Samodães e Penajóia

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Samodães e Penajóia

#201114 | Lourval | 21 Jun 2008 07:30

Caros,

Alguém que estude as freguesias de Samodães e Penajóia? Especificamente a família Teixeira Osório?

Procuro por José Teixeira Osório e Cândida de Jesus. Tiveram filho Júlio cerca de 1856.

Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Samodães e Penajóia

#201511 | jagmc | 25 Jun 2008 12:12 | In reply to: #201114

Caro confrade,

Estou a estudar a minha familia materna que tem origem em Samodães.

Numa agenda de meu avô de 1934 existem várias referências aos Teixeira Osório, da Penajóia a residir em Lamego e outras aos de Samodães, lugar de Angorês.

Em pequeno ouvi várias referências a esta familia da Quinta do Pombal em Samodães.

Se durante as minhas buscas, que vou incrementar a partir de 1 de Julho (férias), encontrar alguma coisa (meu avô nasceu em 1860, logo próximo de 1856), informo-o. Também o posso informar do que descobrir sobre os T. Osório em conversas em Samodães.

J.Correia

Reply

Direct link:

Samodães e Penajóia

#201536 | Lourval | 25 Jun 2008 15:23 | In reply to: #201511

Caro J.Correia,

Fico bastante agradecido. Estou bastante confiante na chance de que eles sejam realmente de Samodães e Penajóia.

O que sei com certeza de Júlio Teixeira: Nasceu em 1856 (ou muito próximo disso). Era filho de José Teixeira Ozorio e Cândida de Jesus (ou Cândida Luísa). Já estava no Brasil em 1886. Era de um lugar chamado Valverde segundo lembranças de uma bisneta dele ainda viva. Há lugar Valverde em Penajóia!

Foi o mais ambicioso de meus antepassados que vieram para o Brasil. Dez antepassados meus vieram para o Brasil entre avós, bisavós e trisavós. Com certeza há mais em períodos anteriores. Enquanto que nove vieram para ter uma vida melhor apenas, Júlio Teixeira veio para ficar rico!

Sempre trabalhou com o café. Sempre se declarava agricultor. Foi proprietário de uma torrefação de café que tinha o nome "Ao Bom Café". O filho dele, Júlio Teixeira Júnior, seguiu os passos do pai e fez o mesmo no Rio de Janeiro.

Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 05 Jul 2024, 13:56.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen