Família Durães
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Família Durães
Caros Confrades
Deparei com ascendentes de minha Mãe, cujo apelido é "Durães".
São de Jugueiros, concelho de Felgueiras.
É patronímico?
No caso afirmativo, de que nome?
Não sendo patronímico, qual a origem de tal apelido?
Algum dos Confrades terá elementos sobre esta família?
Estou a falar de inícios do séc. XVII, finais de XVI, em que Domingos Vaz cc Maria Durães, sendo esta filha de Gonçalo Durães e de sua mulher, Catarina Gonçalves, da Quintã de Jugueiros.
Com os meus melhores cumprimentos,
José Alfredo Soares de Oliveira
Direct link:
RE: Família Durães
Caro José Alfredo Soares de Oliveira,
Nas minhas pesquisas pelos Lemos deparei-me com alguns Durães, não em Jugueiros mas em Fareja.
Nas minhas notas apenas ficou uma (Catarina?- a caligrafia era um pouco dificil de entender) Francisca Durães que aparece como madrinha de uma Catarina (filha de António Ribeiro e Maria da Costa), no ano de 1663.
Recordo-me de ter visto outras pessoas com o apelido Durães em Fareja (que se não me engano faz "fronteira" com Jugueiros).
Não sei quando poderei voltar ao A. D. Braga onde vi estas informações. Mas assim que volte lá informo-o do que estiver presente no livro de paroquiais que consultei.
Melhores cumprimentos,
Francisco Brito
Direct link:
RE: Família Durães
Caro José Alfredo
Também tenho vários Durães na família. De Jugueiros e dessa altura tenho:
Manuel Soares casado com Teresa da Cunha.
Os pais dele são: Agostinho Rebelo Coelho e Margarida de Sampaio Durães, do lugar da Quintã, freguesia de Armil, concelho de Fafe
Os pais dela são: Sebastião Durães, natural da freguesia de Jugueiros, concelho de Felgueiras, e de Inês da Cunha Coutinho, natural da freguesia de Santo André de Telões, concelho de Amarante
Residiam no lugar de Entre as Vinhas na freguesia de Jugueiros.
Encontrou alguma coisa acerca destes? Haverá alguma ligação?
Cumprimentos,
Ana
Direct link:
RE: Família Durães
Caro José de Oliveira,
Não obstante o facto de o apelido "Durães" poder ter outras origens, certo é que foi usado, em determinada zona e época, como patronímico de "Durão" ( e possivelmente com origem mais remota de alcunha), tal como é possível constatar através do seguinte exemplo, que extrai do sumário do processo de Santo Ofício apresentado no site TTOnline:
" Francisco Gonçalves Durães - 19/5/1659-11/4/1669 ... Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, proc. 10470 ...
Acusado de Judaísmo, foi tabelião de notas em Vila Viçosa, natural de Rio de Moinhos, termo de Estremoz, e morador em Vila Viçosa, tem 45 anos de idade, filho de Domingos Gonçalves, cristão velho, pilveiro, natural da freguesia de São Bartolomeu do Rego, termo de Celorico de Basto, e de Catarina Gonçalves, cristã-nova, natural de Borba, moradores que foram em Rio de Moinhos, que os seus avós paternos se chamavam Durão Gonçalves e Apolónia Gonçalves, e os maternos, Belchior Gonçalves e Maria Lopes, casou primeira vez com Maria de Abreu, cristã velha, natural de Vila Viçosa, tendo casado segunda vez com Maria Gonçalves, cristã velha, natural de Vila Viçosa, foi preso a 01 de Janeiro de 1662, tendo sido sentenciado em Auto de Fé, realizado no Terreiro do Paço, em Lisboa, no dia 17 de Setembro de 1662, com as penas de ir ao Auto de Fé na forma costumada, onde abjure em forma os seus erros heréticos, tenha cárcere e hábito penitencial a arbítrio dos inquisidores, tenha penas e penitências espirituais, instrução na Fé e da excomunhão em que incorreu seja absoluto. Foi solto a 10 de Outubro de 1662. "
Não deixa de ser curioso o facto de o "Durão" referido ser natural de uma localidade que dista cerca de 17 km, em linha recta, de Felgueiras... enfim, meras constatações, ainda que sem lógica!
Espero, com este pequeno exemplo, ter respondido a uma das suas questões.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Família Durães
Caro confrade José Alfredo Soares de Oliveira,
Na ascendência de meu sogro ANTÓNIO DA CUNHA SIMÕES, da Casa da Cela, S. Jorge de Vizela, encontro mais recentemente os seguintes DURÃES :
1. FRANCISCO JOSÉ FERREIRA DURÃES, Sr. da Casa da Deveza, Jugueiros, c.c. QUITÉRIA MARIA DIAS. Ele filho de JACINTO DURÃES, Sr. da Casa do Picoto, Jugueiros, c.c. ROSA FERREIRA. Ela, neta mat. de SERAFIM LEITE, c.c. MARIA DURÃES.
2. O casal anterior FRANCISCO e QUITÉRIA teve: ROSA MARIA LEITE DURÃES, c. a 10-3-1789 c. ANTÓNIO JOSÉ DE SAMPAIO, n. a 5-11-1773, trisavós de meu sogro.
3. Este ANTÓNIO JOSÉ DE SAMPAIO, por sua vez, era filho de ANTÓNIO SAMPAIO LOPES, n. em 1733, em Jugueiros, e c.c. MARIA DURÃES. Esta, filha de ANTÓNIO JOSÉ DURÃES, c.c. QUITÉRIA VELOSA.
4. O casal ANTÓNIO JOSÉ e ROSA MARIA, citados em 2. teve : D. MARIA JOAQUINA DE SAMPAIO, da Casa da Eira, Vila Fria (?), c.c. VITORINO MENDES SIMÕES, Sr. da Casa da Erdade, S. Paio de Vizela. Este VITORINO era, por sua vez, quarto neto de FRUTUOSO DURÃES, da Trofa, Pombeiro, c.c. LEONOR DE SAMPAIO. Teve também D. JOAQUINA ROSA LEITE DE SAMPAIO, n. a 29-6-1808, em Vila Fria, e c. a 2-1-1838 c. JOAQUIM LEITE FERREIRA ( MACHADO ), Sr. da Casa da Eira, onde n. a 4-4-1804, e f. a 2-1-1887, dos quais descende o Prof. DIOGO PINTO FREITAS DO AMARAL.
Do lugar onde me encontro, não posso enviar-lhe ascendentes mais recuados, que julgo ter entroncado nestes que agora seguem, mas que tenho noutros papéis.
Mas espero que durante a próxima semana terei oportunidade de os enviar e então talvez encontrar eventuais ligações com os seus.
Saudações genealógicas.
Fernando José Teixeira Camelo
Direct link:
RE: Família Durães
Caro Francisco Brito
Por motivo que desconheço, só hoje me apercebi da sua mensagem sobre "Durães", que agradeço.
Fico à espera da sua ida ao ADB ou outras informações.
Com os meus melhores cumprimentos,
José Alfredo Soares de Oliveira
Direct link:
RE: Família Durães
Cara Ana
Estou convencido que, não sendo muito vulgar o apelido "Durães" e atenta a sua localização geográfica, todas as pessoas referidas neste tópico terão ligação familiar.
Nada sei sobra a ascendência dos que referi no meu tópico, pois que os encontrei referenciados numa escritura de dote, com ligações a "Castros" e "Melo Pereira de Sampaio".
Não tive oportunidade de fazer, entretanto, qualquer busca, mas penso ir, brevemente, aos Arquivos distritais do Porto e Braga (Jugueiros pertence ao do Porto e Armil pertence ao de Braga).
De qualquer forma, tenho ascendentes vários em Armil, com apelido Coelho, da casa da Carvalheda.
Penso que há Inquirições de Genere referentes a "Durães".
Agradeço-lhe muito as suas informações. Peço-lhe, contudo, que me informe das datas relativas aos seus mencionados ascendentes.
Com os meus melhores cumprimentos,
José Alfredo
Direct link:
RE: Família Durães
Caro Fernando José Teixeira Camelo
As suas informações são muito úteis para uma possível ligação desses "Durães", que penso serem todos da mesma família.
Como referi em mensagem anterior, fui confrontado com o casal que citei ao ler uma escritura de dote, desconhecendo, totalmente, a respectiva ascendência.
Vou ver se localizo essa escritura para lhe dar datas precisas.
Curiosamente, também tenho ascendentes Sampaio, oriundos de Pombeiro, uns, de Guimarães, outros. Também tenho ascendentes em Vila Fria
Fico, aguardando as suas informações que serão, para mim, preciosas, pois que o Mundo dos Durães me é absolutamente desconhecido.
Muito obrigado pela sua mensagem,
Com os meus melhores cumprimentos,
José Alfredo Soares de Oliveira
Direct link:
RE: Família Durães
Caro Confrade José Alfredo Soares de Oliveira,
Junto envio mais Durães de Fafe, Armil.
Manuel da Costa Guimarães com ascendencia Durães, Costa e Sampaio. Todos da mesma freguesia.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=527721
Espero que ajude a começar a compor o puzzle.
Cumprimentos
Antonio Bento
Direct link:
RE: Família Durães
Caro Confrade António Bento
Muito obrigado pela sua mensagem. Vou começando a ter mais material para me movimentar. O mundo dos "Durães" de Jugueiros e Armil é, ainda, muito difícil para mim.
Bem haja.
Curiosamente, há vários anos, conheci em S. Miguel, Açores, um Senhor que se chamava António Bento Sampaio.
Com os meus melhores cumprimentos,
José Alfredo Soares de Oliveira
Direct link:
RE: Família Durães
Caro José Alfredo
Conheço uma família Durães em Melgaço. primas da minha única, sobrevivente ,Tia-Avó materna Maria Helena Fernandes Pinto. E ligadas aos Rocha e Sá das minhas primas paternas. Aparecem-se alguns Durães em Melgaço?
Um abraço amigo
Beni
Direct link:
RE: Família Durães
Cara Beni
Muito obrigado pela sua mensagem, mas dos "Durães" de minha Mãe ainda não consegui sair de Jugueiros, concelho de Felgueiras. Contudo, através deste tópico já recolhi elementos preciosos de freguesias próximas.
Um abraço amigo
José Alfredo
Direct link:
RE: Família Durães
Caro José Alfredo
Só tenho as datas da morte de Manuel Soares e de Teresa Cunha, que foram 1748 e 1756, respectivamente.
A mãe de Teresa, Inês, consta neste link, embora não apareça como casada
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=278264
Tenho outros Durães, Rebelo, Sampaio e Coelho, mas em Armil. Tive a sorte de encontrar esse lado da família no NEPS. Já lá procurou os seus?
Cumprimentos,
Ana
Direct link:
RE: Família Durães
Caro Confrade José Alfredo Soares de Oliveira,
Tenho ascendentes Sampaio mas não uso o apelido. Infelizmente não nos conhecemos.
Fiz pequena pesquisa no TT On-line e encontrei os seguintes Durães em Jugeiros:
PT-TT-JIM/JJU/2/204/2 Documento Composto Autos de habilitação de Inácio José Ferreira, filho de Jacinto Durães e de Rosa Ferreira de Araújo, seus sobrinhos António Ferreira Rosa Leite, Custódia Leite, Josefa Leite e Joana Leite, filhos de Francisco Ferreira e de Quitéria Maria Leite, Antónia de Sampaio e Joana de Sampaio, filhas de Manuel de Sampaio e de Rosa Ferreira, João Martins, José Martins, Luís Martins e Rosa Martins, filhos de Manuel Martins e de Benta Ferreira, naturais de Picoto, São Pedro de Junqueiros, Felgueiras.
PT-TT-JIM/JJU/2/213/20 Documento Composto Autos de habilitação de Jerónimo Durães, filho de Jerónimo Durães e de Custódia Fernandes, natural do lugar de Carreira, freguesia de São Pedro de Juqueiros, Felgueiras.
PT-TT-JIM/JJU/2/213/21 Documento Composto Autos de justificação de Jerónimo Durães e seus irmãos Maria Durães, Adriana Durães, João Durães e António Durães, filhos de Francisco Durães e de Helena Gonçalves, naturais do lugar de Carreira, freguesia de São Pedro de Juqueiros, Felgueiras.
PT-TT-JIM/JJU/2/232/9 Documento Composto Autos de justificação de João Durães e seus irmãos Custódio Durães, Maria Durães e Antónia Durães, filhos de António Durães e de Joana de Sampaio, naturais dos lugares de Barreiros e Gondim, freguesia de São Pedro de Jugueiros, Felgueiras.
8 PT-TT-JIM/JJU/2/240/11 Documento Composto Autos de habilitação de João Leite, casado com Joana Leite Durães, filho de Marcos Martins Ferreira e de Francisca Leite, natural da freguesia de São Martinho de Armil, Montelongo, Maria Leite Lopes, casada com Luís Fernandes da Costa e Joana Lopes Leite, casada com Constantino Fernandes, filhas de Santos Martins e de Mariana Lopes, naturais da freguesia de Santa Maria de Antime, Montalegre, Joana Leite, casada com António Pinto Marinho, Teresa Leite, casada com Agostinho Gomes da Fonseca, Maria Leite, casada com António José Nogueira, Josefa Leite, casada com João Gonçalves e Custódia Leite, casada com João Teixeira de Macedo, filhas de António de Sampaio e de Maria Leite, naturais da freguesia de São Pedro de Jugueiros, Filgueiras.
No TT On-line existem vários Documentos simples e compostos de pessoas com o apelido Durães. Processos da PIDE, RGM e TSO
Espero que encontre algo de util.
Cumprimentos
António Bento
Direct link:
RE: Família Durães
Caro António Bento
Mais uma vez lhe agradeço todos os elementos trazidos a este "tópico".
Vou ver se consigo aceder aos documentos que refeiu, começndo a obter dados para ir juntando.
Com os meus melhores cumprimentos,
José Alfredo Soares de Oliveira
Direct link:
RE: Família Durães
Caro José Alfredo Soares de Oliveira,
O Manuel da Costa Guimarães, filho e neto de Durães de Armil, aqui na base do GP em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=527721 é um dos meus "avós".
Encontra muitos Durões desta éopca e anteriores na base de dados NEPS (Núcleo de Estudos de População e Sociedade) em quase todas as freguesias de Fafe, e em algumas das de Famalicão e Guimarães.
Além disso, este Manuel da Costa Guimarães teve um irmão padre, Bento da Costa Guimarães. No índice do site do Arquivo Distrital de Braga diz que apensa ao processo de inquirição de genere deste Bento está uma árvore genealógica, que ainda não pedi, mas quem sabe tenha mais informações sobre estes Durães e suas ligações.
Melhores cumprimentos,
Rita van Zeller
Direct link:
RE: Família Durães
Cara Rita van Zeller
Essa informação sobre a "árvore genealógica" é preciosa.
Muto obrigado.
Com os meus melhores e mais agradecidos cumprimentos,
José Alfredo Soares de Oliveira
Direct link:
RE: Família Durães
Cara Rita
Uma coisa que eu ainda não entendi é porque são os apelidos Durães transformados em Guimarães. E a si acontece-lhe o mesmo.
Eu em Armil, na base de dados do Neps, tenho:
Teresa Maria Joana Durães Rebelo casada com Luis António Monteiro. Ora o meu 3º avô , filho destes, chamava-se João Monteiro Guimarães, e na arvore do Neps, quer de um lado, quer do outro, não encontro mais Guimarães.
Tem alguma informação sobre esta passagem de Durães para Guimarães?
Cumprimentos,
Ana
Direct link:
RE: Família Durães
Cara Ana,
Sempre pensei que o meu Manuel da Costa Guimarães, tivesse adoptado Guimarães como apelido "de origem" por ter ido viver para outra zona (Eixo).
No entanto, vi depois no NEPS que dois irmãos seus que se ordenaram usavam Bento da Costa Guimarães, e João Sampaio Guimarães, e pelo menos o Bento, nasceu e morreu em Armil.
Encontrei também no NEPS mais um meio tio-avô do meu Manuel da Costa Guimarães, que usava exactamente o mesmo nome. Deve haver portanto uma qualquer razão para o Guimarães.
Os antepassados comuns que vêm no NEPS são o casal Pedro Sampaio e Margarida Carvalho (n. c. 1620) que são os trisavós do meu Manuel, e avós do "outro" Manuel da Costa Guimarães. Talvez o Guimarães, pelo menos no meu caso, venha por via deste casal, já que também não encontro mais nada na árvore do NEPS.
No entanto tanto quanto se consegue ver no NEPS o "meu" Durães vem por outro ramo, o que não quer dizer que num meio tão pequeno, não entroncasse em ascendência comum a este casal Pedro Sampaio e Margarida Carvalho.
Cumprimentos,
Rita
Direct link:
RE: Família Durães
Cara Rita
Gonçalo Sampaio. filho do casal Pedro Sampaio e Margarida Carvalho, também consta na minha árvore do Neps, só que através do 2º casamento, que foi com Ana Costa.
E os seus Francisco Costa e Isabel Sampaio também são meus. Pais de Ana Costa, exactamente a 2ª mulher de Gonçalo e irmã da sua Margarida! É muito curioso...
O casal Pedro Sampaio e Margarida Carvalho viveram no "Lugar? do Sobrado" e o casal Francisco Costa e Isabel Sampaio viveram no "Lugar de Assento". Esta Isabel fez escritura a um filho, não sei a qual.
Cumprimentos,
Ana
Direct link:
RE: Família Durães
Caros Confrades,
Contribuindo para este tópico, existe aqui no Genea uma Joana Leite Durães casada com António Leite Fernandes, Avós de um tio meu que foi Senhor da Quinta do Assento, em Jugueiros, Felgueiras. Pela localização e apelidos é muito possível que tenha alguma relação com os aqui tratados.
Melhores cumprimentos
JMSA
Direct link:
RE: Família Durães
Cara Ana,
Realmente o mundo é pequeno...
Não tinha reparado, até me chamar a atenção para isso, que a Margarida e a Ana Costa eram irmãs.
Assim, talvez o que aconteça é que não sejam os Durães que se transformam em Guimarães, mas os nossos Costas comuns que já sejam também Guimarães por algum lado.
Tem mais algum elemento sobre esta gente que me possa dar? A única coisa que sei deles é o que vem no NEPS.
Obrigada,
Rita
Direct link:
RE: Família Durães
Cara Rita
Acho que naquele tempo ficava mesmo tudo em família, rsrsrs
Sobre estes nossos Durães nada mais sei, além do que já referi.
Continuo no site do NEPS a tentar encontrar outras ligações, e agora mais atenta aos nossos Costa. Será o Gonçalves que se transforma em Guimarães? Na minha árvore encontrei um filho de dois Gonçalves, Pedro e Maria, que se transforma em Gonçalves Guimarães.
No site do Museu da Emigração, que é em Fafe, há informação interessante.
Cumprimentos,
Ana
Direct link:
RE: Família Durães
Caro José Alfredo
Acabo de descobrir que no site do ADPorto existe online um livro de testamentos de Jugueiros (1718-01-06/1759-01-09). Comecei agora a ler e já encontrei alguns Durães.
Cumprimentos,
Ana
Direct link:
RE: Família Durães
Cara Ana
Muito obrigado pela sua informação.
Por motivos que ainda não percebi, não consigo aceder aos livros que se encontram no site do ADP.
Esse livro é importante para os "Durães" e não só, pois que tenho outros antepassados de Jugueiros - Castros, Sampaios, Melo . . .
Muito lhe agradeço, repito, o seu cuidado.
Com os meus melhores cumprimentos,
José Alfredo
Direct link:
RE: Família Durães
Caro José Alfredo,
Passe-me seus ancestrais de Jugueiros, que verificarei se tenho algo sobre estes.
Meus melhores cumprimentos,
Luiz G. de Sillos
Direct link:
RE: Família Durães
Caro José Alfredo
Encontrei algo interessante no Felgueiras Gayo:
"D. GOTINHA OERIS fª. de D. Erro Mendes N 1 do § 1. Casou com D. Pedro Afonso de Duraens o 1º em que o Conde D. Pedro principia a Família de Doraens
3 D. Teresa Pires casada com Ramiro Ayras no ttº. de Carpinteiros § .... N .... e no Conde D. Pedro fls 323 N 2."
Tem novas dos Durães? Eu descobri que o meu Sebastião Durães nasceu em 1653 e que aparece como Sebastião Durães de Basto no casamento de sua filha Teresa. Este Sebastião era filho de Sebastião Durães e de Maria Gonçalves. Moravam em Louredo, Jugueiros.
Cumprimentos
Ana
Direct link:
RE: Família Durães
Cara Ana
Tenho andado um pouco esquecido dos meus Durães, que me parece deverem estar ligados aos seus.
Vou tentar dar um pouco de ordem aos apontamentos a eles respeitantes e penso, ainda hoje, enviar-lhe nova mensagem.
A referência que me enviou é muito curiosa, embora Durães seja o patronímico de Durando.
Cumprimentos,
José Alfredo
Direct link:
RE: Família Durães
Cara Ana
Relativamente aos Durães iniciais nada mais encontrei.
Estes são antepassados de meu avô materno.
Porém, na ascendência de minha avó materna fui descobrir um Francisco Durães e sua mulher Ana Ribeiro, pais de Catarina Ribeiro, nascida em 1673.
Cumprimentos,
José Alfredo
Direct link:
RE: Família Durães
caros confrades e talvez parentes,
joão Dias Duraes de Santa maria de Roussas casou com joana francisca desconheço a localidade encontro os seguintes filhos em mondim e panque; feliciano-francisco-maria- João Caetano Dias Duraes que nasceu a 25 de junho de 1743, este casou com maria antónia da rosa de modim, era soldado:
encontro os seguintes filhos:
-francisco joaquim dias duraes qua casou em s.martinho do alvito com maria joaquina, esta descendente de outros familiares meus vieiras de sousa.
-José Antonio Dias durães que casa 1ª com custódia Maria de magalhaes de quem descendo, este cas.em 1 de agosto de 1792.
tudo que tenho talvez interesse aos duraes. saudaçoes maria
Direct link:
RE: Família Durães
Ana,
também na minha árvore constam Gonçalo Sampaio e Ana Costa,dos quais descendo pelo filho Jerónimo Sampaio.! Se tiver mais informações sobre este casal e respectivos pais, Pedro Sampaio e Margarida Carvalho, Francisco Costa e Isabel Sampaio, ficaria muito agradecida que as partilhasse comigo.
Ana
Direct link:
RE: Família Durães
Cara Ana
Jerónimo Sampaio também é meu.
Sobre os pais do casal sei apenas o que já referi aqui.
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=204396#lista
Sobre o casal sei que Ana Costa fez testamento mas desconheço o conteúdo.
Jerónimo Sampaio e Cecília Gonçalves viveram no lugar do Sobrado.
Descende de Maria Costa?
Cumprimentos,
Ana
Direct link:
RE: Família Durães
Boa noite,
descendo sim, de Maria Costa casada com Manuel Rebelo. Pela parte do filho Bento Rebelo.
Cumprimentos,
Ana
Direct link:
RE: Família Durães
Cara Ana
Eu também!
E de qual dos filhos de Bento Rebelo descende? Eu descendo de José Bento Rebelo e da filha deste, Teresa Maria Joana Durães Rebelo.
Cumprimentos,
Ana
Direct link:
RE: Família Durães
Ana, também eu descendo de José Bento Rebelo (casado com Ângela Maria Pereira) e de seu filho Joaquim Rebelo Moniz (irmão de Teresa Maria Joana Durães Rebelo). Como o mundo é pequeno!
Tenho muitos familiares em Armil, sobretudo da familia Soares, mas também Rebelo, Castro, Sampaio
Cumprimentos,
Ana
Direct link:
RE: Família Durães
Olá Ana,
Não conheço Armil, nem pensava encontrar parentes deste ramo da família.
Está a ser uma descoberta muito interessante...
Sabe quem são os ascendentes de Ângela Maria Pereira? No site do Neps só constam os pais.
Sei que Luísa Pereira, nascida em Regadas, faleceu a 21 de Outubro de 1784, em casa de sua filha Ângela Pereira, no lugar da Retorta.
Cumprimentos,
Ana
Direct link:
RE: Família Durães
Boa tarde Ana,
sei o mesmo que a Ana. Aliás fiquei a saber um pouco mais :) A Retorta é em Armil, sei onde é pois vou lá pelo menos 1 vez por ano. Como é que obteve essa informação? Pelo registo de óbito?
Quanto aos Relelos, existe alguma informação no museu do emigrante.
Qualquer novidade que tenho, irei partilhá-la consigo.
Cumprimentos,
Ana
Direct link:
RE: Família Durães
Caríssimos,
Neste ficheiro,
http://purl.pt/12270/2/cg-2698-a_s-v1-f2/cg-2698-a_s-v1-f2_item1/cg-2698-a_s-v1-f2_PDF/cg-2698-a_s-v1-f2_PDF_01-B-R0300/cg-2698-a_s-v1-f2_0003_147-154_t01-B-R0300.pdf
de Portugalliae Monumenta Historica, pág 4, encontrei novos Durães.
Cumprimentos,
Ana
Direct link:
RE: Família Durães
Cara Ana
Temos um antepassado comum, Paula Durães (* Armil e + em 10.01.1654, conforme NEPS). Eu descendo da sua filha Catarina (cuja descendência não aparece na base) e a Ana, pelo que li numa sua mensagem anterior, descendende do filho Domingos.
Esta Paula Durães é um dos durães mais antigos da base de Armil. Tem alguma informação sobre a sua ascendência?
Luisa Castro
Direct link:
RE: Família Durães
Cara Luisa
Nada mais sei acerca de Paula Durães.
Se conseguir mais alguma informação colocarei aqui.
Cumprimentos,
Ana Soares
Direct link:
RE: Família Durães
Caros Durães
Sobre Durães, de Jugueiros, tenho a seguinte informação, retirada dos registos paroquiais:
(pode conter alguns erros, espero que não muitos :), e nalguns casos não consegui "traduzir")
30.03.1652 - Casou Francisco Ferreira, de Cepães, com Isabel Durães, de
Entre as Vinhas. Testemunhas: Miguel Antunes, do Picoto, Domingos
Durães, de Entre as Vinhas e Francisco Gonçalves, da Retorta de Cepães.
12.11.1646 - Casou Gonçalo Durães, filho de Gonçalo Durães, da
Carreira, e de sua mulher Catarina Gonçalves, com Isabel Durães, filha
de Sebastião Durães, de Entre as Vinhas, e de sua mulher Isabel
Gonçalves. Foram dispensados em 4º grau de consanguinidade.
Testemunhas: Domingos Gonçalves e Pedro Durães, de Sta. Maria de P...?,
Domingos Ferreira, d'Alémvinha?, Pedro? Ferreira, do Picoto, Domingos
Francisco, do Tojal, Pedro Durães, da Carreira e Domingos Durães, de
Entre as Vinhas.
02.05.1681 - Baptismo de Sebastiana, filha de João de Castro e de sua
mulher Maria Durães, do Assento. Padrinhos: Sebastião, filho de Maria
Loba e Catarina? de Mendonça, mulher de António Castro, do Assento.
10.08.1679 - Casou João de Castro, filho de António de Castro e de sua
mulher Antónia Soares, do Assento, com Maria Durães, filha de Domingos
Durães e de sua mulher Maria Loba, de Entre as Vinhas. Testemunhas:
Francisco Durães, da Carreira, António de Sampaio, Domingos Veloso e
António de Castro, todos do Assento.
06.12.1612 - Baptismo de Domingos, filho de Sebastião Durães, de Entre
as Vinhas, e de sua mulher Isabel Gonçalves. Padrinhos: Pedro, de Entre
as Vinhas, seu irmão e Catarina, filha de Gaspar Ferreira, da
Peralonga.
12.02.1612 - Casou Sebastião Durães, filho de Aleixo Alvares e de sua
mulherHelena Ferreira, de Entre as Vinhas, com Isabel Gonçalves, filha
de Álvaro Gonçalves e de sua mulher Francisca Gonçalves, de Lourido.
Testemunhas: Pedro Martins, Pedro Álvares, Ambrósio Martins, Francisco
Gonçalves, António Gonçalves.
29.05.1661 - Baptismo de Domingos, filho de Domingos Durães e de sua
mulher Maria Loba. Padrinhos: Domingos Durães, do Agro, freguesia de S.
Martinho de Armil e Isabel Lopes, da Carreira, da freguesia de
Jugueiros.
15.12.1686 - Baptismo de Francisco, filho de Sebastião Durães e de sua
mulher Inês da Cunha, de Entre as Vinhas. Padrinhos: Gonçalo da Cunha,
de Tolões e Maria Durães, do Assento.
16.09.1668 - Baptismo de Maria, filho de Sebastião Durães e de sua
mulher Inês da Cunha, de Entre as Vinhas. Padrinhos: João Peixoto, do
assento e Pedro Durães, de Entre as Vinhas.
10?.01 1649 - Casou Sebastião Durães, filho de Sebastião Durães e de
sua mulher Catarina Gonçalves, do Agro, freguesia de S. Martinho de
Armil, com Maria de Sampaio, filha de Gonçalo Francisco? e de sua
mulher Maria de Sampaio, do casal de Escalhadoura?. Testemunhas: João
Gonçalves e Domingos da Costa.
02.10.1627 - Baptismo de Isabel, filha de Sebastião Durães, de Entre as
Vinhas, e de sua mulher Isabel Gonçalves. Padrinhos: Gaspar e Joana,
filhos de António Lopes, da ?
26.03.1649 - Baptismo de Maria, filha de Sebastião Durães e de sua
mulher Catarina Gonçalves, de Lourido. Padrinhos: António Teixeira, de
S...? e Maria Velosa, do assento, mulher de Domingos Gonçalves.
09.06.1617 - Baptismo de Maria, filha de Domingos Francisco, do
Carvalho, e de sua mulher Margarida Gonçalves. Padrinhos: Francisco
Durães, filho de Helena F...?, Joana, filha de António Lopes, da ...?,
tudos da freguesia de Jugueiros.
09.11.1625 - Baptismo de Maria, filha de Pedro Gonçalves, do Gomido?, e
de sua mulher Ana Gomes. Padrinhos: Domingos Ferreira, da A...?, e
Maria, solteira, filha de Pedro Martins, da Quintã
Filhos de Francisco Durães e de sua mulher Ana Brás, de Travaços:
16.04.1606 - Margarida. Padrinhos: Pedro e Margarida, filhos de Isabel Brás
03.11.1607 - Ana
04.03.1610 - Domingos
07.10.1612 - Helena. Padrinhos: André Soares, de Carvalheda? e Helena, filha de João ? Durães, de Travaços.
Filhos de Sebastião Durães e de sua mulher Isabel Gonçalves, de Entre as Vinhas:
06.12.1612 - Domingos
08.03.1614 - Sebastião. Padrinhos: António, filho de António Gonçalves, d'Alemvinha? e Maria, filha de António Gaspar?, da Carreira
18.06.1617 - Pedro. Padrinhos: Pedro Francisco?, do fundo de Vila e Margarida, filha de Álvaro Gonçalves, do Lourido.
27.04.1620 - Maria. Padrinhos: Francisco Ribeiro, filho de Gaspar Ribeiro, da Escalhadoura e Antónia, da Carreira.
05?.01.1623 - Isabel. Padrinhos: Domingos Ferreira, filho de António Gonçalves, da ...? e António Ferreira, Filho de gaspar ferreira, da Peralonga.
27.09.1625 - António. Padrinhos: António, solteiro, filho de António Gonçalves, da ...? e Maria, solteira, filha de António Gonçalves, do Souto de Travaços?
10.10.1627 - Isabel. Padrinhos: Pedro Lopes e Joana, filhos de antónio Lopes, da Carreira.
29.09.1628 - Francisco
15.02.1632 - Isabel
Filhos de Sebastião Durães e de sua mulher Catarina Vaz, de Lourido.
02.10.1646 - António
26.03.1649 - Maria
16.04.1651 - Domingos
01.09.1652 - Jorge
13.09.1656 - Maria
08.12.1658 - André
28.08.1660 - Ana
Filhos de Sebastião Durães e de sua mulher Maria de Sampaio, da Escalhadoura?
08.09.1649 - Isabel
28.08.1650 - Maria
12.05.1652 - Ana
05.10.1653 - João
06.05.1657 - Jerónima
Espero que estes registos, apesar de serem, na sua maioria, da minha família, possam ser úteis nas vossas pesquisas.
Ana
Direct link:
RE: Família Durães
Caros José de Oliveira e Fernando Camelo (e restantes participantes do tópico),
não pude deixar de notar a coincidência de apelidos e de locais que nos unem. Não me admiraria que os meus ascendentes tivessem privado com os vossos ou, até mesmo, fossem familiares. Passo a explicar: o meu bisavô, de nome Vicente Gomes de Araújo Azevedo, nasceu no lugar de Penso, freguesia de S. Paio de Vizela, mas os seus avós eram de Vila Fria, sendo que o avô materno tinha o apelido Oliveira. Alguns irmãos do meu bisavô continuaram esse apelido, outros adoptaram o apelido Sampaio (seria por causa dos padrinhos de baptismo? ou seria por causa do local de nascimento?). O meu bisavô e os irmãos são os que se seguem, por data de nascimento:
António Gomes de Azevedo Sampaio, n. 13.08.1839
José Gomes de Oliveira, n. 17.03.1842
Vicente Gomes de Araújo Azevedo, n. 30.06.1844 (meu bisavô)
Victorino...., n. 30.06.1844 (gémeo do Vicente, morreu menor)
João ..., 14.05.1846
António (penso que será António Joaquim), n. 06.09.1848
Joaquina..., n. 19.01.1854
Todos nascidos no lugar de Penso, Freguesia de S. Paio de Vizela, à época Concelho de Guimarães, agora Concelho de Vizela.
Filhos de Joaquim Gomes e de Maria Thereza de Oliveira e Carvalho
Netos paternos de João Gomes de Azevedo e de Josefa Luiza de Araújo, do lugar de Sá e Freguesia de Vila Fria (Felgueiras)
Netos maternos de António José de Oliveira e de Luisa (aparece em alguns assentos como Lucrécia) Teresa de Carvalho, do lugar de Eiriz, freguesia de Vila Fria (Felgueiras)
De todos os irmãos, só o Vicente e a Joaquina é que ficaram em Portugal (esta regressou a Portugal depois de ter vivido no Brasil para vir casar com um antigo namorado, de nome Domingos Pinto). Os restantes foram para o Brasil (Sorocaba, S. José de Nepomuceno, São Paulo, Minas Gerais). António Gomes de Azevedo Sampaio foi escritor com um papel importante a favor do abolicionismo no Brasil. Escreveu "Abolicionismo" e "Sina de um Minhoto e de um Paulista", entre outras obras. Também fez parte do Archivo Litterario Portuguez.
Sei que a Joaquina (de nome completo, após casar, Joaquina Felismina Gomes Pinto) ficou a morar na "Freguesia de Rande, Estação da Longra, casa Barbeito, Felgueiras", segundo uma carta antiga que possuo. Estes nomes dir-lhes-ão alguma coisa? Sei também que foi baptizada pelo Reverendo Rodrigo António Leite, da Freguesia de S. Jorge. Será um dos "Leite" referidos nas vossas mensagens?
Como podem verificar, todos eles adoptaram Apelidos diferentes, o que me tem dificultado muito a busca. O que parece é que o apelido Gomes era muito querido e muitos descendentes o usaram.
Se me puderem ajudar a descobrir mais dados sobre estas famílias, muito agradecerei.
Cumprimentos,
João Bacelar
Direct link:
RE: Família Durães
Caros Confrades,
Nas minhas pesquisas genealógicas, descobri uma Tia Trisavó, natura de Monção, de nome Maria do Patrocínio Ferreira Lopes, casada com João António Lopes, os quais tiveram vários filhos, uma das quais, Delfina de Jesus, se casou com Francisco Manuel Durães.
Não sei se têm conhecimento deste Francisco Manuel Durães e deste casamento ?
Agradeço se tiverem informações.
Pedro Teixeira de Morais
Direct link:
RE: Família Durães
Caro(a) JMSA,
na história da minha família, existe uma ligação que ainda não descobri exactamente qual é, a um Manoel Leite Fernades, casado com Balbina Rosa, moradores em Assento, Jugueiros, Felgueiras. Tiveram como filhos António Joaquim Leite Fernandes, Guilherme, Emília, José, Maria, Joaquim, Gaspar e Fernando (relato em 1867).
Estaremos a falar da mesma família?
Cumprimentos,
João Bacelar
Direct link:
RE: Família Durães
Caro Confrade,
Tenho em meu poder um livro que me foi amavelmente oferecido por um Confrade nosso brasileiro, Carlos Freire Machado, com o tíitulo "Os Freire Machado" onde trata da genealogia pesquisada pelo autor dos seus costados, entre os quais, os Leite Fernandes.
Assim acho que encontrei a pessoa que refere embora omisso na descendência, apenas referindo uma filha que não consta na sua mensagem:
"Manoel Leite Fernandes, casou com Balbina Roza de Andrade Gabo, do lugar de Trabacos (MF 188204, it.5, Jugueiros-Mórmons), filha de Manoel José de Abreu Lobo e de Joaquina de Andrade, do lugar de São João Alares, tiveram uma fiilha: Junilia"
Com grande probablidade acho que estamos a falar dos mesmos com a ressalva que a única filha indicada não coincide com os nomes que referiu. Se assim for, este Manoel Leite Fernandes é o mesmo qiue já aqui consta no Geneall com o nome de Manuel Leite Fernandes Carvalhal, irmão do meu tio-avô, António Leite Fernandes Carvalhal e ambos naturais de Assento, Jugueiros em Felgueiras e ambos filhos de José Leite Fernandes e de Joana Emília Teixeira Leite.
Espero que estas informações lhe sejam úteis.
Cumpriimentos
JMSA
Direct link:
RE: Família Durães
Caro confrade,
muito obrigado pela sua pronta resposta. Os elementos que me dá, comparados com os que tenho, poderão dar no seguinte:
1- A Balbina Roza de Andrade Gabo não será antes Balbina Rosa de Andrade Lobo?
2- Confirmando-se o nr. 1, penso que seria irmã de Ângela de Andrade Lobo, cc António José de Oliveira e Araújo, do lugar de Sá, freguesia de Vila Fria, Felgueiras [uma interpretação minha liga-os à Casa de Sá, algo que estou a tentar confirmar e para o qual tenho alguns indícios]
3- O casal que agora refiro foram padrinhos do meu bisavô e de alguns dos seus irmãos, sendo que seria da parte dele a ligação familiar (apelidos Oliveira e Araújo)
4- Por outro lado, tenho uma referência a Anna Tereza Leite, do lugar de Eiris, Vila Fria, como sendo tia do meu bisavô.
5- Um dos assentos de baptismo que possuo indica o reverendo Rodrigo António Leite como tendo feito o baptismo de uma irmã do meu bisavô. Será este também um dos seus "Leite"?
Conseguirá confirmar alguma das ligações que referi?
Cumprimentos,
João Bacelar
Direct link:
RE: Família Durães
Caro Confrade João Bacelar,
Esrou de acordo consigo, é muiito possível que o "Gabo" seja "Lobo" e que exista alguma gralha.
Quanto aos dois nomes que refere, Anna Tereza Leite e Rodrigo António Leite, infelizmente não constam neste livro.
Cumprimentos
JMSA
Direct link:
RE: Família Durães
carissimos,
Sei que tenho uma bisavó de nome Joaquina Durães da Fonseca, ao que sei era proprietária de um solar, já de familia. Alguem me pode ceder alguma informação mais? Nada mais sei acerca desta senhora, nem mesmo o local onde residia.
obrigado,
gmcm
Direct link:
RE: Família Durães
Boa noite,
Tenho mais informações.. ao que parece o solar seria em Forjães..
aguardando,
gmcm
Direct link:
RE: Família Durães
Mais uma vez peço desculpa.
A informação que disponibilizei há uns meses atrás era errada. Joaquina Durães da Fonseca era natural de Felgueiras.
Aguardando,
gmcm
Direct link:
RE: Família Durães
Meu caro,
Conforme ja referi anteriormente, a minha bisavó Joaquina Durães da Fonseca era proprietaria de um solar que ja nao se encontra na familia.
Cumprimentos,
gmgm
Direct link:
RE: Família Durães
Caro José Alfredo,
Eu sou da família Durães, minha avó se chamava Maria Martins Durães e seus pais eram Juscelino Martins Pereira e Izabel Mendes Durães. As informações que tenho é que residiam em Minas Gerais na cidade de Montes Claros, me parece que a família era originária de Portugal. Conheço poucos Durães mas gostaria também de obter informações a respeito.
Você possui outras informações?
Rodrigo Durães Brito Fidelis
Direct link:
RE: Família Durães
Caro Rodrigo Durães Brito Fidelis
Os meus conhecimentos, que são poucos, respeitam a Durães da freguesia de Jugueiros, concelho de Felgueiras, e relativamente aos séculos XVII e XVII.
Melhores cumprimentos,
José Alfredo Soares de Oliveira
Direct link:
RE: Família Durães
sendo originario de felgueiras e de apelido duraes as informaçoes mais completas da origem da familia duraes encontrias na biblioteca de aveiro ha mtos anos
pensa se que as origens da familia duraes provem ou da galiza ou do frança anteriores a nacionalidade portuguesa tendo esses nomes um pequena derivaçao do termo duraes (durans e outros )
a maioria dos duraes provem do minho ( ponte de lima , viana etc ) tal como a minha familia(felgueiras) as origens mais remotas que encontrei foi de um Duraes que Capitaniou a Fortaleza de Mombaça ,angola e um em s . jorge da mina
Direct link:
RE: Família Durães
Muito obrigado por estas informações.
José Alfredo Soares de Oliveira
Direct link:
Família Durães
Olá Ana. Ao subir na minha árvore genealógica deparei com uma Isabel Durães casada com um Francisco Fernandes (e não Ferreira como você menciona) e que são os mesmos que você refere logo no início desta sua entrada.
Este casal teve vários filhos nascidos em Cepães (lugar da Retorta): António bp 6.2.1653, Sebastião bp 2.2.1656, Francisco bp 5.10.1659, Isabel bp 8.2.1665, Manuel bp 24.4.1667 e Domingos(?) bp 13.12.1668.
Eu descendo do primeiro, António (Fernandes), que veio a casar em Cepães a 12.6.1687 com uma Maria Ribeira.
Ainda não tive oportunidade de analisar todo este tópico para ver se que consigo progredir para trás da Isabel Durães. Já constam da base de dados? Em todo caso e para já aqui fica este meu pequeno contributo.
Abr.
Raul
Direct link:
Família Durães
Se quiser mais informações sobre "esse" Francisco Manoel Durães, pf entre em contacto comigo.
ReplyDirect link:
Família Durães
Fazendo a pesquisa dos meus hexa e septavós Francisco da Cunha (por vezes Cunha Lobo, apenas Lobo ou Cunha Coutinho), nos registos paroquiais no primeiro terço do século XVIII, tenho-me deparado com inúmeros registos de Durães.
Estão online no Arquivo Distrital do Porto.
Direct link:
Família Durães
Cara Ana,
Cerca de 15 anos depois de ter iniciado o tópico, espero ainda poder ser útil a alguém.
Eu descendo do irmão dessa Teresa da Cunha. chamava-se Francisco da Cunha (embora também tenha assinado Francisco Abreu da Cunha Coutinho). Emprazou em seu nome o casal de Entre-as-vinhas, conforme documento no Arquivo Alfredo Pimenta, em Guimarães.
Sistematizando a informação do geneall e do tópico... Do casal Sebastião Durães e Inês da Cunha Coutinho conhecem-se 4 filhos: Teresa, Maria, Sebastiana e Francisco.
Tem a data de morte (dia e mês) da Teresa? Era útil para atualizar a ficha do Geneall.
Se seguir o link que referiu num dos posts, já foi atualizada a informação sobre a Inês (havia dois registos para a mesma pessoa, um como Inês da Cunha e outro como Inês da Cunha Coutinho, situação que já foi alterada).
Aproveito para fazer um pequeno reparo à sua lista: o Francisco , filho de Sebastião Durães e Inês da Cunha foi batizado em setembro e não em dezembro. Se reparar, está escrito "7bro" e os registos anteriores e posteriores são também "desetembro" e " de 7bro". Os últimos registos dessa página tratam de outubro.
Muito obrigado pelos dados que sistematizou no seu email.
Direct link:
Família Durães
Cara Ana
Foi com enorme satisfação que pesquisando sobre os meus antepassados de Jugueiros em Felgueiras, vi referenciada, não só a minha sétima avó Maria Durães, mas também os seus pais Domingos Durães e Maria Loba, meus oitavos avós e pelo que percebi, estes antepassados são-nos comuns.
A Maria Durães enviuvou do primeiro marido João de Crasto a 18-11-1681;
Casou com João Peixoto (é deste casal que descendo) em data que desconheço, mas no entanto, o primeiro filho deste casal e meus sexto avô nasce a 28-9-1682.
Os filhos do casal Maria Durães João Peixoto Lobo;
Manuel Peixoto Lobo n. 28-9-1682
João Peixoto Lobo n.20-9-1688
Rosa n.9-91691
Leandro n. 2-2-1695
Maria n.?
Em 1-11-1701 morre o João Peixoto
Todos estes filhos nasceram em Jugueiros no lugar do Assento
A Maria Durães teve uma vida longa pois em 29-5-1738 faz o seu testamento.
Terei todo o prazer em partilhar consigo e com outros eventuais interessados, caso seja pertinente, os links de acesso a estes documentos.
Paula
Direct link:
Família Durães
Caros confrades,
Há também uma família de apelido Durães, em Penafiel. Tenho referenciada uma Albina Durães, que c. c. Joaquim Leite Cabral, em Penafiel: tiveram uma filha, Teresa Rosa Cabral Durães, que c. c. Sebastião Rocha da Silva, também na freguesia de Penafiel.
Quanto à origem do apelido, não a encontrei, pois nos avós e bisavós da dita Albina não aparece o apelido Durães.
Cordiais cumprimentos, PP.
Direct link:
Família Durães
Boa tarde
A Inês da Cunha Coutinho enviuvou de Sebastião Durães e casou-se segunda vez com Jacinto de Lemos em 1693, como se pode ver no tif. 616 do livro de casamentos de 1690-1711 da freguesia de Jugueiros, Felgueiras.
Eu descendo de Jacinta Teixeira de Lemos, filha do casal Jacinto de Lemos e Inês da Cunha Coutinho.
Direct link:
Família Durães
https://originaldocumentproviders.com/buy-italian-driving-license/
ReplyDirect link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 02 Dez 2024, 15:36.