Damião "Portoghese" ou de Odemira (c.1480-c.1544)
This topic is classified in rooms: Pessoas | Regiões | Bibliografia
Damião "Portoghese" ou de Odemira (c.1480-c.1544)
Saudações a todos, é a primeira vez que intervenho neste Fórum.
Para efeitos de uma investigação sobre a História do Xadrez Português, procuro "Alguém" que foi conhecido, em Portugal, como Damião (em Português) e Damiano (no Estrangeiro) Portoghese ou de Odemira - onde terá nascido perto de 1480.
Terá sido Boticário, publicou uma obra sobre Xadrez (Roma, 1ª ed. 1512- Questo Libro da Imparare a Scachi ...), e, segundo fonte muito pouco segura, terá morrido em Portugal.
Admite-se ter sido judeu, ou mesmo, cristão-novo.
É, do meu ponto de vista, seguro afirmar:
1.- A existência de uma pessoa identificada com este nome (Damiano);
2. Conhecido como "portoghese";
3. Por volta dos séc. XIV-XV;
4. Publicou uma obra sobre xadrez (com 8 edições em Itália, de 1512 até 1524);
5. Com traduções francesas, inglesa e alemã;
Mais do que isto é difícil provar, por enquanto, porquanto, há muita informação divulgada, inclusivé em enciclopédias e dicionários (nacionais e estrangeiros), que se citam uns aos outros com muito pouco rigor.
Antecipadamente grato por qualquer indicação, sugestão ou "pista" sobre este português, também conhecido incorrectamente como italiano.
Direct link:
RE: Damião "Portoghese" ou de Odemira (c.1480-c.1544)
veja em http://pt.wikipedia.org/wiki/Dami%C3%A3o_de_Odemira
encontrará:
Damião de Odemira
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Capa do Tratado de DamiãoDamião de Odemira (Odemira, Portugal, séc. XV - séc. XVI) foi boticário e jogador de xadrez português. Não se conhece com exactidão as datas do seu nascimento e morte. É internacionalmente conhecido por ter escrito um Tratado de Xadrez, em italiano e espanhol, "Questo libro e da imparare giocare a scachi: Et de belitissimi Partiti", publicado em Roma em 1512, cidade para onde havia fugido aquando da expulsão dos judeus de Portugal no reinado de D. Manuel I.
O autor, também muitas vezes confundido com Pietro Damiano (religioso italiano), foi tratadista mundial do jogo e o primeiro problemista de xadrez português. No seu Tratado, em que grande parte das "partidas" já fora publicada por Lucena, Damião analisa algumas aberturas, sugerindo que depois de 1.e4 e5 2.Cf3, a resposta 2...Cc6 é melhor e 2...d6 (actualmente chamada Defesa Philidor não é tão boa. Damião condenou 2...f6 como a pior defesa, mas, irónica e injustamente, o seu nome foi dado a esta abertura.
No seu livro, em dez capítulos, Damião sugere que o Xadrez foi inventado por Xerxes, sendo essa a razão para ser conhecido em Português por Xadrez e em Espanhol por Ajedrez. De facto, estas palavras vieram do Persa antigo chaturanga por via do Árabe xaţrandj. Aconselha, nomeadamente: "Quando tenhas em vista um bom lance, examina sempre se não existirá um que seja melhor. Quando se possui vantagem material, convém trocar o mais possível, se estas trocas nada fizerem perder". Também dedica um capítulo à "Arte de jogar com a mente".
O xadrezista português Mário Silva Araújo dedicou a Damião o livro "Damiano, o Português e a sua Obra" (ed. poligrafada). Também em sua honra, realiza-se anualmente em Odemira o torneio de xadrez Open Damiano de Odemira.
e em http://aclc.com.sapo.pt/jogo.htm
tem mais informação
JFL
Direct link:
RE: Damião "Portoghese" ou de Odemira (c.1480-c.1544)
Caro fav 1955
Também eu já andei na peugado de "PEDRO DAMIÃO", como lhe chamam na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, que o dá como Botiicário de Odemira... Lá se encontra citada a Publicação com o título em italiano como refere na sua mensagem e outra em inglês sob o título- "THE PLEASANT AND WITTIE PLAYE OF CHEASTS RENSURED WITH INSTRUCTIONS BOTH TO LEARN IT EASELY, AND PLAY IT WELL",publicada em 1567 por James Ravbothum.
A mesma enciclopédia informa que PEDRO DAMIÂO é muito conhecido na bibliografia internacional de Xadrez sendo considerado um grande escritor do assunto, dando ao seu livro grande valor e importância.. Diz ainda que foi um dos primeiros escritores mundiais que lançaram as bases científicas do Xadrez.
Mais adiante informa que o "BRITISH CHESS MAGAZINE. em 1906 lhe dedicou uma erudita discussão, que a técnica de DAMIÂO é segura e os seus princípios filosóficos causam espanto aos mais modernos escritores da especialidade. que deixou o seu nome vinculado não só á melhor e mais clássica defesa contra o ataque do cavalo ao peão do rei preto (Lance de Damião) mas também a um GAMBITO, em que se sacrifica um cavalo (GAMBITO DE DAMIÃO).
Acrescenta a Enciclopédia que ALFREDO ANSUR, no seu livro O JOGO REAL chama DEFESA DAMIANA ou PORTUGUESA ao lance na 2ª jogada do cavalo da dama à terceira casa do bispo, defendendo o peão do rei na 4ª casa, o qual foi atacado, pelo cavalo do rei branco na 3ª casa do seu biispo.
Penso que talvez possa ir buscar conhecimento deste personagem nos nossos clubes de xadrez bem como em Bibliotecas inglesas onde poderá encontrar a ta
BRITISH CHESS MAGAZINE de 1906 no tal livro de Alfredo Ansur - O JOGO REAL.
Desejo-lhe sucesso nas suas pesquisas.
P.Melo
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 23 Jan 2025, 13:47.