Família Vieira Estrello de Silves ou Lagoa

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Vieira Estrello de Silves ou Lagoa

#164050 | Craveiro | 01 Aug 2007 01:38

Caro confrades


Nas minhas pesquisas nas familias do Algarve, mais precisamente entre Silves e Lagoa, deparei-me com Manuel Vieira Estrello cc Isabel Theresa, nascidos por volta de 1740 (meus 7º avos), Pais de Maria Joaquina, minha 6ºavo. Já os encontrei como avos de inumeros netos, todos nascidos em Silves, suponho que eles também tenham nascido nesta freguesia, mas ainda não recuei o suficiente para confirmar. Aparece tanto com o apelido Vieira, como Vieira Estrello.

Será que alguem já se cruzou com eles?

Com os melhores cumprimentos

Jorge Sequeira

Reply

Direct link:

RE: Família Vieira Estrello de Silves ou Lagoa

#169763 | Craveiro | 10 Okt 2007 12:44 | In reply to: #164050

renovo tópico

Reply

Direct link:

RE: Família Vieira Estrello de Silves ou Lagoa

#169785 | roberto lopes | 10 Okt 2007 16:41 | In reply to: #164050

Caro Jorge sequeira:

Uma vez mais, nos aparentamos por outro ramo, tenho essa gente estudada para tras, pelo menos uma 3 geraçoes, o apelido Estrello desaparece e vai dar a um Gonçalves cc uma Vieira, agora estou sem net, mas amanha prepararei isso para enviar-lhe.

Normalmente os homens Estrêllo constam como lavradores ou proprietarios.

O meu ramo foi para Lagoa no sec. XVIII es ta ligado aos Barbudos.

Cumprimentos,

Roberto Lopes

Reply

Direct link:

RE: Família Vieira Estrello de Silves ou Lagoa

#169786 | Craveiro | 10 Okt 2007 17:25 | In reply to: #169785

Caro primo

O apelido Estrello não será uma deturpação ou abreviatura de Perestrello? Os apelidos alteram-se, perdem-se ou ganham-se com tanta rapidez que é possível que volte a aparecer. Este Manuel Vieira Estrello apareceu quase sempre sem o último apelido, é possível que o apelido venha do lado do pai ou da mãe sem que eles o usassem. A mãe tb é Maria Vieira e o pai Manuel Gonçalves, ainda não recuei mais. Aconteceu-me o mesmo com uns Barroso.

Tenho um outro caso com o apelido Amado, que a certa altura desaparece por 2 ou 3 gerações e volta a aparecer.

Um abraço

Jorge Sequeira

Reply

Direct link:

RE: Família Vieira Estrello de Silves ou Lagoa

#169841 | roberto lopes | 11 Okt 2007 16:11 | In reply to: #169786

Caro primo Jorge Sequeira:


O apelido Estrêllo poderá ser uma corrupçao da palavra Perestrêllo, mas eu suspeito que seja uma alcunha, isto porque era bastante comum na época, mas é só uma opiniao.
Relativamente à “nossa” família Estrêllo, da qual sou descendente por duas linhas, tenho o seguinte:

1. Manuel Gonçalves cc Maria Vieira, naturais de Silves. Tiveram pelo menos:
2. Manuel Gonçalves Vieira, que segue.

2. Manuel Gonçalves Vieira cc (Silves 19.03.1733) Maria Vieira, f.ª de Manuel Fernandes e de Francisca Viera, também de Silves, provavelmente parentes pelos Vieras. Tiveram:
3. Manuel Vieira Estrêllo, que segue

3. Manuel Vieira Estrêllo cc Isabel Teresa, f.ª de Manuel Jorge, v.º de Bárbara Guerreira cc (Silves 11.12.1737) Catarina da Encarnação, neta paterna de Francisco Rodrigues e de Maria dos Santos, de Vale de Lousas, Alcantarilha e neta materna de Inácio Correia e de Maria da Encarnação, de Silves. Tiveram:
4. José Gonçalves Vieira Estrêllo, que segue
4. Jacinta Gertrudes, que segue

4. José Gonçalves Vieira Estrêllo, proprietário cc (Silves 04.08.1801) Maria de Jesus, proprietária, f.ª de José da Silva e de Ana de Jesus, nata paterna de Bartolomeu da Silva e de Maria Josefa e neta materna de José Gonçalves e de Maria Cabrita, todos de Silves.

4. Jacinta Gertrudes cc Inácio Soares, de Vale de Lama, Silves, f.º de João Gonçalves e Teresa de Jesus, de Vale de Lama-Silves. Tiveram:
5. Maria Jacinta, que segue

5. Maria Jacinta cc (Silves 14.10.1817) Francisco Gonçalves, v.º de Maria Jacinta, de Silves.


P.S. Gostaria que me enviasses tua linhagem para eu adicionar.

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 08 Jul 2024, 09:02.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen