familia deyrieux
This topic is classified in rooms: Famílias
familia deyrieux
presisava de saber a origem da família de apelido Deyrieux.
obrigada
Safira
Direct link:
RE: familia deyrieux
A origem não sei. Em Portugal só conheço os Deyrieux Centeno, descendentes de Ângelo Alves Deyrieux, nascido em Pontével, Cartaxo, no final do séc. XIX, sobre o qual nada tenho.
Numa pesquisa rápida pela internet descobri uma base de dados com um ramo da família Deyrieux/Deyrieu estudado desde o início do séc. XVII, fixado em Brignais, Rhône, França. Procure no google por deyrieux+brignais.
Cumprimentos,
Miguel Centeno Neves
Direct link:
RE: familia deyrieux
Caro Miguel,até aí também eu cheguei, e devo dizer-lhe que o Angelo, era irmão do Césare Alves Deyrieux, ambos filhos de Máximo Alves Deyrieux, nascidos em Pontével; o que eu pretendia saber era como é que os Deyrieux chegaram a Pontével
Isto, porque eu pretendia elaborar, uma notas biográficas da Sãozinha Deyrieux que certamente conheceu.
Seria melhor trocarmos informações através do meu e-mail
mzelinda@netcabo.pt
Direct link:
RE: familia deyrieux
Cara Safira,
sabe em que séc. a família Deyrieux, veio para Portugal? Esse é um dado muito importante já que, as fontes variam conforme a época.
A.R.
Direct link:
RE: familia deyrieux
Bom dia, Antikualhas
eu penso, ou li algures que esta família teria vind0 para Portugal no séc. XlX, com as Invasões Francesas.
Obrigada
Safira
Direct link:
RE: familia deyrieux
Caro Miguel Centeno
encontrei um registo de óbito de um D.AfonsaLemos Fragoso da Motta Cerqueira d'Arieux, proprietária, natural da freguesia de Santa Engrácia,Lisboa, residente em Alcoentre, viúva ddo capitão Wiel d'Arieux, intendente geral de minas. Tenho também uma fotografia dessa senhora legendada, encontrada no espólio da Sãosinha Deryeux.
Este nome diz-lhe alguma coisa?
Cumprimentos
Safira
Direct link:
RE: familia deyrieux
Cara Safira,
O meu conhecimento sobre esta família é pontual, como já referi, e limita-se à constatação da ligação Deyrieux-Centeno, pelo que não serei a melhor ajuda no desenvolvimento deste tema.
Caso ainda não o tenha feito, o mais seguro é progredir na ascendência de Máximo Alves Deyrieux, através dos paroquiais de Pontével. Alguma pista há-de encontrar.
Cumprimentos,
Miguel Centeno Neves
Direct link:
RE: familia deyrieux
Existe uma fonte muito interessante, para os estrangeiros em Portugal, os Termos de Nacionalidade. Esses termos eram solicitados na Câmara Municipal, da àrea da residência. Porém, essa imposição começa apenas com o 1º Código Civil, em 1867 e decorre até cerca de 1929. No ano passado, saíu um artigo sobre os Termos da cidade do Porto, na Revista Lusófona de Genealogia e Heráldica, que fornece pistas sobre os estrangeiros no Porto, do final do séc. XIX início do séc. XX.
Talvez, esta não seja uma boa deia para o seu caso, já que os deyrieux, vieram com as invasões francesas. Boa sorte.
A.R.
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 01 Dez 2024, 00:39.