Apelidos cartas de condução

This topic is classified in rooms: Arquivos

Apelidos cartas de condução

#151550 | macp | 06 Apr 2007 16:13

Caros confrades
Um dia destes, pus-me a observar as novas cartas de condução e verifiquei que os apelidos portugueses ( Apelidos/Surnames) ficaram ( pelo menos nos casos que vi) reduzidos apenas ao último, que figura em primeiro lugar ( antes do nome/name onde surgem todos os nomes e restantes apelidos), fugindo à tradição ( e à lei?) portuguesa do registo dos nomes. Nos novos cartões do cidadão ( antigo Bilhete de Identidade) acontecerá a mesma situação por um exemplo que vi num jornal. Obedece isto a alguma recomendação da União Europeia? Terá sido lapso no preenchimento dos formulários? Qual a vantagem de seguir esta norma, se existe?
Aproveito para desejar a todos Boa Páscoa.

Reply

Direct link:

RE: Apelidos cartas de condução

#151561 | salen | 06 Apr 2007 17:26 | In reply to: #151550

Se é 'regra europeia', então já terá que vir com excepções: é o caso dos 'nuéstrios hermianuítos', que trocam as voltas à lógica não ibérica, e ficam fulos quando são tratados pelo primeiro e último nome (em geral o da mãe).
Não deve ser regra, mas sim mais uma 'simplificação' decidida por um burocrata com más ideias e poder para as pôr em prática.
Da última vez que tirei o bilhete de identidade mudaram-me o Victor para Vitor. Não é que eu goste de nenhum deles, mas o meu nome é assim e pronto. A justificação foi que tinha sido posto em prática uma 'normalização' no 'programa informático' etc ...
Pus o bilhete em cima da mesa recusando-o, mandei mudá-lo, pedi o livro de reclamações e escrevi a perguntar qual seria a 'normalização' que o serviço proporia se eu fosse indiano e me chamasse Prakapratesh Virashmunda, e virei costas.
Ao fim de uns dias tinha o bilhete corrigido e um pedido de desculpas.
Se não gostou da ideia, reclame. Ou corrigem ou não corrigem. Tem 50 % de possibilidades de ganhar.
Cumprimentos. VF

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 29 Sep 2024, 22:31.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen