São Veríssimo de Valbom / Leça do Bailio

This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia

São Veríssimo de Valbom / Leça do Bailio

#224004 | pedroacpinto | 16 Mär 2009 20:46

Um texto transcrito em tempos e nunca usado entretanto: aqui fica:

TT, Registo Geral de Mercês, D. Maria II, Livro 17, fol. 66v.º-67v.º

Dona Maria segunda, por Graça de Deus, Rainha de Portugal, e dos Algarves etc. Faço saber ao Reverendo Bispo Eleito do Porto, que Tendo attenção ao que Me representou o Presbytero Egresso Antonio do Carmo Velho de Barboza, e ás boas informações, que se me derão de sua vida e costumes, e Tomando bem assim em consideração a circunstancia de ter o supplicante servido com bom desempenho na Freguesia de são verissimo de valbom, á qual Eu Houve por bem Mandar restituir o Parocho collado, que fôra suspenso por Motivos politicos, circunstancia essa, que o torna digno de especial contemplação nos termos da Portaria Circular, expedida aos quatorze de Dezembro de Mil oitocentos trinta e nove: Houve por bem por Decreto de vinte e sete de Julho de Mil oitocentos e quarenta Fazer Mercê ao dito Presbytero Egresso, Antonio do Carmo Velho de Barboza, de o Apresentar na Jgreja Parochial de santa Maria de Leça do Balio, a qual se acha vaga por obito do seu ultimo Parocho collado o Presbytero Manoel de Azevedo E portanto Hey por bem, e Me apraz, que o dito Presbytero Egresso Antonio do Carmo Velho de Barboza goze de todos os proventos, próes e precalços, que direitamente lhe pertencerem como Parocho / [fol. 67] da Mencionada Jgreja, e bem assim de quaesquer honras e prerogativas, que a ella andarem legalmente annexas Pelo que Encommendo ao Reverendo Bispo Eleito supradito faça passar Carta conforme ao sobredito Padre Antonio do Carmo Velho de Barboza, da Jgreja em que se apresenta, e lhe dê Letras de Confirmação, segundo o estillo, em virtude desta Minha Apresentação.
Pagou pelos Direitos de Mercê a quantia de cincoenta e tres Mil reis, como consta do conhecimento em forma expedido pela Contadoria da Fazenda do Districto do Porto E por firmeza do referido lhe Mandei passar a presente Carta por Mim assignada e sellada com o sello pendente das Armas Reaes.
Dada no Paço das Necessidades aos onze dias do Mez de Maio do anno de Mil oitocentos quarenta e dous
= A Rainha com Guarda
= Antonio de Azevedo Mello Carvalho
= Carta pela qual Vossa Magestade Ha por bem Fazer Mercê ao Presbytero Egresso Antonio do Carmo Velho de Barboza de o Apresentar na Jgreja Parochial de Santa Maria de Leça do Balio no Bispado do Porto, a qual se acha vaga na forma acima declarada
Para Vossa Magestade Vêr
Por Decreto de vinte e sete de Julho de Mil oitocentos e quarenta
Henrique Maximino Dulac a fez
Feitio Mil e oitenta reis
Logar do sello pendente
A folha nº oitenta do Livro sexto do Registo competente se acha registada es/ta [fol. 67v.º] Carta e posta a respectiva verba á Margem do Decreto por que se passou.
Secretaria d’Estado dos Negocios Ecclesiasticos e de Justiça
em vinte de Maio de Mil oitocentos quarenta e dous
Luiz Augusto Vidal
Conferida em 23 de Maio de 1842
a) Basto

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 30 Sep 2024, 16:31.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen