navios estrangeiros no Porto

This topic is classified in rooms: Arquivos | Regiões | Pessoas | Cargos

navios estrangeiros no Porto

#151107 | Adilia | 03 Apr 2007 12:12

Procuro informacao sobre onde encontrar algum e qualquer registo ou recurso acerca de navios estrangeiros no Porto entre 1860-1900.

O meu trisavo, Friedrich Ferdinand Lorentzen, da como profissao nos registos da Igreja Anglicana entre 1860-1868 "Capitao de Navio Mercante". A partir de 1869, a profissao passa a ser "Fornecedor de Navios" com residencia na cidade do Porto.

Onde posso encontrar documentos relativos a esta actividade economica e/ou algo que me ajude a saber algo mais do que o nome deste meu antepassado?

Qualquer informcao sera grandemente apreciada.

Obrigada desde ja.
Adilia

Reply

Direct link:

RE: navios estrangeiros no Porto

#151215 | Francisco Queiroz | 04 Apr 2007 00:47 | In reply to: #151107

Consulte a imprensa diária (como "O Commercio do Porto", que tem sempre secção de entrada e saída de navios, com seus consignatários)
Cumprimentos,

Reply

Direct link:

RE: navios estrangeiros no Porto

#151246 | Adilia | 04 Apr 2007 10:55 | In reply to: #151215

Caro Francisco Queiroz,

Muito obrigada pela indicacao. Nao tinha conhecimento que publicavam a entrada e saida de navios.

Tentei encontrar na internet onde consultar o arquivo de "O Comercio do Porto" mas nao consegui nada. Sabe por acaso onde poderei encontrar para consulta?

Novamente muito obrigada pela indicacao.
Adilia

Reply

Direct link:

RE: navios estrangeiros no Porto

#151251 | Francisco Queiroz | 04 Apr 2007 12:09 | In reply to: #151246

Consulte "O Comercio do Porto" numa biblioteca, como a BPMP (Biblioteca Pública Municipal do Porto, jardim de S. Lázaro) ou na Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Em Lisboa também deve haver colecções deste jornal, mas também pode tentar o Diário Mercantil ou, para o fim do século XIX, o Primeiro de Janeiro e Jornal de Notícias (estes não posso garantir que tenham os navios)
Cumprimentos,

Reply

Direct link:

Hemerotecas e outros Arquivos

#151257 | salen | 04 Apr 2007 12:30 | In reply to: #151107

Hemeroteca de Lisboa, próximo à Igreja de São Roque, no Bairro Alto em Lisboa (Hemeroteca='biblioteca' de publicações periódicas, p.ex. jornais e revistas).
Não sei se há uma Hemeroteca no Porto. Procure.
Não sei se terá publicações do Porto na Hemeroteca de Lisboa, mas vá lá, telefone ou mande um mail. Tente.
"Fornecedor de navios" será provavelmente um armazenista e revendedor de produtos necessários à viagem, nessa altura, desde a enxárcia aos alimentos, enxovais, louça etc. e que trabalharia para ou com as companhias de navegação.
Se investigar as companhias de navegação que faziam escala em Leixões, provavelmente encontrará referências a esses fornecedores.
Já foi ver os arquivos da Alfândega do Porto, do Porto de Leixões, Do Arquivo Municipal do Porto, ou mesmo no IAN-TT em Lisboa?
Não pense que lá vai com internet (era bom era ...). Ou vai aos sítios e queima pestanas no pó dos canhanhos, ou penso que vai desistir da pesquisa por falta de resposta. Mas tente, que tentar não dói.
Cumprimentos e sucesso. Victor Ferreira

Reply

Direct link:

RE: Hemerotecas e outros Arquivos

#151414 | Adilia | 05 Apr 2007 13:19 | In reply to: #151257

Caro Vitor Ferreira

Muito obrigada pelas indicacoes. Ja enviei um email para o Arquivo Municipal do Porto. Agora e esperar. E continuar a insistir. Nao desisto. Acredite.

Nao me importava nada de queimar pestana agora mesmo mas vou ter que esperar ate voltar a Portugal. Quem me dera que tudo isso estivesse online. Quem me dera!

Fiquei a pensar se, por ele ser um "comerciante" - fornecedor de navios - nao havera qualquer tipo de registo, como impostos, etc, relacionados com a actividade?

Grata pelas indicacoes,
Adilia

Reply

Direct link:

RE: navios estrangeiros no Porto

#151416 | Adilia | 05 Apr 2007 13:46 | In reply to: #151251

Novamente lhe agradeco as indicacoes.

Reply

Direct link:

Seguindo o filão

#151428 | salen | 05 Apr 2007 17:01 | In reply to: #151414

É provável. O IANTT tem arquivos dos Ministérios do Reino. Outra fonte a pesquisar.
Mas não descure as companhias de navegação em actividade na época (fazendo escala no Porto/Leixões), com sede em Portugal, mas também - muito importante - com sedes em outros países como o Reino Unido, os Países Baixos, Bélgica, França, Itália, Alemanha (atenção que mais de metade desses países não existiam como tal por essa época, pelo que os arquivos de uns podem estar parcialmente em outros, logo vê). Esses países costumam ter arquivos muito bem estruturados, completos e informativos (no caso de terem sobrevivido às duas guerras mundiais, claro está ...).
Há um site muito popular de domínio brasileiro que lista navios e companhias de navegação em actividade entre a Europa e o Brasil nos dois séculos anteriores.
Por outro lado, o Porto tem uma tradição de Associações Comerciais e Industriais muito forte. É muito provável que haja registos de inscrição e/ou actividade da empresa ou da pessoa do seu ancestral numa dessas associações ou em uma das suas herdeiras (caso elas tenham se extinguido). É ainda possível que o acervo documental tenha passado a empresas sucessoras, a algum organismo do Estado, a arquivos de outras Associações ou de herdeiros.
Já viu que para dar palpites não falta quem ...
No entanto não o faço por leviandade. Sei o que é andar "à procura da rôlha", sem orientação. Todas as hipóteses de trabalho acabam por ser bem vindas; a seguir é seleccionar.
Boas pesquisas. VF

Reply

Direct link:

RE: Seguindo o filão

#152447 | Adilia | 15 Apr 2007 16:55 | In reply to: #151428

So para informar que ja consegui obter resultados junto do Arquivo Municipal do Porto.
Alias, consegui mais do que pensava.

Visto que o meu trisavo era capitao de navios, pensei em tentar pesquisar atraves da actividade economica, ou seja, encontrar registos que me dessem pistas sobre a sua naturalidade e ascendencia. Pois a Dinamarca e muito grande para pesquisar freguesia a freguesia. E nao consigo encontra-lo nas transcricoes de censos disponiveis on-line, com os poucos dados que tenho.

Fui informada que tinham registo de obito e enterramento. Nem imaginam a minha surpresa!!

Parece que encontrei a "rolha". Vamos ver.
Obrigada pelas vossas sugestoes.

Sucesso para todos.
Adilia

Reply

Direct link:

A rolha e a navegação

#152455 | salen | 15 Apr 2007 17:34 | In reply to: #152447

Fico muito feliz que tenha encontrado uma ponta por onde pegar o fio. Isso era essencial.
Oxalá as suas pesquisas, que já a levaram a bom porto, a estimulem a continuar a nevegar. Sempre 'ao de cima'. Como a rolha. VF

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 12 Jul 2024, 23:43.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen