Família Oliveira

This topic is classified in rooms: Formação | Famílias | Bibliografia

Família Oliveira

#228265 | fnofreitas | 03 Mai 2009 02:15

Depois de imprimir o Livro de Linhagens do Conde Dom Pedro e começar a folhea-lo (ainda não conseguir lê-lo) fiquei intrigado.
Nada encontrei a respeito do progenitor do Progenitor da Família Oliveira.
Será que essa linhagem está ligada a algum fidalgo medieval de Portugal e Castela?

Reply

Direct link:

RE: Família Oliveira

#228282 | NISGM | 03 Mai 2009 11:36 | In reply to: #228265

aqui o genea tem dezenas de indíces estruturantes. Um deles refere-se às origens dos apelidos portugueses.

em http://www.geneall.net/P/fam_page.php?id=678
lerá que Oliveira é

"Nome de raízes toponímicas, foi tirado da designação do Paço de Oliveira, na freguesia de Santa Maria de Oliveira, termo de Arcos de Valdevez. A família que adoptou este nome por apelido é de remotas e nobres origens, a ela pertencendo o arcebispo de Braga D. Martinho Pires de Oliveira, que instituiu um rico morgadio em Évora, que deixou à descendência de seu irmão Pedro Oliveira. As armas antigas dos Oliveiras, talvez que tão antigas que antecedessem o nascimento das chamadas regras da "armaria ou, pelo menos, a sua aplicação no nosso país."

a informação foi pelo genea retirada de

Dicionário das Famílias Portuguesas
D. Luiz de Lancastre e Távora
Quetzal Editores, 2ª Edição
Lisboa

e eu mais acrescento que o referido eclesiástico instituiu o referido morgadio em Évora em 1350 e que seria um dos filhos de Pedro de Oliveira e de D. Elvira Anes Pestana

não conheço os livros de linhagens a fundo e nem sei de onde vem a informação referente aos oliveiras, mas como há outros para além dos de D, Pedro...


atentamente, nuno de m.

Reply

Direct link:

RE: Família Oliveira

#228298 | NISGM | 03 Mai 2009 15:50 | In reply to: #228265

se deixar por aí o mail mando-lhe link (o Genea não os deixa pôr exteriores) do Felgueiras Gaio onde encontra muitos Oliveiras.

atentamente, nuno de m.

Reply

Direct link:

RE: Família Oliveira

#228742 | fnofreitas | 08 Mai 2009 16:58 | In reply to: #228298

Caro Nuno,
Meu mail é fernandodeoliveirafreitas@yahoo.com.br.
Fiz essa pergunta por que os genealogistas falam pouquíssimo das origens dos Oliveiras e no Brasil ter esse nome é sinônimo de origem portuguesa.

atenciosamente

Fernando Nixon de Oliveira Freitas

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 08 Jul 2024, 22:25.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen