Sezures,Vila Nova de Famalicão

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Sezures,Vila Nova de Famalicão

#159918 | Matilde Souto Pires | 18 Jun 2007 19:49

Caros confrades

Em 7-5-1864,realizou-se o casamento de José Manuel Ferreira Ribeiro da freguesia de S. Mamede de Sezures e D. Francisca Guilhermina de Araújo Leão de S.Cosme do Vale,freguesias de Vila Nova de Famalicão.O casamento realizou-se em Braga,na igreja paroquial de Santiago de?.
Presumo que este casal ficou a viver em Sezures.
Gostaria de saber se houve filhos deste casamento, possivelmente nascidos em Sezures
Alguem me poderá ajudar?
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Reply

Direct link:

RE: Sezures,Vila Nova de Famalicão

#160545 | Matilde Souto Pires | 22 Jun 2007 19:55 | In reply to: #159918

Caros confrades

Retomo o meu pedido anterior.
Talvez algum frequentador do A.D.B. me possa ajudar
Muito obrigada

Matilde Souto Pires

Reply

Direct link:

RE: Sezures,Vila Nova de Famalicão

#160647 | pachancho | 23 Jun 2007 18:04 | In reply to: #160545

Matilde Sousa Pires
Acabei de lhe pedir ajuda ,para Ferreira do Zezere--Igreja Nova.
Moro no Porto-Maia.Para a semana penso ir ao A.D.B.
Vou procurar o que pretende.
Vale Peixoto

Reply

Direct link:

RE: Sezures,Vila Nova de Famalicão

#160736 | Matilde Souto Pires | 24 Jun 2007 15:24 | In reply to: #160647

Caro Confrade

Na próxima semana não devo ter oportunidade de ir ao A.D.S.,mas na seguinte tentarei procurar o que pretende .Muito obrigada ,por aceder ao meu pedido de Sezures.Trata-se do casamento de uma tia bisavó ,que não sei de deixou descendencia
Matilde Souto Pires

Reply

Direct link:

RE: Sezures,Vila Nova de Famalicão

#161182 | pachancho | 28 Jun 2007 18:06 | In reply to: #160736

Fui hoje ao ADB verificar o casamento realizado a 07-05-1864(nâo há engano ?).Constatei que há Santiago de:Priscos,de Fraiâo,de Cividade,de Esporôes no Concelho de Braga, de Sabariz,de Carreiras no Concelho de Vila Verde e há mais Santiagos noutros Concelhos de Braga.É importante o segundo nome.Procurei no Concelho de Braga e nada encontrei.
Filhos do casal a partir de 1864-a-1870 em Sezures(Sâo Mamede)livros 459,460 nâo encontrei nada.
Verifique as suas informaçôes.
VALE PEIXOTO

Reply

Direct link:

RE: Sezures,Vila Nova de Famalicão

#161187 | Matilde Souto Pires | 28 Jun 2007 19:05 | In reply to: #161182

Caro Confrade

Muito obrigada pela sua disponibilidade.
Parece-me não me ter enganado,visto que tenho o assento deste casamento=
Freguesia de S. Mamede de Sezures.Concelho de Vila Nova de Famalicão. Distrito de Braga.Ano de 1864
1864-Nº1-José Manuel Ferreira Ribeiro e D.Francisca Guilhermina de Araújo Leão
Aos sete dias do mez de Maio do ano de 1864, na igreja paroquial de Santiago da Cividade(?) concelho de braga, diocese de Braga etc.
Ele baptizado nesta freguesia de S. Mamede de Sezures, filho de António José Ferreira ,desta freguesia e de Violante Maria Pedrosa desta freguesia .Ela filha de José ludovice de Araújo Leão e de D. Maria Amália de Araújo Leão,da freguesia de S. Cosme e S. Damião do Vale, concelho de Vila Nova de Famalicão etc.

Parece-me que o casamento se realizou em Braga.As testemunhas eram de Braga
Parece-me tambem que este casal ficou a morar em Sezures visto que em1866 e1874 foram padrinhos de Baptismo de dois sobrinhos da D.Francisca

Na próxima semana vou tentar procurar o que me pede no A.D.S.
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Reply

Direct link:

RE: Sezures,Vila Nova de Famalicão

#161847 | Matilde Souto Pires | 04 Jul 2007 18:29 | In reply to: #160647

Sr. Vale Peixoto
Conforme lhe prometi fui hoje aoA.D.S. pesquisar a fregusia da igreja nova do Sobral-Ferreira do Zêzere,e outras mais,porque há muitos Manueis filhos de Ribeiros.Aliaz estas freguesias têm muitos Ribeiros ,Godinhos e Nunes.Tirei algumas fotocópias para verificar melhor em casa ,pois não temos tempo no Arquivo de as ler bem.
Assim:
Livro M4 de 1863,assento Nº 30-Baptismo em 14-12 1863,na Igreja Paroquial da freguesia do Divino Espirito Santo da Igreja Nova do Sobral,concelho de Ferreira do Zêzere, Diocese de Lisboa.Helena,nasceu há 1 hora da noite dodito mez e ano ,filha legitima ,1ª de nome de António Antunes ,proprietário,natural do Couço do Meio desta freguesia e de Luisa maria,governanta de sua casa,natural do lugar dos Plinos? fregusia de Olalhas,concelho de Tomar, e recebidos nesta freguesia do Divino Espirito Santo da Igreja Nova do Sobral donde são tambem paroquianos e moradores no lugar do Couço Fundeiro desta freguesia.Neta P de Nicolau Antunes e Maria Isabel.Neta Materna de Francisco André e Maria Jacinta
Padrinho Manuel Gonçalves Batalha,casado proprietário,morador no lugar dos Lamaceiros desta freguesia.Madrinha Helena Maria, solteira, moradora no dito lugar dos Plinos?
Opadrinho assinou correctamente, a madrinha não sabia es crever
Não tirei esta fotocópia.esta poderá ser a Helena Rosa
---------------------------------
Baptismo de Helena ,tenho fotocópia
Aos 7 dias do mez de Novembro do ano de1859 nesta paroquial egreja Nova do Espirito Santo do Sobral Prelaria de Tomar baptisei solenemente e ungi com os Santos Oleos a Helena,nascida a 28 do mez de Agosto do mesmo ano,filha legitima de manuel Dias e de josefa Ribeiro,moradores no lugar do Sobral, ela daí natural ,êle da Castanheira ,freguesia de S.Miguel de ferreira Bispado de Coimmbra.Neta paterna de João Dias e de Luisa Maria,moradoresna Castanheira ,êle daí natural ela de Alcamisa?freguesia de Vila de Rei ,bispado de Castelo Branco.Neta Materna de João marques e Maria Ribeira, moradores no Sobral ,êle daí natural e ela do Merrêixo? tudo desta freguesia da Egreja Nova onde se receberam em Matrimónio os ditos Paesda baptizada.PadrinhoJosé Nunes Amaro natural do Sobral,mas actualmente residente nas Olalhas e tomando por madrinha a invo cação de Nossa Senhora.Testemunhas Augusto da Silva Godinho da Egreja Nova eo sacristão Manuel Duarte ,Solteiro,do mourolinho?
egreja Nova 7-11 1859
O Parocho João da Silva Azevedo
assinaram:Augusto da Silva Godinho(boa letra) e Manuel Duarte

Nota: Continuarei brevemente, pois terei que ver os que lhe poderão interessar

Matilde Souto Pires

Reply

Direct link:

RE: Sezures,Vila Nova de Famalicão

#161900 | pachancho | 05 Jul 2007 01:13 | In reply to: #161847

D.Matilde
Pelas certidoes de nascimento do meu sogro sei que é filho de:
José Ribeiro que nasceu (a 17-12-1883) em Igreja Nova,e neto paterno de Manuel Ribeiro e de Mariana da Conceiçao,e de:
Maria Helena Ribeiro que nasceu (a 25-05-1881) em Igreja Nova,e neto materno de Joâo Ribeiro e de Helena Rosa.
Se pedir fotocopias das certidoes de nascimento de José Ribeiro e Maria Helena vai confirmar( ou nâo), os nomes dos pais que menciono, e passará saber quais os nomes dos avós,pois vem sempre mencionados nas certidoes.Assim será mais facil seguir os ascendentese confirma-los pelos descendentes.
Informaçao- casaram a 20 ou 21-07-1910,pedia s.f.f. fotocopia da certidao de casamento pois as vezes encontram-se novos dados.
Para a semana vou a Braga ver se há descendentes do casal que refer de Sezures.
Cumprimentos
Vale Peixoto

Reply

Direct link:

RE: Sezures,Vila Nova de Famalicão

#161929 | Matilde Souto Pires | 05 Jul 2007 11:02 | In reply to: #161900

Sr. Vale Peixoto
Revendo as fotocópias que adquiri e apontamentos do A.D.S.constatei que de nada me servio o meu interêsse em colaborar,excepto talvez o seguinte:
Manuel, natural de Lamaceiros ,baptizado em 10-11-1857,nascido em 21-10-1857Filho de João António e Maria Joaquina,moradores no lugar de Lamaceiros,ela daí natural,êle da freguesia de S. Miguel de Ferreiros ,Bispado de Coimbra.Neto Paterno de António Alcobia e Maria Joaquina. Neto materno de Jerónimo Ferreira e Justina Maria.
Está averbado que Casou com Maria da Conceição na Igreja Nova em 4-8-1886 e que faleceu na freguesia da Igreja Nova em 17-7-1937
De momento não tenho possibilidade de ir ao A.D.S. , mas oseu pedido não está esquecido
Matilde Souto Pires

Reply

Direct link:

RE: Sezures,Vila Nova de Famalicão

#162530 | Matilde Souto Pires | 12 Jul 2007 19:46 | In reply to: #161900

Sr Vale Peixoto

Voltei hoje ao A.D.S.
Eis o que consegui encontrar:
Casamento de Manuel Ribeiro e Mariana da Conceição,aos 31 -1 1883,na igreja paroquial desta freguesia da Igreja Nova do Sobral,concelho de Ferreira do Zêzere,Diocese de Coimbra,Manuel Ribeiro e Mariana da Conceição, dispensado do parentesco de 4º de consaguinidade,com licença de recebimento por a nubente ser de diversa Diocese.Êle de idade de 25 anos,solteiro ,Serrador,natural e morador no lugar dos Pegados desta freguesia,onde foi baptisado,filho de Manuel Ribeiro ,natural do lugar do Meneixo(?) desta freguesiae de Maria Bernardina,natural dos Pegados.Ela de 23 anos ,solteira e costureira ,natural e moradoura no lugar do Ventoso,freguesia de Alviobeira ,concelho de Tomar, diocese de Lisboa,onde foi baptizada,filha legítima de José de Brito,Exposto,criado no dito lugar do Ventoso e de Felicidade da Conceição,natural do lugar de Nepebra(?)de Alviobeira etc., etc.Testemunhas :José da Costa ,proprietário e José Vicente ,proprietário,morador no Poço Vaqueiro.
Assinaram, o conjugee as testemunhas
-------------------------------------
Casamento de João Ribeiro e Helena Rosa,aos 20-7-1880,na igreja paroquial desta freguesia do Divino Espirito Santo da igreja Nova do Sobral,concelho de Ferreira do Zêzere,diocese de Lisboa ,se receberam João Ribeiro e Helena Rosa etc. .Êle de 28 anos e meio , viuvo de Maria Inácia que faleceu nesta freguesia, trabalhador, natural do lugar do Sobral e morador no lugar de Castellaria(?),tudo desta freguesia, onde foi baptizado,filho de Manuel Ribeiro Carreiro natural do lugar do Couço Sisneiro desta freguesia ede Maria Ribeira natural do Sobral.Ela de 22 anos ,solteira,vivendo em companhia de seus Pais, natural e moradora no lugar de Castellaria ou Castemaria(?),filha de José Estêvão,natural do lugar da Serra ,desta freguesia e de maria André, tambem de Castellaria(?)etc.,etc.,Testemunhas Manuel Ribeiro ,Carreiro,do Sobral e José da Silva,trabalhador de Castellaria
Assinou José da Silva eo Prior João da Silva Azevedo
_---------------------------------------

Ainda tenho dois assentos de Baptismo para lhe enviar mas terei que ver melhor,pois os nomes e apelidos são dificeis de decifrar

Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Reply

Direct link:

RE: Sezures,Vila Nova de Famalicão

#162559 | Matilde Souto Pires | 12 Jul 2007 23:21 | In reply to: #162530

Sr.Vale Peixoto

Baptismo de João: Sobral. No dia 110-10-1854,ungi com os Santos Oleos e fiz as cerimónias baptismais,a João que nasceu em 2o-8-1854 filho de Manuel Ribeiro Carreiro e de Maria Ribeiro, moradores no Sobral,cujo menino tinha sido baptisado em casa,por necessidade,cujo baptismo foi feito por José Ferreira.Os Pais são naturais ,êle do Couço Simeiro e ela do Sobral.Neto Paterno de Manuel Ribeiro e Jacinta Maria já falecidos,moradores no dito Couço Simeiro,ela daí natural e ele de Dejusta? freguesia dos Casais.Neto Materno de Manuel Antunes?ou António? Curado e de Joaquina Ribeiro ,ambos falecidos ,moradores no Sobral,êle daí natural e ela do Couço Simeiro.Foram Padrinhos o dito José Ferreira baptizante e Isabel Maria ,tia materna , solteira,do Couço Simeiro .Testemunhas o Avô Paterno e José Carvalho do Sobral
Assinei com as testemunhas.Igreja Nova do Sobral 10-10-1854
O Vigário Fr. João da S. Godinho
--------------------------------------------
Baptismo de Manuel:Pegadas.No dia 8-5-1858,baptizei solenememte e ungi com os Santos Oleos a Manuel que nasceu a 25-2-1858,filho de manuel Ribeiro e Maria Bernardina,moradores no lugar das Pegadas desta freguesia ,ela daí natural e esta? do Meneixo.Neto Paterno de Manuel Ribeiro já falecido,e de Francisca Maria, moradores no dito Meneicho desta freguesia ,êle daí natural e ela da Igreja Nova.Neto Materno de José da costa e de Maria Bernardina, moradores no lugar das Pegadas e naturais êle de Castellaria e ela da Ribeira da Barqueira,tudo desta freguesia .Foi Padrinho Manuel da Costa ,tio materno e madrinha Francisca Maria ,viuva e Avó paterna.Testemunhas Augusto Silva Godinho da Igreja Nova e o Sacristão Manuel Simões ,solteiro do Mourolinho
Assinei com as testemunhas
Igreja Nova 8-3-1858
O pároco encomendado João da Silva Azevedo
--------------------------------------------
Foi tudo o que consegui.Tentei confirmar o nasclmento de José Ribeiro em 17-12 -1883 e não encontrei com esta data
Consultei o livro de baptismos B9 que começa a 2-1-1883 a 23-12-1883 econsultei o seguinte B10 e nada consta .tambem o livro de baptismo de 1881 e tambem não encontrei a Maria Helena Ribeiro.

Matilde Souto Pires

Reply

Direct link:

RE: Sezures,Vila Nova de Famalicão

#162817 | pachancho | 16 Jul 2007 16:43 | In reply to: #162530

D. Matilde Souto Pires
Por ter estado fora do Porto, só hoje lhe posso agradeçer os dados que enviou e me parecem estar certos.Agradecia que me enviasse as fotocopias que tem e a despesa que teve com elas.
Penso ir a Braga quinta-feira ver o seu assunto.
Cumprimentos
Vale Peixoto

Reply

Direct link:

RE: Sezures,Vila Nova de Famalicão

#163094 | pachancho | 20 Jul 2007 16:49 | In reply to: #162817

D. Matilde Pires
Fui ontem ao ADBraga e confirmei o assento do casamento, não na freguesia da Cividade de Braga, mas no livro da freguesia Sezures(S. Mamede) deV.N.Famalicâo livro 459.
Procurei descendentes do casal nos assentos da freguesia de Sezures entre 1865 a1875 e nada encontrei .Como a Francisca era de S.Cosme do Vale depois de Ferias vou tentar nesta fregusia.
Cumprimentos.
vale peixoto

Reply

Direct link:

RE: Sezures,Vila Nova de Famalicão

#163099 | Matilde Souto Pires | 20 Jul 2007 17:41 | In reply to: #163094

Sr. Vale Peixoto

Muito obrigada pela sua disponibilidade.Cá fico aguardando a hipótese de S.Cosme do Vale.Tambem vou para férias brevemente.
Cumprimentos

Matilde Souto Pires

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 25 Sep 2024, 17:27.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen