães) e de seu marido João da Silva Barbosa. Foram estes bisavós de Carlota Georgina Barbosa Pinheiro da Fonseca Motta que casou com João Rodrigues de Mattos e Silva, de quem sou 3º neto. Aproveito ainda para lhe perguntar se tem alguns elementos que permitam recuar na ascendência de Cosme de Magalhães casado com Maria Ribeira (* c. 1575) 4 os avós da referida Angélica Maria de Magalhães.
Cumprimentos,

Pedro da Costa Pinto

Caso queira contactar-me aqui fica o meu email : pedrocostapinto arroba portugalmail ponto pt

Reply

Direct link:

RE: Família Sá Pereira - Séc. XVII

#149902 | dvl | 23 Mär 2007 18:53 | In reply to: #149894

Caro Pedro da Costa Pinto,

Pois é, temos estes antepassados em comum. Em relação a Jacinto de Sá Pereira, nascido a 14.06.1719 (b. 17), freg. de Moselos, que casou a 26.11.1745, na freg. de S. Nicolau, Porto, com Angélica Maria, filho de António de Sá Pereira, de Rio Meão, e de Maria Carvalho, da freg. de Moselos (já tinha falecido em 1745 e já tinha um filho em 1707), é a única coisa que tenho.

Em relação à Angélica de Magalhães também acabo em Cosme de Magalhães, morador em Maragosa, freg. de S. Vicente do Pinheiro e casado com Maria Ribeira.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Família Sá Pereira - Séc. XVII

#149988 | miguelnoutel | 24 Mär 2007 19:30 | In reply to: #148896

Renovo o pedido

Reply

Direct link:

Família Sá Pereira - Séc. XVII

#417147 | anasalmeid | 18 Aug 2019 21:38 | In reply to: #123304

Boa noite a todos:

Tenho acompanhado este tópico com interesse, pois a minha família materna faz parte de um grande grupo dos "Sás" de Vila Nova de Paiva. Do que tenho pesquisado verifica-se que o apelido "Sá" tem grande história nesta vila do Distrito de Viseu, desde finais do séc. XVIII e princípios do séc. XIX.
Curiosamente, também existiu na mesma vila um Médico Veterinário conhecido por Dr. Sá Pereira sobre o qual me interessa toda a informação.

Com os meus cumprimentos.
Ana Almeida

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 30 Jun 2024, 16:33.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen