Figueiredo Medeiros, de Chão de Couce
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos
Figueiredo Medeiros, de Chão de Couce
Boa noite,
Procuro informações sobre esta família, da região de Chão de Couce, Alvaiázere.
Eram parentes dos Pimentèis Teixeira de de Maçãs de D.Maria.
Sei, dos nomes de alguns destes Figueiredos Medeiros, entre eles o de Briolanja Medeiros, prima do meu bisavô, Emidio Augusto Pimentel de Figueiredo, que possuia uma casa na Rascóia.
Esse meu bisavô nasceu em 1859, e tratava-se pelo que sei de uma parente que convivia muito com os meus bisavóse a quem o meu avô se referia bastante.
Deixou metade dessa sua casa, a cada uma de duas sobrinhas suas, Silvina Teodora de Figueiredo Medeiros, cc (?) Rocha Cunha , que tiveram, pelo menos, uma filha, Clotilde Teodora Figueiredo Medeiros da Rocha Cunha.
Filhos desse mesmo mesmo irmão de Briolanja, foram também, José Emídio de Figueiredo Medeiros, advogado, n. em 1917 e + em 1985, Maria Palmira de Medeiros s.s. e Armando Medeiros cc Maria Amélia (?) que tiveram Aida Maria de Medeiros.
A outra metade da casa deixou-a à sua sobrinha Maria Lucinda (?), filha de um seu outro irmão, cujo nome desconheço. Esta casou c.g.
Estes e outros Figueiredos Medeiros que ainda não conseguimos encaixar, obtive-os por intermédio do meu primo António José Pimentel Teixeira Mendes, que embora resida na Austrália, ainda neste último Verão passou uma temporada em Portugal e, com o seu primo Henrique Dias, (estudioso da região e da genealogia da sua gente ) a " fazer trabalho de campo", nas CInco Vilas...
Tomei a iniciativa de pôr alguns dos dados que o meu primo me fêz chegar, aqui no fórum, nas esperança de conseguir alguma ajuda de. participantes.
Cordialmente
Luís Piçarra
Direct link:
RE: Figueiredo Medeiros, de Chão de Couce
Bom dia,
Em adenda à minha anterior mensagem , devo acrescentar, Maria Lucinda, cujo nome do marido não conheço ainda , teve dois filhos, Mário e Graça.
A mesma Mª Lucinda tinha duas irmâs ( portanto, mais duas sobrrinhas de Briolanja Medeiros), Emília - chamavam-lhe Emilinha Simões- e Fernanda.
Cumprimentos,
Luís Piçarra
Direct link:
RE: Figueiredo Medeiros, de Chão de Couce
Renovo o pedido de informações sobre Figueiredos Medeiros de Chão de Couce.
Luís Piçarra
Direct link:
RE: Figueiredo Medeiros, de Chão de Couce
Caro Luís Piçarra
Fui Juiz do Círculo Judicial de Pombal, a que pertence a comarca de Ansião, até Setembro de 2003. Nesta última comarca conheci um advogado Figueiredo Medeiros, que aí tinha escritório e era filho de outro advogado, que pode ser o que referiu. Ora, penso que Chão de Couce é uma freguesia que pertence ao concelho de Ansião.
Assim, poderá contactar com o Dr. Figueiredo Medeiros, Ansião, para obter as informações que pretende.
Se precisar de outros elementos faça o favor de dizer, pois que providenciarei pela sua obtenção.
Melhores cumprimentos,
José Alfredo Soares de Oliveira
Direct link:
RE: Figueiredo Medeiros, de Chão de Couce
Chamo me Maria Clotilde Medeiros da Rocha e Cunha, sou filha da Silvina Teodora e neta da Briolanja. Sou a actual dona, com a minha prima Lucinda, da casa da Rascoia. Sei bem quem é o primo e lembro me bem das pessoas de quem a avó Briolanja falava. E já agora, o advogado de Ansião de que fala o Sr. Juiz, é o meu primo Augusto, filho do irmão da minha mãe, José Emidio, também advogado. Tenho uma grande interesse por estas coisas, portanto se quiser saber mais, entre em contacto. Fica desde já convidado também para visitar a casa da Rascoia, onde há bastantes coisas relativas à sua familia mais chegada.
Até breve
Maria Clotilde
Direct link:
RE: Figueiredo Medeiros, de Chão de Couce
Cara prima Maria Clotilde,
Fiquei muito satisfeito por finalmente conseguir um contacto com um parente desse ramo da família.
O meu avô materno, Joaquim José, era o filho mais velho de Emídio Augusto Pimentel de Figueiredo. Vivi largos anos na sua casa de Carcavelos...
A casa ainda cá está e é actualmente, em parte, propriedade da minha tia mais nova, Maria José, que tem neste momento 77 anos, e outra parte dos filhos da minha tia Ida Maria , que tal como a minha mãe, que era a mais velha, já faleceu.
Aqui em Carcavelos, para além de eu também ter uma casa, vivem outros primos, filhos e netos de um dos irmãos mais novos do meu avô, o meu tio-avô Serafim Pimentel de Figueiredo.
Tenho uma coleccão de postais que era do meu avô, e ele que quando com cerca de 18 anos foi estudar em Londres, perguntava sempre nos postais que enviava, pelo estado de saúde ou mandava cumprimentos à prima Briolanja.
De momento, devido a problemas de saúde de um familiar, não tenho possibilidade de ir até à Rascoia, mas argadeço o seu convite que talvez mais tarde seja possível concretizar.
Gostaria entretanto de saber mais coisas, nomeadamente de como se faz a ligação com o meu bisavô Emídio Augusto. Julgo que talvez se faça através, da minhanha trisavó Maria Rosa Pimentel Teixeira ou do marido Joaquim José Simões da Silva e Sousa, que viveram na Rascóia. Segundo se conta ele morreu novo, de uma queda de cavalo...
Se quiser comunicar comigo fico-lhe agradecido e poderá fazê-lo ou aqui neste tópico do fórum, ou para o meu e-mail picarras23@clix.pt.
Com os meus cumprimentos amigos,
Luís
Direct link:
RE: Figueiredo Medeiros, de Chão de Couce
Caro José Alfredo Soares de Oliveira,
Peço-lhe imensa desculpa por não ter na altura respondido ao seu contactou, mas passou-me despercebido.
Talvez issol acontecesse por estar em véperas de partida para fora do país e ter descurado a consulta da net durante várias semanas.
Ficam assim para além do meu pedido de desculpa, na os meus agradecimentos pela sua amável disponibilidade.
Entretanto recebi uma mensagem aqui no fórum, de uma dessas minhas familiares e foi também graças a isso que deparei com a sua.
Melhores cumprimentos,
Luís Piçarra
Direct link:
RE: Figueiredo Medeiros, de Chão de Couce
Prima Maria Clotilde
Bem-vinda. Sou o António Mendes (Tózé), mencionado pelo Luís no início deste tópico. Foi com um grande prazer que vi a sua intervenção. Há muito que o Luís vem tentando descobrir a ligação com a prima Briolanja e eu um pouco de luz tentem dar quando da minha visita a Portugal em 2006. Vi nessa altura a casa da Rascoia (por fora) e no cemitério o mausoléu da minha trisavó Maria Rosa Pimentel Teixeira que me foram mostrados pelo primo José Vaz Simões (Ribas) de Almofala de Cima.
Descobri também a existência da ligação com Briolanja, de Armando Medeiros em casa de quem estive hospedado muitos anos durante os meus tempos de estudante em Moçambique. Sabia que havia parentesco deste com a minha Mãe devido ao Figueiredo, mas nada mais.
Há tempos mandei um e-mail (descoberto na Internet) para o advogado A. Figueiredo Medeiros, mas não recebi resposta.
O meu e-mail é ‘mhm@netspace.net.au’ e agradeço que a Maria Clotilde e o Luís me mantenham a par das descobertas caso comuniquem por e-mail e não aqui no fórum.
Mais uma vez bem-vinda
Até breve
Tózé
Direct link:
RE: Figueiredo Medeiros, de Chão de Couce
Tó Zé,
Gostei de ter notícias tuas!
Está tudo bem por esses antípodas?
Também deixei, como viste, o meu e-mail aqui há dias e, estou à espera que a nossa prima comum, nos possa dizer alguma coisa. Se assim fôr transmitirei logo aquilo que souber.
Um abraço,
Luís
Direct link:
Figueiredo Medeiros, de Chão de Couce
Cara prima Maria Clotilde,
Depois de bastante tempo, em que andei afastado o nosso comum primo António Mendes o meu primo Dias, que é de Maçãs de D. Maria contactaram-me no facebook e falou-se na prima Briolanja de Medeiros. Será que a prima terá mais alguns dados sobre ela ? Fiquei na dúvida se ela era sua avó, ou tia avó.
Como eu sempre me referi e tratei à irmã da minha avô Ida por avó, não me admira que também fosse o caso.
Depois deste longo silêncio da minha parte, do qual peço desculpa, envio-lhe as minhas mais cordiais saudações e muito gostaria de saber mais sobre essa Briolanja, de quem o meu avô Joaquim tanto falava.
Luís
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 10 Jan 2025, 03:25.