Onde Fica a Diabrória, termo de Mértola?

This topic is classified in rooms: Regiões

Onde Fica a Diabrória, termo de Mértola?

#168643 | FS | 27 Sep 2007 09:19

Bons Dias Caros Confrades

Tenho encontrado em vários R.P. a localidade(?) da Diabrória, termo de Mértola. Será que algum dos confrades sabe onde fica?


Cumprimentos


FS

Reply

Direct link:

RE: Onde Fica a Diabrória, termo de Mértola?

#168644 | rmfrp | 27 Sep 2007 10:26 | In reply to: #168643

Caro FS:

Será São Bartolomeu de Via Glória?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Onde Fica a Diabrória, termo de Mértola?

#168645 | josemariaferreira | 27 Sep 2007 10:35 | In reply to: #168643

Caro confrade

Tudo indica que se trata da actual localidade de S. Bartolomeu de Via Glória na freguesia de S. Sebastião de Carros no concelho de Mértola.

Cumprimentos

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Onde Fica a Diabrória, termo de Mértola?

#168646 | FS | 27 Sep 2007 10:45 | In reply to: #168645

Caros Confrades

São capazes de ter razão, porque num R.P. o pároco escreve "Tiaglória" noutro "Diabrória", penso que será erro dele de escrita ou então de ouvido.

Cumprimentos


FS

Reply

Direct link:

RE: Onde Fica a Diabrória, termo de Mértola?

#168647 | MigSousa | 27 Sep 2007 11:03 | In reply to: #168643

Estimados amigos:

Na estrada Beja-Ferreira, a alguns quilómetros de Beja, fica o Monte da Diabrória, que é (ou pelo menos foi) uma estrutura de turismo rural, com serviço externo de banquetes. Já lá estive, num congresso médico que houve em Beja, há anos.

Pela posição, não diria que ficasse no termo de Mértola, que é para sul de Beja, muitos km. depois.

Pareceria, assim, que tivesse existido outro local (provavelmente uma herdade ou monte) com nome idêntico, que depois se aplicou a este, tendo ambos uma origem comum. De qualquer modo, talvez valha a pena experimentar um contacto com esse turismo rural, pois tenho a ideia que me foi lá contado algo sobre a origem de tal singular nome, mas que já esqueci, tantos anos passados (e um excelente jantar, aliás muito bem regado a vinhos alentejanos, que também deve ter contribuido para evaporar a memória).

As saudações do

Miguel de Sousa

Reply

Direct link:

RE: Onde Fica a Diabrória, termo de Mértola?

#168659 | josemariaferreira | 27 Sep 2007 12:15 | In reply to: #168646

Caro confrade

Não é erro do Prior, no séc. XVI ainda assim se escrevia, a língua portuguesa tem evoluído através dos tempos.

Do trabalho que tenho elaborado sobre o Priorado de Panoyas consta um Prior que veio da Ermida de S. Bartolomeu de Diabrória do termo de Mértola. Assim nos livros da Ordem de Santiago:

"....freire professo da Ordem de Santiago por carta de 8 de Março de 1660, com capela curada de S. Bartolomeu de Diabrória no termo de Mértola..."

Eu penso que Diabrónia poderá ter sido corruptela de Via Glória, pelo falar das gentes moçárabes da região. Diya em árabe significa Luz.

Cumprimentos

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Onde Fica a Diabrória, termo de Mértola?

#168666 | FS | 27 Sep 2007 12:57 | In reply to: #168659

Caro Confrade

Acho que tem razão, e assim sendo, é somente a evolução da língua portuguesa.


Cumprimentos


FS

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 01 Jul 2024, 07:47.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen