Ajuda em pesquisas nas Igrejas de Salvador-BA

This topic is classified in rooms: Arquivos | Brasil | Formação

Ajuda em pesquisas nas Igrejas de Salvador-BA

#215659 | Marry | 16 Dez 2008 13:38

Caros confrades,
Estou tendo dificuldades em saber qual a Igreja da Cidade de Salvador-Capital do Estado da Bahia-Brasil devo pesquisar para encontrar o assento de batismo de um bisavô nascido e batizado naquela cidade em 1835. Seus pais eram casados, e pertencentes a classe média - classe média alta e tinham algum dinheiro. Quais seriam as prováveis igrejas a serem pesquisadas? Agradeço qualquer ajuda.
Marielza.

Reply

Direct link:

RE: Ajuda em pesquisas nas Igrejas de Salvador-BA

#215674 | Nuno Oliveira | 16 Dez 2008 15:36 | In reply to: #215659

Olá Marielza, saudades de falar consigo!
Esperando que, por essas belas terras, as familiares gentes se encontrem bem e de saúde, a minha opinião é que a pesquisa se iniciasse pelos arquivos de assentos de baptismos da Sé Catedral de São Salvador. Salvo reflexão mais avalisada, creio que a Igreja da Sé seria o local mais provável para as classes média e média alta baptizarem e casarem os seus entes. Porém, não há qualquer sinal onde os pais do baptizado pudessem viver? O nome da freguesia, do bairro, a rua… Quem sabe, com algum indício desses, se conseguia melhor localizar a Igreja mais próxima ou a Igreja importante mais próxima e procurar também por aí. Outra hipótese seria procurar o assento de óbito, no qual, por vezes, era também mencionado o local de baptismo.
Um dia destes hei-de levar-vos mais novidades genealógicas aqui de Portugal!
Um saudoso abraço, extensível ao Túlio que deve estar ansioso por mais descobertas,
Nuno

Reply

Direct link:

RE: Ajuda em pesquisas nas Igrejas de Salvador-BA

#215795 | Manfredogoes | 17 Dez 2008 15:02 | In reply to: #215674

Cara D. Marielza,

Estou a falar de Aracaju-Sergipe-Brasil e como morei muito tempo em Salvador, talvez possa ajudá-la mas preciso como bem disse Nuno, saber onde residiram estes seus ancestrais pois Salvador é rica em possuir inúmeras Igrejas. Infelizmente os arquivos da Cúria Metropolitana de Salvador segundo tenho conhecimento, estão com acesso negado ao público. Entretanto. os Mormos microfilmaramos assentos de lá e sua pesquisa também poderia se iniciar por eles. Eu também preciso de dados e tenho sentido o quanto é difícil esta tarefa, pois meu trisavô casou-se naquela Freguesia provavelmente entre 1848 a 1850 e até o momento nada consegui. Desejo de coração que suas pesquisas sejam coroadas de êxito e estou ao seu inteiro dispor dentro das minhas humildes possibilidades.

Cordialmente,

Manfredo Goes Martins

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 30 Jun 2024, 17:41.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen