Manuel Azevedo de S. Miguel do Mato

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Manuel Azevedo de S. Miguel do Mato

#196723 | LPinho | 16 Mai 2008 23:28

Caros senhores

Visitei este site e fiquei surpreendido ao encontrar informações sobre este ascendente meu. De facto foi até este ascendente que me foi possível ir no Arquivo Distrital de Aveiro. Agradeço pois qualquer informação que me possibilite a continuação da minha pesquisa relativamente a gerações anteriores ou ao complemento dos dados que possuo.

O link para a ficha do meu ascendente é

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=616503

Cordiais saudações

Luís Pinho

Reply

Direct link:

RE: Manuel Azevedo de S. Miguel do Mato

#196737 | Dsousa | 17 Mai 2008 00:08 | In reply to: #196723

Caro Luís Pinho,

Na página 91 do vol. IV da revista Ul-vária, em nota de rodapé, consta o seguinte:

“…Manuel de Azevedo, morador e falecido no lugar de Paradela da freguesia de Mato a 18.07.1709, que casou em Santa Maria de Vale, a 19.01.1678, com Maria Fernandes, do lugar de Cedofeita (madrinha na igreja de Mato a 27.11.1682 e a 07.01.1694), de quem teve os seguintes sete filhos, que nasceram no lugar de Paradela e foram baptizados na freguesia de Mato, com excepção da Joana de Azevedo e da Maria de Azevedo, a saber: — Domingos, baptizado a 26.10.1681; — Catarina, nascida a 20.12.1684; —Manuel, nascido a 09.01.1688 e crismado na mesma igreja a 22.08.1699: — Silvestre de Azevedo, que nasceu a 18.03.1691 e foi baptizado no mesmo sítio, tendo sido amadrinhado pela Maria de Azevedo da Casa de Paradela, viúva do Domingos Brandão, n.° 2-C e mulher do Domingos da Rocha da chamada n.º 306; — António, nascido a 03.05.1696; — Joana de Azevedo, que nasceu no mesmo sítio a 23.09.1700, foi baptizada em Santa Maria de Vale e casou com António Ferreira, filho de outro António Ferreira, de Orvida, e de sua mulher Catarina Francisca, moradores em Tanhel (Fermedo); — e Maria de Azevedo, que não sei onde nasceu nem onde foi baptizada, mas já se achava defunta em 18.04.1758, assim como o seu marido António Ferreira (filho de António João e de sua mulher Ana Ferreira), os quais foram progenitores de um Domingos Ferreira de Azevedo, que casou em primeiras núpcias com Maria da Rocha (filha de Manuel Ferreira e de sua mulher Isabel da Rocha) e se voltou a casar, a 18.04.1758, na igreja de Fermedo, com uma Ana Maria, filha de Maria Ferreira, solteira, de Tanhel, e de Domingos António, do mesmo lugar.
O sobredito Silvestre de Azevedo foi chamado ao processo de familiatura citado na chamada n.° 300, para nele interferir na qualidade de testemunha interrogada em 6.° lugar, consoante pode ler-se em suas fls. 23v a 24v, mas quase não chegou a depor, por ser parente do... habilitando Manuel Ferreira de Azevedo.”

Portanto, o seu antepassado era parente dos Soares de Azevedo da Casa de Paradela, que também constam aqui na base de dados.

Com os melhores cumprimentos,
D. Sousa

Reply

Direct link:

RE: Manuel Azevedo de S. Miguel do Mato

#196849 | LPinho | 17 Mai 2008 23:41 | In reply to: #196737

Caríssimo Dsousa,

Muito agradeço as informações que me prestou. Esse dado final revela um parentesco entre as duas famílias, e abre novas perspectivas de pesquisa. Talvez uma aturada análise dos registos paroquiais e / ou documentais venha a revelar a ascendência de Manuel de Azevedo e consequentemente o grau de parentesco que tinha com Manuel Ferreira de Azevedo. Creio que essa ligação familiar deverá provir de Francisca de Pinho, mãe de Manuel Ferreira de Azevedo. Uma minha antepassada, neta do sobredito Manuel de Azevedo e filha do seu filho Manuel (Fernandes) de Azevedo e de Maria Gonçalves do lugar de Parada, S. Vicente de Louredo (casamento celebrado em S. Vicente de Louredo, a 17-05-1709) também se chamava Francisca de Pinho e é a responsável pela transmissão deste apelido na nossa família até aos dias de hoje.
Caso disponha ou venha a dispôr de mais algum elemento que faça luz sobre este assunto, muito agradeço a sua divulgação neste forum.

Os melhores cumprimentos,

Luís Silva Pinho

Reply

Direct link:

RE: Manuel Azevedo de S. Miguel do Mato

#196963 | Dsousa | 18 Mai 2008 20:54 | In reply to: #196849

Caro Luís Silva Pinho,

Tenho-me deparado com algumas dificuldades na busca da origem destes Azevedos de Paradela, que não vem tratada em “Soares de Vale de Cambra”, publicado na revista Ul-Vária. Tem este estudo? Caso não tenha posso enviar-lho.

Com os melhores cumprimentos,
D. S.

Reply

Direct link:

RE: Manuel Azevedo de S. Miguel do Mato

#196988 | LPinho | 19 Mai 2008 00:31 | In reply to: #196963

Caro Dsousa,

Agradeço a sua atenção, mas já consegui o exemplar da UL-vária onde são tratados os "Soares de Vale de Cambra" e vou tentar contactar o autor para ver se ele dispõe de mais informações dos Azevedos de Paradela. Sei que Alfredo G. de Azevedo dispunha de alguns dados a este respeito, mas infelizmente o autor da Monografia de Fermedo já não se encontra entre nós...
A propósito...desloquei-me ontem a Paradela do Mato em busca de informações e nem a casa de Paradela consegui encontrar. No local, ninguém me conseguiu prestar informações nem da família Azevedo nem da casa, apesar de ter conversado com algumas pessoas idosas. Terá sido demolida ou muito remodelada?

Os melhores cumprimentos,

Luís Pinho

Reply

Direct link:

Azevedos de Paradela

#197248 | Dsousa | 20 Mai 2008 16:07 | In reply to: #196988

Caro Luís Silva Pinho,

Só agora me foi possível responder-lhe. Também já me lembrei de contactar António de Souza-Brandão, mas nunca consegui o seu contacto. Creio que Alfredo G. de Azevedo não dispunha de muitos mais dados além dos que conhecemos. Não me parece credível a ligação que faz, dos Azevedos de Paradela, à Casa de Fermedo, que aliás não desenvolve. Porém, temos a pedra de armas, hoje inexistente, a atestar uma ligação qualquer aos Azevedos de São João de Rei.
Da casa, que desconheço (ainda não tive a oportunidade de ir a Paradela), sei que ainda existem alguns vestígios, apesar de ter sido muito remodelada.

Com os melhores cumprimentos,
D. S.

Reply

Direct link:

RE: Azevedos de Paradela

#197376 | LPinho | 21 Mai 2008 11:08 | In reply to: #197248

Caro Diogo Sousa

O trabalho do dia-a-dia nem sempre permite a pronta comunicação, mas ainda assim fazemos certamente o nosso melhor :)
Também reparei que Alfredo Gonçalves Azevedo não se alonga no que diz respeito à possível ligação familiar entre os Azevedos de Paradela e os Senhores de Fermedo, apesar de a sugerir.
Recebi a informação que Domingos Moreira, co-autor da monografia de Fermedo ainda é vivo, irei tentar falar com ele a este respeito, pode ser que disponha de algum dado que desconheçamos.
Em relação à casa de Paradela, vou tentar fazer uma prospecção mais cuidada "in loco". A casa não teria capela, uma vez que nada surge a este respeito nas memórias paroquiais de 1758(consultei as freguesias do Vale e de S. Miguel do Mato a este respeito). Isso irá certamente dificultar o reconhecimento.
Consultei também as Habilitações do Santo Ofício e relativamente a Manuel Ferreira de Azevedo, consta o seguinte:

"158 Manuel Ferreira de Azevedo — natural e
morador em Paradela, freg. de S, Miguel do
Mato, Arouca; filho de Domingos Ferreira,
natural de Orvide, freg. de S.ta Maria de
Fermedo, Arouca, e de Francisca de Pinho,
natural de Paradela, e aí moradores; neto
paterno de Domingos de Rocha e de Domingas
Fernandes, solteiros, naturais e moradores
em Orvide e materno de Domingos Brandão,
natural de Praça, freg. de N.a Sr.a da
Natividade de Macieira de Cambra, Vale de
Cambra, e de Maria de Azevedo, natural de
Paradela, e aí moradores; casado com D.
Mariana Soares Tavares, natural de Refóios,
freg. de N.a Sr.a da Purificação de Vila
Chã, Vale de Cambra, filha do capitão-mor
António Borges de Almeida e de D. Maria
Tavares da Rocha, natural de Refóios e
moradores em Armental, freg. de Santiago de
Codal, Vale de Cambra, meta paterna do
capitão Manuel Soares Homem, natural de
Refóios, e de Maria Borges, natural de
Sandiães, freg. de S. Salvador de Roge, Vale
de Cambra, e materna do capitão Nicolau
Fernandes da Rocha, natural de Currais,
697
freg. de S. Salvador de Carregosa, Oliveira
de Azeméis, e de Domingas Tavares, natural
de Refóios, e aí todos moradores. O avó
paterno do habilitando casou mais tarde duas
vezes, a primeira, com Francisca Carvalha,
natural de Cabeçais, Fermedo, e a segunda,
com Maria de Azevedo, natural de Paradela.
Carta de Familiar de 7 de Dezembro de
Í742.
Manuel — m. 123, n.º 2195"

É omisso portanto aquele testemunho do parente Silvestre de Azevedo que Souza-Brandão refere. Ele deve-se ter baseado num outro documento que não este...

Com os melhores cumprimentos

Luís Silva Pinho

Reply

Direct link:

RE: Manuel Azevedo de S. Miguel do Mato

#197509 | QuintaVale | 22 Mai 2008 10:06 | In reply to: #196988

Caro Luis Pinho,

Sem querer meter a foice em seara alheia vou dar minha opinião, como costumo dizer no nosso antigo Concelho de Fermedo, pelo que conheço a documentação que esta ao conhecimento é muito vaga, todas a pessoas que escreviam da me a impressão que avia sempre gato escondido com rabo de fora, mas quem sou eu para criticar já é muito bom assim.

A casa de Paradela existe ou melhor um conjunto de casas devido a partilhas sucessivas o que dificulta com a facilidade que diz ( fui a Paradela ) depois como conheço bem o local não vai ser fácil por esse meio porque há pouca gente que se interesse pela historia local, basta ver o que diz o Professor Azevedo, ( o brasão passou a pia de porcos ).

Se esclarecer melhor a ligação que diz de Manuel de Azevedo, e Maria Fernandes, talvez possa ajudar, também estou interessado nessa ligação de Parada.

Os melhores cumprimentos,
A. Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Azevedos de Paradela

#197510 | mosorio | 22 Mai 2008 10:28 | In reply to: #197376

Caro confrade Luis silva Pinho

Peço desculpa pela intromissão no tópico, pedia-lhe o favor de me explicar como consultar as Habilitações ao Santo Ofício. Grata.

Com os melhores cumprimentos

Maria Emília

Reply

Direct link:

RE: Manuel Azevedo de S. Miguel do Mato

#197517 | LPinho | 22 Mai 2008 13:03 | In reply to: #197509

Caro A. Oliveira,

Se me pudesse fornecer mais alguma informação tendente à localização desse conjunto de casas de Paradela que informa ainda existirem, talvez eu numa deslocação ao local conseguisse reconhecer algo que me permitisse uma associação a essa tal casa que tinha o brazão que terminou em "pia de porcos". Por muito remodeladas que as casas sejam há, por vezes, um ou outro elemento arquitectónico ou caracteristica que subsiste permitindo uma identificação. Essa é área que eu domino um pouco, uma vez que sou de História (variante de Arqueologia). Já na genealogia estou a dar os primeiros passos... Esse conjunto de casas que aponta, presumo que se situem em Paradela de S. Miguel do Mato, certo?

Em relação à ligação de Manuel de Azevedo e Maria Fernandes e filhos, os dados de que disponho confirmam todos os apontados por Souza-Brandão e que se encontram já disponíveis neste site. Nada tenho dos seus ascendentes ou da suposta ligação a Manuel Ferreira de Azevedo, apontada por Souza-Brandão. A ligação a Parada é estabelecida com o casamento de Manuel (Fernandes) de Azevedo, filho do referido Manuel de Azevedo e de Maria Fernandes.
Este antepassado meu casou em Parada (S. Vicente de Louredo, Feira) com Maria Gonçalves, a 17 de Maio de 1709 e desse casamento nasceu pelo menos uma filha, de nome Francisca de Pinho (casamento com Manuel António em S. Vicente de Louredo a 20 de Novembro de 1736). Esta Francisca de Pinho vai residir para Alvite de Cima (Escariz), terra de seu esposo Manuel António e vai estar na origem dos Pinhos de Alvite, Vila Chã e Vér (Escariz) e de um outro ramo com o mesmo apelido que se desloca para a cidade do Porto.

Com os melhores cumprimentos

Luís Silva Pinho

Reply

Direct link:

RE: Azevedos de Paradela

#197519 | LPinho | 22 Mai 2008 13:13 | In reply to: #197510

Cara Maria Emília

Estes documentos encontram-se no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Disponho, no entanto de alguns elementos a este respeito, se me disser quem procura talvez possa ajudar. Para não fugir ao tópico em resposta a esta mensagem, o meu mail é luisilvapinho@gmail.com

Os melhores cumprimentos

Luís Silva Pinho

Reply

Direct link:

RE: Manuel Azevedo de S. Miguel do Mato

#197525 | QuintaVale | 22 Mai 2008 13:45 | In reply to: #197517

Caro Luis Pinho,

Pode entrar em contacto para o meu mail.

com os cumprimentos,

A. Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Manuel Azevedo de S. Miguel do Mato

#197534 | LPinho | 22 Mai 2008 16:02 | In reply to: #197525

Caro A. Oliveira,

Será melhor talvez fazermos ao contrário pois não tive acesso ao seu email :p O meu é luisilvapinho@gmail.com

Com os melhores cumprimentos,

Luís Silva Pinho

Reply

Direct link:

Paradela

#199401 | Dsousa | 05 Jun 2008 20:13 | In reply to: #196723

Caros Srs.,

Apenas duas notas, a título de curiosidade:

1. Em 1284, Paradela era honra trazida por de Rodrigo Afonso Ribeiro, Maria Pires Brandoa e outros fidalgos, tendo ao todo nove casais e meio, possuídos cinco pelo Mosteiro de Arouca (e dele trazidos por aquele fidalgo) “e foram compra de fidalgos da linhagem de Paio Dias e de seus filhos”, um pelo Mosteiro de Grijó e foi de fidalgos (talvez da linhagem do mesmo Paio Dias), três de Maria Pires Brandoa que os havia de seu pai e sua mãe e provenientes de fidalgos. Este Rodrigo Afonso Ribeiro é o mesmo que em 1271 tomou a tenência do castelo da Feira. D. Sancho II, ao falecer, exilado em Toledo, legou a Rodrigo, filho de Afonso Pires Ribeiro, as rendas que recebia da Quintã de Pigeiros, na Feira.

É possível que algum destes fidalgos seja um ancestral da Casa de Paradela.

2. Pinho Leal, no seu artigo sobre a freguesia do Vale, atribui a seguinte origem ao topónimo Torre, lugar vizinho de Paradela: “Tem este nome, porque em tempos remotos houve aqui uma torre, pertencente à família Albergaria, à qual se uniu depois a dos Soares de Azevedo, de Paradela. Ainda há claros vestígios da tal torre, ao E.N.E. do lugar, e próximo à aldeia de Cedofeita.” Porém, mais ninguém viu esses vestígios ou neles ouviu falar, além de Pinho Leal.

Com os melhores cumprimentos,
D. S.

Reply

Direct link:

RE: Paradela

#199561 | LPinho | 07 Jun 2008 00:10 | In reply to: #199401

Caros confrades,

Estas ultimas pistas lançadas por DSousa coincidem com o trabalho que estou agora a desenvolver, muito embora ainda não tenha tido tempo para realizar uma prospecção séria no local.
Agradecia p.f. que me fornecesse informações sobre os documentos medievais que cita. O facto de Paradela ter sido Honra no século XIII e de existir nas suas proximidades o topónimo Torre, vem reforçar, mais uma vez, a ideia de aqui ter existido um senhorio com alguma importância. Passo seguidamente a dar conta da evolução da minha pesquisa nas últimas semanas:
Tive oportunidade de consultar o documento publicado na Revista "Tripeiro" de Junho de 1946, da autoria de Vasco Valente, com base num manuscrito do autor de "Portugal Antigo e Moderno", mas pouco ou nada revela relativamente à ascendência de Pinho Leal. As informações apresentadas são pouco rigorosos e credíveis e não demonstram qualquer ligação com os Azevedos de S. João de Rei, como pretende o seu autor, que não deve ter consultado os registos paroquiais pois desconhece o nome dos progenitores de Manuel Ferreira de Azevedo, seu bisavô. Pretende fantasiosamente filiá-lo a D. Isabel de Azevedo Coutinho e a seu marido, Diogo Soares de Abreu, falecidos muito tempo antes...deste ter nascido.

Enveredei entretanto pela leitura atenta de Felgueiras Gaio e de Alão de Morais e gostaria de lançar mais algumas pistas merecedoras igualmente de reflexão:

1- Os Azevedos de Stª Maria da Feira ( conhecidos por Azevedos de Villar Mayor) são aparentados com os de S. João de Rei e existiram contactos entre eles e o morgado de Fermedo, concretamente "Rui Gomes de Azevedo vendeu a quinta de Villar Mayor a Rui Pereira, senhor de Fermedo" (AZEVEDOS, p.106);

2- Os Azevedos de Villar Mayor foram detentores em várias gerações, (segundo Felgueiras Gaio), do senhorio de Pardelhas o qual é designado umas vezes por Pardelhas, outras por Paradella (AZEVEDOS, p.107; N 20). Será a esta Paradella que se refere???

3- Os Azevedos de Villar Mayor uniram-se familiarmente aos Pinhos de Arrifana através do casamento de Francisco de Azevedo e Magalhães e de Catarina de Pinho Sampaio, dando origem a uma numerosa prole. (nos registos paroquiais de Paradela os apelidos Pinho e Azevedo aparecem perfeitamente ligados e associados à casa de Paradela) Será coincidência???

Gostava que reflectissem um pouco sobre isto.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Pinho

Reply

Direct link:

RE: Paradela

#199563 | QuintaVale | 07 Jun 2008 01:07 | In reply to: #199561

Caro Luis Pinho,

Estou plenamente de acordo a respeito do que diz de Pinho Leal, Torre de que falou Pinho Leal, o lugar existe também e no meu tempo de infância corria sobre todos os becos aos ninhos nunca me lembra de ver vestígios de alguma coisa e posso quase garantir que depois de Pinho Leal, a parte de ter nascido três ou quatro casas na torre não houve mais alterações ate a quarenta anos atrás!.

No nosso cantinho fim do concelho da Feira, e fim do concelho de Arouca, ou seja, nosso extinto concelho de Fermedo, creio aver muita coisa a estudar vou dar tópicos de minha opinião, o Norte de Portugal, foi por onde começou o nosso Portugal, muitos nomes do nosso Norte, estão nestes recantos do extinto concelho de Fermedo, passo a citar, Paradela, Covelas, Belece, Lazaro, Cela, não cito mais por não me alongar, e como também sou apaixonado pela terra onde nasci gostaria que alem das poucas provas deixadas por Pinho Leal, se podessem comprovar mais algumas coisas.

A. Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Paradela

#199594 | Dsousa | 07 Jun 2008 14:21 | In reply to: #199561

Caro Luís,

A referência que Felgueiras Gaio faz ao senhorio de Pardelhas/Paradela também me intrigou. Contudo, estou agora convencido que se refere a Pardelhas, em Murtosa.

Tenho procurado saber, sem ter conseguido ainda, se Paradela era casal voteiro de S. Tiago. Isso permitir-nos-ia saber quem eram os seus senhores e caseiros.

Com os melhores cumprimentos,
D.S.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 04 Jul 2024, 17:13.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen