Chegada de emigrantes ao Brasil no séc XIX

This topic is classified in rooms: Arquivos

Chegada de emigrantes ao Brasil no séc XIX

#158659 | eugenia66 | 06 Jun 2007 19:03

Gostaria de saber se existia no Brasil do século XiX um local tipo Ellis Island nos Estados Unidos, onde os emigrantes tivessem forçosamente que aportar e assim sendo se existem registos que possam ser consultados.

Eugénia de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Chegada de emigrantes ao Brasil no séc XIX

#158771 | Gisa2 | 07 Jun 2007 18:07 | In reply to: #158659

Também gostaria de saber

Reply

Direct link:

RE: Chegada de emigrantes ao Brasil no séc XIX

#158776 | Samuel C O Castro | 07 Jun 2007 19:07 | In reply to: #158659

Estimada Eugênia,

A partir de um certo período existiu um lugar onde a maioria dos imigrantes aportavam e aguardavam conseguir alguma colocação de trabalho, que era o
Memorial do Imigrante - Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca - CEP 03164-300 - São Paulo – SP - Telefone: (0xx11) 6693-0917 - 3w.memorialdoimigrante.sp.gov.br/ . Nesse site pode fazer a busca dos registros mesmo não informando o ano, ou mesmo informando apenas o sobrenome. Desejo-lhes boa sorte na pesquisa.

Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Chegada de emigrantes ao Brasil no séc XIX

#158777 | Samuel C O Castro | 07 Jun 2007 19:08 | In reply to: #158771

Estimada Gisa,

A partir de um certo período existiu um lugar onde a maioria dos imigrantes aportavam e aguardavam conseguir alguma colocação de trabalho, que era o
Memorial do Imigrante - Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca - CEP 03164-300 - São Paulo – SP - Telefone: (0xx11) 6693-0917 - 3w.memorialdoimigrante.sp.gov.br/ . Nesse site pode fazer a busca dos registros mesmo não informando o ano, ou mesmo informando apenas o sobrenome. Desejo-lhes boa sorte na pesquisa.

Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Chegada de emigrantes ao Brasil no séc XIX

#158807 | eugenia66 | 07 Jun 2007 23:51 | In reply to: #158776

Caro Samuel

Muito obrigada pela sua informação. Vou averiguar e darei notícias.

Eugénia

Reply

Direct link:

RE: Chegada de emigrantes ao Brasil no séc XIX

#159386 | Mar2006 | 14 Jun 2007 19:17 | In reply to: #158777

Prezado Confrade Samuel de Castro
Há algum tempo entrei nessa página, que indica, do memorial do imigrante para localizar um parente emigrado para o Brasil nos anos de 1920, chamado Luiz Pessoa. Deparei com duas dificuldades após ter localisado o nome:
1. Perguntam-me se pretendo um certificado de desembarque ou uma certidão de desembarque, ou as duas. Cada uma com seu preço bem identificado, mas o que não está identificaado é o conteudo de um e de outro documento que em português (de Portugal) querem dizer a mesmissima coisa.
2. Estando em Portugal, não sei como posso pagar. Já tive dificuldade em escrever o CEP, designação típica do Brasil, mas diferente em Portugal. Depois de feito o pedido, na dúvida logo dos dois documentos, e de aguardar muito, não obtive resposta.

Hoje, após ter lido a sua mensagem voltei à carga. Pode ser que me respondam!

Senão, saberá o confrade responder às minhas dúvidas sobre a diferença entre Certidão e Certificado de desembarque? E já agora acaso esteja perto ou com acesso fácil, poderá dar uma olhada e saber qual a data de desembarque e dados de familia e de nascimento, que constem sobre esse LUIZ PESSOA, que tudo me leva a crer ser um meu parente nascido em Teixoso, concelho da Covilhã, em 13/2/1893?
Antecipadamente grato
Mar2006

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 04 Jul 2024, 16:56.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen