Casa da Praça Marco de Canavezes

This topic is classified in rooms: Património | Regiões

Casa da Praça Marco de Canavezes

#221590 | nfpdesousa | 18 Feb 2009 22:03

Meus caros amigos...

Gostaria de saber se alguem me poderia facultar informações relativamente à casa da Praça no Marco de Canavezes como por exemplo a sua localização, arquitectura periodo de construção, enfim todas as informações que me possam facultar. A unica informação que possuo, é a de que esta casa terá pertencido outrora a José Pereira da Silva Monteiro Marramaque.

Desde já o meu muito obrigado pela a tenção que me possam facultar.

Nuno Filipe Pinto de Sousa

Reply

Direct link:

RE: Casa da Praça Marco de Canavezes

#221623 | Conde | 19 Feb 2009 12:20 | In reply to: #221590

É na Cidade? Será a dos Monteiros Mourões. Essa pertenceu a umas senhoras Serpa Pinto, salvo erro. Tem uma pedra de armas na fachada, creio que Monteiro Mourão e mais. Tudo é de memória, como sempre.

Reply

Direct link:

RE: Casa da Praça Marco de Canavezes

#221676 | nfpdesousa | 19 Feb 2009 21:50 | In reply to: #221623

José Pereira da Silva Monteiro Marramaque terá nascido na freguesia de Fornos hoje centro do Marco de Canavezes, tendo sido advogado na freguesia de Tuias (que no seu tempo terá sido Concelho) e na Vila de Canavezes sendo assim muito provavel que esta casa seja no centro da cidade.
Os Sobrenomes Monteiro Marramaque terão sido adquiridos por parte da sua mãe Maria Teresa Pinto da Mota que foi Senhora da dita Casa da Praça, assim temos o sobrenome Pinto e Monteiro. O nome casa da praça é que me intriga, pois o Solar dos Mourões tambem é conhecido pela casa da Cancela Velha. Esta Senhora tal como o referido filho foram tambem senhores das quintas de Sub-Igreja e da Boavista das quais desconheço a correcta localização.
Com estas novas informações o que me tem a dizer relativamente à relação da dita casa da Praça com a dos Monteiros Mourões?

Obrigado pela resposta, aguardarei ansiosamente por novas respostas de todos aqueles que me possam ajudar.

Nuno Filipe Pinto de Sousa

Reply

Direct link:

RE: Casa da Praça Marco de Canavezes

#222956 | jhuet | 05 Mär 2009 20:29 | In reply to: #221676

Caro Nuno Filipe Pinto de Sousa,

Passo a transcrever o que vem nos "Meus Costados", de Francisco Carlos de Azeredo, sobre José Pereira da Silva Marramaque.

«... filha de José Pereira da Silva Marramaque, que nasceu em Fornos em 15-XI-1760 e foi baptizado na Igreja desta freguesia em 30 do mesmo mês e ano, bacharel formado em Direito, pela Universidade de Coimbra, - e de suamulher D. Maria Isabel Ferraz Pinto Ribeiro de Andrade, de Canavezes, xom quem casara em 1-VIII-1799; o Dr. José Pereira da Silva Marramaque obteve em 1816, Breve de Oratório particular, para a Casa de Quelhe, renovado a sua filha D. Cecília Pereira Marramaque e seu marido José Pereira Monteiro, em 14-VII-1824, «pessoas que juntamente vivem à Lei da Nobreza ...»; neta paterna de António Pereira da Silva Marramaque, natural de Baltar (filho de Manuel Ferreira da Silva e de sua mulher D. Catarina Pereira), e de sua mulher D. Maria Teresa Pinto da Mota, da Casa da Subigreja, na freguesia de S. Martinho da Aliviada (filha de José Monteiro, de Tabuado, e de sua mulher D. Maria Teresa Pinto da Mota); ...»

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Reply

Direct link:

RE: Casa da Praça Marco de Canavezes

#223067 | nfpdesousa | 07 Mär 2009 13:12 | In reply to: #222956

Caro José Huet de Bacelar,

Quero desde já pela informação que me facultou e que me foi muito util.

Gostaria,caso seja possivel, que me facultasse mais informação relativamente aos ascendentes deste, se a possuir.

Melhores cumprimentos,
Nuno Filipe Pinto de Sousa

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 05 Jul 2024, 09:49.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen