Familia Martins Cardoso de S. Cosmo Gondomar

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Martins Cardoso de S. Cosmo Gondomar

#133477 | abfigueiredo | 08 Nov 2006 12:43

Alguem tem dados sobre Damião Martins Cardoso, nascido em S. Cosmo gondomar, ourives de profissão e veio para a ilha de S. Miguel com 12 anos, penso que nasceu em 1819, era filho de Francisco Jose Martins, coronel russo, não sei que nome teria em russo, que casou em S.Cosmo com Ana Martins Cardoso, tiveram 23 filhos mas 4 vieram para S. Miguel.
Este Sr. Damião era meu trisavô, de S. Miguel foi para a ilha de S. Jorge onde casou com Carolina Augusta de Avelar.
Obrigada

Reply

Direct link:

RE: Familia Martins Cardoso de S. Cosmo Gondomar

#136042 | freis | 30 Nov 2006 09:12 | In reply to: #133477

Caro abfigueiredo,
Tem a certeza que Damião Martins Cardoso nasceu em S. Cosme - Gondomar?
Consultei o microfilme onde constam batismos de 1811 a 1822 e não encontrei este registo; nem o registo do casamento dos pais entre 1815 e 1822.
Encontrei vários Martins mas nenhum Francisco José Martins.
Se necessitar de mais alguma informação sobre S. Cosme por favor esteja á vontade tenho o microfilme que contém, Bat. Cas. Obt. de 1811 a 1845, 1845 - 1851 e de 1851 a 1859.
Cumprimentos,
Freis

Reply

Direct link:

RE: Familia Martins Cardoso de S. Cosmo Gondomar

#136053 | abfigueiredo | 30 Nov 2006 10:38 | In reply to: #136042

Caro Freis
Sei que Damião Martins Cardoso nasceu em S. Cosmo gondomar, tenho o acento de casamento dele e é o que consta lá, ele casou nos Açores com 51 anos em 1870, portanto nasceu em 1819.
Em relação ao pai, José Francisco Martins e não Francisco José, deve ter sido lapso meu, este era russo e veio para S. Cosme ( coronel) onde casou com Ana Cardoso, deste casamento houve 23 filhos, ela segundo me consta era filha do Morgado José João Cardoso de Lugar de Quintães, casou com Ana Cardoso da casa dos antigos Guedes.
Caso tenha mais alguma informação agradecia.
Cumprimentos
Adriana

Reply

Direct link:

RE: Familia Martins Cardoso de S. Cosmo Gondomar

#136136 | abfigueiredo | 01 Dez 2006 00:08 | In reply to: #136042

Caro Freis
Revendo alguns dados que tenho sobre meu trisavô Damião Martins Cardoso, emque este casou cá nos Açores com 51 anos de idade, pois casou em 28/04/1870,deduzo na minha aritmética que ele terá nascido em 1819, e sim no acento de casamento diz que ele era de S.Cosmo Gondomar, já para apontar uma data sobre o pai dele é-me mais dificil, pois ele era um coronel russo e veio para Portugal, não sei com que idade eles iam para a tropa lá pele Russia dos czars, mas có casou com Ana Cardoso e tiveram a modéstia quantia de 23 filhos.
Caso não seja um abuso se me conseguisse mais dados agradecia.
Cumprimentos
Adriana

Reply

Direct link:

RE: Familia Martins Cardoso de S. Cosmo Gondomar

#136191 | freis | 01 Dez 2006 17:30 | In reply to: #136136

Adriana,
Vou voltar a ver o microfilme de S. Cosme- Gondomar. Depois certamente já lhe digo alguma coisa. No assento de casamento de seu trisavô não refere onde os pais dele casaram?
Vou tentar conseguir algo para si.
Cumprimentos,
Fátima Reis

Reply

Direct link:

RE: Familia Martins Cardoso de S. Cosmo Gondomar

#136192 | abfigueiredo | 01 Dez 2006 17:43 | In reply to: #136191

Freis
Voltei a ler o acento de casamento dos meus trisavós e lá só diz que ele era natural de S.Cosmo, filho de José Francisco Martins e de Ana Cardoso ( Martins), não diz de onde eles são naturais, do meu trisavô Damião Martins Cardoso diz que ele era natural de S. Cosme e estes tiveram os 23 filhos dos quais se criaram 9, também há uma relação de parentesco de Ana Cardoso com um Morgado José João Cardoso do lugar dos quintães, penso que seria o pai dela.
Muito obrigada pelo esforço que tem feito.
Cumprimentos
Adriana

Reply

Direct link:

RE: Familia Martins Cardoso de S. Cosmo Gondomar

#136194 | freis | 01 Dez 2006 19:12 | In reply to: #136192

Adriana,
A minha dúvida era mesmo essa, é que não existe só S. Cosme em Gondomar. Também existe nos Arcos de Valdevez no Distrito de Viana do Castelo. Será que dá para você digitalizar o assento de casamento e enviar para mim? Pode enviar para londres_reis@hotmail.com. Vou verificar se Gondomar tem algum Lugar chamado Quintães, é uma referência.
Cumprimentos,
Freis

Reply

Direct link:

RE: Familia Martins Cardoso de S. Cosmo Gondomar

#136195 | abfigueiredo | 01 Dez 2006 19:20 | In reply to: #136194

eu vou enviar para o seu mail, mas sei que é S.Cosmo Gondomar terra de ourivesaria e que era a profissão do mau trisavô Damião
Obrigada
Adriana

Reply

Direct link:

Familia Martins Cardoso de S. Cosme - Gondomar

#383018 | Luis K. W. | 20 Jul 2017 23:02 | In reply to: #136195

Afinal, o tal "militar russo", nasceu em S Cosme a 21/10/1783 , filho natural de Catarina Martins.
No livro de registos de casamento, a 22/5/1803... "se receberam a JOSE MARTINS fº de António Francisco e de sua mulher Catherina Martins, neto paterno de Manuel Francisco e de Maria Ferreira e materno de José Martins e sua mulher Maria de Almeida".
MAIS PORTUGUÊS que isto é praticamente impossível!!
A noiva, Anna Martins, era filha de José Joam e de sua mulher Anna Cardoza, neta paterna de António Joam e de Sebastiana Martins, e materna de Manuel Cardoza e Águeda da Silva.

Concluímos, portanto, que o senhor devia ser RUÇO (cabelo grisalho), e não RUSSO (nacionalidade).

Reply

Direct link:

Familia Martins Cardoso de S. Cosmo Gondomar

#385677 | pintosa51 | 22 Okt 2017 16:40 | In reply to: #383018

Sr Luis K. W.
Desejo contactá-lo pessoalmente por causa de outro assunto, mas o Fórum diz-me que não o posso contactar por email. Assim sendo só me lembrei desta alternativa.
O meu endereço de email é jlpintodesa@gmail.com.
Cordiais cumprimentos,
P. de Sá

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 30 Jun 2024, 18:58.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen