cidadania portuguesa

This topic is classified in rooms: Direito | Brasil

cidadania portuguesa

#151149 | jorge raul | 03 Apr 2007 20:44

Oi Pessoal!

Descobri recentemente que meu avô por parte de mãe era Português. Tanto minha mãe quanto meu avô já são falecidos. Será que eu tenho direito a cidadania portuguesa?

Grato a todos,

Jorge

Reply

Direct link:

RE: cidadania portuguesa

#151214 | ksaraujo | 04 Apr 2007 00:45 | In reply to: #151149

Olá, Jorge. Basicamente, a nova lei da naturalização é o seguinte: o governo português CONCEDE a naturalização aos netos de portugueses por DIREITO. Não é a cidadania plena porque você não poderá repassar a naturalização portuguesa aos seus filhos, os bisnetos. Porém, no caso dos bisnetos, o governo PODERÁ conceder a naturalização desde que o pretendente seja "havido como descendente de português". A vantagem que vejo em você obter a naturalização pelo direito que possui por ser neto é ficar, então, comprovado que seus filhos são descendentes de português na qualidade de bisnetos. Consulte este sítio aqui e leia o texto da nova lei nos capítulos que tratam do nosso caso como descendentes de portugueses: http://www.acime.gov.pt/nacionalidade.htm Boa sorte em sua empreitada, abraços. Kelson dos Santos Araújo - Braga.

Reply

Direct link:

RE: cidadania portuguesa

#151357 | jorge raul | 04 Apr 2007 22:46 | In reply to: #151214

Araújo Braga:

Caro Kelson:

Estou mais perdido do que nunca: primeiro porque não sei quais o passos que tenho de dar para conseguir esta cidadania; segundo, não sei se você entendeu, mais sou neto de Português, e minha mãe já está falecida, e meu avô também. Agora, uma Feliz coincidênica: Você é Araujo Braga! Você sabia que na minha família tem diversos Araújo Braga?

Reply

Direct link:

RE: cidadania portuguesa

#151377 | ksaraujo | 05 Apr 2007 01:34 | In reply to: #151357

Caro Jorge,
Desculpe-me pela confusão com o meu nome, mas sou o Kelson dos Santos Araújo. Braga é o nome da cidade daqui de Portugal onde moro actualmente. Sei, sim, que há vários Araújos por esta região, que é conhecida como Minho, e que acabaram tendo agregados ao apelido (sobrenome) de família o nome da cidade, Braga. Para conseguir a naturalização portuguesa através do seu avô (por direito), você precisará fornecer todos os documentos constantes da lista localizada em: http://www.consuladoportugalsp.org.br/naturalizacao.htm e dar entrada no processo no Consulado de Portugal que atende a localidade onde você mora no Brasil, está bem? Espero ter lhe ajudado. Grande abraço e boa sorte! Kelson dos Santos Araújo, Braga, Portugal.

Reply

Direct link:

RE: cidadania portuguesa

#151408 | jorge raul | 05 Apr 2007 12:28 | In reply to: #151377

Muito obrigado, Kelson!

Ajudou-me e muito. Sei que vai ser muito dificil, mas vou tentar. Principalmente por não saber nem onde conseguir a Certidão de nascimento do meu avô. Mas tenho que tentar.

Um Grande Abraço,

Jorge
Rio de Janeiro, Brasil.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 08 Jul 2024, 18:52.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen