Familia Graça

This topic is classified in rooms: Famílias | Brasil

familia graça

#157300 | Walbinas | 25 Mai 2007 18:27

Sou brasileira, mas pouco sei sobre o paradeiro da familia da minha avó, a única informação que ela tem é que seus pais são da cidade de vila nova, gostaria de obter mais informações....

Reply

Direct link:

RE: familia graça

#157331 | A-Pereira | 26 Mai 2007 01:49 | In reply to: #157300

Cara Walbinas

As suas informações são escassas. Poderá ser mais precisa?
Eu sou de uma cidade que foi, até 1924, a Villa Nova de Portimão. Hoje, simplesmente Cidade de Portimão. Será daqui que os seus antepassados eram? Nomes e datas são necessários. Se o local é este, terei todo o gosto em ajudá-la

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Reply

Direct link:

RE: familia graça

#158339 | Walbinas | 04 Jun 2007 18:55 | In reply to: #157331

Caro Antonio,


Minha avó pouco se recorda sobre a vinda de seus pais e avós, disse que talvez seja Terra Nova (que acho pouco provável, pois não conheço nenhuma cidade em Portugal com esse nome pelo q pude pesquisar, eles vieram para o brasil no final de 1800 e seus nomes eram: Antonio Pereira da Graça e Clementino alves de Souza.

Muito obrigada pela atenção


Walkiria

Reply

Direct link:

RE: familia graça

#158398 | A-Pereira | 05 Jun 2007 00:12 | In reply to: #158339

Ora viva

Realmente não sei como a ajudar.
Há algumas hipóteses para esse nome. TORRES Novas? Vila Nova? ... realmente, com o nome de "Terra Nova" não conheço nenhuma localidade.

Já tentou as certidões?
Peça uma certidão da sua avó e veja o que lá está escrito.
Não sei como isso se processa no Brasil, mas deve ser fácil, como aqui.
Se obtiver algo de concerto diga qualquer coisa. O que estiver ao meu alcance...

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Reply

Direct link:

RE: familia graça

#158477 | Walbinas | 05 Jun 2007 13:07 | In reply to: #158398

Olá!!!

Bom dia!!! Ela agora me confirmou que é Vila Nova...mas sei que não pode fazer muito...mesmo assim muito obrigada pela atenção...vou tentar achar a certidão...e se precisares de algo também estarei pronta a ajudar...

Até mais...

Walkiria Binas Rêgo

Reply

Direct link:

Vilas Novas há várias

#158491 | salen | 05 Jun 2007 16:06 | In reply to: #158477

Provavelmente foi o único "pedaço de nome" que lhe ficou na memória ...

1. Afora aquelas terras principais que já tiveram "Vila Nova" no nome e que o perderam, se pesquisasse ali em cima à direita na barra verde com "Vila Nova", mudando para "Mapas", saberia que "hoje" há mais de uma dúzia de Freguesias e um Concelho com essa parcela, afora as aldeias e aldeolas que também o podem ter e que nem aparecem nestes mapas do Genea:
• Freguesia de Sande (Vila Nova) (Portugal > Braga > Guimarães)
• Freguesia de Vila Nova (Portugal > Coimbra > Miranda do Corvo)
• Freguesia de Vila Nova (Portugal > Açores > Terceira > Praia da Vitória)
• Freguesia de Vila Nova da Barca (Portugal > Coimbra > Montemor-o-Velho)
• Freguesia de Vila Nova da Baronia (Portugal > Beja > Alvito)
• Freguesia de Vila Nova da Barquinha (Portugal > Ribatejo > Santarém > Vila Nova da Barquinha)
• Freguesia de Vila Nova da Muía (Portugal > Viana do Castelo > Ponte da Barca)
• Freguesia de Vila Nova da Rainha (Portugal > Lisboa > Azambuja)
• Freguesia de Vila Nova da Rainha (Portugal > Viseu > Tondela)
• Freguesia de Vila Nova da Telha (Portugal > Porto > Maia)
• Freguesia de Vila Nova de Anços (Portugal > Coimbra > Soure)
• Freguesia de Vila Nova de Cacela (Portugal > Algarve > Faro > Vila Real de Santo António)
• Concelho de Vila Nova de Cerveira (Portugal > Viana do Castelo)

2. "Famílias Graça" são provavelmente centenas, nada relacionadas umas com as outras, e por todos os lugares onde estiveram Portugueses. É simples: como é uma aposição "votiva" (ou religiosa, como Sacramento, de Deus, da Assumpção, Ramos, etc.) houve milhares de pessoas que o adoptaram ao longo dos séculos, sem que os seus pais os tivessem nos nomes. Ou seja, e como em todos os casos, nunca confundir "nome" com "família". Membros da mesmíssima família podem ter nomes completamente diferentes, e quanto mais para trás no tempo, mais verdade isso é.

3. Tente as certidões, tente os papeis velhos da família, fotografias com dedicatórias e datas, envelopes antigos com enderêços, tente os testamentos, descubra todos os locais por onde esses seus ancestrais andaram, viveram, trabalharam, qual foi o seu primeiro documento no Brasil, em que porto chegaram, em que navio vieram, em que data partiram e chegaram, qual era a cor das gravatas que traziam vestidas ... Alto! Esqueça este último ponto ... Já é o entusiasmo a falar ...
Agora a sério: descubra tudo o que está neste parágrafo (menos a cor das meias) porque por um lado nesses documentos e papeis podem estar todos os dados que precisa, e se não estiverem, podemos ir pelo navio e data e chegar ao porto de embarque e por aí ao registo do passaporte. Nesse momento saberá de onde afinal eram os Srs seus avô e bisavô.

Não é um assunto "para uma tarde de Sábado". Vai ter muito que pesquisar. Mas desejo-lhe a melhor sorte do mundo.
Victor Ferreira

Reply

Direct link:

Vilas Novas (II)

#158493 | salen | 05 Jun 2007 16:11 | In reply to: #158477

Mais uma coisa: porque não mostra a lista de Vilas Novas à Senhora? Pode ser que os outros nomes ou as regiões (será dos Açores? de Coimbra? Beja? etc.) a que pertencem lhe façam reavivar a memória.

Reply

Direct link:

RE: familia graça

#158538 | rafael | 05 Jun 2007 23:14 | In reply to: #158477

Boa noite. Existe uma família do apelido-GRAÇA-em Castro Verde-distrito de Beja, família bem- conceituada.É o que posso de momento informar, aqui no Fórum.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Vilas Novas há várias

#158604 | Walbinas | 06 Jun 2007 13:07 | In reply to: #158491

Caro Victor


Muito obrigada pela orientação. Procurarei fazer um estudo mais detalhado...obrigada mesmo!!!

Walkiria Binas Rêgo

Reply

Direct link:

RE: familia graça

#191574 | Jgraca | 08 Apr 2008 00:14 | In reply to: #157300

Olá!

Sou de uma familia que tem esse sobrenome. Sei também que o meu avõ tem uma irmã que esta no Brasil (não sei se ainda é viva). Existe uma terra aqui proxima chamada Vila Nova, mas não sei se os pais do meu avõ eram de lá, contudo a terra onde o meu avõ morou era bem proxima de vila nova (Coimbra> Miranda do corvo). Como se chama a tua avó? Será que ajudei?

Aguardo Resposta...

Reply

Direct link:

RE: familia graça

#239221 | Walbinas | 15 Sep 2009 19:19 | In reply to: #191574

Minha avó se chama Maria Carmelita da Graça...estou em busca de mais informações aqui no Brasil. Obrigada pela atenção, manteremos contato.

Reply

Direct link:

RE: familia graça

#245318 | Zortex | 01 Dez 2009 21:20 | In reply to: #157300

O meu nome é Pedro Graça, tenho 18 anos e os meu bisavo, bisavo, avó, tia-avó e tio-avó viveram no brasil no inicio do seculo 20. Somos de VILA NOVA de Gaia poderá existir alguma ligação? contacte-me

Reply

Direct link:

RE: familia graça

#252219 | mgracinha | 26 Mär 2010 12:56 | In reply to: #245318

Só agora vi este tópico e penso que psso dar algum contributo sobre Graça em geral, embora não ajude directamente os interessados. Em Tomar, onde há muitos Graças, embora nem todos da mesma família, diz-se que Graça é nome de engeitado, pois somos todos, eu também sou, descendentes de alguém que foi exposto no Hospital (misericórdia) da Sr.ª da Graça e por isso tomou o apelido Graça. Neste caso está, por exemplo, um antepassado do compositor Fernando Lopes Graça e daí o Graça. No Concelho de Tomar há uma aldeia de nome Vila Nova (parece-me até que é um apeadeiro do respectivo ramal ferroviário) e neste caso haverá uma remotiiiiiissima hipótese de estar ligado a um dos casos expostos atrás.

Reply

Direct link:

RE: familia graça da região de Tomar

#254795 | mimita.pas7@hotmail. | 16 Mai 2010 23:54 | In reply to: #252219

Também na minha familia de freguesias de tomar aprece várias vezes o apelido da Graça, juntamente com Ribeiro da Graça, Nunes Perna, Nunes,
Henriques Dias e Dias do Couto, e também lopes.
Tenho um bisavõ exposto da Santa Casa da Misericordia de Lisboa de seu nome Efraim da Graça, que em adulto veio a casar-se com uma neta da familia adoptante (a minha). Tornando-se avõ da minha mãe.
Os expostos estão muito bem documentados, com referências muito premenorizadas, das roupas que traziam vestidas, os chamados sinais dos expostos, fiz uma pesquiza, e fiquei muito agradávelmente surpreêndida.
As Misericórdis, fizeram um excelente trabalho, com todos os dados inimagináveis, ás vezes até com nomes.
Existe uma obra que aconselho, "sINAIS DOS EXPOSTOS", é editado pela Santa casa da Misericordia de LISBOA.

Reply

Direct link:

RE: familia graça

#294076 | mcg | 06 Jan 2012 00:17 | In reply to: #252219

Olá boa noite,

Gostaria de trocar impressões sobre a família Graça. Igualmente a que um Srª referiu a uns anos atrás. Francisco Graça (meu tetravo) veio do Algarve para Sesimbra.
Se estiver por aí família Graça gostaria de trocar contactos, para investigar um pouco mais sobre as suas origens.
Cumprimentos, Miguel Graça

miguelcarvalhograca@gmail.com

Reply

Direct link:

RE: familia graça

#294154 | rafael | 07 Jan 2012 02:43 | In reply to: #158538

Boa noite!

Na freg.de São Bartolomeu de Messines,existiu a família-Graça Mira,depois em Faro e ligados aos Corte-Real.Mas já lá vão muitos anos.

Cumprimentos
Rafael

Reply

Direct link:

Familia Graça

#406625 | ligiaquintanilha | 20 Aug 2018 16:26 | In reply to: #157300

Bom dia,eu também sou da FAMÍLIA GRAÇA,estou procurando informações,pra ser mais exato (graça d'oliveira) se alguém quiser compartilhar informações.

ligiaquintanilha@hotmail.com

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 05 Jul 2024, 02:50.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen