Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
This topic is classified in rooms: Pessoas | Arquivos | Formação
Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
Em Genea indica-se que Ana Joaquina Soares de Albergaria leite nasceu cerca de 1770 (*c.1770), filha de Manuel Soares de Albergaria e Oliveira, nascido cerca de 1760 (*c.1760). Pergunta: Quando ela nasceu, o pai so tinha cerca de 10 anos?
ReplyDirect link:
RE: Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
Caro Adolfo
As datas indicadas como c. são aproximadas.
Certamente seria mais velho.
Cumpts
RCCORREIA
Direct link:
RE: Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
Manuel Soares de Albergaria e Oliveira (pai da referida Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite) era Sargento-Mor, casado com Francisca Maria Leite de Matos e Vasconcelos. Teve, pelo menos, sete filhos, que terao nascido fora de S. Pedro de Casteloes, freguesia onde tinha o seu Solar de Areias. Por isso, nao encontrei os assentos de baptismo de todos eles.
Ana Joaquina casou com o Capitao de Ordenancas de Cambra Domingos Jose Moreira de Pinho.
Um seu irmao, Tomas Antonio Leite Soares de Albergaria (*18.08.179, +01.06.1839), foi o pai do Barao de Areias, Antonio Soares Leite Ferraz de Albergaria, que aparece em Genea como tendo nascido em 16.07.1824. No entanto, um assento de baptismo indica que nasceu em 07.08.1822.
- Qual das datas estara correcta?
Direct link:
RE: Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
Julgo que tem duas hipóteses:
Ou o GENEA tem a data errada baseada no NPB
ou pode este ter tido um irmão (mais velho) com o mesmo nome e que tenha falecido antes do seu nascimento, tendo ele depois ficado com o mesmo nome (situação que não era invulgar)
Cumpts,
RCCORREIA
Direct link:
RE: Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
Exmo. Senhor
Adolfo Coutinho
A data indicada aqui no site – GP, é a que vem na “Resenha das Famílias Titulares e Grandes de Portugal – Tomo I” de Albano da Silveira Pinto e Visconde de Sanches de Baêna, uma das fontes juntamente com o “Anuário da Nobreza Portuguesa – III, Tomo IV, 2006” de António de Matos e Silva – Instituto Português de Heráldica, e alguma pesquisa nos Arquivos Distritais de Aveiro e Porto, em que me baseio para fazer a seguinte DEDUÇÃO GENEALÓGICA:
Família
Soares de Albergaria
dos
Barões
de
Areias de Cambra
1 – Alexandre Francisco, que casou com Isabel de Oliveira, filha de António Nunes e de sua mulher Maria de Oliveira, (esta filha do Dr. João Barbosa de Oliveira e de sua mulher Maria Vieira, neta paterna de Jorge de Oliveira, Moço de Câmara -alvará de 20.8.1609, e de sua mulher Mónica Barbosa, bisneta paterna de Jorge Gonçalves de Oliveira). Tiveram pelo menos um filho:
----------2 – António Nunes de Oliveira, que segue.
2 – António Nunes de Oliveira, que foi com sua mulher morador no lugar de Muradal, freguesia de Vila Chã, Vale de Cambra. Casou na dita freguesia de Vila Chã, com Mariana Soares de Pinho, filha de Manuel Soares de Pinho e de sua mulher Isabel Tavares, neta paterna de Pedro Soares de Pinho, (este filho de Mateus Luís e de sua mulher Francisca Soares de Pinho esta filha de Cristóvão Tavares e de sua mulher e tia Isabel Soares de Albergaria, neta paterna de António Soares de Albergaria irmão da dita Isabel Soares de Albergaria e ambos filhos de Cristóvão Tavares e de sua mulher Leonor de Pinho e Sampaio esta filha de Pedro Soares e de sua mulher Filipa de Pinho, este Pedro Soares filho de Fernão Soares), e de sua mulher Maria Jorge, neta materna de Manuel Tavares e de sua mulher Maria Henriques. Tiveram pelo menos um filho:
----------3 – Manuel Soares de Albergaria e Oliveira, que segue.
3 – Manuel Soares de Albergaria e Oliveira, baptizado em Vila Chã, Vale de Cambra, a 16 de Maio de 1745, (Arquivo Distrital de Aveiro, freg. de Vila Chã, Vale de Cambra, baptismos, ano de 1745, fls. 80), Sargento-mor de Ordenanças de Oliveira de Azeméis (patente de 10.6.1793), Fidalgo de Cota de Armas (alvará de 5.5.1794 - Reg.º no Cartório da Nobreza, L.º 5, fls. 20. Escudo esquartelado; no primeiro quartel as armas dos Soares de Albergaria, dos que descendem do fundador da Albergaria que existiu junto à Igreja de S. Bartolomeu do Beato de Lisboa – em campo de prata uma cruz vermelha vazia e floreteada, e uma bordadura de prata, perfilada de negro, carregada com oito escudetes das quinas do Reino; no segundo quartel as armas dos Oliveiras – em campo vermelho uma oliveira verde, com azeitonas de ouro e raízes de prata; o terceiro partido, à direita as armas dos Leites – em Campo Verde três flores de liz de ouro em roquete; à esquerda as armas dos Pereiras – em campo vermelho uma cruz de prata floreteada, vazia do campo; no quarto as armas dos Mattos – em campo vermelho um pinheiro verde perfilado de ouro entre dois leões do mesmo metal, armados de azul). Casou na freguesia de São Pedro de Castelões, Vale de Cambra, a 7 de Janeiro de 1773, (Arquivo Distrital de Aveiro, freg. de Castelões, Vale de Cambra, casamentos, ano de 1773, fls. 3), com D. Francisca Maria Leite de Mattos e Vasconcelos, que nasceu a 26 de Agosto de 1750, na referida freguesia de São Pedro de Castelões, onde foi baptizada a 13 de Setembro de 1750, (Arquivo Distrital de Aveiro, freg. de Castelões, Vale de Cambra, L.º 6 de baptismos, fls. 43 e 43v.º), registou Brasão de Armas a 12.5.1794, (Reg.º no Cartório da Nobreza, L.º 5, fls. 22v.º. Uma lisonja partida em pala; na primeira as armas do seu marido, que são as de Soares de Albergaria e Oliveira, e na segunda as que lhe pertencem por seus pais, as dos Leites), filha de João Leite e de sua mulher D. Rosa Maria de Mattos, neta paterna de Salvador Henriques e de sua mulher Margarida Leite, neta materna de José Afonso e de sua mulher Inácia de Mattos. Tiveram sete filhos:
----------4 – D. Joaquina Leite Soares de Albergaria, s.m.n.
----------4 – D. Antónia Leite Soares de Albergaria, s.m.n.
----------4 – D. Ana Joaquina Leite Soares de Albergaria, que casou na freguesia de Castelões, Vale de Cambra, a 8 de Setembro de 1798, com Domingos José de Pinho. Seguem na 2.ª Parte.
----------4 – D. Josefa Leite Soares de Albergaria, s.m.n.
----------4 – D. Maria Leite Soares de Albergaria, s.m.n.
----------4 – D. Teodora Leite Soares de Albergaria, s.m.n.
----------4 – Tomás António Leite Soares de Albergaria, que segue.
4 – Tomás António Leite Soares de Albergaria, nasceu na freguesia de São Pedro de Castelões, Vale de Cambra, a 18 de Agosto de 1790, Fidalgo da Casa Real, Tenente-Coronel do Regimento de Milícias de Oliveira de Azeméis (decreto de 22.7.1822), Tenente-Coronel Comandante do Batalhão Nacional das Quatro Vilas (decreto de 17.9.1833), Cavaleiro da Ordem de Cristo (Novembro de 1825), condecorado com a medalha de prata por duas campanhas na Guerra Peninsular, que fez no exercício do posto de Capitão do Regimento de Milícias de Oliveira de Azeméis, Sr. da Qt.ª das Areias, situada na referida freguesia de São Pedro de Castelões, solar desta família, faleceu a 1 de Junho de 1839. Casou duas vezes; a I vez, a 10 de Julho de 1815, com D. Maria José Cândida Ferraz, que nasceu a 11 de Março de 1787, e faleceu a 10 de Janeiro de 1827; casou II vez, na freguesia de São Pedro de Castelões, a 21 de Maio de 1839, em sua própria casa, tendo havido dispensa dos Proclames, por estar gravemente enfermo, (Arquivo Distrital de Aveiro, L.º 39, casamentos ano de 1839, fls. 99v.º), com D. Libania Lucinda Xavier, natural de Miragaia, Porto, que faleceu a 21 de Março de 1877, filha de Cláudio Pereira Xavier e de sua mulher D. Ana Maquilhas de Jesus. Teve cinco filhos dos dois casamentos.
Filhos do 1.º casamento:
----------5 – D. Ana Amália Soares Leite Ferraz de Albergaria, que nasceu a 25 de Julho de 1818. Casou com Joaquim Maria de Sousa Neto. Tiveram pelo menos três filhos:
--------------------6 – D. Adosinda, s.m.n.
--------------------6 – Eduardo, s.m.n.
--------------------6 – Augusto, s.m.n.
----------5 – António Soares Leite Ferraz de Albergaria, 1.º Barão de Areias de Cambra, em sua vida, e em memória dos bons serviços prestados por seu Pai à causa da restauração do trono constitucional, e das liberdades pátrias, nasceu a 16 de Julho de 1824, abastado proprietário, herdeiro do solar de família – Qt.ª das Areias em Castelões de Cambra, Cavaleiro da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Administrador do concelho de Cambra desde 19.6.1848 até 12.8.1861, etc., solteiro, s.g.
----------5 – José Maria Soares Leite Ferraz de Albergaria, nasceu a 16 de Julho de 1824, gémeo do anterior, Fidalgo da Casa Real, Comendador das Ordens de Cristo, e de Nossa Senhora de Vila Viçosa, Deputado da Nação na 15.ª Legislatura depois do restabelecimento do Governo Constitucional de 30.7.1865 a 14.1.1868, Bacharel formado em Direito, e Administrador do Concelho de Vila Nova de Gaia, faleceu a 8 de Dezembro de 1878. Casou a 17 de Dezembro de 1859 com D. Francisca Carmina de Almeida Souto, que nasceu a 21 de Julho de 1813, (viúva c.g., do 1º Barão do Corvo), filha de Francisco José de Almeida e de sua mulher D. Francisca Margarida Souto. S.g.
----------5 – Carolina Cândida Leite Ferraz de Albergaria, nasceu a 16 de Fevereiro de 1827. Casou 6 de Janeiro de 1844, com António José de Castro Silva, 1.º Visconde de Castro Silva. Seguem na 2.ª Linha.
Filho do 2.º casamento:
----------5 – Tomás António Xavier Soares de Albergaria, que segue.
5 – Tomás António Xavier Soares de Albergaria, nasceu em Macieira de Cambra, Vale de Cambra, a 13 de Março de 1830. Fidalgo da Casa Real; Contador da Comarca de Estarreja, etc., solteiro. De Maria Carolina Bandeira, nascida a 28 de Janeiro de 1840, baptizada na freguesia de São Martinho de Salreu, Estarreja, a 3 de Fevereiro de 1840, (Arquivo Distrital de Aveiro, reg.º de baptismos, freg. de Salreu, Estarreja, L.º 9, fls. 80v.º), solteira, filha de Joaquim José Valente Bandeira e de sua mulher D. Maria Gertrudes Correia, neta paterna de Ricardo José Bandeira e de Ana Joaquina Bandeira, neta materna de Manuel Ferreira e de Gertrudes Teresa Rosa. Tiveram pelo menos um filho:
----------6 – António Augusto Soares de Albergaria, que segue.
6 – António Augusto Soares de Albergaria, que nasceu a 1 de Março de 1866, às dez horas da noite, baptizado na freguesia de São Tiago de Beduído, Estarreja, a 4 de Março de 1866, (Arquivo Distrital de Aveiro, reg.º de baptismos, freg. de Beduído, Estarreja, L.º 25, fls. 118), Contador Interino do Juízo de Direito desta Comarca de Estarreja, etc. Casou na mesma freguesia de São Tiago de Beduído, a 4 de Setembro de 1887, (Arquivo Distrital de Aveiro, reg.º de casamentos, freg. de Beduído, Estarreja, L.º 67, fls. 11v.º e 12), com D. Maria da Conceição Marques de Azevedo, nascida a 16 de Novembro de 1858, baptizada na dita freguesia de São Tiago de Beduído, a 19 de Novembro de 1858, (Arquivo Distrital de Aveiro, reg.º de baptismos, freg. de Beduído, Estarreja, L.º 21, fls. 84), filha de António Marques de Azevedo e de sua mulher D. Maria José Marques de Oliveira, neta paterna de Joaquim Gomes e de Maria Rosa Marques de Azevedo, neta materna de Manuel de Oliveira Marques e de Teresa Elias do Nascimento. Tiveram pelo menos um filho:
----------7 – Tomás António Soares de Albergaria, que segue.
7 – Tomás António Soares de Albergaria, nasceu a 7 de Agosto de 1889, às três horas da manhã, no lugar do Paço, freguesia de Beduído, Estarreja, onde foi baptizado a 21 de Agosto de 1889, (Arquivo Distrital de Aveiro, reg.º de baptismos, freg. de Beduído, Estarreja, L.º 58, assento N.º 64, ano 1889, fls. 19 e 19v.º - foi padrinho seu avô paterno Tomás António Xavier Soares de Albergaria, foi madrinha sua avó materna Maria de Oliveira Marques), proprietário. Casou na freguesia de Santa Marinha, Vila Nova de Gaia, a 9 de Agosto de 1910, com D. Albina de Castro, que nasceu a 15 de Abril de 1883, em Leça do Baldio, Matozinhos, onde foi baptizada a 22 de Abril de 1883, (Arquivo Distrital do Porto, reg.º de baptismo, freg. de Leça do Balio, Matozinhos, K – Cx. 198, L.º 37, assento n.º 32), e faleceu a 21 de Setembro de 1955, filha de José de Castro e de sua mulher Maria Rosa, neta paterna de António de Castro e de Rosa Maria Pereira, neta materna de José da Silva Lopes e de Maria de Jesus. Tiveram quatro filhos:
----------8 – Hernâni Hermano Soares de Albergaria, que segue.
----------8 – José Tomás Soares de Albergaria. C.c.g.
----------8 – D. N… Soares de Albergaria. C.c.g.
----------8 – D. N… Soares de Albergaria.
8 – Hernâni Hermano Soares de Albergaria, nasceu na freguesia de Cedofeita, Porto, a 31 de Março de 1916, às onze horas, e faleceu na mesma freguesia a 26 de Fevereiro de 1991, (Arquivo Central do Porto, certidão narrativa de nascimento, N.º 739, ano de 1916, 2.ª conservatória). Casou duas vezes; a I vez, a 18 de Agosto de 1937, com D. Laura Olívia Pimenta Coimbra, (Divorciados; por sentença de 31.7.1945), nascida na freguesia de Bonfim, Porto, em 1917, e faleceu no Porto, em Maio de 2007, filha de Manuel Nunes Coimbra e de D. Laurinda Pimenta de Magalhães; a II vez, a 5 de Novembro de 1947, com D. Laurinda Odete da Fonseca, nasceu na freguesia de Miragaia, Porto, a 20 de Janeiro de 1926, filha de Carlos Lopes de Almeida e de sua mulher D. Maria Amélia da Fonseca. Teve dos dois casamentos três filhos:
Filhas do 1.º casamento:
----------9 – D. Dores Coimbra Soares de Albergaria. Solteira.
----------9 – D. Olívia Coimbra Soares de Albergaria, casada com Gilson Lopes da Cruz. Tiveram dois filhos:
--------------------10 – João Paulo Soares de Albergaria Lopes da Cruz, c.c.g.
--------------------10 – Jorge Rui Soares de Albergaria Lopes da Cruz, c.c.g.
Filho do 2.º casamento:
----------9 – Hernâni da Fonseca Soares de Albergaria, que segue.
9 – Hernâni da Fonseca Soares de Albergaria, nasceu na freguesia de Paranhos, Porto, a 21 de Maio de 1949, às quatro horas, (Arquivo Central do Porto, certidão narrativa de nascimento, N.º 517, ano de 1949, 4.ª conservatória). Casou duas vezes; a I vez, na Igreja Paroquial de Paranhos a 3 de Julho de 1971, com D. Eduarda Manuela de Albuquerque de Passos Ângelo, (Divorciados; por sentença de 28.3.1990), nasceu no Hospital da Ordem de São Francisco, freguesia de São Nicolau, Porto, a 22 de Junho de 1947, às doze horas, (Arquivo Central do Porto, certidão narrativa de nascimento, N.º 597, ano de 1947, 4.ª conservatória), e faleceu em Pamplona, Espanha, a 21 de Abril de 1999, filha de Abílio de Passos Ângelo e de sua mulher D. Colinete Bárbara do Nascimento de Albuquerque, neta paterna de Abílio de Passos Ângelo e de Albertina Dias, neta materna de Eduardo Maria de Albuquerque e Couto e de Josefina Alves do Nascimento; a II vez, em Cascais a 7 de Outubro de 1993, com Veronika Stehn, nascida a 19 de Outubro de 1957, filha de Klaus Stehn e de sua mulher Jean Sylvia. Teve dois filhos do primeiro casamento:
----------10 – D. Cláudia de Passos Ângelo Soares de Albergaria, nasceu no Hospital da Cruz Vermelha, Lisboa, a 29 de Março de 1972, registada na freguesia de Paranhos, Porto. Casou em Cascais, a 10 de Janeiro de 1992, com José Duarte da Câmara Falcão Valado Arnaud, nasceu na Casa de Saúde “Alemã” Palhavã, freguesia de São Domingos de Benfica, Lisboa, a 29 de Maio de 1967, filho de José Duarte Martins Valado Arnaud e de sua mulher D. Maria do Rosário Carvalho da Câmara Falcão. Têm três filhos:
--------------------11 – José Duarte Soares de Albergaria Valado Arnaud, que nasceu no Hospital da Cruz Vermelha, Lisboa, a 15 de Junho de 1992, registado em Cascais.
--------------------11 – Salvador Maria Soares de Albergaria Valado Arnaud, que nasceu no Hospital de São Francisco Xavier, Lisboa, a 20 de Julho de 1993, e faleceu na Maternidade Alfredo da Costa, Lisboa, a 21 de Julho de 1993.
--------------------11 – José Tomás Soares de Albergaria Valado Arnaud, que nasceu no Hospital da CUF-Descobertas, Lisboa, a 10 de Julho de 2005, registado em Cascais.
----------10 – Gonçalo de Passos Ângelo Soares de Albergaria, que nasceu na freguesia de São Domingos de Benfica, Lisboa, a 9 de Outubro de 1973. Solteiro.
2.ª Linha
Viscondes
de
Castro Silva
5 - Carolina Cândida Leite Ferraz de Albergaria, (filha de Tomás António Leite Soares de Albergaria e de sua 1.ª mulher D. Maria José Cândida Ferraz, ditos no n.º 4), nasceu a 16 de Fevereiro de 1827. Casou 6 de Janeiro de 1844, com António José de Castro Silva, 1.º Visconde de Castro Silva, em sua vida, nasceu na freguesia de São Nicolau, Porto, a 17 de Janeiro de 1825, Comendador das Ordens de Cristo e de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, da Torre Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, Deputado da Nação na Legislatura de 1854 a 1856, Capitão do 1.º Batalhão Nacional de Caçadores do Porto, etc., filho de António José de Castro Silva, 1.º Visconde de Valle de Piedade, e de sua mulher D. Rita Angélica de Cassia Pereira. Tiveram sete filhos:
----------6 – D. Carolina Ferraz de Albergaria de Castro Silva, nascida a 23 de Outubro de 1845.
----------6 – Alfredo Ferraz de Albergaria de Castro Silva, que segue.
----------6 – Álvaro Ferraz de Albergaria de Castro Silva, nascido a 25 de Agosto de 1850.
----------6 – D. Amélia Ferraz de Albergaria de Castro Silva, nascida a 22 de Agosto de 1852.
----------6 – D. Cândida Ferraz de Albergaria de Castro Silva, nascida a 22 de Novembro de 1855.
----------6 – António Ferraz de Albergaria de Castro Silva, nascido a 21 de Outubro de 1857.
6 – Alfredo Ferraz de Albergaria de Castro Silva, nasceu a 19 de Setembro de 1847. Casou com D. Maria Amália Pinto, nasceu a 5 de Abril de 1844. Tiveram três filhos:
----------7 – Alfredo Alberto Pinto de Castro Silva, nascido a 16 de Junho de 1866.
----------7 – D. Laura Pinto de Castro Silva, nascida a 17 de Julho de 1867.
----------7 – D. Maria da Soledade Pinto de Castro Silva, nascida a 15 de Setembro de 1872.
2.ª Parte
Barões
de
Salgueiro
4 – D. Ana Joaquina Leite Soares de Albergaria, (filha de Manuel Soares de Albergaria e Oliveira e de sua mulher D. Francisca Maria Leite de Mattos e Vasconcellos, ditos no n.º 3), que casou na freguesia de Castelões, Vale de Cambra, a 8 de Setembro de 1798, com Domingos José de Pinho, nasceu no lugar do Muradal, freguesia de Vila Chã, Vale de Cambra, a 30 de Outubro de 1777, Capitão de Ordenanças do Conselho de Vale Cambra, e ai proprietário, Sr. do Solar do Muradal, filho de Manuel de Pinho da Costa e de sua mulher D. Josefa Joaquina da Silva. Tiveram quatro filhos:
----------5 – Manuel José de Pinho Soares de Albergaria, 1.º Barão de Salgueiro, que segue.
----------5 – D. Maria de Pinho Soares de Albergaria, nasceu na freguesia de Vila Chã, Vale de Cambra, a 16 de Abril de 1803.
----------5 – Casimiro de Pinho Soares de Albergaria, nasceu na freguesia de Vila Chã, Vale de Cambra, a 1 de Março de 1805.
----------5 – Tomás António de Pinho Soares de Albergaria, nasceu na freguesia de Vila Chã, Vale de Cambra, a 2 de Agosto de 1808, Bacharel em Direito (U. de Coimbra), magistrado, juiz de Direito, juiz da comarca de Cambra, grande proprietário, Sr. e fundador da actual casa do Muradal (em frente ao antigo solar da família), faleceu na mesma freguesia de Vila Chã, em 1895. Casou com D. Joaquina Emília da Costa Negrais. Tiveram uma única filha:
--------------------6 – D. Maria Amélia da Costa Pinho, que nasceu na casa do Muradal em 1845, grande proprietária. Casou com o Dr. Manuel Tavares de Oliveira Coutinho, que nasceu em 1844, médico veterinário, filho de Manuel Tavares Coutinho e de sua mulher D. Joaquina de Bastos de Oliveira. Tiveram quatro filhas:
------------------------------7 – D. Maria Albertina Soares de Albergaria de Pinho Coutinho, casada com Ernesto Teixeira dos Santos, c.g.
------------------------------7 – D. Maria Hermínia Soares de Albergaria de Pinho Coutinho, casada com Manuel Bento Rodrigues Saldanha de Oliveira Camossa, c.g.
------------------------------7 – D. Maria Amélia Soares de Albergaria de Pinho Coutinho, casada com seu primo, Arnaldo Maria de Pinho Soares de Albergaria, s.g.
------------------------------7 – D. Maria Clementina Soares de Albergaria de Pinho Coutinho, casada com António Teixeira da Silva, c.g.
5 – Manuel José de Pinho Soares de Albergaria, 1.º Barão de Salgueiro (Decreto de 17.12.1864), nasceu no lugar de Muradal, freguesia de Vila Chã, 31 de Março de 1800, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, do Conselho de Sua Majestade, Comendador da Ordem da Conceição, Bacharel formado em Direito (U. de Coimbra), antigo Magistrado e Juiz de Direito de que pediu exoneração, faleceu a 6 de Outubro de 1868. Casou a 29 de Junho de 1834, com D. Maria Benedita de Faria Pereira de Vasconcellos, nasceu na freguesia de Santa Catarina da Serra, Leiria, a 11 de Agosto de 1810, filha de Francisco José Cleto Pereira de Vasconcellos, 1.º Tenente de Engenheiros, e de sua mulher D. Joana Cândida de Faria. Tiveram sete filhos:
----------6 – D. Maria Henriqueta de Faria Pinho Vasconcelos Soares de Albergaria, nasceu a 17 de Fevereiro de 1836, e faleceu em 1853.
----------6 – José de Faria Pinho Vasconcelos Soares de Albergaria, 2.º Barão de Salgueiro (decreto do Rei D. Luís, de 17.6.1869), nasceu na freguesia de Santa Catarina da Serra, Leiria, a 23 de Agosto de 1838, Bacharel em Direito (U. de Coimbra), Fidalgo Cavaleiro da Casa Real (alvará de 3.9.1864), Comendador da Ordem de Cristo. Casou a 16 de Abril de 1874, com D. Luísa da Silva e Athayde, nascida a 30 de Dezembro de 1855, filha de João Carlos da Silva e Athayde, da casa do Terreiro, em Leiria, e de sua mulher D. Gertrudes Magna da Silva Neves. S.g.
----------6 – D. Augusta Amélia de Faria Pinho Vasconcelos Soares de Albergaria, nasceu na freguesia de Santa Catarina da Serra, Leiria, a 24 de Outubro de 1839. Casou na Sé de Leiria, a 19 de Novembro de 1859, com o Dr. José Dias de Oliveira da Cunha de Viamonte, nasceu no Porto, a 2 de Janeiro de 1839, foi 2.º Barão de Viamonte da Boavista (decreto do Rei D. Pedro V, de 24.7.1860), Fidalgo da Casa Real, Bacharel formado em Direito (U. de Coimbra), faleceu em Leiria, a 24 de Janeiro de 1891, filho de José Joaquim de Oliveira Viamonte, 1.º Barão de Viamonte da Boavista, e de sua mulher D. Silvina Severa da Cunha Pinto. C.g.
----------6 – Diogo de Faria Pinho Vasconcelos Soares de Albergaria, nasceu em Figueiró dos Vinhos, a 8 de Novembro de 1840. Que segue.
----------6 – D. Luísa Josefina de Faria Pinho Vasconcelos Soares de Albergaria, nasceu em Leiria, a 31 de Outubro de 1844. Casou na Sé de Leiria, a 23 de Novembro de 1864, com o Dr. Augusto da Cunha de Eça e Costa, nasceu na freguesia de São Julião, Lisboa, a 21 de Outubro de 1836, Bacharel formado em Medicina (U. de Coimbra), filho de Luís da Cunha de Eça e Costa e de sua 2.ª mulher D. Ana Ricarda Pereira. C.g.
----------6 – D. Júlia Adelaide de Faria Pinho Vasconcelos Soares de Albergaria, nasceu na freguesia de Santa Catarina da Serra, Leiria, a 24 de Julho de 1849, e faleceu na Qt.ª da Fabrica, em Leiria, a 21 de Outubro de 1941. Casou na Sé de Leiria, a 22 de Janeiro de 1870, com o Dr. José António de Sousa Lixa, nas. na freguesia da Madalena, Lisboa, a 29 de Dezembro de 1834, Bacharel formado em Direito (U. de Coimbra), filho de João Carlos de Sousa Lixa e de sua mulher D. Maria do Rosário da Cunha.
----------6 – D. Joana Benedita de Faria Pinho Vasconcelos Soares de Albergaria, 1.ª Viscondessa de Faria Pinho (decreto do Rei D. Luís, de 8.8.1889), nasceu em Leiria, a 21 de Novembro de 1850, e faleceu na mesma cidade de Leiria, a 9 de Julho de 1931. Solteira.
6 – Diogo de Faria Pinho Vasconcelos Soares de Albergaria, nasceu em Figueiró dos Vinhos, a 8 de Novembro de 1840, Bacharel formado em Direito (U. de Coimbra), Administrador dos concelhos de Figueiró dos Vinhos, de Alcobaça e de Leiria, etc. Casou duas vezes; a I vez, na Sé de Leiria, a 23 de Agosto de 1863, com D. Maria do Amparo Mouzinho de Albuquerque, nasceu na freguesia de São Mamede, Lisboa, a 16 de Janeiro de 1843, filha do Tenente-Coronel Fernando Luís Mouzinho de Albuquerque e de sua mulher D. Matilde da Conceição Raposo; a II vez, já viúvo, também na Sé de Leiria, 17 de Maio de 1888, com D. Elisa de Paiva Curado, baptizada em Leiria, a 6 de Outubro de 1858, escritora, faleceu na Qt.ª da Carvalha, freguesia de Parceiros, Leiria, a 22 de Setembro de 1933, filha de José Pereira Curado e de sua mulher D. Joaquina de Paiva. Teve as seguintes filhas dos dois casamentos:
Filhas do 1.º casamento:
----------7 – D. Maria Benedita Mouzinho de Albuquerque de Faria Pinho, nasceu em Figueiró dos Vinhos, a 5 de Abril de 1865, e faleceu em Lisboa, a 12 de Janeiro de 1939. Casou na Sé de Leiria, a 1 de Julho de 1882, com Joaquim Lúcio Lobo, nasceu em Leiria, a 20 de Abril de 1851, Oficial de Engenharia, Comendador da Ordem de Aviz, medalhas de prata e de ouro de comportamento exemplar, faleceu em Leiria, a 24 de Março de 1953, filho de João Lúcio Lobo e de sua mulher D. Lúcia Cândida Rodrigues. C.g. extinta.
----------7 – D. Luísa Mouzinho de Albuquerque de Faria Pinho, nasceu em Alcobaça, a 27 de Setembro de 1868, e faleceu em Belas, Sintra, a 13 de Outubro de 1942. Casou duas vezes; a I vez, na Sé de Leiria, 11 de Julho de 1888, com António Albuquerque do Amaral Cardoso Barba, nasceu a 11 de Março de 1866, e faleceu a 2 de Junho de 1923, filho de António de Albuquerque do Amaral Cardoso e de sua mulher D. Emília Augusta Barba Alardo de Lancastre e Barros; a II vez, com João Celestino Pereira de Sampaio. C.g. do primeiro casamento.
----------7 – D. Elisa Mouzinho de Albuquerque de Faria Pinho, nasceu em Leiria, a 13 de Novembro de 1871, e faleceu na freguesia de São João Baptista, Tomar, a 12 de Janeiro de 1948. Casou com José Caetano de Almeida Freire Côrte-Real, nasceu em Lagarinhos, Gouveia, a 1 de Dezembro de 1854, (viúvo, c.g., de D. Maria Joana de Albuquerque do Amaral Cardoso), faleceu em Luanda, Angola, a 16 de Setembro de 1931, filho de José Caetano Balbino Ferreira de Carvalho e de sua mulher D. Maria José da Silva de Almeida Freire Corte-Real. C.g.
Filha única do 2.º casamento:
----------7 – D. Joana Curado de Faria Pinho Soares de Albergaria, nasceu em Leiria, a 28 de Fevereiro de 1889, que faleceu na freguesia de Alcântara, Lisboa, a 14 de Setembro de 1977. Casou na dita freguesia de Alcântara, a 17 de Junho de 1907, com Luís Adolfo Delehaye de Almeida, nasceu na freguesia de São Miguel, Paris, França, em 1883, e faleceu na mesma freguesia de Alcântara, a 21 de Junho de 1963, filho de Manuel Maria Luís Delehaye de Almeida e de sua mulher D. Júlia Cristina Lemoine. C.g.
Sei que não respondi directamente à sua pergunta, ao que me parece o confrade RCCORREIA já deu uma resposta possível e bastante plausível à sua questão.
Peço-lhe no entanto que acrescente o máximo de informação possível aos dados aqui deixados por mim, e faça as correcções que achar necessárias. Muito Obrigado.
Os meus melhores cumprimentos,
JDVA
Direct link:
RE: Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
Exmo. Senhor
José Duarte
Agradeco a informacao detalhada que colocou no site – GP em resposta à dúvida que levantei sobre Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite.
Em relacao ao 1. Barão de Areias, mantenho ainda algumas duvidas acerca da data do seu nascimento. O site – GP indica que nasceu a 16 de Julho de 1824. Informacões que me chegaram, através do Arquivo Paroquial, dizem que nasceu em 7 de Agosto de 1822. Em 16 de Julho de 1824 terão nascido seus irmãos José Maria Soares Leite Ferraz de Albergaria e João, gémeo deste. – (Irei analisar melhor estas datas).
Também não tenho visto, escrito em livro, qualquer referência ao casamento do Barão com Maria Carolina Teixeira Osório e ao nascimento de uma sua filha (Clementina). Também do Arquivo Paroquial tenho cópias dos seguintes documentos:
Casamento do Barão
“Aos dezanove dias do mês de Fevereiro de mil oitocentos e quarenta e quatro, tendo precedido os proclames e tudo o mais que determina o Concílio e a Pastoral neste Bispado de Aveiro, na presença do Reverendo Pároco e das testemunhas abaixo assinadas se receberam matrimonialmente, em face da Igreja, por marido e mulher António Tomás Leite Ferraz de Albergaria, filho legítimo de Tomás António Leite Soares de Albergaria e de sua mulher D. Maria José Cândida Ferraz, moradores que foram na Casa de Areias e naturais, ele da mesma Casa e ela da cidade do Porto, com D. Maria Carolina Teixeira Osório, filha legítima de Francisco Ferreira Pinto Osório, natural da freguesia de S. Gonçalo de Lobrigos, do Bispado do Porto e de sua mulher D. Maria Clementina Taveira de Magalhães Teixeira, natural da freguesia de Provesende, do Arcebispado de Braga, e agora moradores em Lobrigos. Foi testemunha o Ilustríssimo Sebastião de Castro Lemos Magalhães e Meneses, da Casa do Covo, que aqui e comigo assina. O Padre Joaquim Manuel Tavares.
Sebastião de Castro Lemos Magalhães e Meneses
O Reitor, António Gomes de Almeida”
Nascimento de sua filha Clementina
“Aos onze dias de Janeiro de mil oitocentos e quarenta e seis, nesta Paroquial Igreja de S. Pedro de Castelões, baptizei solenemente e pus os Santos óleos a D. Clementina, nascida a dezasseis do mês de Dezembro do ano de mil oitocentos e quarenta e cinco, filha legítima de António Tomás Leite Ferraz de Albergaria e de D. Maria Carolina Taveira Osório, natural de S. Gonçalo de Lobrigos, Bispado do Porto, aquele da Casa de Areias, a onde são moradores, neta paterna de Tomás António Leite de Albergaria e sua mulher D. Maria José Cândida Ferraz, neta materna de Francisco Ferreira Pinto Osório e sua mulher D. Maria Clementina Taveira de Magalhães Teixeira, naturais da dita freguesia de S. Gonçalo de Lobrigos, bispado do Porto. Foram padrinhos o Conselheiro Bernardo José Oliveira da Mota, Cavaleiro da Ordem de Cristo do Concelho de Sua Majestade e fidalgo cavaleiro da sua Real Casa, juiz Vice-Presidente da Relação do Porto por Sua Majestade fidelíssima, juntamente com sua mulher, D. Maria do Carmo Oliveira da Mota, que deram procuração ao Exmo. Senhor D. Sebastião de Castro Lemos Magalhães e Meneses, da Casa do Covo, servindo de madrinha Nossa Senhora da Saúde, que devoção dela tiveram, de que tudo por ser verdade para constar assinei.
O Reitor, António Gomes de Almeida”.
Com os melhores cumprimentos,
Adolfo Coutinho
Direct link:
RE: Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
Exmo. Senhor
José Duarte
Agradeco a sua informacao. Pareceu-me estar bem fundamentada. Gostaria de trocar mais impressoes, sobre duvidas que ainda tenho.
Se possivel, agradeco que me forneca o seu contacto pessoal (endereco, telefone e endereco electronico), para o meu e-mail: Adolfo.coutinho@mail.doc.gov
Obrigado,
Adolfo Coutinho
Direct link:
RE: Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
caro Adolfo Coutinho
Não sei se a minha primeira mensagem chegou ao destino por isso envio uma nova mas sem as referências dos registos:
Manuel Soares de Albergaria e Oliveira nasceu no Muradal e foi baptizado a 16.5.1745
Francisca Leite de Mattos e Vasconcelos nasceu em Ccastelões e foi baptizada a 12.10.1750
Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite nasceu entre 1773 e 1745 e casou em Castelões a 8.9.1798 com Domingos de Pinho que nasceu no Muradal a 30.10.1777
cumprimentos
João Borges
Direct link:
RE: Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
Resalvo:
Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite nasceu entre 1773 e 1775 e casou em Castelões a 8.9.1798 com Domingos de Pinho que nasceu no Muradal a 30.10.1777
Direct link:
RE: Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
Caro Adolfo Coutinho
Para completar:
Manuel Soares de Albergaria e Oliveira e Francisca Leite de Mattos e Vasconcelos casaram em Castelões a 7.1.1773
cumprimentos
João Borges
Direct link:
RE: Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
Caro João Borges:
Obrigado pelo seu contacto.
- Sabe as datas de nascimento de cada um dos sete filhos de Manuel Soares de Albergaria e Oliveira, irmãos de Tomás António Leite Soares de Albergaria (*18.08.1790) ?
- Sabe a data de nascimento do Barão de Areias, António Soares Leite Ferraz de Albergaria e de cada um dos seus irmãos?
- Sabia que o Barão casou e teve uma filha?
Direct link:
RE: Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
caro Adolfo Coutinho
Apenas investigei e confirmei os meus avoengos directos e alguns tios.
O Tomás LSA deve ter nascido a 18.8(?) em 1790, pois na sua certidão de óbito(ADA, Castelões, 112º Livro, óbitos, fl. 244, 3º reg.) diz: "em 1.6.1839 (...) morreu com quarenta e nove anos de idade(...) foi sepultado na Igreja de S.P. Castelões"
Quanto ao barão de Areias de Cambra, pelo que li, nasceu a 12.8.1824. O que não deve ser difícil de confirmar. Desconhecia que tinha tido descendência ou que fora casado. Sabe quem são actualmente os descendentes?
cumprimentos
João Borges
Direct link:
RE: Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
Exmo. Senhor
Adolfo Coutinho
Antes de mais agradeço a sua resposta.
Desconhecia de todo o casamento do Barão, assim como o nascimento de uma filha. Era interessante investigar os óbitos depois do nascimento da filha, por estes factos não serem mencionados em livros da especialidade, leva-me a pensar que tanto a filha como a própria mulher tenham falecido pouco tempo depois do casamento, razão para o facto de nunca serem mencionadas.
Entretanto vi numa outra pasta do meu computador que tinha dados mais actualizados sobre estes, juntei já a sua informação, e passo então a descrever:
Família
Soares de Albergaria
dos
Barões
de
Areias de Cambra
1 – Alexandre Francisco, que casou com Isabel de Oliveira, filha de António Nunes e de sua mulher Maria de Oliveira, (esta filha do Dr. João Barbosa de Oliveira e de sua mulher Maria Vieira, neta paterna de Jorge de Oliveira, Moço de Câmara -alvará de 20.8.1609, e de sua mulher Mónica Barbosa, bisneta paterna de Jorge Gonçalves de Oliveira). Tiveram pelo menos um filho:
----------2 – António Nunes de Oliveira, que segue.
2 – António Nunes de Oliveira, que foi com sua mulher morador no lugar de Muradal, freguesia de Vila Chã, Vale de Cambra. Casou na dita freguesia de Vila Chã, com Mariana Soares de Pinho, filha de Manuel Soares de Pinho e de sua mulher Isabel Tavares, neta paterna de Pedro Soares de Pinho, (este filho de Mateus Luís e de sua mulher Francisca Soares de Pinho esta filha de Cristóvão Tavares e de sua mulher e tia Isabel Soares de Albergaria, neta paterna de António Soares de Albergaria irmão da dita Isabel Soares de Albergaria e ambos filhos de Cristóvão Tavares e de sua mulher Leonor de Pinho e Sampaio esta filha de Pedro Soares e de sua mulher Filipa de Pinho, este Pedro Soares filho de Fernão Soares), e de sua mulher Maria Jorge, neta materna de Manuel Tavares e de sua mulher Maria Henriques. Tiveram pelo menos um filho:
----------3 – Manuel Soares de Albergaria e Oliveira, que segue.
3 – Manuel Soares de Albergaria e Oliveira, baptizado em Vila Chã, Vale de Cambra, a 16 de Maio de 1745, (Arquivo Distrital de Aveiro, freg. de Vila Chã, Vale de Cambra, baptismos, ano de 1745, fls. 80), Sargento-mor de Ordenanças de Oliveira de Azeméis (patente de 10.6.1793), Fidalgo de Cota de Armas (alvará de 5.5.1794 - Reg.º no Cartório da Nobreza, L.º 5, fls. 20. Escudo esquartelado; no primeiro quartel as armas dos Soares de Albergaria, dos que descendem do fundador da Albergaria que existiu junto à Igreja de S. Bartolomeu do Beato de Lisboa – em campo de prata uma cruz vermelha vazia e floreteada, e uma bordadura de prata, perfilada de negro, carregada com oito escudetes das quinas do Reino; no segundo quartel as armas dos Oliveiras – em campo vermelho uma oliveira verde, com azeitonas de ouro e raízes de prata; o terceiro partido, à direita as armas dos Leites – em Campo Verde três flores de liz de ouro em roquete; à esquerda as armas dos Pereiras – em campo vermelho uma cruz de prata floreteada, vazia do campo; no quarto as armas dos Mattos – em campo vermelho um pinheiro verde perfilado de ouro entre dois leões do mesmo metal, armados de azul). Casou na freguesia de São Pedro de Castelões, Vale de Cambra, a 7 de Janeiro de 1773, (Arquivo Distrital de Aveiro, freg. de Castelões, Vale de Cambra, casamentos, ano de 1773, fls. 3), com D. Francisca Maria Leite de Mattos e Vasconcelos, que nasceu a 26 de Agosto de 1750, na referida freguesia de São Pedro de Castelões, onde foi baptizada a 13 de Setembro de 1750, (Arquivo Distrital de Aveiro, freg. de Castelões, Vale de Cambra, L.º 6 de baptismos, fls. 43 e 43v.º), registou Brasão de Armas a 12.5.1794, (Reg.º no Cartório da Nobreza, L.º 5, fls. 22v.º. Uma lisonja partida em pala; na primeira as armas do seu marido, que são as de Soares de Albergaria e Oliveira, e na segunda as que lhe pertencem por seus pais, as dos Leites), filha de João Leite e de sua mulher D. Rosa Maria de Mattos, neta paterna de Salvador Henriques e de sua mulher Margarida Leite, neta materna de José Afonso e de sua mulher Inácia de Mattos. Tiveram sete filhos:
----------4 – D. Joaquina Leite Soares de Albergaria, s.m.n.
----------4 – D. Antónia Leite Soares de Albergaria, s.m.n.
----------4 – D. Ana Joaquina Leite Soares de Albergaria, que casou na freguesia de Castelões, Vale de Cambra, a 8 de Setembro de 1798, com Domingos José de Pinho. Seguem na 2.ª Parte.
----------4 – D. Josefa Leite Soares de Albergaria, s.m.n.
----------4 – D. Maria Leite Soares de Albergaria, s.m.n.
----------4 – D. Teodora Leite Soares de Albergaria, s.m.n.
----------4 – Tomás António Leite Soares de Albergaria, que segue.
4 – Tomás António Leite Soares de Albergaria, nasceu na freguesia de São Pedro de Castelões, Vale de Cambra, a 18 de Agosto de 1790, Fidalgo da Casa Real, Tenente-Coronel do Regimento de Milícias de Oliveira de Azeméis (decreto de 22.7.1822), Tenente-Coronel Comandante do Batalhão Nacional das Quatro Vilas (decreto de 17.9.1833), Cavaleiro da Ordem de Cristo (Novembro de 1825), condecorado com a medalha de prata por duas campanhas na Guerra Peninsular, que fez no exercício do posto de Capitão do Regimento de Milícias de Oliveira de Azeméis, Sr. da Qt.ª das Areias, situada na referida freguesia de São Pedro de Castelões, solar desta família, faleceu a 1 de Junho de 1839. Casou duas vezes; a I vez, a 10 de Julho de 1815, com D. Maria José Cândida Ferraz, que nasceu a 11 de Março de 1787, e faleceu a 10 de Janeiro de 1827; casou II vez, na freguesia de São Pedro de Castelões, a 21 de Maio de 1839, em sua própria casa, tendo havido dispensa dos Proclames, por estar gravemente enfermo, (Arquivo Distrital de Aveiro, L.º 39, casamentos ano de 1839, fls. 99v.º), com D. Libania Lucinda Xavier, natural de Miragaia, Porto, que faleceu a 21 de Março de 1877, filha de Cláudio Pereira Xavier e de sua mulher D. Ana Maquilhas de Jesus. Teve cinco filhos dos dois casamentos.
Filhos do 1.º casamento:
----------5 – D. Ana Amália Soares Leite Ferraz de Albergaria, que nasceu a 25 de Julho de 1818. Casou com Joaquim Maria de Sousa Neto. Tiveram pelo menos três filhos:
--------------------6 – D. Adosinda, s.m.n.
--------------------6 – Eduardo, s.m.n.
--------------------6 – Augusto, s.m.n.
----------5 – António Soares Leite Ferraz de Albergaria, 1.º Barão de Areias de Cambra, em sua vida, e em memória dos bons serviços prestados por seu Pai à causa da restauração do trono constitucional, e das liberdades pátrias, nasceu a 16 de Julho de 1824, abastado proprietário, herdeiro do solar de família – Qt.ª das Areias em Castelões de Cambra, Cavaleiro da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Administrador do concelho de Cambra desde 19.6.1848 até 12.8.1861, etc. Casou na freguesia de São Pedro de Castelões, Vale de Cambra, a 19 de Fevereiro de 1844, com D. Maria Carolina Teixeira Osório, filha legítima de Francisco Ferreira Pinto Osório, natural da freguesia de S. Gonçalo de Lobrigos, do Bispado do Porto e de sua mulher D. Maria Clementina Taveira de Magalhães Teixeira, natural da freguesia de Provesende, do Arcebispado de Braga. Tiveram uma filha:
--------------------6 – D. Clementina, que nasceu a 16 de Dezembro de 1845, na freguesia de São Pedro de Castelões, Vale de Cambra, onde foi baptizada a 11 de Janeiro de 1846.
----------5 – José Maria Soares Leite Ferraz de Albergaria, nasceu a 16 de Julho de 1824, gémeo do anterior, Fidalgo da Casa Real, Comendador das Ordens de Cristo, e de Nossa Senhora de Vila Viçosa, Deputado da Nação na 15.ª Legislatura depois do restabelecimento do Governo Constitucional de 30.7.1865 a 14.1.1868, Bacharel formado em Direito, e Administrador do Concelho de Vila Nova de Gaia, faleceu a 8 de Dezembro de 1878. Casou a 17 de Dezembro de 1859 com D. Francisca Carmina de Almeida Souto, que nasceu a 21 de Julho de 1813, (viúva c.g., do 1º Barão do Corvo), filha de Francisco José de Almeida e de sua mulher D. Francisca Margarida Souto. S.g.
----------5 – Carolina Cândida Leite Ferraz de Albergaria, nasceu a 16 de Fevereiro de 1827. Casou 6 de Janeiro de 1844, com António José de Castro Silva, 1.º Visconde de Castro Silva. Seguem na 2.ª Linha.
Filho do 2.º casamento:
----------5 – Tomás António Xavier Soares de Albergaria, que segue.
5 – Tomás António Xavier Soares de Albergaria, nasceu em Macieira de Cambra, Vale de Cambra, a 13 de Março de 1830. Fidalgo da Casa Real; Contador da Comarca de Estarreja, etc., solteiro. De Maria Carolina Bandeira, nascida a 28 de Janeiro de 1840, baptizada na freguesia de São Martinho de Salreu, Estarreja, a 3 de Fevereiro de 1840, (Arquivo Distrital de Aveiro, reg.º de baptismos, freg. de Salreu, Estarreja, L.º 9, fls. 80v.º), solteira, filha de Joaquim José Valente Bandeira e de sua mulher D. Maria Gertrudes Correia, neta paterna de Ricardo José Bandeira e de Ana Joaquina Bandeira, neta materna de Manuel Ferreira e de Gertrudes Teresa Rosa. Tiveram pelo menos um filho:
----------6 – António Augusto Soares de Albergaria, que segue.
6 – António Augusto Soares de Albergaria, que nasceu a 1 de Março de 1866, às dez horas da noite, baptizado na freguesia de São Tiago de Beduído, Estarreja, a 4 de Março de 1866, (Arquivo Distrital de Aveiro, reg.º de baptismos, freg. de Beduído, Estarreja, L.º 25, fls. 118), Contador Interino do Juízo de Direito desta Comarca de Estarreja, etc. Casou na mesma freguesia de São Tiago de Beduído, a 4 de Setembro de 1887, (Arquivo Distrital de Aveiro, reg.º de casamentos, freg. de Beduído, Estarreja, L.º 67, fls. 11v.º e 12), com D. Maria da Conceição Marques de Azevedo, nascida a 16 de Novembro de 1858, baptizada na dita freguesia de São Tiago de Beduído, a 19 de Novembro de 1858, (Arquivo Distrital de Aveiro, reg.º de baptismos, freg. de Beduído, Estarreja, L.º 21, fls. 84), filha de António Marques de Azevedo e de sua mulher D. Maria José Marques de Oliveira, neta paterna de Joaquim Gomes e de Maria Rosa Marques de Azevedo, neta materna de Manuel de Oliveira Marques e de Teresa Elias do Nascimento. Tiveram pelo menos um filho:
----------7 – Tomás António Soares de Albergaria, que segue.
7 – Tomás António Soares de Albergaria, nasceu a 7 de Agosto de 1889, às três horas da manhã, no lugar do Paço, freguesia de Beduído, Estarreja, onde foi baptizado a 21 de Agosto de 1889, (Arquivo Distrital de Aveiro, reg.º de baptismos, freg. de Beduído, Estarreja, L.º 58, assento N.º 64, ano 1889, fls. 19 e 19v.º - foi padrinho seu avô paterno Tomás António Xavier Soares de Albergaria, foi madrinha sua avó materna Maria de Oliveira Marques), proprietário. Casou na freguesia de Santa Marinha, Vila Nova de Gaia, a 9 de Agosto de 1910, com D. Albina de Castro, que nasceu a 15 de Abril de 1883, em Leça do Baldio, Matozinhos, onde foi baptizada a 22 de Abril de 1883, (Arquivo Distrital do Porto, reg.º de baptismo, freg. de Leça do Balio, Matozinhos, K – Cx. 198, L.º 37, assento n.º 32), e faleceu a 21 de Setembro de 1955, filha de José de Castro e de sua mulher Maria Rosa, neta paterna de António de Castro e de Rosa Maria Pereira, neta materna de José da Silva Lopes e de Maria de Jesus. Tiveram quatro filhos:
----------8 – Hernâni Hermano Soares de Albergaria, que segue.
----------8 – José Tomás Soares de Albergaria. C.c.g.
----------8 – D. N… Soares de Albergaria. C.c.g.
----------8 – D. N… Soares de Albergaria.
8 – Hernâni Hermano Soares de Albergaria, nasceu na freguesia de Cedofeita, Porto, a 31 de Março de 1916, às onze horas, e faleceu na mesma freguesia a 26 de Fevereiro de 1991, (Arquivo Central do Porto, certidão narrativa de nascimento, N.º 739, ano de 1916, 2.ª conservatória). Casou duas vezes; a I vez, a 18 de Agosto de 1937, com D. Laura Olívia Pimenta Coimbra, (Divorciados; por sentença de 31.7.1945), nascida na freguesia de Bonfim, Porto, em 1917, e faleceu no Porto, em Maio de 2007, filha de Manuel Nunes Coimbra e de D. Laurinda Pimenta de Magalhães; a II vez, a 5 de Novembro de 1947, com D. Laurinda Odete da Fonseca, nasceu na freguesia de Miragaia, Porto, a 20 de Janeiro de 1926, filha de Carlos Lopes de Almeida e de sua mulher D. Maria Amélia da Fonseca. Teve dos dois casamentos três filhos:
Filhas do 1.º casamento:
----------9 – D. Dores Coimbra Soares de Albergaria. Solteira.
----------9 – D. Olívia Coimbra Soares de Albergaria, casada com Gilson Lopes da Cruz. Tiveram dois filhos:
--------------------10 – João Paulo Soares de Albergaria Lopes da Cruz, c.c.g.
--------------------10 – Jorge Rui Soares de Albergaria Lopes da Cruz, c.c.g.
Filho do 2.º casamento:
----------9 – Hernâni da Fonseca Soares de Albergaria, que segue.
9 – Hernâni da Fonseca Soares de Albergaria, nasceu na freguesia de Paranhos, Porto, a 21 de Maio de 1949, às quatro horas, (Arquivo Central do Porto, certidão narrativa de nascimento, N.º 517, ano de 1949, 4.ª conservatória). Casou duas vezes; a I vez, na Igreja Paroquial de Paranhos a 3 de Julho de 1971, com D. Eduarda Manuela de Albuquerque de Passos Ângelo, (Divorciados; por sentença de 28.3.1990), nasceu no Hospital da Ordem de São Francisco, freguesia de São Nicolau, Porto, a 22 de Junho de 1947, às doze horas, (Arquivo Central do Porto, certidão narrativa de nascimento, N.º 597, ano de 1947, 4.ª conservatória), e faleceu em Pamplona, Espanha, a 21 de Abril de 1999, filha de Abílio de Passos Ângelo e de sua mulher D. Colinete Bárbara do Nascimento de Albuquerque, neta paterna de Abílio de Passos Ângelo e de Albertina Dias, neta materna de Eduardo Maria de Albuquerque e Couto e de Josefina Alves do Nascimento; a II vez, em Cascais a 7 de Outubro de 1993, com Veronika Stehn, nascida a 19 de Outubro de 1957, filha de Klaus Stehn e de sua mulher Jean Sylvia. Teve dois filhos do primeiro casamento:
----------10 – D. Cláudia de Passos Ângelo Soares de Albergaria, nasceu no Hospital da Cruz Vermelha, Lisboa, a 29 de Março de 1972, registada na freguesia de Paranhos, Porto. Casou em Cascais, a 10 de Janeiro de 1992, com José Duarte da Câmara Falcão Valado Arnaud, nasceu na Casa de Saúde “Alemã” Palhavã, freguesia de São Domingos de Benfica, Lisboa, a 29 de Maio de 1967, filho de José Duarte Martins Valado Arnaud e de sua mulher D. Maria do Rosário Carvalho da Câmara Falcão. Têm três filhos:
--------------------11 – José Duarte Soares de Albergaria Valado Arnaud, que nasceu no Hospital da Cruz Vermelha, Lisboa, a 15 de Junho de 1992, registado em Cascais.
--------------------11 – Salvador Maria Soares de Albergaria Valado Arnaud, que nasceu no Hospital de São Francisco Xavier, Lisboa, a 20 de Julho de 1993, e faleceu na Maternidade Alfredo da Costa, Lisboa, a 21 de Julho de 1993.
--------------------11 – José Tomás Soares de Albergaria Valado Arnaud, que nasceu no Hospital da CUF-Descobertas, Lisboa, a 10 de Julho de 2005, registado em Cascais.
----------10 – Gonçalo de Passos Ângelo Soares de Albergaria, que nasceu na freguesia de São Domingos de Benfica, Lisboa, a 9 de Outubro de 1973. Solteiro.
2.ª Linha
Viscondes
de
Castro Silva
5 - Carolina Cândida Leite Ferraz de Albergaria, (filha de Tomás António Leite Soares de Albergaria e de sua 1.ª mulher D. Maria José Cândida Ferraz, ditos no n.º 4), nasceu a 16 de Fevereiro de 1827. Casou 6 de Janeiro de 1844, com António José de Castro Silva, 1.º Visconde de Castro Silva, em sua vida, nasceu na freguesia de São Nicolau, Porto, a 17 de Janeiro de 1825, Comendador das Ordens de Cristo e de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, da Torre Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, Deputado da Nação na Legislatura de 1854 a 1856, Capitão do 1.º Batalhão Nacional de Caçadores do Porto, etc., filho de António José de Castro Silva, 1.º Visconde de Valle de Piedade, e de sua mulher D. Rita Angélica de Cassia Pereira. Tiveram oito filhos:
----------6 – D. Carolina Ferraz de Albergaria de Castro Silva, nascida a 23 de Outubro de 1845, e faleceu a 29 de Maio de 1937.
----------6 – Alfredo Ferraz de Albergaria de Castro Silva, que segue.
----------6 – D. Maria José Ferraz de Albergaria de Castro Silva, que nasceu em 1849.
----------6 – Álvaro Nuno Ferraz de Albergaria de Castro Silva, que nasceu a 25 de Agosto de 1850, e faleceu a 29 de Outubro de 1920.
----------6 – D. Amélia Ferraz de Albergaria de Castro Silva, nascida a 22 de Agosto de 1852, e faleceu a 19 de Maio de 1913.
----------6 – D. Adelaide Emília Ferraz de Albergaria de Castro Silva, que nasceu a 6 de Fevereiro de 1854, e faleceu a 18 de Outubro de 1920.
----------6 – D. Cândida Ferraz de Albergaria de Castro Silva, nascida a 22 de Novembro de 1855.
----------6 – António Ferraz de Albergaria de Castro Silva, nascido a 21 de Outubro de 1857, e faleceu a 25 de Outubro de 1940. Casou com D. Hermínia Amália Xavier Vieira. Tiveram pelo menos dois filhos:
--------------------7 – António Vieira de Castro e Silva, que nasceu em 1890, e faleceu em 1960.
--------------------7 – José Manuel Vieira de Castro e Silva, que nasceu em 1891, e faleceu em 1979.
6 – Alfredo Ferraz de Albergaria de Castro Silva, nasceu a 19 de Setembro de 1847, e faleceu a 8 de Março de 1893. Casou com D. Maria Amália Pinto, nasceu a 5 de Abril de 1844. Tiveram três filhos:
----------7 – Alfredo Alberto Pinto de Castro Silva, nascido a 16 de Junho de 1866.
----------7 – D. Laura Pinto de Castro Silva, nascida a 17 de Julho de 1867.
----------7 – D. Maria da Soledade Pinto de Castro Silva, nascida a 15 de Setembro de 1872.
2.ª Parte
Barões
de
Salgueiro
4 – D. Ana Joaquina Leite Soares de Albergaria, (filha de Manuel Soares de Albergaria e Oliveira e de sua mulher D. Francisca Maria Leite de Mattos e Vasconcellos, ditos no n.º 3), que casou na freguesia de Castelões, Vale de Cambra, a 8 de Setembro de 1798, com Domingos José de Pinho, nasceu no lugar do Muradal, freguesia de Vila Chã, Vale de Cambra, a 30 de Outubro de 1777, Capitão de Ordenanças do Conselho de Vale Cambra, e ai proprietário, Sr. do Solar do Muradal, filho de Manuel de Pinho da Costa e de sua mulher D. Josefa Joaquina da Silva. Tiveram quatro filhos:
----------5 – Manuel José de Pinho Soares de Albergaria, 1.º Barão de Salgueiro, que segue.
----------5 – D. Maria de Pinho Soares de Albergaria, nasceu na freguesia de Vila Chã, Vale de Cambra, a 16 de Abril de 1803.
----------5 – Casimiro de Pinho Soares de Albergaria, nasceu na freguesia de Vila Chã, Vale de Cambra, a 1 de Março de 1805.
----------5 – Tomás António de Pinho Soares de Albergaria, nasceu a 2 de Agosto de 1808, segue nesta 2.ª Parte, na 2.ª Linha.
5 – Manuel José de Pinho Soares de Albergaria, 1.º Barão de Salgueiro (Decreto de 17.12.1864), nasceu no lugar de Muradal, freguesia de Vila Chã, 31 de Março de 1800, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, do Conselho de Sua Majestade, Comendador da Ordem da Conceição, Bacharel formado em Direito (U. de Coimbra), antigo Magistrado e Juiz de Direito de que pediu exoneração, faleceu a 6 de Outubro de 1868. Casou a 29 de Junho de 1834, com D. Maria Benedita de Faria Pereira de Vasconcellos, nasceu na freguesia de Santa Catarina da Serra, Leiria, a 11 de Agosto de 1810, filha de Francisco José Cleto Pereira de Vasconcellos, 1.º Tenente de Engenheiros, e de sua mulher D. Joana Cândida de Faria. Tiveram sete filhos:
----------6 – D. Maria Henriqueta de Faria Pinho Vasconcelos Soares de Albergaria, nasceu a 17 de Fevereiro de 1836, e faleceu em 1853.
----------6 – José de Faria Pinho Vasconcelos Soares de Albergaria, 2.º Barão de Salgueiro (decreto do Rei D. Luís, de 17.6.1869), nasceu na freguesia de Santa Catarina da Serra, Leiria, a 23 de Agosto de 1838, Bacharel em Direito (U. de Coimbra), Fidalgo Cavaleiro da Casa Real (alvará de 3.9.1864), Comendador da Ordem de Cristo. Casou a 16 de Abril de 1874, com D. Luísa da Silva e Athayde, nascida a 30 de Dezembro de 1855, filha de João Carlos da Silva e Athayde, da casa do Terreiro, em Leiria, e de sua mulher D. Gertrudes Magna da Silva Neves. S.g.
----------6 – D. Augusta Amélia de Faria Pinho Vasconcelos Soares de Albergaria, nasceu na freguesia de Santa Catarina da Serra, Leiria, a 24 de Outubro de 1839. Casou na Sé de Leiria, a 19 de Novembro de 1859, com o Dr. José Dias de Oliveira da Cunha de Viamonte, nasceu no Porto, a 2 de Janeiro de 1839, foi 2.º Barão de Viamonte da Boavista (decreto do Rei D. Pedro V, de 24.7.1860), Fidalgo da Casa Real, Bacharel formado em Direito (U. de Coimbra), faleceu em Leiria, a 24 de Janeiro de 1891, filho de José Joaquim de Oliveira Viamonte, 1.º Barão de Viamonte da Boavista, e de sua mulher D. Silvina Severa da Cunha Pinto. C.g.
----------6 – Diogo de Faria Pinho Vasconcelos Soares de Albergaria, nasceu em Figueiró dos Vinhos, a 8 de Novembro de 1840. Que segue.
----------6 – D. Luísa Josefina de Faria Pinho Vasconcelos Soares de Albergaria, nasceu em Leiria, a 31 de Outubro de 1844. Casou na Sé de Leiria, a 23 de Novembro de 1864, com o Dr. Augusto da Cunha de Eça e Costa, nasceu na freguesia de São Julião, Lisboa, a 21 de Outubro de 1836, Bacharel formado em Medicina (U. de Coimbra), filho de Luís da Cunha de Eça e Costa e de sua 2.ª mulher D. Ana Ricarda Pereira. C.g.
----------6 – D. Júlia Adelaide de Faria Pinho Vasconcelos Soares de Albergaria, nasceu na freguesia de Santa Catarina da Serra, Leiria, a 24 de Julho de 1849, e faleceu na Qt.ª da Fabrica, em Leiria, a 21 de Outubro de 1941. Casou na Sé de Leiria, a 22 de Janeiro de 1870, com o Dr. José António de Sousa Lixa, nas. na freguesia da Madalena, Lisboa, a 29 de Dezembro de 1834, Bacharel formado em Direito (U. de Coimbra), filho de João Carlos de Sousa Lixa e de sua mulher D. Maria do Rosário da Cunha.
----------6 – D. Joana Benedita de Faria Pinho Vasconcelos Soares de Albergaria, 1.ª Viscondessa de Faria Pinho (decreto do Rei D. Luís, de 8.8.1889), nasceu em Leiria, a 21 de Novembro de 1850, e faleceu na mesma cidade de Leiria, a 9 de Julho de 1931. Solteira.
6 – Diogo de Faria Pinho Vasconcelos Soares de Albergaria, nasceu em Figueiró dos Vinhos, a 8 de Novembro de 1840, Bacharel formado em Direito (U. de Coimbra), Administrador dos concelhos de Figueiró dos Vinhos, de Alcobaça e de Leiria, etc. Casou duas vezes; a I vez, na Sé de Leiria, a 23 de Agosto de 1863, com D. Maria do Amparo Mouzinho de Albuquerque, nasceu na freguesia de São Mamede, Lisboa, a 16 de Janeiro de 1843, filha do Tenente-Coronel Fernando Luís Mouzinho de Albuquerque e de sua mulher D. Matilde da Conceição Raposo; a II vez, já viúvo, também na Sé de Leiria, 17 de Maio de 1888, com D. Elisa de Paiva Curado, baptizada em Leiria, a 6 de Outubro de 1858, escritora, faleceu na Qt.ª da Carvalha, freguesia de Parceiros, Leiria, a 22 de Setembro de 1933, filha de José Pereira Curado e de sua mulher D. Joaquina de Paiva. Teve as seguintes filhas dos dois casamentos:
Filhas do 1.º casamento:
----------7 – D. Maria Benedita Mouzinho de Albuquerque de Faria Pinho, nasceu em Figueiró dos Vinhos, a 5 de Abril de 1865, segue nesta 1.ª Linha, no § - 1.º.
----------7 – D. Maria Luísa Mouzinho de Albuquerque de Faria Pinho, nasceu a 27 de Setembro de 1868, segue nesta 1.ª Linha, no § - 2.º.
----------7 – D. Elisa Mouzinho de Albuquerque de Faria Pinho, nasceu a 13 de Novembro de 1871, segue nesta 1.ª Linha, no § - 3.º.
Filha única do 2.º casamento:
----------7 – D. Joana Curado de Faria Pinho Soares de Albergaria, a 28 de Fevereiro de 1889, segue nesta 1.ª Linha, no § - 4.º.
2.ª Parte
1.ª Linha
§ - 1.º
7 – D. Maria Benedita Mouzinho de Albuquerque de Faria Pinho, (filha de Diogo de Faria Pinho Vasconcelos Soares de Albergaria e de sua 1.ª mulher D. Maria do Amparo Mouzinho de Albuquerque, ditos nesta 1.ª Linha, no n.º 6), nasceu em Figueiró dos Vinhos, a 5 de Abril de 1865, e faleceu em Lisboa, a 12 de Janeiro de 1939. Casou na Sé de Leiria, a 1 de Julho de 1882, com Joaquim Lúcio Lobo, nasceu em Leiria, a 20 de Abril de 1851, Oficial de Engenharia, Comendador da Ordem de Aviz, medalhas de prata e de ouro de comportamento exemplar, faleceu em Leiria, a 24 de Março de 1953, filho de João Lúcio Lobo e de sua mulher D. Lúcia Cândida Rodrigues. C.g. extinta.
2.ª Parte
1.ª Linha
§ - 2.º
7 – D. Maria Luísa Mouzinho de Albuquerque de Faria Pinho, (filha de Diogo de Faria Pinho Vasconcelos Soares de Albergaria e de sua 1.ª mulher D. Maria do Amparo Mouzinho de Albuquerque, ditos nesta 1.ª Linha, no n.º 6), nasceu em Alcobaça, a 27 de Setembro de 1868, e faleceu em Belas, Sintra, a 13 de Outubro de 1942. Casou duas vezes; a I vez, na Sé de Leiria, 11 de Julho de 1888, com António Albuquerque do Amaral Cardoso Barba, nasceu a 11 de Março de 1866, e faleceu a 2 de Junho de 1923, filho de António de Albuquerque do Amaral Cardoso e de sua mulher D. Emília Augusta Barba Alardo de Lancastre e Barros; a II vez, com João Celestino Pereira de Sampaio. Teve do primeiro casamento dois filhos:
----------8 – Rodrigo de Albuquerque do Amaral Cardoso Barba, nasceu a 21 de Abril de 1889, que segue.
----------8 – D. Maria de Lourdes de Pinho de Albuquerque e Bourbon, que nasceu em Viseu, a 15 de Setembro de 1891, e faleceu em Lisboa, a 10 de Março de 1978. Casou a 10 de Novembro de 1910, com José Rezende Pereira da Cunha, que nasceu a 8 de Maio de 1881, Oficial de infantaria, filho de Manuel Pereira da Cunha e de sua mulher D. Maria de Faria Rezende. Tiveram três filhos:
--------------------9 – Vasco Pinho de Albuquerque Pereira da Cunha, que nasceu a 16 de Agosto de 1911. Casou com D. Maria Teresa Antão Correia Mendes Lyra. Tiveram três filhos:
------------------------------10 – Rodrigo Manuel Lyra de Albuquerque Pereira da Cunha.
------------------------------10 – João Luís Lyra de Albuquerque Pereira da Cunha.
------------------------------10 – António Lyra de Albuquerque Pereira da Cunha.
--------------------9 – D. Maria Luísa de Albuquerque Pereira da Cunha, que nasceu a 17 de Agosto de 1913.
--------------------9 – D. Maria Benedita de Albuquerque Pereira da Cunha, que nasceu a 11 de Janeiro de 1920.
8 – Rodrigo de Albuquerque do Amaral Cardoso Barba, que nasceu em Viseu, a 21 de Abril de 1889, e faleceu a 30 de Junho de 1934. Casou em 1911, com D. Maria Albina Xavier da Costa Canavarro, que nasceu a 17 de Maio de 1887, filha de João de Sousa Carneiro Canavarro e de D. Saturnina Isabel da Costa. Tiveram dois filhos:
----------9 – Fernando Canavarro de Albuquerque do Amaral Cardoso Barba, nasceu a 17 de Janeiro de 1912, que segue.
----------9 – D. Maria de Lourdes de Albuquerque do Amaral Cardoso Barba, nasceu em Macau, no ano de 1918. Casou duas vezes. S.m.n.
9 – Fernando Canavarro de Albuquerque do Amaral Cardoso Barba, que nasceu em Macau, a 17 de Janeiro de 1912, e faleceu a 22 de Abril de 1960. Casou com D. Angelina Elvira Marques. Tiveram dois filhos:
----------10 – Rodrigo de Albuquerque do Amaral Cardoso Barba, nasceu a 9 de Agosto de 1939, que segue.
----------10 – D. Maria Rita de Albuquerque do Amaral Cardoso Barba, que nasceu em 1943. Casou com António Luís da Cunha.
10 – Rodrigo de Albuquerque do Amaral Cardoso Barba, que nasceu a 9 de Agosto de 1939. Casou em 1962, com D. Patrícia Marilyn de Sá. Tiveram dois filhos:
----------11 – Teresinha Fernanda de Albuquerque do Amaral Cardoso, que casou com Richard Vetter.
----------11 – Rodrigo António de Albuquerque do Amaral Cardoso Barba, que nasceu a 10 de Março de 1971.
2.ª Parte
1.ª Linha
§ - 3.º
7 – D. Elisa Mouzinho de Albuquerque de Faria Pinho, (filha de Diogo de Faria Pinho Vasconcelos Soares de Albergaria e de sua 1.ª mulher D. Maria do Amparo Mouzinho de Albuquerque, ditos nesta 1.ª Linha, no n.º 6), nasceu em Leiria, a 13 de Novembro de 1871, e faleceu na freguesia de São João Baptista, Tomar, a 12 de Janeiro de 1948. Casou com José Caetano de Almeida Freire Côrte-Real, nasceu em Lagarinhos, Gouveia, a 1 de Dezembro de 1854, (viúvo, c.g., de D. Maria Joana de Albuquerque do Amaral Cardoso), faleceu em Luanda, Angola, a 16 de Setembro de 1931, filho de José Caetano Balbino Ferreira de Carvalho e de sua mulher D. Maria José da Silva de Almeida Freire Côrte-Real. Tiveram pelo menos um filho:
----------8 – Fernando Cláudio Mouzinho de Albuquerque Côrte-Real, que segue.
8 – Fernando Cláudio Mouzinho de Albuquerque Côrte-Real, que nasceu a 7 de Janeiro de 1903. Casou com D. Maria Mariana de Brito Melo e Castro de Lemos da Costa Salema, filha de Francisco Viana de Lemos e Albuquerque Rebelo da Costa Salema e de D. Isaura Cid de Melo e Castro Esteves de Brito. Tiveram oito filhos:
----------9 – D. Maria Teresa Salema Côrte-Real, que nasceu a 18 de Agosto de 1937. Casou com Manuel Filipe Almeida de Lemos de Macedo. Tiveram duas filhas:
--------------------10 – D. Maria Filipa Côrte-Real de Lemos de Macedo, que casou em 1982, com Martim António McDouall de Castro Freire, que nasceu a 8 de Janeiro de 1952, filho de Leonardo Rey Colaço de Castro Freire e de D. Margaret Heather McDouall. Têm dois filhos:
------------------------------11 – Manuel Filipe Macedo de Castro Freire, que nasceu a 4 de Maio de 1984.
------------------------------11 – Martim Afonso Macedo de Castro Freire, que nasceu a 24 de Julho de 1987.
--------------------10 – D. Maria Mariana Côrte-Real de Lemos de Macedo, que nasceu a 23 de Janeiro de 1965. Casou em 1986, com João Paulo Fontes Simões Palma, que nasceu a 11 de Fevereiro de 1960, filho de Fernando Moniz Simões Palma e de D. Maria Helena Vargas Faustino Fontes. Têm quatro filhas:
------------------------------11 – D. Maria de Lemos Macedo Simões Palma, que nasceu a 19 de Junho de 1986.
------------------------------11 – D. Maria Teresa de Lemos Macedo Simões Palma, que nasceu a 5 de Janeiro de 1988.
------------------------------11 – D. Maria do Carmo de Lemos Macedo Simões Palma, que nasceu a 20 de Maio de 1994.
------------------------------11 – D. Maria Helena de Lemos Macedo Simões Palma, que nasceu a 22 de Janeiro de 2002.
----------9 – D. Maria Madalena Salema Côrte-Real, que nasceu a 21 de Agosto de 1940. Casou com Vasco de Magalhães Vilas Boas, que nasceu a 26 de Janeiro de 1944, filho de Manuel Joyce Fuschini Perfeito de Magalhães e Menezes Vilas Boas e de D. Maria José das Dores Mayer de Morais Palmeiro. Teve dois filhos:
--------------------10 – Afonso Diniz Côrte-Real Vilas Boas, que nasceu a 19 de Março de 1971.
--------------------10 – D. Mariana Mafalda Côrte-Real Vilas Boas, que nasceu a 9 de Fevereiro de 1972.
----------9 – Fernando José Salema Côrte-Real, que nasceu a 25 de Abril de 1945. Casou com D. Maria Teresa Sarmento Roquette, 5.ª Viscondessa da Fonte Boa, que nasceu a 4 de Agosto de 1948, filha de Álvaro Luís de Roure Roquette, 4.º Visconde de Fonte Boa, e de D. Maria Amélia Hipólito Sarmento. Tiveram dois filhos:
--------------------10 – D. Maria Teresa de Roure Roquette Côrte-Real, que nasceu a 8 de Junho de 1972. Casou em 1992, com Tomás Maria de Moraes Sarmento Pinto Gonçalves, que nasceu a 3 de Janeiro de 1964, filho de José Luís de Benjamim Pinto de Vasconcelos Gonçalves e de D. Maria Manuela Vilaça de Moraes Sarmento. Têm dois filhos:
------------------------------11 – Bernardo Maria Roquette Côrte-Real Pinto Gonçalves, que nasceu a 14 de Maio de 1994.
------------------------------11 – D. Vera Maria Roquette Côrte-Real Pinto Gonçalves, que nasceu a 1 de Dezembro de 1996.
--------------------10 – Fernando Luís Roquette Côrte-Real, 6.º Visconde de Fonte Boa, nasceu a 11 de Fevereiro de 1975.
----------9 – D. Maria Rita Salema Côrte-Real.
----------9 – D. Maria da Graça Salema Côrte-Real.
----------9 – D. Maria Isabel Salema Côrte-Real.
----------9 – Francisco Plácido Salema Côrte-Real.
----------9 – D. Maria Leonor Salema Côrte-Real.
2.ª Parte
1.ª Linha
§ - 4.º
7 – D. Joana Curado de Faria Pinho Soares de Albergaria, (filha de Diogo de Faria Pinho Vasconcelos Soares de Albergaria e de sua 2.ª mulher D. Elisa de Paiva Curado, ditos nesta 1.ª Linha, no n.º 6), nasceu em Leiria, a 28 de Fevereiro de 1889, que faleceu na freguesia de Alcântara, Lisboa, a 14 de Setembro de 1977. Casou na dita freguesia de Alcântara, a 17 de Junho de 1907, com Luís Adolfo Delehaye de Almeida, nasceu na freguesia de São Miguel, Paris, França, em 1883, e faleceu na mesma freguesia de Alcântara, a 21 de Junho de 1963, filho de Manuel Maria Luís Delehaye de Almeida e de sua mulher D. Júlia Cristina Lemoine. C.g.
2.ª Parte
2.ª Linha
5 – Tomás António de Pinho Soares de Albergaria, (filho de D. Ana Joaquina Leite Soares de Albergaria e de seu marido Domingos José de Pinho, ditos nesta 2.ª Parte, no n.º 4), nasceu na freguesia de Vila Chã, Vale de Cambra, a 2 de Agosto de 1808, Bacharel em Direito (U. de Coimbra), magistrado, juiz de Direito, juiz da comarca de Cambra, grande proprietário, Sr. e fundador da actual casa do Muradal (em frente ao antigo solar da família), Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, Cavaleiro da Ordem de Cristo – alvará de 22.4.1826, faleceu na mesma freguesia de Vila Chã, em 1895. Casou com D. Joaquina Emília da Costa Negrais. Tiveram uma única filha:
----------6 – D. Maria Amélia da Costa Pinho, que segue.
6 – D. Maria Amélia da Costa Pinho, nasceu na casa do Muradal, a 3 de Outubro de 1843, grande proprietária, e faleceu a 10 de Março de 1917. Casou com o Dr. Manuel Tavares de Oliveira Coutinho, que nasceu a 31 de Maio de 1844, médico veterinário, faleceu a 25 de Dezembro de 1885, filho de Manuel Tavares Coutinho e de sua mulher D. Joaquina de Bastos de Oliveira. Tiveram quatro filhas:
----------7 – D. Maria Albertina Soares de Albergaria de Pinho Coutinho, nasceu a 21 de Maio de 1873, segue nesta 2.ª Linha, no 1.º Ramo.
----------7 – D. Maria Hermínia Soares de Albergaria de Pinho Coutinho, nasceu a 24 de Novembro de 1874, segue nesta 2.ª Linha, no 2.º Ramo.
----------7 – D. Maria Amélia Soares de Albergaria de Pinho Coutinho, que nasceu a 11 de Julho de 1876, e faleceu a 12 de Dezembro de 1955. Casou com seu primo, Arnaldo Maria de Pinho Soares de Albergaria. S.g.
----------7 – D. Maria Clementina Soares de Albergaria de Pinho Coutinho, nasceu a 11 de Dezembro de 1880, segue nesta 2.ª Linha, no 3.º Ramo.
2.ª Parte
2.ª Linha
1.º Ramo
7 – D. Maria Albertina Soares de Albergaria de Pinho Coutinho, (filha primogénita de D. Maria Amélia da Costa Pinho e de seu marido Manuel Tavares de Oliveira Coutinho, ditos nesta 2.ª Linha, no n.º 6), nasceu a 21 de Maio de 1873, e faleceu a 30 de Junho de 1950. Casou com Ernesto Teixeira dos Santos. C.g.
2.ª Parte
2.ª Linha
2.º Ramo
7 – D. Maria Hermínia Soares de Albergaria de Pinho Coutinho, (filha segunda de D. Maria Amélia da Costa Pinho e de seu marido Manuel Tavares de Oliveira Coutinho, ditos nesta 2.ª Linha, no n.º 6), nasceu a 24 de Novembro de 1874, e faleceu a 22 de Dezembro de 1951. Casou com Manuel Bento Rodrigues Saldanha de Oliveira Camossa, Fidalgo da Casa Real, filho de João Tiago Camossa Nunes Saldanha e de D. Joana Bento Rodrigues. Tiveram uma filha:
----------8 – D. Maria Amélia Coutinho Camossa Saldanha, que segue.
8 – D. Maria Amélia Coutinho Camossa Saldanha, que nasceu em 1906, e faleceu em 1998. Casou com Mário António Caldas de Matos Amorim de Carvalho, que nasceu em 1900, e faleceu em 1986, filho de Júlio Diniz Amorim de Carvalho e de D. Maria Cândida Caldas de Matos. Tiveram três filhas:
----------9 – D. Maria Alice Camossa Saldanha Amorim de Carvalho, que nasceu em 1927. Casou com Manuel Vieira Madureira.
----------9 – D. Maria Amélia Camossa Saldanha Amorim de Carvalho, que nasceu em 1929, e faleceu em 1989. Casou com João Manuel da Rocha e Silva Borges, que nasceu em 1931, filho de Sebastião Monteiro da Silva Borges e de D. Joaquina Martins da Rocha e Silva. Tiveram quatro filhos:
--------------------10 – D. Maria Cândida Amorim de Carvalho Borges, que nasceu em 1962.
--------------------10 – Mário António Amorim de Carvalho Borges, que nasceu em 1965, Escritor. Casou com D. Rita Areias Coelho Lima, que nasceu em 1971. Têm uma filha:
------------------------------11 – D. Francisca Areias Lima de Carvalho Borges, que nasceu em 2001.
--------------------10 – João Manuel Amorim de Carvalho Borges, que nasceu em 1965. Casou com D. Maria Teresa Tato Brito, que nasceu em 1962. Têm duas filhas:
------------------------------11 – D. Joana Tato Brito Saldanha e Borges, que nasceu em 1995.
------------------------------11 – D. Maria Beatriz Tato Brito Saldanha e Borges, que nasceu em 2002.
--------------------10 – Manuel Bento Amorim de Carvalho Borges, que nasceu em 1966, e faleceu em 1990.
----------9 – D. Maria Cândida Camossa Saldanha Amorim de Carvalho, que nasceu em 1930. Casou com José Pereira Herdeiro, que nasceu em 1933, filho de João Francisco Herdeiro e de D. Maria do Carmo Duarte Pereira. S.g.
2.ª Parte
2.ª Linha
3.º Ramo
7 – D. Maria Clementina Soares de Albergaria de Pinho Coutinho, (filha terceira de D. Maria Amélia da Costa Pinho e de seu marido Manuel Tavares de Oliveira Coutinho, ditos nesta 2.ª Linha, no n.º 6), nasceu a 11 de Dezembro de 1880, e faleceu a 2 de Julho de 1937. Casou com António Teixeira da Silva. Tiveram três filhos:
----------8 – D. Maria Cassilda Coutinho Teixeira da Silva.
----------8 – D. Maria Adelina Coutinho Teixeira da Silva.
----------8 – Bernardo António Teixeira da Silva.
Aguardo também a colaboração do confrade João Borges para a correcção ou aditamento de qualquer dado que ache necessário.
Cumprimentos,
JDVA
PS: Irei então contactá-lo para o seu E-Mail.
Direct link:
RE: Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
Caro José Duarte:
Agradeço o seu contacto
Segundo dados recolhidos do Arquivo Paroquial de S. Pedro de Castelões, Tomás António Leite Soares de Albergaria teve, da sua primeira esposa Maria José Cândida Ferraz de Albergaria, cinco filhos:
1 – Ana Amália Soares Leite Ferraz de Albergaria, nascida em 25 de Julho de 1818; casou com Joaquim Maria de Sousa Neto.
2 – Carolina Cândida Leite Ferraz de Albergaria, nascida em 17 de Fevereiro de 1821. Em 6 de Janeiro de 1844 casou com António José de Castro Silva, que nasceu no Porto, em 17 de Janeiro de 1825 - l. Visconde de Castro Silva.
(Nota: - Carolina Cândida não poderá ter nascido em 16 de Fevereiro de 1827, porquanto sua mãe, Maria José Cândida Ferraz de Albergaria, morreu em 10 de Janeiro de 1827).
3 – António Soares Leite Ferraz de Albergaria, 1. Barão de Areias, nasceu em 7 de Agosto de 1822 ( e não em 1824). Em 19 de Fevereiro de 1844 casou com Maria Carolina Teixeira Osório, de São Gonçalo de Lobrigos, de quem teve uma filha, Clementina, nascida em 16 de Dezembro de 1845.
4 – José Maria Soares Leite Ferraz de Albergaria, nascido em 16 de Julho de 1824. Casou com Francisca Carmina de Almeida Souto, nascida em 21 de Julho de 1813, natural de Vila Nova de Gaia, sem descendentes.
5 – João, irmão gémeo de José Maria, nascido também em 16 de Julho de 1824.
Tomás António Leite Soares de Albergaria havia casado, em 10 de Julho de 1815, com Maria José Cândida Ferraz de Albergaria, que nasceu em 11 de Marco de 1787 e faleceu em 10 de Janeiro de 1827.
De Libânia Lucinda Xavier de Albergaria, natural de Miragaia, Porto, Tomás António Leite Soares de Albergaria teve outro filho:
6 – Tomás António Xavier Soares de Albergaria, nascido em 13 de Marco de 1830.
Na data de nascimento deste filho seu sexto filho, Tomás António Leite Soares de Albergaria estava viúvo de sua primeira esposa. O casamento com Libânia Lucinda Xavier de Albergaria só foi realizado em 21 de Maio de 1939 (o filho de ambos tinha já 9 anos). Tomás António casou no seu Solar de Areias, bastante doente, acabando por morrer em 1 de Junho de 1839, 11 dias após este seu segundo casamento.
Adolfo Coutinho
Direct link:
RE: Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
Exmo. Senhor
José Duarte
Novas e mais atentas investigações no Arquivo Distrital de Aveiro conduziram às seguintes conclusões:
Tomás António Leite Soares de Albergaria teve, de sua primeira esposa, Maria José Cândida Ferraz de Albergaria, cinco filhos:
1) - Anna Amália (*25.07.1818). Casou com Joaquim Maria de Sousa Neto.
2) - Carolina Cândida (*17.02.1821). Casou com António José de Castro Silva, 1. Visconde de Castro Silva.
3) - António (*07.08.1822). Morreu em criança.
4) - José Maria Soares Leite Ferraz de Albergaria (*16.07.1824). Casou com Francisca Carmina de Almeida Souto.
5) - João (*16.07.1824), gémeo de José Maria. O nome deste João seria mudado, por Crisma, para António Soares Leite Ferraz de Albergaria, que foi o 1. Barão de Areias, casado com Maria Carolina Taveira Osório, pais de Clementina.
Tomás António Leite Soares de Albergaria ficou viúvo em 1827. De Libânia Lucinda Xavier, com quem casou em 21 de Maio de 1839, teve outro filho:
6) - Tomás António Xavier Soares de Albergaria (*13.03.1830).
Adolfo Coutinho
Direct link:
RE: Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
Exmo. Senhor
Adolfo Coutinho
Antes de mais agradeço os seus E-mail’s e as correcções aos dados que aqui deixei.
Gostava de completar os seus dados, que presumo ser descendente de uma das filhas deste casal:
D. Maria Amélia da Costa Pinho, nasceu na casa do Muradal, a 3 de Outubro de 1843, grande proprietária, e faleceu a 10 de Março de 1917. Casou com o Dr. Manuel Tavares de Oliveira Coutinho, que nasceu a 31 de Maio de 1844, médico veterinário, faleceu a 25 de Dezembro de 1885, filho de Manuel Tavares Coutinho e de sua mulher D. Joaquina de Bastos de Oliveira. Tiveram quatro filhas:
– D. Maria Albertina Soares de Albergaria de Pinho Coutinho, nasceu a 21 de Maio de 1873, e faleceu a 30 de Junho de 1950. Casou com Ernesto Teixeira dos Santos. C.g.
– D. Maria Hermínia Soares de Albergaria de Pinho Coutinho, nasceu a 24 de Novembro de 1874, e faleceu a 22 de Dezembro de 1951. Casou com Manuel Bento Rodrigues Saldanha de Oliveira Camossa, Fidalgo da Casa Real, filho de João Tiago Camossa Nunes Saldanha e de D. Joana Bento Rodrigues. C.g. (ramo do nosso confrade João Borges)
– D. Maria Amélia Soares de Albergaria de Pinho Coutinho, que nasceu a 11 de Julho de 1876, e faleceu a 12 de Dezembro de 1955. Casou com seu primo, Arnaldo Maria de Pinho Soares de Albergaria. S.g.
– D. Maria Clementina Soares de Albergaria de Pinho Coutinho, nasceu a 11 de Dezembro de 1880, e faleceu a 2 de Julho de 1937. Casou com António Teixeira da Silva. C.g.
Se preferir podemos continuar o tema através do E-mail.
Cumprimentos,
JDVA
Direct link:
RE: Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
Exmo. Senhor
José Duarte
Respondendo ao seu interesse em completar os meus dados, devo informa-lo que sou parente de alguns descendentes da Casa de Muradal, por via de meu tio-avô, Dr. Manuel Tavares de Oliveira Coutinho, que nasceu a 31 de Maio de 1844, médico veterinário, faleceu a 25 de Dezembro de 1885, filho de Manuel Tavares Coutinho e de sua mulher D. Joaquina de Bastos de Oliveira.
Os filhos de Manuel Tavares Coutinho e Joaquina de Bastos de Oliveira foram:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=540281
1) - Manuel Tavares de Oliveira Coutinho (*1844), veterinário. Casou com Maria Amélia da Costa Pinho, de Muradal.
2) - Joaquim Tavares de Oliveira Coutinho(*1845), Padre.
3) – José (*1848).
4) - Maria Cândida de Oliveira Coutinho (*1849), minha avó paterna. Casou com Joaquim Tavares, dos Casais. Viveu e morreu na sua Casa da Cavada, em Cabril, S. Pedro de Castelões.
5) - Margarida Tavares de Oliveira Coutinho (*1855). Casou com Tomás António da Costa, de Cabril.
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=585005
Maria Cândida de Oliveira Coutinho, casada com Joaquim tavares teve, entre outros, o filhos: António Tavares Coutinho.
António Tavares Coutinho, nasceu em 20.09.1890, filho de Maria Cândida Tavares de Oliveira Coutinho, de Cabril e de Joaquim Tavares, dos Casais. Neto paterno de Manuel Tavares, dos Casais e de Inocência Maria de Jesus, do Bacêlo e neto materno de Manuel Tavares Coutinho, natural de Cabril e de Joaquina de Bastos de Oliveira, natural de Paredes. Faleceu em 18.02.1986.
Em 1918, casou, em primeiras núpcias dele e dela, com Carolina Augusta Tavares, do Areal, filha de Manuel Tavares (Manguitas) e de Joaquina Rosa de Sousa.
Deste casamento nasceram os filhos:
1 - Maria Augusta Tavares de Castro (*16.12.1918, +25.09.1992).
2 - Adelino de Oliveira Coutinho (*18.01.1921, +01.02.1921).
3 - Adolfo Augusto de Oliveira Coutinho (*30.01.1923, +10.01.1936).
4 - Manuel Tavares Coutinho (*29.01.1925, +29.01.1987).
Ficou viúvo com 35 anos de idade. Em 30.05.1931 casou, em segundas núpcias dele e primeiras dela, com Ana Rosa da Silva (também conhecida por Ana Maria da Silva), do lugar de Mosteiro, freguesia de Ossela.
Deste casamento nasceram os filhos:
5 - Maria Carolina Tavares Coutinho (*05.11.1933).
6 - António Tavares de Oliveira Coutinho (*26.10.1935).
7 - Maria Cândida Coutinho (*15.08.1939).
8 - Adolfo Tavares Coutinho (*26.03.1941).
9 - Maria Joaquina Tavares Coutinho (*15.02.1943).
António Tavares Coutinho casou, em primeiras núpcias dele e dela, com Carolina Augusta Tavares (*1895, +16.02.1925), do Areal, filha de Manuel Tavares (Manguitas) e de Joaquina Rosa de Sousa, de Mosteirô.
Deste primeiro casamento de António Tavares Coutinho nasceram os filhos:
1) - Maria Augusta Tavares de Castro (*16.12.1918), primeira filha de António Tavares Coutinho e Carolina Augusta Tavares, neta paterna de Joaquim Tavares e de Maria Cândida Tavares de Oliveira Coutinho, neta materna de Manuel Tavares (Manguitas) e de Joaquina Rosa de Sousa. Faleceu em 25.09.1992, no Hospital Geral de Santo António, no Porto. Foi sepultada em jazigo de família, no cemitério paroquial de Macieira de Cambra.
Em 15.11.1941, tinha ela 23 anos, Maria Augusta casou com António Tavares Coelho Vide, de Padrastos, freguesia de Macieira de Cambra. Deste casamento nasceram os filhos:
1.1) - Adérito de Castro Vide (*30.10.1942), licenciado em Engenharia Electrotécnica, casado com Maria Manuela Macedo Pita da Silva, natural da ilha da Madeira, licenciada em Ciências Biológicas. Têm dois filhos.
1.2) - Maria de Fátima de Castro Vide Soares Pereira, nascida em (*15.07.1946), licenciada em Engenharia Química, casada com Manuel Jorge da Silva Soares Pereira, licenciado em Engenharia Mecânica. Têm dois filhos: Nuno e Joana.
1.3) – Fernando Manuel de Castro Vide (*05.08.1948), licenciado em Engenharia Mecânica, casado com Maria de Fátima Teixeira Barreira, licenciada em Direito. Têm dois filhos: João e Ana.
1.4) – António Henrique de Castro Vide (*26.08.1951), licenciado em Engenharia Electrotécnica, casado com Rosa Maria Henriques Antão Castro Vide, licenciada em Direito e em Históricas. Têm um filho, Bruno.
1.5) – José Augusto de Castro Vide (*12.08.1959), licenciado em Engenharia Civil, casado com Olga Martins Figueiredo, licenciada em Psicologia. Têm duas filhas.
2) – Adelino de Oliveira Coutinho (*18.01.1921, +01.02.1921), segundo filho de António Tavares Coutinho e Carolina Augusta Tavares, neto paterno de Joaquim Tavares e de Maria Cândida Tavares de Oliveira Coutinho, neto materno de Manuel Tavares (Manguitas) e de Joaquina Rosa de Sousa. Foi baptizado na Igreja Paroquial de S. Pedro de Castelões, em 31.01.1921, pelo Padre Tomás Ferreira Gomes de Pinho, sendo padrinho o tio paterno, Padre Adelino Augusto de Oliveira Coutinho e madrinha a tia paterna, Augusta de Oliveira Coutinho, solteira, de Cabril. Faleceu no dia seguinte ao seu baptismo, com apenas 13 dias de idade.
3) – Adolfo Augusto de Oliveira Coutinho (*30.01.1923, +19.01.1936), terceiro filho de António Tavares Coutinho e Carolina Augusta Tavares, neto paterno de Joaquim Tavares e de Maria Cândida Tavares de Oliveira Coutinho, neto materno de Manuel Tavares (Manguitas) e de Joaquina Rosa de Sousa. Foi baptizado na Igreja Paroquial de S. Pedro de Castelões, em 18.02.1923, sendo padrinho o tio-avô materno, Manuel Tavares de Castro, solteiro, de Mosteirô e a prima Joaquina Augusta de Oliveira Coutinho, solteira, do Bacelo. Faleceu em 1936, vítima de tuberculose, com 12 anos de idade.
4) - Manuel Tavares Coutinho (*29.01.1925, +29.01.1987), quarto filho de António Tavares Coutinho e Carolina Augusta Tavares, neto paterno de Joaquim Tavares e de Maria Cândida Tavares de Oliveira Coutinho, neto materno de Manuel Tavares (Manguitas) e de Joaquina Rosa de Sousa. Foi baptizado em 18.02.1925 na Igreja Paroquial de S. Pedro de Castelões, pelo Padre Joaquim Manuel Tavares, sendo padrinho o avô materno, Manuel Tavares, já viúvo, do Areal e madrinha a tia paterna, Augusta de Oliveira Coutinho, solteira, de Cabril (Augusta). Faleceu solteiro, em 29.01.1987, no Hospital Geral de Santo António, no Porto. Foi sepultado no cemitério paroquial de S. Pedro de Castelões.
António Tavares Coutinho ficou viúvo aos 35 anos de idade, por morte de sua primeira esposa. Em 30.05.1931 e com 41 anos de idade, casou, em segundas núpcias dele e primeiras dela, com Ana Rosa da Silva (também conhecida por Ana Maria da Silva), de 26 anos de idade, do lugar de Mosteiro, freguesia de Ossela, filha de Manuel Caetano da Silva e de Joaquina Rosa. Deste casamento nasceram os filhos:
5) - Maria Carolina Tavares Coutinho (*05.11.1933), quinta filha de António Tavares Coutinho e primeira de Ana Rosa da Silva, neta paterna de Joaquim Tavares e de Maria Cândida Tavares de Oliveira Coutinho, neta materna de Manuel Caetano da Silva e de Joaquina Rosa. Foi baptizada em 30.11.1933, na Igreja Paroquial de S. Pedro de Castelões, pelo Padre Joaquim Manuel Tavares, sendo padrinho o irmão Adolfo Augusto de Oliveira Coutinho, menor (com 10 anos) e a tia materna Carolina Rosa, solteira, do Mosteiro de Ossela. Em 24.04.1954 casou com Alberto Soares de Oliveira, de Cartim, filho de Jorge Soares Roque e de Maria Rosa.
Deste casamento nasceram os filhos:
5.1) – Maria Dolores Coutinho de Oliveira (*09.04.1955), solteira.
5.2) – Maria Alice Coutinho de Oliveira Henriques (*30.05.1957), casada com José Carlos Barbosa Henriques. Pais de:
5.2.1 - Ana Patrícia Oliveira Henriques (*15.02.1982).
5.2.2 - Carlos Alberto de Oliveira Henriques (*11.08.1991).
5.3) - Victor Manuel Coutinho Soares Oliveira (*05.06.1959). Em 05.06.1983 casou com Clarinda Tavares Soares de Oliveira (*22.02.1964). Têm uma filha:
5.3.1 - Juliana Tavares Coutinho de Oliveira (*16.06.1984), casada com José Daniel Henriques Soares.
5.4) - Ilda Coutinho de Oliveira Fernandes (*06.03.1964), casada com Manuel Fernandes. Pais de:
5.4.1 - Daniela Filipa de Oliveira Fernandes (*06.01.1987).
5.5) - Aldina Coutinho de Oliveira Tavares (*18.03.1966), casada com Abel Tavares. Pais de:
5.5.1 - Bruno Miguel de Oliveira Tavares (*21.01.1991).
6) - António Tavares de Oliveira Coutinho (*26.10.1935), sexto filho de António Tavares Coutinho e segundo de Ana Rosa da Silva, neto paterno de Joaquim Tavares e de Maria Cândida Tavares de Oliveira Coutinho, neto materno de Manuel Caetano da Silva e de Joaquina Rosa. Foi baptizado em 26.12.1935, na Igreja Paroquial de S. Pedro de Castelões, pelo Padre Joaquim Manuel Tavares, sendo padrinhos os avós maternos, Manuel Caetano e Joaquina Rosa, do Mosteiro de Ossela. Em 17.04.1961, casou, em Luanda, com Maria Alice da Silva Coutinho, natural de Loivos, Chaves. Tiveram os filhos:
6.2) – Ana Cristina da Silva Coutinho, nascida em Luanda e que foi casada com José Manuel Rosas, de quem teve os filhos Bruno e Miguel.
6.3) – Rui Alexandre da Silva Coutinho, nascido em Luanda, casado com Maria José Almeida, com duas filhas.
7) - Maria Cândida Coutinho (*15.08.1939), sétima filha de António Tavares Coutinho e terceira de Ana Rosa da Silva, neta paterna de Joaquim Tavares e de Maria Cândida Tavares de Oliveira Coutinho, neta materna de Manuel Caetano da Silva e de Joaquina Rosa. Foi baptizada em 12.09.1939, na Igreja Paroquial de S. Pedro de Castelões, pelo Padre Joaquim Manuel Tavares, sendo padrinhos os irmãos Manuel Tavares Coutinho, solteiro e Maria Augusta Tavares de Castro, solteira, ambos residentes em Cabril. Solteira, é residente no Lar da Santa Casa da Misericórdia, em Burgães, onde comprou e ocupa uma suite.
8) - Adolfo Tavares Coutinho (*26.03.1941), oitavo filho de António Tavares Coutinho e quarto de Ana Rosa da Silva, neto paterno de Joaquim Tavares e de Maria Cândida Tavares de Oliveira Coutinho, neto materno de Manuel Caetano da Silva e de Joaquina Rosa. Foi baptizado em 29.04.1941, na Igreja Paroquial de S. Pedro de Castelões, pelo Padre Joaquim Manuel Tavares, sendo padrinho o tio paterno paterno, Dr. Adolfo Augusto de Oliveira Coutinho, residente em Lisboa e madrinha a neta deste, Adelaide O´Neil Batista Alegria Coutinho, solteira, a residir em Padrastos.
Em 14.07.1968, casou, na sua capela particular de Nossa Senhora da Luz, no lugar de Cabril, com Maria Isabel Moreira de Castro Coutinho, natural da freguesia e concelho de Matosinhos, onde nasceu em 24.09.1949, filha de Francisco Moreira de Castro e de Maria Olga Alves Moreira. Foi celebrante o Padre Joaquim Moreira Fernandes, de Matosinhos, amigo e ex-colega de trabalho do noivo, no Colégio Portuense.
Deste casamento nasceram os filhos:
8.1) - Carlos Alberto de Castro Coutinho, nascido em 14.05.1969, licenciado em Economia e que, em 03.06.1995, casou com Liliane Sónia Leitão Montes Coutinho e de quem tem duas filhas:
8.1.1) - Ana Diogo Montes de Castro Coutinho (nascida em 1/7/1997); e
8.1.2) - Sofia Miguel Montes de Castro Coutinho (nascida em 14.05.2001).
8.2) - António Francisco de Castro Coutinho, nascido em 25.04.1971, licenciado em Economia e que, em 23.10.1999, casou com Carmen Maria Peixoto Dias Pereira, de quem tem um filho:
8.2.1) - Gonçalo José Dias Pereira Coutinho (nascido em 23.07.2003).
9) - Maria Joaquina Tavares Coutinho (*15.02.1943), nona filha de António Tavares Coutinho e quinta de Ana Rosa da Silva, neta paterna de Joaquim Tavares e de Maria Cândida Tavares de Oliveira Coutinho, neta materna de Manuel Caetano da Silva e de Joaquina Rosa. Foi baptizada em 22.02.1943, na Igreja Paroquial de S. Pedro de Castelões, pelo Padre Joaquim Manuel Tavares, sendo padrinho o primo paterno Adelino Tavares de Pinho, solteiro, do Barbeito e madrinha a irmã Maria Carolina Tavares Coutinho, solteira, de Cabril.
Em 12.12.1970, casou com Almerindo Martins dos Santos, de Cabril. Tiveram os filhos:
9.1) – Anabela Coutinho dos Santos, nascida em 21.10.1971 e licenciada em Gestão Empresarial.
9.2) – Agostinho Coutinho dos Santos, nascido em 25.12.1972, licenciado em Engenharia Mecânica e com um Bacharelato em Engenharia Electrónica.
9.3) – Rui Justino Coutinho dos Santos, nascido em 19.08.1974.
9.4) – Daniel Coutinho dos Santos, nascido em 21.03.1979 e que em 30.08.2003 casou com Cármen Victória Brites Martins. Pais de:
9.4.1) -
9.5) – Eugénia Maria Coutinho dos Santos, nascida em 03.10.1980 e licenciada em Contabilidade Administrativa e Auditoria.
Direct link:
RE: Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
Exmo. Senhor
Adolfo Coutinho
Mais uma vez agradeço a sua resposta.
O meu interesse em completar os seus dados devia-se ao facto de pressupor que era descendente directo de D. Ana Joaquina ou do seu irmão Tomás António. De qualquer maneira, Muito Obrigado.
Renovados cumprimentos,
JDVA
Direct link:
RE: Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
caro José Duarte
Tem algum parentesco com a descendência da Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite?
cumprimentos,
João Borges
Direct link:
RE: Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
Exmo. Senhor
João Borges
Trata-se da família da minha mulher e por consequência dos meus filhos.
D. Ana Joaquina é irmã de Tomás António Leite Soares de Albergaria 5.º avô, por varonia, da minha mulher.
Tenho interesse em desenvolver a descendência destes, caso queira colaborar, agradeço-lhe que actualize e corrija os seguintes dados, referentes aos descendentes de Tomás António de Pinho Soares de Albergaria seu antepassado:
2.ª Parte
2.ª Linha
(Esta numeração vem no seguimento da minha mensagem para este tópico a 3.7.2007, às 23:45).
5 – Tomás António de Pinho Soares de Albergaria, (filho de D. Ana Joaquina Leite Soares de Albergaria e de seu marido Domingos José de Pinho, ditos nesta 2.ª Parte, no n.º 4), nasceu na freguesia de Vila Chã, Vale de Cambra, a 2 de Agosto de 1808, Bacharel em Direito (U. de Coimbra), magistrado, juiz de Direito, juiz da comarca de Cambra, grande proprietário, Sr. e fundador da actual casa do Muradal (em frente ao antigo solar da família), Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, Cavaleiro da Ordem de Cristo – alvará de 22.4.1826, faleceu na mesma freguesia de Vila Chã, em 1895. Casou com D. Joaquina Emília da Costa Negrais. Tiveram uma única filha:
----------6 – D. Maria Amélia da Costa Pinho, que segue.
6 – D. Maria Amélia da Costa Pinho, nasceu na casa do Muradal, a 3 de Outubro de 1843, grande proprietária, e faleceu a 10 de Março de 1917. Casou com o Dr. Manuel Tavares de Oliveira Coutinho, que nasceu a 31 de Maio de 1844, médico veterinário, faleceu a 25 de Dezembro de 1885, filho de Manuel Tavares Coutinho e de sua mulher D. Joaquina de Bastos de Oliveira. Tiveram quatro filhas:
----------7 – D. Maria Albertina Soares de Albergaria de Pinho Coutinho, nasceu a 21 de Maio de 1873, segue nesta 2.ª Linha, no 1.º Ramo.
----------7 – D. Maria Hermínia Soares de Albergaria de Pinho Coutinho, nasceu a 24 de Novembro de 1874, segue nesta 2.ª Linha, no 2.º Ramo.
----------7 – D. Maria Amélia Soares de Albergaria de Pinho Coutinho, que nasceu a 11 de Julho de 1876, e faleceu a 12 de Dezembro de 1955. Casou com seu primo, Arnaldo Maria de Pinho Soares de Albergaria. S.g.
----------7 – D. Maria Clementina Soares de Albergaria de Pinho Coutinho, nasceu a 11 de Dezembro de 1880, segue nesta 2.ª Linha, no 3.º Ramo.
2.ª Parte
2.ª Linha
1.º Ramo
7 – D. Maria Albertina Soares de Albergaria de Pinho Coutinho, (filha primogénita de D. Maria Amélia da Costa Pinho e de seu marido Manuel Tavares de Oliveira Coutinho, ditos nesta 2.ª Linha, no n.º 6), nasceu a 21 de Maio de 1873, e faleceu a 30 de Junho de 1950. Casou com Ernesto Teixeira dos Santos. C.g.
2.ª Parte
2.ª Linha
2.º Ramo
7 – D. Maria Hermínia Soares de Albergaria de Pinho Coutinho, (filha segunda de D. Maria Amélia da Costa Pinho e de seu marido Manuel Tavares de Oliveira Coutinho, ditos nesta 2.ª Linha, no n.º 6), nasceu a 24 de Novembro de 1874, e faleceu a 22 de Dezembro de 1951. Casou com Manuel Bento Rodrigues Saldanha de Oliveira Camossa, Fidalgo da Casa Real, filho de João Tiago Camossa Nunes Saldanha e de D. Joana Bento Rodrigues. Tiveram uma filha:
----------8 – D. Maria Amélia Coutinho Camossa Saldanha, que segue.
8 – D. Maria Amélia Coutinho Camossa Saldanha, que nasceu em 1906, e faleceu em 1998. Casou com Mário António Caldas de Matos Amorim de Carvalho, que nasceu em 1900, e faleceu em 1986, filho de Júlio Diniz Amorim de Carvalho e de D. Maria Cândida Caldas de Matos. Tiveram três filhas:
----------9 – D. Maria Alice Camossa Saldanha Amorim de Carvalho, que nasceu em 1927. Casou com Manuel Vieira Madureira.
----------9 – D. Maria Amélia Camossa Saldanha Amorim de Carvalho, que nasceu em 1929, e faleceu em 1989. Casou com João Manuel da Rocha e Silva Borges, que nasceu em 1931, filho de Sebastião Monteiro da Silva Borges e de D. Joaquina Martins da Rocha e Silva. Tiveram quatro filhos:
--------------------10 – D. Maria Cândida Amorim de Carvalho Borges, que nasceu em 1962.
--------------------10 – Mário António Amorim de Carvalho Borges, que nasceu em 1965, Escritor. Casou com D. Rita Areias Coelho Lima, que nasceu em 1971. Têm uma filha:
------------------------------11 – D. Francisca Areias Lima de Carvalho Borges, que nasceu em 2001.
--------------------10 – João Manuel Amorim de Carvalho Borges, que nasceu em 1965. Casou com D. Maria Teresa Tato Brito, que nasceu em 1962. Têm duas filhas:
------------------------------11 – D. Joana Tato Brito Saldanha e Borges, que nasceu em 1995.
------------------------------11 – D. Maria Beatriz Tato Brito Saldanha e Borges, que nasceu em 2002.
--------------------10 – Manuel Bento Amorim de Carvalho Borges, que nasceu em 1966, e faleceu em 1990.
----------9 – D. Maria Cândida Camossa Saldanha Amorim de Carvalho, que nasceu em 1930. Casou com José Pereira Herdeiro, que nasceu em 1933, filho de João Francisco Herdeiro e de D. Maria do Carmo Duarte Pereira. S.g.
2.ª Parte
2.ª Linha
3.º Ramo
7 – D. Maria Clementina Soares de Albergaria de Pinho Coutinho, (filha terceira de D. Maria Amélia da Costa Pinho e de seu marido Manuel Tavares de Oliveira Coutinho, ditos nesta 2.ª Linha, no n.º 6), nasceu a 11 de Dezembro de 1880, e faleceu a 2 de Julho de 1937. Casou com António Teixeira da Silva. Tiveram três filhos:
----------8 – D. Maria Cassilda Coutinho Teixeira da Silva.
----------8 – D. Maria Adelina Coutinho Teixeira da Silva.
----------8 – Bernardo António Teixeira da Silva.
Cumprimentos,
JDVA
Direct link:
RE: Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
caro José Duarte
Os seus filhos são então meus primos! Tenho todo o prazer em ajudá-lo a completar os dados, só não lhe posso é dar um prazo para isso pois tenho muito trabalho do ponto de vista profissional e a genealogia que faço é nos tempos vagos (que rareiam). Muitos dos dados que tenho ainda não estão processados em computador. Mal tenha, contacto consigo. Além da descendência da casa do Muradal, possuo também dados relativos à descendência do visconde de Castro Silva e sou muito amigo do bisneto deste, o primo Pedro Castro Silva, pai do reputado gastrónomo Miguel Castro Silva.
Se pretender pode pedir o meu mail ou ceder-me o seu e-mal para futuro contacto.
cumprimentos,
João Borges
Direct link:
RE: Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
Caro
João Borges
Antes de mais agradeço a sua resposta.
Aguardo então a sua disponibilidade para a actualização, primeiro da descendência da casa do Muradal, e depois da descendência do visconde de Castro Silva, pois ambos me interessam.
Os melhores cumprimentos,
JDVA
Direct link:
RE: Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
Estimado José Duarte,
Caso você tiver em seus apontamentos a ASCENDÊNCIA do José de Castro Silva, pai do António José de Castro Silva, 1º visconde de Santo António do Vale da Piedade * 1788, peço o favor de aqui disponibilizar, pois gostaria de ver se consigo entroncar junto aos demais da minha Grande base dos Castros.
Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite
Caro Samuel de Castro
Lamento não o poder ajudar na sua saga dos Castro, mas os dados que tenho, sobre estes Castro, não vão mais além dos aqui inseridos na Base de Dados.
O meu interesse nestes Castro passa apenas pela descendência de Carolina Cândida Leite Ferraz de Albergaria mulher de António José de Castro Silva, 1º visconde de Castro Silva.
Os meus melhores cumprimentos,
JDVA
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 23 Jan 2025, 22:55.