Nota histórica ñ esclarecida
This topic is classified in rooms: Bibliografia
Nota histórica ñ esclarecida
Caríssimos e sábios confrades:
Tenho na mão 3 folhas fotocopiadas dum livro ñ identificado, bem como o seu autor e que em (capítulo?) III, titulado de Casa de Fundo de Vila (Família Pinheiro da Veiga), págs. 176/177/178 dá notícia genealógica de D. Pulquéria Efigénia Leite Pereira de Carvalho Machado, mais dizendo q. esta, depois de viúva, tinha comprado a casa e solar de Diogo Cam da Nóbrega a seu penúltimo morgado, o T. Coronel Afonso Botelho, etc. etc. Mais refere q. D. Isabel Bernarda de Meirelles Leite Pereira, pela heróica morte de seu irmão José (2) foi sucessora nos morgados e casas de Santo Antonino e Santa Senhorinha, (Cabeceiras de Basto), do Couto de Abadim, das portagens da Vila do Arco, etc., etc.. Diz a referida nota 2 em rodapé da mesma pg. 176:
----------
“Dizem-me q. este José, parece q. José de Meirelles Leite Pereira, O Decepado, numa guerra contra os Espanhóis, morreu feito em pedaços, agarrado à bandeira. Cortaram-lhe um braço, segurou-a com a outra mão,”… /… “Veio para Lisboa em Caixão de Chumbo, o Patriarca e o Cabido foram-no receber em grande aparato, teve grandes exéquias, o Rei queria dar-lhe distinto jazigo em S. Vicente de For a e a família preferiu q. viesse ser enterrado à sua Capela e solar de Santa Senhorinha, em Cabeceiras de Basto, para onde o acompanhou uma porção de Cavalaria, etc. Ora tudo isto me é dito sem datas nem nome do reinado, em q. guerra foi. Este herói, irmão de D. Isabel, devia ter nascido entre 1715 e 1725, pois a irmã nasceu em 1720 e foi sua sucessora…” “…é natural q. fosse na guerra do Pacto de Família…” “… O Rei fez a D. Isabel a graça do hábito de Cristo, para o marido com q. casasse, e lhe deu as portagens da Vila do Arco, renovar os foros, por restituição no filho e outras coisas mais, em atenção ao decepado irmão…”
Peço e agradeço um comentário e ajuda para esta curiosa e um tanto estranha notícia e ainda para a identificação do autor e sua obra. Penso q. esta publicação terá sido feita entre 1930 e 1950, pois numa outra nota refere Gonçalo Meirelles como senhor de Santo Antonino.
Cmptos.
Manuel Maria de Magalhães
Direct link:
RE: Nota histórica ñ esclarecida
Então ninguém sabe nada deste "Decepado" e sequer do autor daquelas linhas?
Acho q. tenho de recorrer ao mano do Luís em
www.arqnet.pt/
Por lá deve haver mais militaristas...
MMM
Direct link:
RE: Nota histórica ñ esclarecida
Caríssimo Luis Amaral e geneo-confrades!
Dúvidas de cariz histórico-militar parece-me q. são mesmo com o mano Manuel Amaral
www.arqnet.pt/ e info@arqnet.pt
Resposta pronta e, até ver e sentir, sem cobrar nada!!!
cmptos.
M.M.Magalhães
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 23 Jan 2025, 08:31.