Sousa Monteiro - Quinta dos Torneiros - Braga

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Famílias | Património | Regiões

Sousa Monteiro - Quinta dos Torneiros - Braga

#193076 | João Mamed | 18 Apr 2008 18:32

Caros confrades,

Luís de Sousa Monteiro, Sargento Mor, Cavaleiro professo no Habito de Cristo, natural da Quinta dos Torneiros, Braga, +/- 1650, morador em Caminha, irmão de Leonardo Monteiro, Cavaleiro professo do Habito de Cristo, filhos de Pedro Álvares Monteiro.

Gostaria de saber se alguém tem mais informações sobre estes individuos.

Obrigado pela V. atenção.

joão mamede

Reply

Direct link:

RE: Sousa Monteiro - Quinta dos Torneiros - Braga

#221104 | rosinham | 13 Feb 2009 05:17 | In reply to: #193076

Caro João Mamede,

desculpe não ter informações sobre essas pessoas, mas, poderia me falar sobre a descendência deles?
Procuro por informações sobre meu avô: Manoel Monteiro, filho de Manoel Antonio Monteiro e Anna Joaquina Pereira. Tenho como data de seu nascimento dia 7 de março de 1883. Era natural de Braga.
Veio ao Brasil aos 40 anos aproximadamente, em 1923 ou 1924. Aqui procurou a família Carvalho, já sua conhecida de Portugal. Logo depois, casou-se com minha avó, Alzira de Nascimento de Carvalho. Meu avô Manoel foi o segundo marido de minha avó.
Agradeceria qualquer informação,

Rosinha Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Sousa Monteiro - Quinta dos Torneiros - Braga

#221260 | João Mamed | 15 Feb 2009 09:18 | In reply to: #221104

Cara Rosinha Monteiro

Infelizmente não tenho qualquer informação para lhe dar dos seus avós.
Porém recomendava-lhe a leitura do titulo dos

'Monteiros, de Braga - Morgado dos Torneiros', do Felgueiras Gayo.

Aqui, na base de dados do Geneall, também tem alguma informação. Procure:

Pedro Álvares Monteiro - aparecem dois, mas são o mesmo;
Luís de Sousa Monteiro;
Bento de Sousa Monteiro - aparecem dois, mas também são o mesmo. Apartir deste (que é o meu ramo) o apelido Monteiro desaparesse.

O ideal era a Rosinha pedir ao Arquivo de Braga uma cópia do assento de baptismo do seu avô, para isso ajudava saber qual a freguesia do nascimento.

Meus cumprimentos,

joão mamede

Reply

Direct link:

RE: Sousa Monteiro - Quinta dos Torneiros - Braga

#221289 | rosinham | 15 Feb 2009 19:13 | In reply to: #221260

Caro João Mamede

Agradeço imensamente a atenção em responder-me.
Saberia dizer-me onde encontro esse livro "Monteiros, de Braga- Morgado dos Torneiros"?
Estou no Brasil, como sabes, e essas literaturas são muito difíceis de encontrar por aqui.

Já tentei pedir ao Arquivo Distrital de Braga, pela cópia do assento de batismo de meu avô, há alguns anos, mas a diretora na época não conseguiu ajudar-me, visto eu não poder dizer-lhe justamente a frequesia de seu nascimento.
Meu avô dizia somente que era de Braga, e que a família era produtora de vinhos. Dele sei a filiação e data de nascimento. Entre seus pertences encontramos duas espadas, e por esta razão, pensamos que talvez tenha sido militar. Não pudemos julgar se eram acessórios de alguma farda, ou a finalidade que tiveram.

Quanto ao Geneall, o nome de meu avô até aparece, mas esse Manoel Monteiro, não é o meu avô, mesmo tendo os mesmos dados praticamente.
Eu achei o filho dele ( desse outro Manoel), que ainda vive, pai de Izilda , falei com ela, que seria minha prima, mas fui informada, pela mesma que, não eramos em absoluto, parentes. Ela havia colocado as informações sobre sua família num programa de genealogia, na escola onde é ou era professora e não deu mais atenção ao assunto.
Até o dia em que telefonei-lhe dizendo que, pelas informações que havia encontrado no Genea, deveríamos ser parentes.
Preciso dizer que telefonei-lhe muito emocionada, por achar que tinha encontrado minha parenta, do outro lado do oceno, mas infelizmente, ela não sabe como as suas informações se mesclaram às minhas e hoje, no site do Genea, aparece o nome Manoel Monteiro, filho de Manoel Antonio Monteiro e Ana Joaquina Pereira, mesma data de nascimento, dois casamentos, o nome de meu pai e de seu irmão, resultantes do segundo casamento. Mas tudo isso de um outro Manoel de Cerdeira do Côa, Sabugal.
Segundo essa Izilda, os dados da filiação não conferiam, mas também segundo ela, não quis conversar com o pai sobre essas coisas. dessa maneira, fiquei na mesma, mas talvez até mais confusa ainda.
Desculpe despejar-lhe tamanha confusão, mas dessa maneira poderás imaginar como anseio por informações mais consistentes.

Estive em Braga, faz três anos, mas não pude pesquisar na Univerdidade, pois estava fechada justamente no dia que estavamos lá.

Há alguns dias, depois de muita insistência, consegui achar a certidão de nascimento de meu pai, pois estava inascessível até então. Ele foi registrado seis anos depois de seu nascimento.
Com a data reatroativa. O problema é que esse cartório começou com suas atividades em 1939. Meu pai era de 1934. Então ninguém achava esse registro, aliás, nem procuravam, quando ficavam sabendo que a data de nascimento era anterior ao início das atividades do cartório de notas.

O registro de casamento, feito em outro cartório, e graças a boa vontade de uma outra oficial desse cartório, foi novamente pesquisado e achou-se uma cópia da certidão de nascimento de meu pai, anexada ao processo de casamento.
Pôde-se então, finalmente, dizer onde estava livro e folha do registro de seu nascimento.

Teimo nessa pesquisa, apesar de todos os contratempos, pois foi vontade de meu pai, que um dia entrasse em contato com seus parentes de Portugal.

Penso que terei novas informações em breve, mas também conto com a possibilidade de não as ter nunca. de qualquer maneira, sou-lhe imensamente grata, melhores cumprimentos,
Rosinha Monteiro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 20 Sep 2024, 05:27.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen