Eliza de Castro (sogra de António Eduardo Vilaça)
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões
Eliza de Castro (sogra de António Eduardo Vilaça)
Caros amigos,
Seguindo a minha genealogia encontrei um dos ramos documentado aqui no geneall; refiro-me a António Eduardo Vilaça, casado com Amélia Ramirez. Segundo a info no geneall, a mãe de Amélia Ramirez seria Elisa de Castro, nascida em 1845, em S. Vicente de Fora, Lisboa. Ora hoje estive na Torre do Tombo, e tentei pesquisar pelo seu registo de nascimento, na freguesia de S. Vicente (presumi se esta). No ano de 1845 não encontrei nenhuma Elisa; apenas em 1847 encontrei uma Elisa, filha de Antº da Silva Castro e Maria José (???). O meu tempo era muito curto, de modo que apenas anotei a data de baptismo (30/out/1847) e de nascimento (19/set/1847). O microfilme era o MF 1237.
A minha questão prende-se com a data atribuída ao seu nascimento na base de dados do geneall. De onde proveio? É fiável? Ainda não tenho os registos da sua filha para verificar, mas para já não bate certo com a informação do registo paroquial...
Cumprimentos,
Mário Nogueira
Direct link:
RE: Eliza de Castro (sogra de António Eduardo Vila
Estimado Mário,
Os nomes que informaste não constam em minha base que estou a montar da família Castro.
Caso vieres a descobrir a ascendência da Eliza de Castro, peço sua gentileza de me informar, para que eu volte a consultar a referida base.
Quanto à Eliza que mencionaste o B e N, por acaso anotaste e é possível informar o nome dos avós paternos ?
Muito grato. Fico a disposição. Fraterno abraço.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Eliza de Castro (sogra de António Eduardo Vilaça)
Caro Mário,
O melhor será ver primeiro o baptismo da filha Amélia (que não sei onde foi), depois o casamento Ramirez / Castro para saber com segurança o nome dos Pais de Elisa.
Para começar com segurança pode ver o baptismo de Luísa (filha do casal Vilaça / Ramirez) em Lisboa, S. Jorge de Arroios, 1897.
Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos
Direct link:
Caro Samuel,
Assim que souber qualquer informação da Eliza eu aviso! Quanto aos avós, não anotei :( Eu estava com muita dificuldade em interpretar a letra, e estava na minha hora de almoço - não tive tempo para observar com mais cuidado. Vou continuar a investigar, partindo dos registos que conseguir da filha. Assim que tiver a certeza de mais informação, eu publico aqui.
Abraço,
Mário Nogueira
Direct link:
Carlo Lourenço,
Essa eraa minha ideia; o problema é que em nenhum registo que eu tenha consultado até agora tenho indicação da naturalidade da Amélia. O registo de Bertha, filha de Amélia, apenas indica os nomes dos pais e avós, sem indicar idades e/ou locais de nascimento. Quanto ao do neto de Amélia, apenas indica o nome.
Logo, e neste momento, apenas tenho o nome, sem mais nenhuma informação. Vou tentar investigar os registos de casamento, como sugere, para tentar obter mais informações. Procurarei também o registo da Luísa, supondo que os dados no geneall estão certos (fiquei com dúvidas devido ao possível erro no registo da Elisa).
CUmprimentos, e obrigado pelas dicas!
Mário Nogueira
Direct link:
No registo de Berta não diz a naturalidade dos pais? Deve com certeza referir onde estes casaram e por este registo vai depois aos respectivos nascimentos.
LCM
Direct link:
Não creio. Estou neste momento com a certidão à frente. Passo a transcrever:
... filha de António Eduardo Villaça, Tenente (?) de Engenharia, e de Dona Amélia de Castro Ramirez Villaça, recebidos (?) e moradores nesta freguesia,na rua ...
depois, menciona apenas o nome dos avós, e os padrinhos (os avós maternos), indicando apenas que estes tb moravam na freguesia.
Será que onde li "recebidos" será outro termo? A caligrafia não é fácil...
Cumprimentos,
Mário Nogueira
Direct link:
Aí está: "recebidos" quer dizer casados, ou seja "receberam-se por marido e mulher". Na mesma freguesia onde Berta foi baptizada estará o registo dos pais, alguns meses ou anos para trás.
LCM
Direct link:
Excelente dica! Obrigado pela ajuda, nunca adivinharia... :)
Abraço,
Mário Nogueira
Direct link:
Falei agora com o tio da minha mulher, Luís de Morais Sarmento Pinto Gonçalves (bisneto de António Eduardo Vilaça), que tem estas ascendências investigadas. Não está em Portugal mas pede para lhe escrever para o seguinte e-mail:
moraes (ponto) sarmento (arroba) netcabo (ponto) pt
Cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos
correiadematos (arroba) mail (ponto) telepac (ponto) pt
Direct link:
Caro Lourenço,
Assim o farei!
Muito obrigado pela ajuda!
Mário Nogueira
Direct link:
Caro Lourenço e restantes amigos,
Só para informar que já consegui mais informações sobre esta situação. Eliza Maria de Castro, filha de António da Silva Castro e de Maria José Castro (ainda não sei de que lado provém o apelido Castro), nasceu em 19/09/1847 em S. Vicente de Fora, Lisboa. Confirma-se assim que a informação do geneall que indica 1845 como data de nascimento não está correcta.
Eliza casou em 31/01/1863 em Santiago, Lisboa, com Francisco António Ramirez (n 19/05/1839 em S. Julião, Lisboa). Em 13/05/1864 nasceria a sua filha Amélia Henriqueta de Castro Ramirez, que seria a esposa de António Eduardo Villaça.
Lourenço, caso queira mais alguma informação sobre este ramo da família, pf contacte-me pelo mnogueir (at) gmail.com
Cumprimentos,
Mário Nogueira
Direct link:
Estimado Mário,
Com os novos dados que informaste, ainda não foi possível o entroncamento na base. Por acaso, no documento onde diz o nascimento da Eliza em São Vicente de Fora, Lisboa, não sita o nome os avós ?
Muito obrigado pelas novas informações. Continuo a disposição. Fraterno abraço.
Samuel de Castro
Direct link:
Caro Samuel,
Infelizmente, o registo apenas refere o nome dos pais. No entanto, no registo do casamento de Eliza com Francisco António Ramirez, é indicado que o seu pai António da Silva Castro é natural de Bragança e que a sua mãe, Dona Maria José de Castro, é natural de Lisboa. Não há indicação de freguesias.
Continuarei as investigações, e é natural que descubra mais qualquer coisa brevemente. Depois direi...
Abraço,
Mário Nogueira
Direct link:
Caro Mário,
Como se chamavam os pais de Francisco António Ramires? Sabe se tinha alguma irmã Elisa Júlia Ramires?
Encontro um Francisco António Ramires, "Proprietario da Fabrica de Tecidos e manufacturas de sedas e veludos de todas as qualidades, estabelecida e acreditada ha dezassete annos na calçadinha do Tijolo Freguezia de S. Vicente de fora com armazem de venda na Rua dos Fanqueiros" que teve o título de Fornecedor da Casa Real em 1850 e que deverá ter morrido em 1861, ano em que lhe sucede a filha Elisa Júlia Ramires casada com seu primo João António Ramires.
Tudo o que tiver sobre os seus (e da minha Mulher) Ramires me interessa.
Abraço
Lourenço
Direct link:
Caro Lourenço,
Tem sido um dos ramos mais complicados de estudar. Tenho várias referências, mas ainda não encontrei suporte documental que as confirme.
Posso sugerir a discussão por email? Posso enviar-lhe alguns dos documentos que encontrei. O meu contacto é mnogueir (at) gmail (dot) com
Abraço,
Mário
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 07 Nov 2024, 16:47.