Padre Bento Ferrão Castelbranco/Alandroal

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Arquivos | Regiões

Padre Bento Ferrão Castelbranco/Alandroal

#207031 | afeiticeiro | 02 Sep 2008 15:31

Boa tarde,

Na pesquisa que tenho feito sobre a origem do meu nome, deparei com o nome do Padre Bento Ferrão Castelbranco como sendo o responsável da paróquia pelo menos até 1796 (data do último assento de baptismo que possuo com a assinatura deste padre).
Fiquei a saber que existe um documento entitulado "Memórias Parochiaes" escrito por ele com datas de referência de 1755/1758. Sei que este "diário" foi escrito com base no pedido de Marquês de Pombal aquando o terramoto de 1755 como registo do espólio nacional.
Tenho curiosidade em consultar o documento pois tive oportunidade de ler alguns excertos transcritos na "Carta Arqueológica do Alandroal" que me deixaram algo curiosa.
Alguém me sabe dizer onde posso encontrá-lo?

Cumprimentos

Ana Feiticeiro

Reply

Direct link:

RE: Padre Bento Ferrão Castelbranco/Alandroal

#207098 | FS | 03 Sep 2008 07:42 | In reply to: #207031

Bons Dias Cara Confreira

As Memórias Paroquiais estão on-line no site da TT. Basta aceder ao site e en pesquisas aparece um quadro onde diz titulo salvo erro, aí escreve mprq e no subtitulo a freguesia que deseja e dá enter. Acrescento que é uma mais valia para nós porque nos dá por vezes nomes de montes e de localidades que hoje desapareceram.

Cumprimentos

FS

Reply

Direct link:

RE: Padre Bento Ferrão Castelbranco/Alandroal

#207099 | FS | 03 Sep 2008 07:43 | In reply to: #207031

Bons Dias Cara Confreira

As Memórias Paroquiais estão on-line no site da TT. Basta aceder ao site e en pesquisas aparece um quadro onde diz titulo salvo erro, aí escreve mprq e no subtitulo a freguesia que deseja e dá enter. Acrescento que é uma mais valia para nós porque nos dá por vezes nomes de montes e de localidades que hoje desapareceram.

Cumprimentos

FS

Reply

Direct link:

RE: Padre Bento Ferrão Castelbranco/Alandroal

#207100 | FS | 03 Sep 2008 08:02 | In reply to: #207099

Cara Confreira

Desculpe, pelo envio em duplicado, e não é titulo mas anytext.

Cumprimentos



FS

Reply

Direct link:

RE: Padre Bento Ferrão Castelbranco/Alandroal

#207220 | afeiticeiro | 04 Sep 2008 14:04 | In reply to: #207098

Caro Confrade,

É de facto um documento precioso. Estou verdadeiramente encantada com as descrições e menção a lugares que já não existem. As ribeiras, as fontes, os tipos de peixe que pescavam dos rios e até a abundância de água. Em tanto diferente do Alandroal que hoje conheço e no entanto tão semelhante ao que imaginava.


Agradeço muito a sua ajuda.


Cumprimentos

Ana Feiticeiro

Reply

Direct link:

RE: Padre Bento Ferrão Castelbranco/Alandroal

#207308 | amrr | 05 Sep 2008 00:13 | In reply to: #207220

Cara Ana Feiticeiro,

Informo ainda que o texto das Memórias Paroquias do Alandroal foi publicado em, pelo menos, duas ocasiões:

I - obra intitulada apenas "Alandroal", editada em Elvas, em 1910, por António José Torres de Carvalho;

II - há poucos alguns anos atrás, ao longo de vários números do "Boa Nova", Boletim Paroquial do Concelho do Alandroal.


Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: Padre Bento Ferrão Castelbranco/Alandroal

#207342 | afeiticeiro | 05 Sep 2008 12:32 | In reply to: #207308

Caro Arlindo,

Obrigado pela informação.

Vou tentar adquirir pelo menos 1 dos 2 documentos. Há passagens bastante difíceis de ler no documento original e gostava de não perder nenhuma.



Cumprimentos

Ana Feiticeiro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 07 Jul 2024, 10:25.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen