Grâo Cruz de Nsª Srª da Conceiçâo de Vila Viçosa

This topic is classified in rooms: Pessoas | Títulos

Grâo Cruz de Nsª Srª da Conceiçâo de Vila Viçosa

#142912 | fertelde | 04 Feb 2007 06:17

Estimados Confrades:
Alguém me pode indicar a quem era atribuido este grao?
Estou buscando informaçâo sobre Fernando de Leon y Castillo que foi Grâo Cruz desta Ordem.
Grato por qualquer informaçâo,
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: Grâo Cruz de Nsª Srª da Conceiçâo de Vila Viçosa

#142973 | RCCORREIA | 04 Feb 2007 22:48 | In reply to: #142912

Caro Fernando

Partindo da Wikipedia a informação disponível é a que se segue

"A Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa é uma ordem honorífica dinástica portuguesa cujo Grão-Mestre é o Duque de Bragança.

A Ordem foi instituída pelo Rei D. João VI, em 6 de Fevereiro de 1818, dia da sua aclamação, no Rio de Janeiro, Brasil. O objectivo do Rei, que era o Grão-Mestre da nova Ordem Militar, era homenagear a Padroeira (designada por alvará de 1646), por Portugal ter sobrevivido, como país independente, às guerras napoleónicas que tinham assolado o país e a Europa.

De D.João VI a 1910 foram agraciados pelos Reis com esta ordem várias personalidades, essencialmente oriundas na nobreza e da aristocracia.

O governo provisório, em Outubro de 1910, extingui-a como Ordem Militar, embora o rei D.Manuel II no exílio e os Duques de Bragança que lhe sucederam tenham continuado a utilizar as insígnias desta ordem, só recentemente o actual Duque de Bragança a reabilitou, como Ordem dinástica honorífica da Família Real Portuguesa, distinguindo várias personalidades que agracia com o grau de cavaleiros da ordem, na festa de 8 de Dezembro, em Vila Viçosa.

Insígnia
A insígnia desta ordem (de banda azul com risca branca ao meio) é constituída por um medalhão coroado,em forma de estrela, com um círculo ao centro onde se lêem as letras AM, com a inscrição Padroeira do Reino. A insígnia foi desenhada por Jean Baptiste Debret, em 1818."

Daqui depreendo que a atribuição da mesma se baseie no reconhecimento pessoal do agraciado pelo Sr Duque de Bragança (que antes de 1910 simultaneamente era Rei). Ao que parece actualmente apenas se atribui o grau de cavaleiro o que não significa que antes não fossem dados outros graus mais elevados, como referiu, e é normal nestas ordens.

Manterei o seu Leon y Castillo activo nas minhas pesquisas.

Abraços,
Rui Correia

Reply

Direct link:

RE: Grâo Cruz de Nsª Srª da Conceiçâo de Vila Viçosa

#142982 | chartri | 05 Feb 2007 00:49 | In reply to: #142912

Meu caro
D. Fernando Leon y Castilho foi agraciado com a Gran Cruz desta Ordem a 28 de Abril de 1881 segundo a publicação da Fundação da Casa de Bragança da autoria de Francisco Belard da Fonseca de 1955. Nada mais se diz.
Deverá um processo de habilitação na Fundação da Casa de Bragança em Vila Viçosa, ou na TT.
No entanto parece-me que ele recebeu esta Ordem por ser um grande de Espanha quando de visita a Portugal ou deslocação do Rei a Espanha. Mas isto é um cenário possível.

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Grâo Cruz de Nsª Srª da Conceiçâo de Vila Viço

#142986 | fertelde | 05 Feb 2007 02:30 | In reply to: #142973

Estimado Rui Correia:
Agradeço imenso ter me transmitido toda esta informaçâo.
D. Fernando de Leon y Castillo foi Ministro de Espanha e entre alguns Ministérios o de Estrangeiros, e deverá ter coincidido com a questâo da Conferencia de Berlim e o Reparto de Àfrica... Poderá ter sido por isso e algum apoio a Portugal na dita Conferencia.... Em Espanha foi Marquês de Muní, rio e regiâo da antiga colónia espanhola de Àfrica Equatorial.
Como vivo fora de Portugal, pois terei que pedir ajuda para a TT ou para algum Registo da Ordem, para poder completar a informaçâo.-
Abraço,
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: Grâo Cruz de Nsª Srª da Conceiçâo de Vila Viçosa

#142989 | fertelde | 05 Feb 2007 03:57 | In reply to: #142982

Estimado:
Agradecido pelas informaçôes. Foi nomeado Ministro do Ultramar em 1881 e deve ter feito alguma visita como tal a Portugal e daí a concessâo.-

Melhores Cumprimentos,
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: Grâo Cruz de Nsª Srª da Conceiçâo de Vila Viçosa

#142991 | LCM | 05 Feb 2007 08:30 | In reply to: #142982

Caro Rocardo,

A Ordem de N.ª Sr.ª da Conceição de Vila Viçosa era puramente honorífica, pelo que não existiam quaisquer processos de concessão. Esta, como todas as outras mercês do Constitucionalismo, eram concedidas pelo presidente do Conselho e apenas assinadas pelo Rei, sendo estes responsáveis por um número reduzido de propostas.
No livro original de registo de dos agraciados que se encontra na TT e foi transcrito por Bélard da Fonseca, constará apenas em alguns casos, se bem me lembro, a entidade proponente da mercê, por ex. um ministro ou presidente de Câmara. O mesmo acontecia com as outras ordens, os títulos nobiliárquicos, o título de Conselheiro, etc.
Como muito bem escreve deveria ser um diplomata ou membro do Min. dos Neg. Estrangeiros de Espanha ou de outro páis de lingua castelhana. Note-se que, segundo os estatutos iniciais da Ordem, só poderiam receber a Grã-Cruz os "Grandes do Reino", o que claro nunca foi respeitado.

Cumprimentos
LCM

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 04 Jul 2024, 17:23.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen