M. Correia Amado e J. Sousa Amado, Padres, Coimbra

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

M. Correia Amado e J. Sousa Amado, Padres, Coimbra

#141645 | jamador | 25 Jan 2007 11:49

Procuro saber mais acerca destes dois padres, em particular suas biografias e genealogia.

Ao que parece, para além da coincidência de apelidos e de época - Séc. XIX - nada terão em comum. Mas é o que pretendo saber.

Tudo me leva a crer serem ambos provenientes do concelho de Coimbra.

1) Manuel Correia Amado, não sei quando nasceu mas terá falecido no final do século XIX. Era vigário na freguesia de Assafarge em 1890, na qual terá estado pelo menos duas décadas.

2) José de Sousa Amado terá nascido em 1812 e falecido em 1878.
Eclesiástico muito conservador escreveu várias obras em temas diversos como a religião e os costumes, a geografia, a língua portuguesa.
Foi também jornalista.

Caso alguém tenha alguma informação sobre qualquer deles agradeço a sua divulgação.

Jorge Amado Rodrigues

Reply

Direct link:

Para Jorge Amado Rodrigues

#141728 | Pedro França | 25 Jan 2007 22:44 | In reply to: #141645

Caro Jorge:

Se lhe interessar, posso ver-lhe isso na Câmara Eclesiástica de Coimbra, no AUC, mas só para a semana, lá para 5ª Feira.
Qual é a sua urgência?
Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Para Jorge Amado Rodrigues

#141771 | jamador | 26 Jan 2007 09:27 | In reply to: #141728

Caro Pedro França,

Muito obrigado pelo seu interesse.

Estou de facto convencido que os padres referidos terão a mesma origem em Assafarge e são parentes entre si (e comigo).

José de Sousa Amado, pude saber ontem, nasceu em Assafarge em Março de 1812 e formou-se em Coimbra.

Creio pois que os respectivos processos estarão em Coimbra.
Como estou no Porto torna-se mais difícil. Assim qualquer ajuda, por pequena que seja, será certamente bem recebida.

Não tem urgência. Responda quando quiser e puder. Obrigado.

Cumprimentos

Jorge Amado Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: Para Jorge Amado Rodrigues

#142702 | Pedro França | 02 Feb 2007 11:08 | In reply to: #141771

Caro Jorge:

Então é assim:
- Localizei na Câmara Eclesiástica (ordenações sacerdotais), os verbetes de José de Sousa Amado (Assafarge, ano de 1827), e de Miguel de Sousa Amado (Carvalhais, Assafarge, ano de 1828).
Nos verbetes dos estudantes da UC, o primeiro saiu bacharel formado em Teologia a 07.06.1842. Era filho de João de Sousa Amado.
O segundo não consta destes verbetes. Mas, encontrei ao Manuel Correia Amado, de Rio de Galinhas (anda por ali, mais para Almalaguês), com matrícula em Teologia a 20.10.1851 e 01.07.1853. Não traz paternidade mas também não pedi o livro de matrículas para conferir. Falta de tempo.
Para já é o que se me oferece dizer a respeito. Como são estudantes teólogos, é provável que não tenham certidão de idade.
Diga coisas para eu me organizar para a próxima semana.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Para Jorge Amado Rodrigues

#143429 | jamador | 09 Feb 2007 11:36 | In reply to: #142702

Caro Pedro França,

Imensamente grato pelas informações obtidas.

Quanto a José de Sousa Amado completamente identificado. Já li também o assento de nascimento.

Quanto a Miguel de Sousa Amado talvez seja irmão do anterior pois já lhe vi outras referências. Se encontrar a respectiva filiação tem interesse.

Do Manuel Correia Amado pelo que me diz é provavel que não seja do mesmo ramo mas só o posso saber com a filiação e / ou outros dados de nascimento.

Encontro dois grandes ramos de Amado. Um em Assafarge - o que me interessa por agora - outro em Almalaguês. Até ao início do Séc. XVIII não lhes encontrei nenhum elo comum, pelo menos nos nomes já investigados. Mas nunca se sabe.

Assim persiste a dúvida relativamente a Manuel Correia Amado pois Rio de Galinhas é muito próximo também. Se souber mais agradeço sempre.


Um abraço

Jorge Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: Para Jorge Amado Rodrigues

#145362 | Pedro França | 25 Feb 2007 01:04 | In reply to: #143429

Caro Jorge:

Sobre o Miguel de sousa Amado, com processo de ordenação de 1828, cxª 1586, apenas traz Vita et Moribus. Morava, por estudos, em S. Salvador/Coimbra.
Era do lugar dos Carvalhais/Assafarge, filho de Joaquim José dos Santos e de Joaquina Felícia e é só isto o que vem no processo.
Estes pais são diferentes ds do José de Sousa Amado: João de Sousa Amado e Joaquina Engrácia; este padre foi baptº a 05.04.1812/f. 31v., nascido a 27.03 desse ano para Carvalhais de Baixo/Assafarge.

E é isto o que posso dizer a respeito.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Para Jorge Amado Rodrigues

#145701 | jamador | 27 Feb 2007 10:33 | In reply to: #145362

Caro Pedro França,

Muito obrigado pelas recentes informações com as quais poderei dar mais uns ´passos'. Vou no encalço de Miguel Sousa Amado.

Talvez um pouco a despropósito do tópico, estava capaz de aproveitar para lhe pôr um outro caso que tenho em mãos e talvez, se a paciência e boa vontade lho permitirem, possa eventualmente dar alguma achega.

Procuro os registos de baptismo e o de casamento de uma família. Vou dizer o que sei.

1) Clementina Rosa Bizarro filha de Manuel António Bizarro e Emília da Conceição Marques Perdigão. Segundo a informação que consta do registo de óbito, ocorrido em 12-7-1935, terá nascido por volta de 1859 em Santa Cruz. Em tempos procurei em Santa Cruz mas não encontrei embora ali estejam os registos dos irmãos mais velhos. Poderá ter sido baptizada em paróquia diferente.

2) João Nunes Vicente, casado com a anterior em Santa Cruz em data que ignoro mas em princípio anterior a 1893, e nascido em Gandramás, Miranda do Corvo, por volta de 1854.

3) João Nunes Vicente Júnior, filho de ambos, nascido após 1895 muito provavelmente em Santa Cruz. Viviam na rua da Moeda.

Um dos problemas será saber onde estão os livros referentes a cada caso, Conservatória ou Arquivo. Talvez o ponto de partida mais facil pudesse ser o registo de casamento se estiver como penso em Santa Cruz.

Se lhe puder ser útil no Porto disponha também.

Um abraço

Jorge Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: Para Jorge Amado Rodrigues

#146003 | Pedro França | 01 Mär 2007 00:03 | In reply to: #145701

Caro Jorge:

Para o situar:
- Localizei o casamento de Clementina Rosa Bizarro com João Nunes Vicente em Santa Cruz de Coimbra a 09.01.1892/f. 3v.-4, nº 4.
Nese assento é dito que ela foi baptizada em 1859 (o assento não se encontra) em Santa Cruz, e ele em Miranda do Corvo (a que pertence Gondramaz), em 1864.
Os pais dela, Manuel António Bizarro e Emília da Conceição Marques Perdigão casaram igualmente em Santa Cruz a 13.04.1839/f. 32v. Tenho os pais de ambos também.
Por ora é o que se pode dizer. Quer a localização dos filhos da Clementina e do João? Sabe se o João junior só nasceu depois de 1895? E desde 1892 o que há?
Diga coisas. Tudo o resto, para trás, está no AUC.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Para Jorge Amado Rodrigues

#146034 | jamador | 01 Mär 2007 12:00 | In reply to: #146003

Caro Pedro França,

Uma vez mais obrigado pelo seu cuidado e interesse.

De facto havia indicado 1895 (ou posterior) para nascimento de João N. V. Júnior mas poderá

não ser assim.

O Casal tinha três filhos :

Maria da Conceição Nunes Vicente, nascida em 19-2-1893, presumo (não vi) que em Santa Cruz.

António Nunes Vicente nascido em Coimbra, Santa Cruz, a 31-10-1894

João Nunes Vicente Júnior desconheço. Mas como vê pelas datas dos anteriores deverá ser

depois de 1895. Já está no AUC ?

Só não entendo muito bem porque não aparece o baptismo de Clementina Rosa em Santa Cruz.

Eram muitos irmãos (nove ou dez) mas só de dois não conheço o nascimento. Clementina Rosa e

Fortunato Augusto Bizarro os quais penso serem ambos os mais novos. A única explicação que

encontro é de que possam ter sido baptizados em outra freguesia.

Quanto à genealogia anterior a todos estes conheço-a.


Um abraço

Jorge Rodrigues

Reply

Direct link:

Para Pedro França

#210155 | jamador | 08 Okt 2008 20:01 | In reply to: #141728

Caro Pedro França,

Se um dia 'tropeçar' com este caso ou com ele puder perder uns minutos agradeço-lhe muito.

Persigo José de Sousa, filho de Manuel Francisco e Maria Fernandes, nascido em Tamengos, fregª de S.Pedro, antes de 1773.
Desconfio com grande probabilidade que terá sido padre ou filho de padre, muito embora dele tenha havido descendência.

Caso se depare com algum processo de ordenação ou outro qualquer documento que o refira diga pf.

Agradeço antecipadamente.

Cumprimento
Jorge Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: M. Correia Amado e J. Sousa Amado, Padres, Coi

#210174 | kingzinho | 09 Okt 2008 00:14 | In reply to: #141645

Caro Jorge Amado Rodrigues,

por acaso nos seus Amado de Assafarge não lhe aparece alguma senhora casada com um Leo(?) Manuel Filipe, tendo descendência Amado Filipe?

Se tiver diga-me, pois estou a tentar investigar esse ramo.

Obrigado

joão emanuel diogo (joaoediogo arroba gmail ponto com)

Reply

Direct link:

RE: M. Correia Amado e J. Sousa Amado, Padres, Coi

#210182 | jamador | 09 Okt 2008 08:28 | In reply to: #210174

Caro João Emanuel Diogo,

Tenho de facto passado 'a pente fino' os Amado de Assafarge, e não só.
Nunca vi o nome que indica.
No entanto se encontrar algum que se aproxime dir-lhe-ei certamente.

Cumprimentos

Jorge Amado Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: M. Correia Amado e J. Sousa Amado, Padres, Coi

#210290 | kingzinho | 10 Okt 2008 19:30 | In reply to: #210182

Caro Jorge Amado Rodrigues

tenho mais dado se tiver a paciência de os comparar com os seus.

De facto nesta zona havia muito o costume de tornar feminino o apelido, não era? Assim não é propriamente Amado mas Amada.

Os dados:

Manuel Filipe casado com Ana de Jesus Amada e tiveram duas filhas pelo menos: Maria José de Jesus Amada (também Maria José Filipe) e Maria Júlia Amada.

Qualquer informação, como sempre será importante.

Como ando a trabalhar aquela zona (Assafarge/Cernache), se puder ser útil avise!

abraço

joão emanuel diogo

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 02 Jul 2024, 13:00.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen