Abandonado à porta (Trás-os-Montes)

This topic is classified in rooms: Pessoas | Regiões | Formação

Abandonado à porta (Trás-os-Montes)

#193747 | Caro75 | 22 Apr 2008 14:52

Bom dia,

Quando era bebé o avô do meu avô, Carlos Alberto NETO, foi abandonado à porta duma mulher de Carviçais (Trás-os-Montes). Quando foi encontrado, ele ia muito bem vestido e levava uma nota pedindo que lhe dessem o nome de Carlos Alberto que um dia será encontrado. Mas como já podem advinhar não foi o caso. O rumor era que ele era o filho duma criada de Fornos (Trás-os-Montes).

Gostaria de saber se obter informações sobre a sua ascendência era uma missão impossível.

Cumprimentos

Carina

Reply

Direct link:

RE: Abandonado à porta (Trás-os-Montes)

#193842 | chartri | 22 Apr 2008 22:59 | In reply to: #193747

Minha cara Carina

Ja sabe muito mais que outros. Sabe que o seu trisavô seria filho de uma criada em casa rica (daí a forma como estava vestido). A partir daqui são só suposições que poderá fazer. Ir a Fornos e ver que famílias la existiam com criadas. Será que haverá, ou haveria uma família com um patrão com o nome de Carlos ou Alberto.
Poderá ver o que diz o assento de baptismo; quem foram os padrinhos...haveria la o nome de uma pessoa importante?

Poderá igualmente examinar o assento de casamento pois poderia dar-se o caso que um padrinho ou madrinha importante lá figure.

No entanto Carviçães tinha 309 fogos nos finais dp sec XIX e Fornos cerca de 150, ambos da comarca de Moncorvo. Eram terras grandinhas, mas não tão grandes que se não possa saber quem eram ricos, ou abastados.

No entanto tudo isto serão suposições. Nunca tera certezas, mas pode escrever um romance. No meu livro "Villa Portela..." (http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=965) relato dois casos semelhantes, tendo eu descoberto, que num caso, o paí foi um padre!!!. Até descobri que ele deixou os bens aos filhos (pois teve dois da mesma mulher), mas nunca os reconheceu. Tive sorte de encontrar o testamento.

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Abandonado à porta (Trás-os-Montes)

#193850 | Cristina C | 22 Apr 2008 23:52 | In reply to: #193747

Bem-Haja a ambos, que resgataram de volta para este fórum a verdadeira essência da genealogia. Estas histórias que mostram o lado humano das pessoas, que não se resumem a nomes num papel e processos de cidadania. Davam romances, pois davam. Já cá fazia falta!

Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Abandonado à porta (Trás-os-Montes)

#193855 | chartri | 23 Apr 2008 00:30 | In reply to: #193850

Minha Cara Cristina

Tem toda a razão. Nesta "coisa" da genealogia ha muito mais que contar que "A" é filho de "B" e tem como antepassados ainda "D" e "F".

Fui o que procurei fazer com o livro que publiquei recentemente. Procurei contar "estórias" e localiza-las no contexto social, económico da altura. Torna-se muito mais facil, perceber o comportamentos dos nossos antepasados. Conseguimos entrar dentro da pele deles....

Descobrimos ramos de antepassados pobres e felizes, e ricos só com desgraças. Temos que perceber porque é que um casal tem 12 filhos e só vingam 3. etc.

É a vida, nas suas várias dimensões. Procurei testar um capítulo do meu livro lançando um tópico : "como viviam os nossos antepassados" (ver : http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=191637). Como poderá ver o tópico não pegou. Houve mesmo quem procurou "desconversar" e fazer alguns "ataques" cretinos. É a vida....
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Abandonado à porta (Trás-os-Montes)

#193863 | mosorio | 23 Apr 2008 01:05 | In reply to: #193855

Caro congrade Ricardo Charters d'Azevedo


Não desanime , eu gostei do tópico que lançou com o título " como viviam os nossos antepassados", fiquei com pena de não ser mais extenso , gostaria de saber mais sobre eles , os casamentos, o barbeiro e a escolha de padrinhos ,esta última interessou-me particularmente porque durante quatro gerações os senhores do Morgado do Espírito Santo de Lamego, Poço e Casa das Brolhas foram padrinhos de baptismo e de casamento dos meus avoengos na minha linha directa, estou a pesquisar irmãos para tentar perceber este meu ramo Osório apelido comum aos padrinhos , vou cerca de 1660 e lá continua, no começo pensei que teria sido de algum padrinho,agora coloquei essa ideia de parte. Vi numa livraria o seu livro " Vila Portela " dou-lhe os meus sinceros parabéns.

Cumprimentos

Maria Emília Sanches de Castro Osório

Reply

Direct link:

RE: Abandonado à porta (Trás-os-Montes)

#193881 | Nelita | 23 Apr 2008 09:23 | In reply to: #193747

Cara Carina:

Uma das hipóteses é procurar e estudar as Devassas dessa altura, se exixtirem, o que muitas vezes dá as respostas.
Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Abandonado à porta (Trás-os-Montes)

#193976 | Caro75 | 23 Apr 2008 17:51 | In reply to: #193881

Muito obrigada pelas suas respostas. Vou seguir os seus concelhos.

Também queria corrigir a minha mensagem anterior. Carlos Alberto seria o filho dum homem rico de Lagoaça (Tras-os-Montes) e de sua criada.

Haverá alguém de Lagoaça aqui no forum que me possa ajudar neste assunto? Alguém sabe quem eram os homens ricos de Lagoaça nos anos 1890 (+ ou -)?

Muito obrigada
Carina

Reply

Direct link:

RE: Abandonado à porta (Trás-os-Montes)

#194020 | chartri | 23 Apr 2008 21:50 | In reply to: #193976

Minha Cara Carina

Ha um metodo para saber quem eram os homens respeitados numa paróquia. Bastará para tal ler os registos paroquiais e ver como o padre os trata. Dá-lhes um título (Capitão, Dr, Sagento, etc...) e a mulher dele é tratada por Dona e/ou é mencionado o nome completo dela (i e com os apelidos, coisa que não acontece para as outras mulheres da paróquia que são referidas somente pelo nome próprio).
Basta percorrer o livro mais 30 ou menos 30 anos da data que estimou. Fica com uma pequena lista.
Não esquercer dos òbitos, Casamentos e Baptismos.

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Abandonado à porta (Trás-os-Montes)

#194089 | Nelita | 24 Apr 2008 09:43 | In reply to: #193747

Cara Carina:

Se existirem os Livros da Décima, será fácil saber quem era rico.

Cumprimentos

Nelita

Reply

Direct link:

RE: Abandonado à porta (Trás-os-Montes)

#194122 | Caro75 | 24 Apr 2008 15:59 | In reply to: #194089

Muito obrigada Ricardo e Nelita pelas suas respostas.

Onde é que posso consultar os Livros da Décima? No Arquivo Distrital de Bragança?

Cumprimentos
Carina

Reply

Direct link:

RE: Abandonado à porta (Trás-os-Montes)

#194168 | Nelita | 24 Apr 2008 21:12 | In reply to: #194122

Cara Carina:

Tem de se informar, se existem e onde.
Faça um apelo aos investigadores de Bragança.
Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 04 Jul 2024, 17:47.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen