Gonçalves Boya - Esmoriz, Ovar

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Gonçalves Boya - Esmoriz, Ovar

#196691 | HelenaB | 16 Mai 2008 21:09

Caros Confrades,

Algum dos senhores(as) possui dados sobre esta família?

Agradeço desde já.
Helena B.

Reply

Direct link:

RE: Gonçalves Boya - Esmoriz, Ovar

#196700 | Filipe PC | 16 Mai 2008 22:19 | In reply to: #196691

Cara Helena

Tenho uma amiga de Esmoirz que penso que é Boia também. Se quiser dar-me o seu mail posso po-la em contacto.

Um araço

Filipe Pinheiro de Campos

Reply

Direct link:

RE: Gonçalves Boya - Esmoriz, Ovar

#196779 | HelenaB | 17 Mai 2008 12:38 | In reply to: #196700

Caro Filipe PC,

Eu estou a pesquisar este ramo e já possuo bastantes dados interessantes. Construí uma página no Geneall e os interessados que a visitam já me têm contactado por lá.

Se quiser, pode dar este endereço h t t p : / / genealogia.netopia.pt/3072/ à sua amiga. Muito provavelmente ela pertence a esta grande família de 1690s e eu posso verificar ligações.

No entanto, a informação que lá tenho é curta, pois tive problemas com o programa do Geneall e deixei de introduzir dados.

Obrigada,
Helena Bóia

Reply

Direct link:

RE: Gonçalves Boya - Esmoriz, Ovar

#242266 | dlorenzi | 19 Okt 2009 03:41 | In reply to: #196779

Sra. Helena

Sou brasileiro, resido no sul do país. Meus avós maternos eram portugueses, sendo o meu avô Armindo Luís Soares originário de Esmoriz (emigrou para o Brasil no início da década de 30). A avó desse meu avô (minha trisavó) era Maria Francisca Bóia, tendo casado com João Luís Soares, também de Esmoriz e gerado meu bisavô (Alexandre Luis Soares).
Seria possível uma conexão com o seu antepassado Manoel Gonçalves (Bóias de alcunho", 1697)
Tenho procurado identificar a orígem da minha família, consegui muitas informações indo a Portugal duas vezes.
A minha avó, por sua vez, era de Cortegaça (família Lourosa), porém já obtive muitas informações acerca desse ramo familiar através da Universidade do Minho, que tem um trabalho de caráter genealógico dessa freguesia. Porém, os meus antepassados de Esmoriz são ainda pouco conhecidos por mim.

Antecipadamente agradeço a atenção

Dino Roberto Soares De Lorenzi

Reply

Direct link:

RE: Gonçalves Boya - Esmoriz, Ovar

#242324 | HelenaB | 20 Okt 2009 00:38 | In reply to: #242266

Boa Noite, caro Dino de Lorenzi.

Creio que a possibilidade de a sua Maria Francisca Boia ser descendente dos meus ramos é bastante alta. O nome Bóia e o nome Soares aparecem muitas vezes nos livros paroquiais q tenho lido!

Pode-me dar mais informações sobre esta senhora? Tenho uma base de dados mais extensa. Posso procurar.

Na minha árvore genealógica online só tenho os meus ascendentes directos.

Obrigada. Cumprimentos.
Helena Bóia

Reply

Direct link:

RE: Gonçalves Boya - Esmoriz, Ovar

#242327 | dlorenzi | 20 Okt 2009 01:05 | In reply to: #242324

Cara Helena, infelizmente, não tenho qualquer informação adicional sobre a minha trisavó Maria Francisca Bóia, além de que ela foi casada com João Luís Soares.
Deve ter nascido ao redor de 1830-40, pois o filho Alexandre Luís Soares (meu bisavô) nasceu ao redor de 1867 (em janeiro, fui a Ovar e localizei a certidão de óbito desse meu bisavô).

Antecipadamente agradeço a atenção

Dino

Reply

Direct link:

RE: Gonçalves Boya - Esmoriz, Ovar

#242336 | HelenaB | 20 Okt 2009 08:58 | In reply to: #242327

Caro Dino,

Porque não contacta o Arquivo Distrital de Aveiro e pede para lhe procurarem o registo de baptismo do seu Bisavô Alexandre? Se no Óbito constar a idade com que faleceu (e parece-me que consta, pois o Dino mencionou 1867), consegue-se a seguir encontrar o casamento dos pais, no livro próprio, em data anterior à de 1867.

Neste tipo de registo de casamento, costumam dizer quem eram os avós paternos e maternos e a sua origem.
Assim como tios ou tias do baptizando, se forem padrinhos/madrinhas do bébé.

O contacto é:

Arquivo Distrital de Aveiro
http://adavr.dgarq.gov.pt

Rua Dr. Alberto Souto
Bonsucesso - Aradas
3810-417 AVEIRO

Telf.: +351 234 377 990
Fax: +351 234 377 999

mail@adavr.dgarq.gov.pt

Reply

Direct link:

RE: Gonçalves Boya - Esmoriz, Ovar

#242385 | dlorenzi | 20 Okt 2009 22:40 | In reply to: #242336

Obrigado Helena.

Será que contactando o Arquivo Distrital de Aveiro consigo as certidões que quero via on line?

Lendo a troca de mensagens neste site e tendo avaliado as informações disponíveis no site referente à genealogia das famílias de Cortegaça, tenho a impressão que as pessoas dessa freguesia são frequentemente primas em graus distintos. Ao avaliar os antepassados até 10, 11 ou 12 gerações, encontrei entroncamentos com várias famílias. Acho que a endogamia (casamentos dentroda meus mesma família) não era incomum, pleo contrário. Creio que o mesmo tennha ocorrido em Esmoriz. Tenho uma fonte de informações pessoal, uma tia portuguesa que mora comigo no Brasil e que tem 88 anos, mas com uma memória de 20, o que me permite obter várias informações sobre o passado de Esmoriz e Cortegaça.
A família do meu avô, apesar de não terem Bóia no nome, mas sim Soares, eram conhecidos como "os da Bóia" de Esmoriz. Os Soares eram uma família de tanoeiros. Meu avô emigrou para o Brasil para trabalhar na industria de vinhos na Cidade de Caxias do Sul , Brasil nos anos 30. Nessa cidade do extremo sul do Brasil, fundadada em 1880 por emigrantes italianos, os portugueses viveram num bairro chamado Luzitano, todos trabalhando como tanoeiros. Descendo dessa gente, ainda que meu pai seja de ascendância italiana. Tenho profundo interesse de conhecer meus antepassados portugueses, inclusive porquê, sendo neto de portugueses, adquiri e tenho nacionalidade portuguesa, além de brasileira.
Minha família morava no Lugar de Matosinhos em Esmoriz (cheguei a visitar a casa).
Agradeço a atenção e as dicas, tomara que possamos provar um entrocamento entre as nossas árvores genealógicas (eu acho muito provável).

Dino

Reply

Direct link:

RE: Gonçalves Boya - Esmoriz, Ovar

#242421 | HelenaB | 21 Okt 2009 14:42 | In reply to: #242385

Boa tarde,

Compreendo perfeitamente quando fala que a endogamia era uma característica muito comum, tanto em Cortegaça, como em Esmoriz. Enquanto pesquisava dados para a minha árvore genealógica, encontrei isso mesmo: "primos em 2º ou 3º grau de Consanguinidade" escrito na maior parte dos assentos/registos que fotocopiei p/ meu arquivo pessoal.

Aliás, os meus avós paternos eram primos! Ele de Paramos e ela de Esmoriz. (Paramos faz fronteira c/ Esmoriz, assim como Esmoriz c/ Cortegaça - indo de Norte p/ sul).

Para a sua pesquisa (que me está a interessar bastante porque podemos mesmo ser primos) creio que deveria contactar por email o Arquivo Distrital. Eles fazem pesquisas a um custo comportável. Quanto mais certa for a informação que lhes vai dar, menos tempo eles demoram a procurar. Começe mesmo pelo ano de nascimento que já calculou.

Eu só pesquiso no meu tempo livre, nas férias do Natal, por exemplo... Isto é um hobby fascinante para mim. Só se algum confrade ou confreira deste fórum lhe der uma ajudinha. Senão só daqui a uns meses posso ajudar.

Esmoriz era de facto um terra de Tanoeiros. O meu Avô Manoel de Oliveira e Silva era Tanoeiro e vivia no Lugar de Matosinhos, numa casa verde antiga, na estrada nacional, do outro lado das bombas de Gasolina (esta bomba faz esquina c/ a rua que sobe para o Lugar da Torre. Teve 14 filhos, 2 que faleceram muito novos. Um dos filhos, António emigrou p/ o Brasil.

O meu tio-Avô Adelino de Oliveira e Silva tinha uma loja ao lado da igreja Matriz, na estrada nacional e vivia c/ a minha tia Teresa e uma sobrinha Arminda. Talvez a sua Tia com a linda idade de 88 anos se lembre deles.

Mais acima, a subir a encosta, fica o lugar da Vinha onde morava a restante família "Ferreira da Silva".

Quanto aos "Bóia", o meu ramo descende há 200 anos de Paramos, a terra ao lado. Porque uma Mariana Gonçalves (Boya) casou c/ um Custódio Pereira. Então ficou Pereira Bóia, como é actualmente o meu nome.

Mas há imensos Boias em Esmoriz, de 1800... até agora, estou a conseguir entroncar a maior parte c/ o tal Manuel, "O Bóias" de alcunho.

Qual era a casa onde moravam os seus? Talvez os meus primos da Vinha, de quase 80 anos, se lembrem dela.

Quanto aos "Soares" li esse apelido muitas vezes, enquanto desfolhava os livros.

Esmoriz é um concelho mais moroso de procurar. Cortegaça já não o é, pois foi feito um estudo de Mestrado ou Doutoramento e foi posto online, com uma listagem digitalizada.

Se quiser saber mais informações da história de Esmoriz, há um livro muito antigo, existente na Biblioteca desta Cidade. Devem existir outros. Tenho cópia dos de Paramos e creio que também de um de Esmoriz.

Cumprimentos e "força" p/ a pesquisa!
Vamos mantendo o contacto.
Helena Bóia

Reply

Direct link:

RE: Gonçalves Boya - Esmoriz, Ovar

#242486 | HelenaB | 21 Okt 2009 22:46 | In reply to: #242385

Olá, novamente.

Tenho comigo alguns registos dos seguintes indivíduos. Esta informação talvez venha a ser relevante para si:

- 1º -
Casamento a 15/06/1813 entre primos (Concílio Tridentino), em Esmoriz:
Manoel Luiz Soares
fº de Bernardo Luiz e de Maria Soares, do Lugar da Boavista, Esmoriz.
neto paterno de Francisco Luiz e Luiza Francisca, de Esmoriz.
neto materno de João Soares e Prepetua da Silva, do Lugar da Boavista, Esmoriz.

e
Marianna Gonçalves de Jesus
fª de (da "minha") Marianna Gonçalves, viúva de Custódio Pereyra e pai incógnito.
neta materna de Domingos Gonçalves e Maria Joam

- 2º -
Casamento a 10/11/1898, em Esmoriz:
Bernardo Gonçalves Boia e Felismina Rodrigues da Silva, do lugar de Matosinhos, Esmoriz
Quando nasceu a filha Arminda (1899), ele estava no Brasil.

- 3º -
Casamento a 13/03/1898, em Esmoriz, entre:
Francisco José Soares Bóia, serrador, do Lugar do Campo Grande, Esmoriz.
fº de António José Soares e de Ana de Sá, Cordoeiros, de Esmoriz.
e
Maria Pinto de Sá, Cordoeira, do Lugar de Santa Cruz, Esmoriz.
fª de António Pinto, Tanoeiro, e de Maria da Costa, Tecedeira, de Esmoriz.

- 4º -
Baptismo a 03/12/1899 de Rachél, em Esmoriz:
fª de José Soares Boia e de Anna Roza d'Oliveira Caleira, do Lugar do Campo Grande, Esmoriz.
neta paterna de António José Soares Boia e de Anna da Costa
neta materna de Manoel Pereia da Silva Guerra e de Maria D'Oliveira Caleira

- 5º -
No cemitério de Esmoriz, reparei na campa de um Sr. João Manuel E Soares Bóia, falecido a 15/03/1994.

Cumprimentos,
Helena Bóia

Reply

Direct link:

RE: Gonçalves Boya - Esmoriz, Ovar

#242504 | dlorenzi | 22 Okt 2009 00:43 | In reply to: #242486

Cara Helena muito me emociona a nossa troca de informações. A minha tia lembra de um sr. apelidado de Lino que morava perto da caso do meu bisavô (no caso avô dela, Alexandre Luís Soares). As casas do teu avô e meus bisavô eram muito próximas pelo que ela diz, certamente as famílias se conheciam.
Ela também se lembra de uma Arminda, mas muito vagamente. Vale lembrar que a minha tia nasceu e morou em Cortegaça, a a Esmoriz somente a passeio.
Tenho fotos da casa do meu bisavô, hoje restaurada. Se você me pemitir, posso enviá-las por um e-mail que você disponibilizar.
Também acho a pesquisa geealógica fascinante, não tem nada a ver com a minha profissão, pois sou médico, mas no meu tempo livre me divirto buscando antepassados. Acho que construir o passado das nossas famílias é um ato de respeito e consideração aos que nos antecederam e que, dessa forma, são os responsáveis por muito do que somos hoje.
Vou mostrar os nomes que você enviou para aminha tia. Se você se deparar com algum Alexandre Luís Soares, casado com Luísa de Sá Chedas. Ele nasceu em 1863 e faleceu em 1942, ficaria muito grato.
Vou contatar o arquivo de Aveiro logo que puder.

Meu meu e-mail é: dlorenzi@terra.com.br


Um grande abraço

Dino

Reply

Direct link:

RE: Gonçalves Boya - Esmoriz, Ovar

#242506 | paribas | 22 Okt 2009 00:49 | In reply to: #196691

Cara Helena

Aqueles Boias de Aveiro, nomeadamente o Carlos Boia, dono da empresa Extrusal, será da família destes Boias aqui trabalhados?

Cump.

RT

Reply

Direct link:

RE: Gonçalves Boya - Esmoriz, Ovar

#242515 | HelenaB | 22 Okt 2009 08:49 | In reply to: #242506

Caro Paribas,

Sim, é descendente 1º dos Pereira Bóia de Paramos, e de há 200 anos p/ trás, dos Gonçalves Boya de Esmoriz.
É neto de Paulo Pereira Bóia e Maria Luísa Ferreira da Silva, sepultados em Aveiro, e filhos de Carlos, irmão do meu avô.
Pode ver aqui: http://genealogia.netopia.pt/3072/pessoas.php?id=1055492

Atentamente,
Helena B.

Reply

Direct link:

RE: Gonçalves Boya - Esmoriz, Ovar

#250134 | 0033boia | 18 Feb 2010 22:54 | In reply to: #196779

Estou pesquisando, pois meu bisavô veio de portugal ele se chamava Francisco pereira boia. E aqui no Brasil morava no espirito santo em Conduru distrito de cachoeiro de itapemirim. Não conhecemos irmãos que ficaram em portugal.

Reply

Direct link:

RE: Gonçalves Boya - Esmoriz, Ovar

#250139 | HelenaB | 19 Feb 2010 00:28 | In reply to: #250134

Boa noite,

Tenho dois ou três Francisco Pereira Bóia. Consegue obter mais dados sobre o seu bisavô? Uma data aproximada da chegada ao Brasil... Se casou ainda em Portugal... Ou algum passaporte ainda guardado nos documentos da sua família?

Reply

Direct link:

RE: Gonçalves Boya - Esmoriz, Ovar

#250149 | HelenaB | 19 Feb 2010 09:11 | In reply to: #242504

Bom dia, primo Dino!

Escrevo este post só para ficar registado online o nosso já conhecido e validado parentesco.

200 Anos nos separam.
Dois filhos da Marianna Gonçalves (Boya) e Custhodio Pereyra, o Manuel - meu avoengo - e a Anna - sua avoenga - com descendência no Brasil, em Caxias do Sul (Rio Grande do Sul).

Quanto tiver oportunidade, colocarei os seus dados na minha árvore pessoal:
http://pagfam.geneall.net/3072/pessoas.php?id=1055521

Cumpts e um bom resto de dia.
Helena Bóia

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 03 Jul 2024, 08:47.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen