Bivar Velho da Costa
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias
Bivar Velho da Costa
Caros confrades,
Gostaria de saber as origens de Baltasar Moreira de Brito Velho da Costa, casado com Ana Rosa de Matos Zagalo.
Agradeço desde já a v. atenção,
com os meus cumprimentos,
joão mamede
Direct link:
RE: Bivar Velho da Costa
Caro João Mamede
Na Monografia de Algoz-Silves, de Francisco Xavier Ataíde de Oliveira, respigará elementos desta família.
O cantor João Tudela e ,salvo confusão minha,a escritora Maria Velho da Cota, pertencem a esta família ilustre de Messejana que foram dos lavradores mais importantes pela sua riqueza, da comarca de Ourique,mais vasta que hoje.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
Caro Rafael Carvalho,
Agradeço imenso a sua mensagem. Vou tentar consultar a Monografia que refere (por acaso sabe onde a posso encontrar?).
A minha curiosidade em saber a origem de Baltazar Moreira de Brito Velho da Costa, deve-se à enorme semelhança do seu nome com o nome de um antepassado meu, de Viana do Castelo, de quem eu ando a tentar saber mais algumas coisas:
Joaquim António Velho (da Costa) Moreira, nascido em Viana a 14/10/1710, filho de Manuel Velho da Costa (Ten. de Dragões), nascido em Viana em 1686, e de Maria Dias de Almeida e Brito.
Eventualmente Baltazar podia ser neto deste meu antepassado, embora possa ser tudo um grande coincidência de nomes, o que também não seria nada de admirar.
Por curiosidade a Familia Velho da Costa que Felgueiras Gayo diz de Lisboa, tem as sua origens em Viana do Castelo.
Meus cumprimentos,
joão mamede
Direct link:
Caro João Mamede
Curioso, que na aldeia do B.xo Alentejo, onde nasci houve uma família de apelido-Mamede. Porém,não sei nada dos descendentes.
Pois é! os homónimos são, por vezes,um quebra-cabeças,porque não correspondem a maioria das vezes a familiares consanguíneos.
Vou tentar dar-lhe mais alguma informação,o mais breve possível;claro, dos do Sul.
oS melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
Caro Rafael Carvalho,
Obrigado pela atenção.
Meus cumprimentos,
joão mamede
Nota: A origem do meu Mamede é de Murtede, Cantanhede, Coimbra.
Direct link:
Caro João Mamede
Veja o tópico "Morgados de Messejana", os Velho da Costa estão lá.
Luís Contreiras
Direct link:
Caro Luís Contreiras,
Obrigado pela dica.
Embora, depois de ter lido com toda a atenção as mensagens do tópico, não cheguei a nenhuma conclusão sobre a origem dos 'Velho da Costa'.
Meus cumprimentos,
joão mamede
Direct link:
Caro João Mamede:
Embora nunca tenha estudado a família em causa, parece-me possível que estes Velho da Costa estejam ligados à família Palma Velho, moradora na região de Portimão pelo menos desde o século XVI.
Outro dado: no século XVII documenta-se na Mexilhoeira Grande um Vicente Velho da Costa que casou com Isabel Vaz. Estes foram avós paternos (pelo filho Jorge Dias Canelas c. c. Inês Barroso) de Mateus, baptizado a 15.02.1660 na Mexilhoeira Grande, e de Inês Pinto, que estava em 1704 acertada para casar com José Gonçalves Lobo, Familiar do Santo Ofício.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
Caro Rui Pereira,
Obrigado pela sua mensagem.
Meus cumprimentos,
joão mamede
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 02 Dez 2024, 23:44.