Ourentã - Cantanhede

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Ourentã - Cantanhede

#152609 | acardote | 16 Apr 2007 21:52

Nos finais do Sec. XVIII e inicios do Sec. XIX existiu pelo menos 2 gerações de uma familia com o apelido Cardote em Ourentã. Gostaria de saber se alguem do Forum têm dados sobre esta familia e ou sobre o apelido Cardote.
Antonio Cardote

Reply

Direct link:

Para o António Cardote

#152631 | Pedro França | 17 Apr 2007 01:21 | In reply to: #152609

Caro António:

Não me esqueci de si. Estou só a tentar organizar o processo respectivo e a largar um pouco mais as minhas conclusões.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Ourentã - Cantanhede

#155360 | san1 | 08 Mai 2007 09:59 | In reply to: #152609

Bom dia,

Você tem outros antepassados originarios de Ourentã ? Eu propria sou de Ourentã, mas vivo em Fraça.
Sobre a familia Cardote, não lhe posso ajudar, mas se tiver outros parentes de Ourentã, talvez eu tenha informações...
No livro "A freguesia de Ourentã" de Francisco Dinis não encontrei nada sobre "Cardote".

Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França

Reply

Direct link:

RE: Ourentã - Cantanhede

#155435 | acardote | 08 Mai 2007 22:02 | In reply to: #155360

Boa noite,

Não estava á espera de uma resposta de tão longe.
Eu também tenho o livro" A Freguesia de Ourentã" de Francisco Dinis (1995), e a Monografia da Freguesia de Ourentã do Padre Manuel Antonio Marques (1992), ambos os livros não existe qualquer referencia ao apelido Cardote. Acho um pouco estranho pois o meu Tetra-Avô era Médico Militar (nasceu em 1801- Ourentã) e o seu pai (meu Penta-avô) também era natural de Ourentã, estranho pois nessa época não seria tão vulgar ser Médico e como tal deveria ser uma pessoa de referencia em qualquer lugar.
Já contactei com alguns Cardotes no Brasil e curiosamente todos eram descendentes de Portugueses da zona de Coimbra e Aveiro. Alguns Brasileiros pensam que a origem do nome poderá ser Francesa e escrever-se Cardot, não creio pelos dados que tenho.
Numa proxima oportunidade irei novamente á Biblioteca de Cantanhede para comprar outras Monografias de freguesia vizinhas para a largar a minha pesquisa.
Julgo não ter mais familia em Ourentã (ou na zona) e o próprio apelido Cardote está em vias de "extinção".

Cumprimentos,

Antonio Cardote

Reply

Direct link:

RE: Ourentã - Cantanhede

#155698 | san1 | 10 Mai 2007 19:45 | In reply to: #155435

Boa noite,

Vi no outro topico que seus antepassados eram militares. Se não tiver o livro "As Ordenanças e as Milicias em Portugal" de Nuno Gonçalo Pereira Borrego (2006) segue aqui os Cardotes que la encontrei :
p 712
Regimento de Milicias de Coimbra
Cirurgião-Mor : Manuel Joaquim Baptista Cardote 25/04/1832 (data da Patente)

p 828
Corpo de Voluntarios Realistas
Batalhão de Guimarães
Alferes 5a : José Pereira da Cunha Cardote 04/05/1829 (Patente)


Sobre o concelho de Cantanhede tenhos os livros :
- A freguesia da Pocariça, Viriato de Sa Fragoso (1939, réed. 1997)
- Cantanhede - Subsidios para sua Historia, Viriato de Sa Fragoso (1960) (não tenho o livro, mas tomei notas)
- Cantanhede a terra e suas gentes, Pedro Dias e J.V. da Silva Pereira (1983)
- Monografia da Freguesia de Ourentã, Padre Manuel Antonio Marques (1992)
- A Freguesia de Ourentã, Francisco Dinis (1995)
- Glossario de Termos Gandareses, Idalécio Cação (2002)
- Cantanhede: honrando o passado, rumo ao futuro..., João Belmiro Pinto da Silva (2004)
- Fontinha: o seu povo: história, afectos e memórias, António Manuel Pereira dos Santos (2004)

Não encontrei nada sobre Cardotes em nenhum deles.
Se quiser adquirir livros sobre Cantanhede e seus arredores, aconselho ir ver também no officio de turismo de Cantanhede. Vedem la alguns livros. Veja também uma loja que fica quase ao lado dos Passos do Concelho, acho que se chama (Livraria ?)"Flora". Foi la que encontrei o livro sobre os Termos Gandareses e "Cantanhede: honrando o passado..." (ver acima).

A proposito de seus antepassados de Ourentã : não sabe nada do lado materno ?
(o seu nome, o nome dos pai dela)...

Cumprimentos,

Sandra Carvalho,
França

Reply

Direct link:

RE: Ourentã - Cantanhede

#155723 | acardote | 10 Mai 2007 22:36 | In reply to: #155698

Boa noite Sra. Sandra Carvalho,

O Médico Militar que faz referencia é o meu Tetraavô ( Manuel Joaquim Baptista Cardote), que era natural de Ourentã (1801),e por isso na minha mensagem anterior eu achar estranho não haver qualquer referencia a ele nas Monografias de Ourentã. Os seus pais viviam em Ourentã e eram Joaquim Antonio Baptista natural também de Ourentã, não sei se tinha o apelido Cardote e a sua mãe era Mauricia Victoria de Jesus, natural de Penela.
Se quiser eu posso mandar por e-mail uma cópia do assento de nascimento do Manuel Joaquim Baptista Cardote se achar que poderá ter algum interesse.
Em que zona de França mora?

Mais uma vez obrigado pela a sua colaboração,

Antonio Cardote

Reply

Direct link:

RE: Ourentã - Cantanhede

#155993 | san1 | 13 Mai 2007 19:12 | In reply to: #155723

Boa noite,

Se quiser pode enviar-me o assento do seu antepassado para : s ponto carvalho2 aroba caramail ponto com
Nas minhas proximas pesquisas, se encontrar alguma coisa, avisarei.

Não se admire se não aparece seu antepassado nos livros sobre Ourentã. Não são livros sobre genealogia, mas mais sobre a "terra". Por isso so aparecem la algumas pessoas de maior destaque que ficaram na memoria.
Descubri ha pouco que o Ministro dos Negócios da Fazenda Matias de Carvalho e Vasconcelos (1832-1910) era natural de Ourentã. Fiquei muito admirada nunca ter ouvido falar dele. Acho que se perdeu a memoria dele, e no entanto foi ministro... Ou então nasceu em Ourentã, sem a familia ser de la ? Ele chama-se Carvalho, mas não tem nada a ver com minha familia.
Se quiser saber mais sobre ele, escreva o nome dele no Goggle. Normalmente é logo o ° site (site da Secretaria Geral do Ministério das Finanças (SGMF)).

Em França, vivo em Alsace, ao lado da Alemanha, perto de Colmar...

Cumprimentos,

Sandra Carvalho,
França

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 08 Jul 2024, 02:47.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen