Agradeço qualquer dado biográfico (datas, filiação, nome da mulher e filhos, se os teve) sobre António Colaço Torres, Grã-cruz da Ordem de Cristo, e alegadamente homem com cargos na Corte em meados do século XVIII. Era o proprietário da célebre Quinta dos Azulejos, no Lumiar.
Antecipadamente agradeço.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz
francisqueiroz[arroba]clix[ponto]pt
"....Séc. 18, 1ª metade - fundação do palacete da quinta por António Colaço Torres, filho de Luís Colaço da Cruz, ourives em Lisboa estabelecido no Adro de São Julião ....1805 - era proprietário e morador o filho de António Colaço Torres, António Colaço da Silva, droguista no Largo de São Julião..."
"26 de Fevereiro de 1741 – João Esteves da Fonseca Martins, de Agualonga, filho de Domingos Esteves e de Rufina Martins, foi examinado e aprovado por Luís Colaço da Cruz e Francisco Pinheiro, Juízes do Ofício de Ourives do Ouro e Lapidários de Diamantes, «o qual fez as peças conforme ordena o nosso regimento», e foi dado por «suficiente para por sua loja e usar o dito ofício de ourives do ouro»."
Muito Obrigado.
É curioso que me dê estas dicas a partir da Internet, pois no motor de busca que usei há dias para pesquisar o nome não me apreceram estas referências.