cidadania Portuguesa
This topic is classified in rooms: Direito | Brasil
cidadania Portuguesa
Sou neto de Português e tenho interesse em adquirir a cidadania Portuguesa para mim e para meu filho que hoje tem 7 anos, gostaria de saber se realmente tenho direito e se meu filho também pode adquirir referida cidadania. Gostaria também de saber quais os documentos necessários e se consigo fazer o processo aqui no Brasil através do Consulado ou se preciso de algum advogado em Portugal para desenrolar a papelada. Abraços.
ReplyDirect link:
RE: cidadania Portuguesa
Olá Fernando, Não sou "expert" no assunto, mas li muito a respeito. Acredito que a “cidadania adquirida/ naturalização” por vc ser neto poderá ser transmitida ao seu filho, pois ele é menor de idade. Mas é mais difícil obter este tipo de cidadania, posto que baseada em pelo menos um argumento subjetivo – laços efetivos com Portugal- que poderá ser contestado pelo MP. Não é garantido. A cidadania transmitida por seu pai ou mãe é um direito (cidadania mediante atribuição- título originário). Estava na mesma situação e optei por solicitar a cidadania por atribuição para minha mãe, que é filha de portugueses, que transmitirá para mim e então poderei transmitir para meus filhos (maiores de idade).
Optei por solicitar a “cidadania a título originário” diretamente ao Consulado (RIO), pois achei os preços das firmas de advocacia muito caros e o meu processo é longo. Esta via só é possível caso seu pai ou mãe, descendentes de portugueses, estiverem vivos. Meu pai também é filho de portugueses, mas, infelizmente, falecido. Caso o seu pai ou mãe filho (a) de português for falecido (a), só lhe resta tentar a cidadania adquirida por ser neto de português. Em qualquer caso vc precisa da certidão de nascimento do seu avô ou avó português(a) que pode ser obtida “on line” através do Portal do Cidadão caso o nascimento seja anterior a 100 anos no “site” http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt . Certidões com mais de cem anos estão arquivadas nos “arquivos distritais”. O casamento e óbito se for o caso, deverão estar averbados na referida certidão. No meu caso já tenho o casamento e óbito do meu avô português averbados. Depois de findo o procedimento da minha mãe que está em curso, ainda tenho que averbar o casamento dos meus pais, proceder ao meu pedido de cidadania, averbar o meu casamento, para então proceder ao pedido de cidadania para os meus filhos. : )) Pesquise bastante na internet, muitas informações vc encontra neste fórum. Boa sorte!.PortellaBrandão
Direct link:
RE: cidadania Portuguesa
A cidadania portuguesa pode ser passada por pais e avós. Bisavós não? O meu bisavô era português, de Lisboa, nascido em 1855. Veio com os pais, menino ainda. Os pais eram de família conhecida de músicos portugueses. Vieram abrir aqui uma casa de músicas, editora de partituras, etc., como a que a família tinha em Lisboa e no Porto. Tiveram sucesso na época e foram ficando por aqui (Rio de Janeiro). Sou membro da Academia Brasileira de Poesia-Casa de Raul de Leoni, em Petrópolis-RJ. Tenho livros de poesia publicados e estou escrevendo agora um livro de fatos reais, romanceados, com história da família que minha avó me contava. Já venci um concurso de trovas do Elos-Club, com o tema Brasil-Portugal.
Sou também professora de História e Pedagoga. Haveria alguma chance de conseguir cidadania portuguesa? Tenho sangue português pelos quatro avós, mas o português menos remoto acho que foi esse meu bisavô. Os outros foram "trisavôs" e "trisavós". Se houver chances, gostaria de saber. Agradeço a quem puder me informar.
Direct link:
RE: cidadania Portuguesa
Portellabrandão,
Como você averbou o casamento e óbito?
Pelo consulado?Estou tentando por outros meios.
Obrigada!
Direct link:
RE: cidadania Portuguesa
Portellabrandão,
Como você averbou o casamento e óbito?
Pelo consulado?Estou tentando por outros meios.
Obrigada!
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 07 Jan 2025, 22:43.