Ajuda na Leitura de um assento de baptismo
This topic is classified in rooms: Arquivos
Ajuda na Leitura de um assento de baptismo
Caro Confrades,
Tenho algumas difficuldades para identificar de maneira clara os nomes deste assento de baptismo. (fotocopia de um Microfilme obtido em 05/2008 no AD da Guarda - Freg de Quadrazais, Concelho do Sabugal - 1843)
Ficava muito grato se algum podia me ajudar a identificar os nomes desta certidão (os nomes para identificar estão sublinhados de vermelho)
http://images1.filecloud.com/806922/Mor%20quad1.jpg
Muito Obrigado pela Ajuda.
Luis Filipe Gonçalves (França)
Direct link:
RE: Ajuda na Leitura de um assento de baptismo
Caro Luís Filipe,
O primeiro nome parece ser Gonzaga. Se reparar o 2º G é muito semelhante ao primeiro, só que o rabisco inicial vem mais a traz. Logo temos Gon....ga. No meio parece-me um Z maiúsculo e sobreposto em correcção de qualquer coisa. Dos restantes, padrinhos e testemunhas, lá não chego. Talvez noutro dia com mais inspiração.
Espero ter-lhe sido útil,
Melhores cumprimentos,
Fernando Azeredo Pontes
Direct link:
Carol Luis Filipe,
tal como o confrade Fernando Pontes, no 1º nome leio Afonso Gonzaga; no 2º Jose Francisco Laseo, no 4º José Laseo (Je - abreviatura de Jose); quanto ao 3º nome João M... de/em Almeida, numa primeira leitura li João morador em Almeida, fica a dúvida.
cumprimentos
Paula
Direct link:
Caro Confrades,
Antes de tudo, obrigado pela ajuda.
Eu tenho algumas duvidas com o "Gonzaga". A lettra a seguir o primeiro "G" parece ser um "i" por causa do ponto em cima da lettra. A lettra do meio (o tal "z") parece-me ser a lettra "T" e o ultimo "g" ser uma jota !? Digo isso por analogia com outras lettras semelhantes no assento.
ok com o "Almeida" parece ser mesmo isso. Penso que deve ser "De Almeida". Laseo o Laréo pode ser um hipotese seria
Cumprimentos.
Luis Filipe.
Direct link:
Concordo com o Almeida. Acho que o Gonzaga e' Goncalves (ou Goncalvez), um nome bastante comum em Quadrazais.
-Luis Ramos
Direct link:
Caro Luis,
parece-me que o "G", isto é a rodinha do g, não está completamente fechado, daí parecer um i. É apenas, uma opinião!
Cumprimentos
Paula
Direct link:
Caro Filipe,
Talvez pedindo uma leitura do documento ao A D G.
Atenção cobram-se.
Cpts
Maria
Direct link:
No dia 11.07.1843, Baptizei solenemente....., Rita que nasceu de Parto singular.Filha/legítima de Manuel Afonso da Siveira e de Maria Nabais Moreira/Neta Paterna de António Afonso Gonçalvez e de Maria Nabais Moreira Foram padrinos/José Francisco Lima?Lira? e Maria Nabais Moreira Testemunhas João Machado de Almeida e José Lazio?, o Velho e para constar fiz este Termo que assinei dia.../e era ut supra
O Abade João Fernando Costa Freire
Direct link:
Correcção.
/ e de Manuel Affonso Gambezes... /José Francisco Lazio? Fava? ..e José Lazio? Lara? o Velho..que assinei dia mez /e era
Direct link:
Maria,
Se fosse "Gonçalves" ajuda mesmo para tirar algumas duvidas que eu tenho em outros assentos ! Gambezes não é um nome muito comum nas terras do concelho do Sabugal....mas quem sabe !!!??? tambem havia muitos alcunhos !
A pai da Rita chamava-se Manoel Afonso da Pinheira.
Cumprimentos,
Luis Filipe.
Direct link:
Luis Filipe,
É Pinheira, eu estava noutra para ler Silveira.
Quanto ao Gonçalves, já me é mais difícil, pois também me parece Gintaeza?, Gambeza?, mas pouco provável só se for espanhol.
Tem outros assentos de irmãs ou irmãos da Rita?
Cumprimentos
Maria
Direct link:
Abade Joao Bernardo da Costa Freire
Cumprimentos,
Luis
Direct link:
Sera Mendes e nao Machado?
Acho que e' Manuel Afonso da Pinheira, alias estou quase certo por ja ter visto esse apelido em assentos de Quadrazais.
Direct link:
Caro amigo,
Realmente Mendes cabe melhor do que Machado. E é Pinheira, esse não há dúvida.
Os Lazio serão Lazio?
Sei que está "formado" em Quadrazais, pelo generis( é assim que se chama)do J A Allen.
Beijinhos
Maria
Direct link:
Maria,
Infelizmente não tenho outro assento. A Rita era a irmã de uma trisavo minha (Maria - da qual não encontrei o assento de baptismo). Se voltar a Portugal para continuar as minhas pesquisas irei provavelmente o AD da Guarda o a TT para tentar encontrar os baptismos de algums irmãos/irmãs o primos.
Nesta zona do Sabugal havia muitos casamentos Luso-Espanhol, e então um nome espanhol tambem e uma possibilidade...como tambem pode ser um alcunho !
Cumprimentos,
Luis Filipe Gonçalves, Paris.
Direct link:
Ola Amiga Maria,
Realmente estou com microfilmes de Quadrazais e de Ajuda, Lisboa e penso colocar no genregis pelo menos uma centena de registos no proximo mes. Por isso tenho a vantagem de ja ter vistos alguns daqueles apelidos antes. Eles gostam de nomes estranhos em Quadrazais: Rato, Bicho, Bicheiro, Carrapato, Cordeira.
Eu acho que aquele nome e' Piris. Piris e Pires sao comuns em Quadrazais....se bem que a primeira letra nao parece um P, mas visto que aquilo esta uma borrada...a segunda letra podia ser um "i" visto que tem uma pintinha por cima e a ultima um S que ficou demasiado virado para dentro...
Beijinhos,
Luis
Direct link:
Luis,
A irmã de esta Rita (Maria) casou com um Bicheiro. tambem tenho uma "Cordeira" e algums Pires ;-)
Um abraço
LF
Direct link:
Nao sei se sera um nome Espanhol, pois nesse caso seria Gonzalez. Mas encontrei uns Pires vindos da Galiza em Quadrazais.
ReplyDirect link:
Esta do Gonzalez é de todas a mais fiável.Bingo!
Bjs
Maria
Direct link:
Ola Luis, Maria,
Irei tentar verificar isto em outros assentos. Gonzalez e uma possibilidade. Uma neta deste """"Gonzalez""" aparece em um assento como Maria Gonçalves (Gonzalez ==> Gonçalves !?) e mas tarde como Maria Moreira o Maria Nabaes...
Curioso os "Pires" da Galiza !!! Galiza jà fica bastante longe. A maioria do casamentos hispano-lusos faziam-se com as aldeias espanholas da raia (como Valverde del fresno). Logico. com estas aldeias é que faziam contrabando !!!!
Um abraço.
Luis Filipe.
Direct link:
Eu acho que e' Goncalvez....talvez uma maneira antiga de escrever Goncalves?
Tambem tenho sangue Espanhol, mas o meu vem de San Martin de Trevejo, mesmo ao lado. Em Quadrazais tambem existe o apelido Segura, que acho que e' mais comum em Espanha.
Abracos,
Luis
Direct link:
Tenho a certeza agora que aquele nome e' Goncalves, mas escrito Goncalvez. Mas estive a olhar para outros registos e o padre escreve Nabaiz, Britez, Martinz....acho que era apenas a sua maneira de escrever. Portanto o apelido e' Goncalves.
Luis
Direct link:
Luis,
Obrigado pela ajuda. Salvo informação contraria irei considerar este nome (o que tambem ajuda). Se tiver a oportunidade de voltar o AD da Guarda (estou pensando mesmo nisso) irei tentar encontrar mas familiares desta pessoa para confirmar.
Um abraço,
Luis-Filipe.
Direct link:
Caro Confrades,
Bem, depois de ter encontrado varios assentos de baptismos de irmãos da Rita posso hoje indiquar/confirmar o nome tanto pesquisado (que deve ser um alcunho)
era : GINTANEJO
Cumprimentos
Luis Filipe
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 16 Nov 2024, 00:07.