Cruzar informação c/genealogistas família Teixeira

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Cruzar informação c/genealogistas família Teixeira

#127904 | Diogo Taveira | 09 Sep 2006 22:30

Caros confrades,
Procuro ajuda na construcção da minha árvore genealógica.
O meu bisavô chamava-se Artur Augusto Teixeira, e era natural de Freixiel, Vila Flor, Bragança. (aldeia do Vieiro).
Tenho quase a certeza absoluta que nasceu no ano de 1902, pelo que o seu acento paroquial se deve encontrar no Arquivo Distrital de Braganaça.
Toda a ajuda que me puderem dar será muito bem vinda.
Pax et Bene,
Diogo Taveira Teixeira e SilvaTapada

Reply

Direct link:

RE: Cruzar informação c/genealogistas família Teixeira

#127906 | Diogo Taveira | 09 Sep 2006 23:08 | In reply to: #127904

Caros confrades,
Peço também outra informação:
Quais as cartas de armas conferidas a Teixeiras?
Pax et Bene,
Diogo Taveira

Reply

Direct link:

RE: Cruzar informação c/genealogistas família Teix

#127910 | gmg | 09 Sep 2006 23:27 | In reply to: #127904

Caro Confrade,

Entre em contacto com o Arquivo Distrital de Bragança.

Tel: 273 300 270
Fax: 273 300 279
Correio electrónico:
adbgc@adbraganca.iantt.pt
geral@adbraganca.org

Cumprimentos,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Cruzar informação c/genealogistas família Teix

#127911 | Diogo Taveira | 09 Sep 2006 23:31 | In reply to: #127910

Caro confrade Luís,
Já entrei em contacto. Mas como foi hoje, aguardo resposta.
Pax et Bene,
Diogo Taveira

Reply

Direct link:

RE: Cruzar informação c/genealogistas família Teixeira

#127923 | manelsp | 10 Sep 2006 04:28 | In reply to: #127906

Caro Diogo

sobre os Teixeiras Transmontanos há muito, e se quiser dê uma vista de olhos aos de Chaves, sobretudo aos da Casa de Samaioes cujo arquivo, com várias àrvores genealógicas dos Teixeiras, está no Arquivo Distrital de Vila Real.
Já agora, não consigo fazer uma correcta tradução da sua expressão latina, fazendo-me ela no entanto recordar o muito Franciscano "Pax et Bonum", e por outro lado o italiano "Pace e' Bene". Sem mais, ao seu dispor
MSP

Reply

Direct link:

RE: Cruzar informação c/genealogistas família Teixeira

#127984 | jacques | 10 Sep 2006 23:16 | In reply to: #127906

Caro Diogo taveira
Não sei se isto lhe interessa, mas pode consultar em http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=32649.
Numa das intervenções há uma descrição do brasão de armas do túmulo de Bernardo José Teixeira Coelho, chefe dos Teixeiras no seu tempo (séc. XVIII).
Com os meus melhores cumprimentos,
J. Pereyra

Reply

Direct link:

RE: Cruzar informação c/genealogistas família Teixeira

#127986 | Diogo Taveira | 10 Sep 2006 23:31 | In reply to: #127923

Caro manelsp,
Muito obrigado pela dica. Se houver alguém que frequente esse arquivo, informe-me... não tenho disponibilidade (nem possibilidade) de me deslocar do Porto para Vila Real.
A expressão em latim é realmente o Paz e Bem franciscano. No latim há duas variantes do bem, bene e bonum. Só utilizo o bene por te visto que havia a sua utilização... no entanto, temo que possa estar incorrecto. Aproveito assim para trocar.
Pax et Bonum,
Diogo Taveira

Reply

Direct link:

RE: Cruzar informação c/genealogistas família Teixeira

#127994 | Diogo Taveira | 10 Sep 2006 23:58 | In reply to: #127984

Caro J. Pereyra,
Consultei o tópico que mencionou.. no entanto, de pouco serviu. O apelido do meu bisavô era somente Teixeira, sendo tradição colocar Augusto como segundo nome próprio. Assim sendo, acedito que se houvesse ascendentes meus daí, o meu bisavô se deveria chamar Teixeira Coelho.
Mesmo assim, agradeço a sua ajuda.
Pax et Bonum,
Diogo Taveira

Reply

Direct link:

RE: Cruzar informação c/genealogistas família Teixeira

#128001 | jacques | 11 Sep 2006 01:22 | In reply to: #127994

Caro Diogo Taveira
Até Pedro Teixeira que viveu no tempo de D. João I, apenas assinavam "Teixeira", depois T. de Macedo, T. de Azevedo e finalmente T. Coelho. No entanto se consultar o Felgueiras Gaio encontra imensa prole só com apelido Teixeira.
Entre os vários antepassados Teixeira, tenho um natural de Chaves que viveu no séc. XVI, faleceu em 1557.
Felg. Gaio, em Teixeiras §13N15 escreve o seguinte:
"Martim Teixeira, f.º de Branca Teixeira N14 do §11, foi chamado o Velho, está sepultado na Colegiada de Chaves onde morreu em 1557 junto à sepultura do D. de Bragança D. Afonso e na sepultura tem as armas de Teixeiras com uma meia lua que tomou por descender da Casa de Frias, na Galiza, com letras romanas e gravadas na pedra da sepultura que são as seguintes: Q. C. V. F. que dizem Qui Escit et Vivit Felix. Casou em Chaves com Francisca Rodrigues."
Teve pelo menos nove filhos, um dos quais, Leonardo Teixeira casou em Bragança com Antónia de Figueiredo, filha de Francisco da Costa Homem, alcaide-mor de Bragança, e de Catarina de Figueiredo. Dois outros são meus antepassados, Jácome Teixeira e M.ª Teixeira que entroncam nos Vahias (ou Bahias).
Espero que isto lhe possa ser útil.
Com os meus melhores cumprimentos
J. Pereyra

Reply

Direct link:

RE: Cruzar informação c/genealogistas família Teix

#128002 | Diogo Taveira | 11 Sep 2006 01:29 | In reply to: #128001

Caro confrade J. Pereyra,
Agradeço imenso a sua informação. Vou anotá-la para futura referência. Ainda centro as minhas atenções na obtenção da certidão do meu bisavô, que me levará ao nome certo do meu trisavô, pois a minha avó não tem certezas.
Já agora, aproveito para perguntar: De certo o meu trisavô nasceu em 1800 e qualquer coisa... Por isso, não deve haver uma certidão de nascimento, mas sim um acento de baptismo. Será que esse se encontra também no AD de Bragança?
Pax et Bonum,
Diogo Taveira

Reply

Direct link:

RE: Cruzar informação c/genealogistas família Teix

#128007 | jacques | 11 Sep 2006 02:12 | In reply to: #128002

Caro Diogo Taveira
Estive a pesquisar e encontrei o seguinte:
www.empresasglobais.com/adbraganca/
É o site do Arq. Dist. de Bragança, lá diz que têm os livros dos cartórios paroquiais de 1541 a 1911.
Com os meus melhores cumprimentos
J. Pereyra

Reply

Direct link:

RE: Cruzar informação c/genealogistas família Teix

#128008 | Diogo Taveira | 11 Sep 2006 02:18 | In reply to: #128007

Caro Júlio Pereyra,
Agradeço imenso, mais uma vez, a sua prestável ajuda. Entrei ontem em contacto com os Arquivos e aguardo a sua resposta, que deve chegar na proxima semana.
Estou desejoso de chegar a algum lado com esta pesquisa. A sua iniciativa é provar descendência de algum Teixeira brasonado, que me permitirá requerir brasão diferenciado, sem ter de assumir armas e cumprindo a "legislação" imposta pelo Senhor D. Duarte de Bragança.
Pax et Bonum,
Diogo Taveira

Reply

Direct link:

RE: Cruzar informação c/genealogistas família Teixeira

#128013 | manelsp | 11 Sep 2006 07:57 | In reply to: #127986

Caro Diogo
Tenciono ir ao Arquivo de V. Real em breve. também pode pedir os dados online pela página do mesmo Arquivo mas no seu caso seria talvez um gasto desnecessário por agora. Vou ver o que aqui tenho ou o que posso arranjar. Quanto ao latim, a sua mudança é mais conforme a traditio franciscana. Sabe, tenho um gosto eclesiástico pelo latim, infelizmente há muito esquecido em Portugal por preconceitos próprios da ignorÂncia...
com um abraço
Manel Sarmento Pizarro

Reply

Direct link:

RE: Cruzar informação c/genealogistas família Teixeira

#128047 | Diogo Taveira | 11 Sep 2006 14:15 | In reply to: #128013

Caro Manuel Pizarro,
Fico imensamente grato pela sua disponibilidade. Assim que avance mais nas minhas investigações e que encontre algo que valha a pena, contacto-o.
Também partilho o seu interesse, não só pelo latim, mas sim por tudo o que tenha a ver com a Igreja Católica.
Pax et Bonum,
Diogo Taveira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 01 Jul 2024, 08:30.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen